A quem são os indivi duos representados

Os seres humanos são organismos diploides, ou seja, possuem células com cromossomos que se organizam em pares denominados de homólogos. Nesses cromossomos, estão os genes, porções de DNA responsáveis pelas nossas características.

Show

Quando analisamos as nossas características, percebemos que, para cada uma delas, existem pelo menos dois genes, cada um localizado em um homólogo. Aos genes que ocupam o mesmo lugar (locus) em cromossomos homólogos damos o nome de alelos. Eles são formas alternativas de um gene, ou seja, afetam a mesma característica, mas podem interferir de uma maneira diferente.

Costuma-se representar os alelos com letras. Letras maiúsculas são utilizadas para representar alelos dominantes, isto é, sozinhos já são capazes de expressar-se. Já as letras minúsculas são utilizadas para representar alelos recessivos, que só se expressam aos pares.

A quem são os indivi duos representados

Os alelos são genes que ocupam o mesmo locus em cromossomos homólogos

O que significa dizer que um organismo é homozigoto?

Quando dizemos que um indivíduo é homozigoto para determinada característica, estamos dizendo que ele possui dois alelos iguais para aquele caráter. Como cada célula possui dois alelos iguais, todos os gametas de um indivíduo homozigoto são iguais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Considerando, por exemplo, o alelo A para indicar a produção de melanina em seres humanos e o alelo a para indicar a ausência de produção, podemos representar os indivíduos homozigotos como AA ou aa. Isso significa que temos homozigotos recessivos (aa) e homozigotos dominantes (AA). Nesse caso, os homozigotos dominantes são capazes de produzir melanina, enquanto os recessivos são albinos.

O que significa dizer que um organismo é heterozigoto?

Quando falamos que um indivíduo é heterozigoto, estamos dizendo que os alelos para determinada característica são diferentes. Considerando o exemplo da produção da melanina, podemos dizer que um indivíduo heterozigoto seria representado por Aa. Apesar de o gene estar relacionado com a cor da pele, um alelo determina a produção da melanina, e o outro, a sua ausência. Como o alelo A é dominante, o indivíduo em questão teria produção da proteína.

Diferentemente dos indivíduos homozigotos, os heterozigotos produzem gametas diferentes. Ainda analisando o exemplo, teríamos gametas A e gametas a.

Atenção: Alguns autores preferem chamar os indivíduos homozigotos de puros e os heterozigotos de híbridos.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Vivemos em uma sociedade altamente diversa e dinâmica, em que uma enorme gama de diferenças coexiste diariamente. Os indivíduos que integram nossa sociedade possuem necessidades inseridas em realidades diferentes. Essas necessidades precisam ser representadas em nosso contexto político para que sejam atendidas. Todavia, como bem sabemos, não é sempre que os interesses e necessidades de determinados grupos são supridos devidamente pelo Estado ou pelos nossos representantes políticos. A partir desse conflito de interesses é que os movimentos sociais tornam-se uma ferramenta de intervenção.

Os movimentos sociais são característicos de uma sociedade plural, que se constrói em torno do embate político por interesses coletivos e/ou individuais. Assim sendo, a organização de indivíduos em prol de uma causa é uma característica de uma sociedade politicamente ativa. Os grupos que produzem ação em busca da representação política de seus anseios atuam de modo a produzir pressão direta ou indireta no corpo político de um Estado. Para isso, várias formas de ações coletivas são usadas, como a denúncia, as passeatas, marchas etc.

A importância da organização desses grupos mobilizados é grande. A força da ação coletiva só é efetiva quando direcionada. Dessa forma, o surgimento de líderes que representem diretamente as demandas do grupo e a organização em nome de exigências ou ideias comuns são os pilares e a força motriz por traz desses grupos.

Portanto, percebe-se que os movimentos sociais estão diretamente ligados à resolução de problemas sociais, e não à reivindicação de posses materiais. No entanto, eles não se resumem apenas à revindicação de direitos ou à demanda pela representação de um grupo, pois um movimento pode surgir como agente construtor de uma proposta de reorganização social para mudar um ou outro aspecto de uma sociedade.

Temos como exemplo o movimento Passe Livre, que busca obter a isenção ou o custeamento da passagem de transporte coletivo pelo governo, tendo como argumento ideológico a ideia de que todos os indivíduos de uma sociedade devem ter o direito de ir e vir assegurado pelo Estado. O argumento pauta-se no princípio da liberdade de deslocamento sem que esse direito seja alienado ou tenha valor monetário atribuído à ação de ir e vir. Ao estipular um custo para o deslocamento individual, retira-se esse direito daqueles que não possuem meios de pagar por seu transporte.

