Como comparar um valor en

Os operadores de comparação comparam duas expressões e retornam um Boolean valor que representa a relação de seus valores. Há operadores para comparar valores numéricos, operadores para comparar cadeias de caracteres e operadores para comparar objetos. Todos os três tipos de operadores são discutidos aqui.

Comparando valores numéricos

O Visual Basic compara valores numéricos usando seis operadores de comparação numérica. Cada operador usa como operandos duas expressões que são avaliadas como valores numéricos. A tabela a seguir lista os operadores e mostra exemplos de cada um.

Operador Condição testada Exemplos
= (Igualdade) O valor da primeira expressão é igual ao valor da segunda? 23 = 33 ' False

23 = 23 ' True

23 = 12 ' False

<> (Desigualdade) O valor da primeira expressão é diferente do valor da segunda? 23 <> 33 ' True

23 <> 23 ' False

23 <> 12 ' True

< (Menor que) O valor da primeira expressão é menor que o valor da segunda? 23 < 33 ' True

23 < 23 ' False

23 < 12 ' False

> (Maior que) O valor da primeira expressão é maior que o valor do segundo? 23 > 33 ' False

23 > 23 ' False

23 > 12 ' True

<= (Menor que ou igual a) O valor da primeira expressão é menor ou igual ao valor do segundo? 23 <= 33 ' True

23 <= 23 ' True

23 <= 12 ' False

>= (Maior que ou igual a) O valor da primeira expressão é maior ou igual ao valor do segundo? 23 >= 33 ' False

23 >= 23 ' True

23 >= 12 ' True

Comparando cadeias de caracteres

O Visual Basic compara cadeias de caracteres usando o Operador like, bem como os operadores de comparação numérica. O Like operador permite que você especifique um padrão. A cadeia de caracteres é comparada com o padrão e, se corresponder, o resultado será True. Caso contrário, o resultado será False. Os operadores numéricos permitem comparar String valores com base em sua ordem de classificação, como mostra o exemplo a seguir.

"73" < "9"

' The result of the preceding comparison is True.

O resultado no exemplo anterior é True porque o primeiro caractere na primeira cadeia de caracteres classifica antes do primeiro caractere na segunda cadeia de caracteres. Se os primeiros caracteres fossem iguais, a comparação continuaria para o próximo caractere em ambas as cadeias de caracteres e assim por diante. Você também pode testar a igualdade de cadeias de caracteres usando o operador de igualdade, como mostra o exemplo a seguir.

"734" = "734"

' The result of the preceding comparison is True.

Se uma cadeia de caracteres for um prefixo de outra, como "aa" e "aaa", a cadeia de caracteres mais longa será considerada maior que a cadeia de caracteres mais curta. O exemplo a seguir ilustra essa situação.

"aaa" > "aa"

' The result of the preceding comparison is True.

A ordem de classificação é baseada em uma comparação binária ou em uma comparação textual, dependendo da configuração de Option Compare. Para obter mais informações , consulte Option Compare Statement.

Comparando objetos

O Visual Basic compara duas variáveis de referência de objeto com o Operador Is e o Operador IsNot. Você pode usar qualquer um desses operadores para determinar se duas variáveis de referência se referem à mesma instância de objeto. O exemplo a seguir ilustra essa situação.

Dim x As testClass Dim y As New testClass() x = y If x Is y Then ' Insert code to run if x and y point to the same instance. End If

No exemplo anterior, x Is y avalia como True, porque ambas as variáveis se referem à mesma instância. Contraste esse resultado com o exemplo a seguir.

Dim x As New customer() Dim y As New customer() If x Is y Then ' Insert code to run if x and y point to the same instance. End If

No exemplo anterior, x Is y avalia como False, porque embora as variáveis se refiram a objetos do mesmo tipo, elas se referem a instâncias diferentes desse tipo.

Quando você deseja testar dois objetos que não apontam para a mesma instância, o IsNot operador permite evitar uma combinação gramaticalmente desajeitada de Not e Is. O exemplo a seguir ilustra essa situação.

Dim a As New classA() Dim b As New classB() If a IsNot b Then ' Insert code to run if a and b point to different instances. End If

No exemplo anterior, If a IsNot b é equivalente a If Not a Is b.

Comparando o tipo de objeto

Você pode testar se um objeto é de um tipo específico com a expressão TypeOf...Is. A sintaxe dela é a seguinte:

TypeOf <objectexpression> Is <typename>

Quando typename especifica um tipo de interface, a expressão TypeOf...Is retorna True se o objeto implementa o tipo de interface. Quando typename for um tipo de classe, a expressão retornará True se o objeto for uma instância da classe especificada ou de uma classe que deriva da classe especificada. O exemplo a seguir ilustra essa situação.

Dim x As System.Windows.Forms.Button x = New System.Windows.Forms.Button() If TypeOf x Is System.Windows.Forms.Control Then ' Insert code to run if x is of type System.Windows.Forms.Control. End If

No exemplo anterior, a TypeOf x Is Control expressão é avaliada True porque o tipo de x é Button, que herda de Control.

