Como conciliar casa trabalho e estudos

Tempo de Leitura: 4 minutos

Você também é daqueles que acredita que conciliar estudo e trabalho é impossível? As queixas mais comuns são: os horários não batem; é difícil encontrar tempo para fazer as leituras e atividades; acabo sacrificando minha vida pessoal, e por aí vai. Pois saiba que isso não precisa ser necessariamente verdade! Com um pouco de organização, disciplina e flexibilidade, é, sim, possível estudar e trabalhar, sem estresse.

Quer saber como? O post de hoje te dá 7 dicas!

1. Aproveite seu tempo durante os deslocamentos

Hoje em dia, a maioria das pessoas perde muito tempo nos deslocamentos de casa para o trabalho, do trabalho para casa e outros locais. Independentemente do meio de transporte que você utiliza para esses trajetos, e ainda que você faça tudo a pé, tenha em mente que é possível aproveitar essas pequenas frações diárias, e normalmente ociosas, de tempo.

Por exemplo, se você tem algum material de estudo da faculdade, é possível aproveitar esse tempo para leitura, enquanto você está no ônibus ou no ponto. Já se está de carro ou andando pela rua, pode até mesmo gravar algumas leituras mais importantes para ouvi-las no caminho. Que tal tornar esse tempinho menos maçante — e melhor — produtivo?

2. Use a capacitação a seu favor

Se você está à procura de uma nova colocação profissional, que tal falar da capacitação em que você correntemente está investindo no seu currículo ou na entrevista? Já pensou que isso pode até mesmo contar a seu favor na hora da seleção? Afinal, você se mostra como um candidato proativo e comprometido com o seu crescimento!

Essa realidade é mais do que comum, especialmente nos dias de hoje. A maioria das empresas quer que seus funcionários se atualizem nos estudos, acompanhando as demandas do mercado. Assim, fica mais provável encontrar oportunidades de trabalho com horários mais flexíveis para fazer uma pós-graduação, uma especialização ou um curso de língua estrangeira.

3. Crie um bom cronograma

Organização e disciplina são as chaves para quem se dispõe a trabalhar e a estudar ao mesmo tempo. Sem um cronograma bem definido com seus horários e tarefas, fica difícil orquestrar todas as suas obrigações.

Por isso, comece mapeando os horários mais inflexíveis de sua agenda. Faça um cronograma semanal com essas atividades, incluindo também o tempo que normalmente você gasta com deslocamento, prática de esportes, obrigações domésticas, sessões de estudo, revisão de conteúdos, realização de exercícios, lazer e entretenimento.

A grande vantagem do ensino à distância é justamente o fato de que você faz seu próprio cronograma. Poderá estudar nos finais de semana, em casa, na biblioteca, ao ar livre, ou até mesmo durante uma viagem. O importante é que você não se esqueça de incluir no cronograma seu tempo de descanso, especialmente aquele que você passa com a família e os amigos. Você verá que esses momentos são igualmente preciosos e só trabalham a favor da sua produtividade!

4. Estabeleça prioridades

Se você está em uma rotina que se equilibra entre estudo e trabalho, provavelmente haverá momentos de dúvida e conflitos. Nessas horas, é preciso ter bem claro quais são suas prioridades. Isso não significa, necessariamente, que você precisa prejudicar uma atividade em detrimento da outra. Pelo contrário! É possível encontrar um equilíbrio ideal de tempo para cada uma de suas obrigações.

É necessário saber suas prioridades no atual momento de suas carreiras profissional e acadêmica. Por exemplo, se você está em meio às provas de final de semestre, ou em uma fase de muita demanda profissional, talvez seja mais interessante — e estratégico — reduzir algumas horas de seu tempo semanal para o lazer e focar naquilo que mais importa agora: trabalho e estudo! É um período que exige alguns sacrifícios, mas que renderá os melhores frutos para o seu futuro.

5. Tire tempo para descansar e se divertir

Como já falamos, é preciso também separar algum tempo todas as semanas para lazer e descanso. As atividades são de sua escolha. Afinal, enquanto para algumas pessoas o tempo em família é uma forma de descanso, para outras, relaxar é ler, ir ao cinema ou se encontrar com amigos.

O importante é que você crie tempo para outras experiências, que arejem sua mente, trabalhem seu corpo e alimentem sua alma. Caso contrário, será mais difícil sustentar uma rotina de estudos e trabalho, o que terá como consequência não apenas frustração de expectativas, mas também aquela vontade irresistível de desistir de tudo.

6. Avalie sua produtividade

Desta lista, talvez esta seja a principal dica, que você poderá aplicar nos mais diversos momentos e áreas da sua vida. Para começar a praticá-la, comece se perguntando: minhas horas têm sido realmente produtivas? Seja no trabalho ou nos estudos, depois de realizar qualquer atividade, use 5 minutos para avaliar seu desempenho, isto é, se o tempo foi suficiente e efetivamente útil. Os resultados dessa estratégia em termos de produtividade são surpreendentes!