O sociólogo francês Alain Touraine considera que a semente dos movimentos sociais está no conflito entre classes e vontades políticas. Para ele, os conflitos sociais estão enraizados em nossa forma de governo e em nosso Estado moderno, permeado por vontades individuais e pelas desigualdades sociais. Essa desigualdade, que fere os princípios de igualdade de um Estado democrático, torna-se um agente de segregação social, cultural e econômica, fatalmente interferindo nas formas de atuação civil daqueles afligidos por tal mal.

Diante disso, os movimentos sociais tornam-se entidades de mediação, isto é, a ferramenta de maior efetividade que os grupos minoritários e desfavorecidos dispõem para buscar a garantia de seus direitos. Sua existência deve ser garantida dentro de um Estado democrático, que depende da legitimação dos cidadãos que o integram para que possa exercer sua função de governar em nome do bem-estar comum.

*Créditos da imagem: YANGCHAO / Shutterstock.com

Homozigoto é o indivíduo que recebe genes idênticos dos pais para uma determinada característica. Já o heterozigoto ocorre quando esse indivíduo recebe um gene da mãe diferente do gene herdado pai.

Esses genes ocupam o mesmo lugar (chamado de "lócus") na formação de cromossomos homólogos. Sua estrutura constitui a cadeia de DNA (ácido desoxirribonucleico) e determina todas as características que o indivíduo apresenta.

Assim, os organismos homozigóticos são formados por pares de alelos idênticos (AA, aa, BB, bb, VV e vv) e os heterozigóticos são formados por pares de alelos distintos (Aa, Bb e Vv).

Homozigoto Heterozigoto
Conceito Indivíduos formados a partir de genes idênticos. Indivíduos formados a partir de genes diferentes.
Etimologia Homo (do grego homo, "igual") e Zigoto (do grego zygotos, "juntos") Hetero (do grego héteros, "diferente") e Zigoto (do grego zygotos, "juntos")
Formações
  • Genes Recessivos - aa, bb, vv.
  • Genes Dominantes - AA, BB, VV.
  • Carácter Dominante: Aa, Bb, Vv.

A zigosidade, portanto, representa a similaridade de genes alelos representada pelo prefixo homo ("igual", em latim) nos homozigotos e a dissimilaridade representada pelo prefixo hetero ("diferente", em latim) nos heterozigotos.

A quem são os indivi duos representados
A quem são os indivi duos representados
Zigosidade representada nos genes alelos dos cromossomos

Homozigoto

O conceito de homozigoto representa indivíduos formados a partir de genes alelos idênticos, por isso, chamados de "puros".

Os gametas produzidos em organismos homozigóticos são iguais e podem ser representados por:

  • Homozigotos dominantes: (AA, BB e VV) - Letras maiúsculas em genes dominantes.
  • Homozigotos recessivos: (aa, bb e vv) - Letras minúsculas em genes recessivos.

Assim, as características doadas pela mãe (óvulo) e pelo pai (espermatozoide) apresentam a mesma informação, são cópias idênticas, formando um indivíduo homozigótico para aquela característica.

Vale lembrar que as características de genes recessivos só serão expressas no fenótipo, quando aparecem em homozigose.

Heterozigoto

O conceito de heterozigoto define os indivíduos que possuem pares de genes com alelos distintos entre si.

Assim, os gametas heterozigóticos, diferentes dos homozigóticos, podem somente manifestar as características presentes no gene dominante.

  • Heterozigoto: (Aa, Bb e Vv) - presença de gene dominante e recessivo na formação dos indivíduos heterozigóticos.

Assim, na união de genes diferentes, como não são cópias idênticas, manifestam-se as características de apenas um dos genes, o dominante.

Veja também a diferença entre:

  • Gene e alelo
  • Dominante e recessivo
  • Genótipo e fenótipo

Respostas

A quem são os indivi duos representados

b ela está comemorando ou pode ser uma festa ou pq ele esta montado no homem

A quem são os indivi duos representados

a reapos tá a letra C pq está falando do cavalinho

A quem são os indivi duos representados

boa tarde que imagem para eu te ajudar?

A quem são os indivi duos representados

Resposta de: ClaudioOliveraAluna

Explicação:

O terceiro estado acreditaria que seria o mais poderoso na Assembleia geral, passando por cima do primeiro e segundo estado.


A quem são os indivi duos representados

A quem são os indivi duos representados

Fiz varias pesquisa a unica que bate com suas informações são esse

Repost:

A quem são os indivi duos representados

nn entendi muito bem mais acho que a B

A quem são os indivi duos representados

B resposta

Explicação:

ESPERO TER TE AJUDADO