Para obter mais informações, consulte Operador TypeOf.

Confira também

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Este artigo o ensinará como comparar diferentes conjuntos de dados no Excel, desde duas colunas na mesma planilha até duas planilhas diferentes.

  1. 1

    Realce a primeira célula de uma coluna em branco. Ao comparar duas colunas em uma mesma pasta de trabalho, o resultado será exibido em uma coluna em branco. Comece usando a mesma linha das duas colunas que serão comparadas.

    • Por exemplo, se quiser comparar as colunas "A2" e "B2", realce a célula "C2".

  2. 2

    Digite a fórmula de comparação para a primeira coluna. Digite a seguinte fórmula para comparar "A2" e "B2". Altere os valores das células caso suas colunas comecem em células diferente:

    • =IF(A2=B2,"Corresponde","Não corresponde")

  3. 3

    Dê um clique duplo sobre a opção "Preencher caixa", no canto inferior de cada célula. Fazê-lo vai aplicar a fórmula para o resto das células na coluna, ajustando os valores automaticamente.

  4. 4

    Procure por Corresponde e Não corresponde. Esses valores indicam onde o conteúdo das suas células são correspondentes. Esse comando serve para valores, datas, números e horário. Observe que a caixa alta não é levada em consideração ("AZUL" e "azul" serão correspondentes). [1] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  1. 1

    Abra a primeira pasta de trabalho que deseja comparar. É possível usar a função "Exibir lado a lado" no Excel para ver dois arquivos diferentes na mesma tela. Essa função possui o benefício de rolagem de mouse em ambas as planilhas de uma só vez.

  2. 2

    Abra a segunda pasta de trabalho. Agora, você deverá ter duas janelas do Excel abertas ao mesmo tempo no computador.

  3. 3

    Clique na aba Exibir.

  4. 4

    Clique em Exibir lado a lado. Essa opção está localizada na seção "Janela" da barra de ferramentas. Ambas as pasta de trabalho aparecerão na tela, orientadas horizontalmente.

  5. 5

    Clique em Organizar tudo para alterar a orientação

  6. 6

    Clique em Vertical e depois em OK. As planilhas serão organizadas de modo que uma ficará na esquerda, e a outra, na direita.

  7. 7

    Role a página em uma janela para navegar em ambas as planilhas. Ao ativar a função "Lado a lado", a rolagem de página será sincronizada entre abas as janelas. Isso permite que você procure facilmente as diferenças nas duas planilhas.

    • É possível desabilitar a "Rolagem sincronizada" na aba "Exibir".

  1. 1

    Abra a pasta de trabalho que contém as duas planilhas que você deseja comparar. Para usar a fórmula de comparação, ambas as planilhas devem estar no mesmo arquivo da pasta de trabalho.

  2. 2

    Clique no botão + para criar uma nova planilha em branco. Esse botão está localizado na parte inferior da tela, ao lado das planilhas abertas.

  3. 3

    Posicione o cursor do mouse na célula "A1" da nova planilha.

  4. 4

    Digite a fórmula de comparação. Digite ou copie a seguinte fórmula na célula "A1" da nova planilha:

    • =IF(Planilha1!A1<> Planilha2!A1, "Planilha1:"&Planilha1!A1&" vs Planilha2:"&Planilha2!A1, "").

  5. 5

    Clique e arraste a caixa de preenchimento no canto inferior direito da célula.

  6. 6

    Arraste a caixa de preenchimento para baixo. Faça-o até atingir o final das duas planilhas. Por exemplo, se a planilha vai até a linha 27, arraste a caixa de preenchimento até essa célula.

  7. 7

    Arraste a caixa de preenchimento para a direita. Após arrastá-la para baixo, arraste a caixa de preenchimento para a direita para cobrir as planilhas originais. Por exemplo, se a planilha vai até a coluna "Q", arraste a caixa de preenchimento até essa coluna.

  8. 8

    Procure as diferenças nas células que não são correspondidas. Após arrastar a caixa de preenchimento pela nova planilha, você vai ver as células serem preenchidas nos locais em que as diferenças forem encontradas. A célula vai exibir o valor da célula na primeira planilha, e o valor da mesma célula, na segunda planilha.

    • Por exemplo, a célula "A1" da Planilha1 é "Maçã", e a célula "A1 da Planilha2 é "Laranja". A célula "A1" na Planilha3 vai exibir "Planilha1:Maçã vs Planilha2:Laranja" ao usar a fórmula de comparação. [2] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

Este artigo foi escrito em parceria com nossa equipe treinada de editores e pesquisadores que validaram sua precisão e abrangência.

O wikiHow possui uma Equipe de Gerenciamento de Conteúdo que monitora cuidadosamente o trabalho de nossos editores para garantir que todo artigo atinja nossos padrões de qualidade. Este artigo foi visualizado 412 821 vezes.

Categorias: Microsoft Excel

Esta página foi acessada 412 821 vezes.