Assim o sudeste consolidou-se como a região mais urbanizada do país. tal ocorrência pode explicar-se

1. As cidades da região Sudeste do Brasil foram as que mais receberam migrantes oriundos do campo (êxodo rural) e também de outras regiões do país (migrações regionais), fato que se deu de forma mais acentuada na década de 1970 e nos anos posteriores. Assim, o Sudeste consolidou-se como a região mais urbanizada do país. Tal ocorrência pode explicar-se:

a) pelas preferências culturais dos migrantes.

b) pela maior presença de indústrias e empregos.

c) pela maior receptividade da população local.

d) pelo processo de marcha para o litoral do país.

e) pelo alto preço do solo nas demais regiões.

2. (PUC-SP) É comum encontrar, nas referências sobre a urbanização no século XX, menções ao fato de ela ter sido fortemente marcada pela metropolização. De fato, as metrópoles são fundamentais para se entender a vida urbana contemporânea. A respeito das metrópoles modernas brasileiras, pode-se afirmar que:

a) não são aglomerações tão grandes quanto as de outros países, porque elas são fragmentadas em

vários municípios, como no caso de São Paulo.

b) são configurações cujas dinâmicas, em alguns casos, levaram seus limites para além do núcleo municipal de origem, formando aglomerações multimunicipais.

c) elas são aglomerações modestas em razão da inviabilidade de se administrar em países pobres áreas urbanas de grande porte.

d) apenas uma delas pode ser considerada de fato metrópole, logo, não se pode afirmar que no Brasil houve uma urbanização metropolitana.

e) elas estão com o seu crescimento paralisado, sofrendo, em alguns casos, encolhimento, em função de novas políticas de planejamento.

3. Sobre o espaço urbano brasileiro, assinale a alternativa correta:

a) as regiões Sul e Nordeste, embora menos povoadas, apresentam as maiores taxas de urbanização.

b) com exceção das cidades de Brasília, Goiânia e Cuiabá, o Centro-Oeste brasileiro apresenta uma espacialidade urbana quase nula.

c) a concentração de habitantes no Sudeste, resultando na formação de grandes cidades nessa região, emergiu como uma reprodução da concentração econômica do país.

d) o espaço urbano brasileiro, embora não homogêneo, apresenta uma distribuição relativamente igualitária ao longo do território.

e) o número de cidades brasileiras com mais de dez milhões de habitantes vem diminuindo em razão do processo de desmetropolização.

4. Sobre a organização espacial e a hierarquia urbana do Brasil, julgue os itens a seguir:

I. As duas grandes cidades globais do Brasil são Rio de Janeiro e São Paulo. Juntas, elas formam um eixo populacional conhecido como megalópole.

II. O Brasil possui dezenas de metrópoles nacionais, cujo impacto produtivo, político e econômico alcança várias partes e regiões do território brasileiro.

III. Atualmente, há uma crescente importância das cidades médias e das metrópoles regionais brasileiras.

IV. Cidades como Goiânia e Florianópolis possuem uma polarização socioeconômica que se restringe a níveis regionais ou de um espaço próximo.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e II

b) II e IV

c) III e IV

d) I, III e III

e) I, II, III e IV

5. São Paulo e Rio de Janeiro são as duas grandes metrópoles globais existentes no Brasil. Tais cidades encontram-se classificadas nesse patamar por apresentarem:

a) uma maior dinâmica de deslocamento intra-urbano.

b) um maior mercado consumidor.

c) uma produção intensiva de matérias-primas e produtos primários.

d) uma cadeira produtiva calcada no pleno emprego.

e) um alcance econômico em nível nacional e internacional.

6. (CEFET-PR) Um conjunto de municípios contíguos e integrados socioeconomicamente à uma cidade central, com serviços públicos e infraestrutura comuns, define a:

a) metropolização.

b) área metropolitana.

c) rede urbana.

d) megalópole.

e) hierarquia urbana.

7. (ESPCEX) Segundo o IBGE, em 2007, o nível de urbanização brasileira já era de 83,5%, índice superior ao da maior parte dos países europeus. Alguns estudiosos acreditam que o Brasil apresenta, na verdade, nível de urbanização menor do que revelam as estatísticas do IBGE. De acordo com os estudiosos, essa elevada urbanização apontada pelas estatísticas deve-se ao fato de a legislação do país considerar como urbanas as localidades que

a) são sede de município ou de distrito e as demais áreas definidas como urbanas pelas legislações municipais.

b) possuem população absoluta acima de 5 mil habitantes.

c) possuem mais de 8 (oito) mil eleitores.

d) apresentam densidade demográfica superior a 150 hab/Km2 tal como definem os países da OCDE.

e) possuem determinadas infraestruturas e equipamentos coletivos, como escolas e postos de saúde, e funcionem como um polo de distribuição de bens e serviços.

8. (ESPCEX) Com relação às regiões metropolitanas (RM) no Brasil, leia as afirmativas abaixo:

I – de acordo com o estudo “Regiões de Influência das Cidades 2007”, publicado pelo IBGE, São Paulo é a única RM a receber a denominação de Grande Metrópole Nacional;

II – a criação de uma região metropolitana é caracterizada pela conurbação de, no mínimo, duas metrópoles entre si;

III – a região metropolitana é resultante da necessidade da elaboração de soluções integradas para os serviços públicos que escapam à competência política das prefeituras municipais que a compõem;

IV – a Constituição de 1988 delegou aos municípios o poder de legislar sobre a criação de RM, por isso, na década de 1990, foram criadas diversas novas RM.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:

a) I e II

b) I, II e IV

c) I e III

d) II, III e IV

e) III e IV

9. Quais alternativas estão corretas?

I - As maiores e mais bem equipadas metrópoles das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul são, respectivamente, Manaus, Salvador, São Paulo e Porto Alegre.

II - Caxias (RS), Blumenau (SC), Londrina (PR), Ribeirão Preto (SP), Campos (RJ) e Feira de Santana (BA) são exemplos decapitais regionais.

III - Dentre as características de uma metrópole, podemos citar a função de polarização e de organização de espaço ao seu redor.

IV - Comparando-se as redes urbanas das regiões Norte e Sudeste, podemos dizer que a primeira não apresenta uma nítida hierarquia urbana ao passo que a segunda é bem caracterizada hierarquicamente.

a) I-F; II-F; III-V; IV-F

b) I-F; II-V; III-V; IV-V

c) I-V; II-V; III-F; IV-V

d) I-F; II-F; III-V; IV-F