Normalmente, perdemos muito tempo na execução de tarefas simples, como estudar um capítulo de um livro, ou elaborar um relatório no trabalho. Isso porque não temos em mãos todos os materiais necessários, faltam dados, estamos em ambientes cheios de distrações, entre outras coisas. A palavra de ordem é, mais uma vez, organização!

7. Otimize sua forma de estudar

Outra forma de otimizar seu tempo de estudo diz respeito aos ambientes que você escolhe para revisar a matérias e fazer exercícios e trabalhos. Tanto quanto possível, para essas atividades em particular, dê preferência a locais silenciosos e livres de distrações, como TV e outros eletrônicos (a não ser que os esteja usando para estudar).

Além disso, vale a pena manter um local de estudos organizado, com uma cadeira confortável e ajustável de acordo com a altura de sua mesa. Estudar em ambientes desconfortáveis pode ser um desafio adicional a superar, dificultando manter seu ritmo de estudos!

Com essas dicas sobre como conciliar estudo e trabalho, é possível ter uma rotina mais produtiva e feliz! Quer continuar aprendendo com a gente? Curta nossa página no Facebook!

Correr atrás dos nossos sonhos e conseguir realizá-los nem sempre é uma tarefa simples. Muitas vezes, é preciso encarar uma rotina corrida e ter o desafio de trabalhar, estudar e ser mãe. Tudo ao mesmo tempo! Sem dúvida, cada um desses cenários traz demandas que podem ser difíceis de organizar.

Ainda assim, são esforços que valem a pena, não é mesmo? Afinal, os obstáculos que você supera hoje estão construindo o sucesso na sua carreira e mais tranquilidade para a família no futuro. Então, a sensação é de que faz sentido continuar buscando o melhor para aqueles que você ama.

Mesmo diante dos desafios, é possível aprender como conciliar o trabalho, a faculdade e os filhos. Neste post, trazemos algumas dicas para isso:

  • lembrar o que motiva você;
  • estabelecer metas;
  • criar um plano de estudos;
  • criar uma rotina e permanecer no ritmo;
  • ter uma rede de apoio;
  • dedicar tempo de qualidade à família;
  • utilizar recursos de gestão do tempo.

1. Lembrar o que motiva você

Existem diversas orientações sobre gestão do tempo e organização para ajudar a ser mãe e fazer faculdade. Entretanto, achamos interessante começar pelo mais importante: a sua motivação. Certamente, existem razões muito significativas para que você esteja em um curso superior agora.

Manter a produtividade enquanto busca dar conta das necessidades de casa e da carreira é algo complexo. Por isso, em muitos momentos, é preciso parar um pouco, respirar fundo e lembrar o que motiva você a fazer tudo isso. Tirar um tempo para fazer esse exercício certamente vai proporcionar mais energia para seguir adiante.

Então, além de todas as dicas práticas que vamos dar, lembre-se de manter o foco no que impulsiona você para os seus sonhos. Fazer uma lista de motivações ou mesmo um cartaz com imagens que representem suas realizações futuras são algumas ideias úteis para manter a motivação em dia.

Além de identificar e não perder de vista o que impulsiona você a seguir, também é interessante estabelecer e registrar as suas metas. Essa estratégia é útil para identificar seus principais objetivos e organizar as estratégias para transformá-los em realidade.

Tendo as metas bem claras, fica mais fácil planejar seus passos. Por exemplo, quem tenta saber como conciliar trabalho, faculdade e filhos normalmente enfrenta dificuldades em relação ao tempo. Assim, ser realista em relação ao objetivo de se formar é fundamental.

Suas metas devem considerar as possibilidades e os limites da rotina. Por isso, definir um prazo muito curto para a formatura não é o ideal. Outra orientação relevante é buscar meios que facilitem a realização dos objetivos — optar pela faculdade EAD, por exemplo, oferece flexibilidade de tempo.

3. Criar um plano de estudos

Montar uma rotina de estudos é mais uma dica que faz toda a diferença na vida das mães que precisam trabalhar e estudar sem deixar de lado a relação com seus filhos. Um plano de estudos é a maneira mais adequada de organizar os seus horários e os conteúdos.

Nele, você registra as matérias que precisa estudar e os períodos em que isso é possível. Sabemos que não há muitas horas disponíveis, então, é válido aproveitar pequenas oportunidades durante o dia — como antes do trabalho, no horário de almoço ou nos finais de semana.

4. Criar uma rotina e permanecer no ritmo

Ter um plano de estudos vai facilitar muito a tarefa de conciliar a maternidade ou paternidade na faculdade. Mas é claro que isso não significa que sempre será fácil cumprir os horários determinados. Como todo hábito, é preciso criar um ritmo e permanecer nele.

Mais uma vez, é importante considerar todas as particularidades da sua rotina na hora de se organizar. Definir muito tempo para os estudos, mas deixar de lado demandas do trabalho ou de casa pode fazer com que não seja possível cumprir o planejado. Assim, as tarefas acumulam-se, e você se sente frustrada.

Por isso, o melhor é definir seus horários de acordo com o possível. Aproveitar qualquer tempo em casa para estudar pode distanciar você da família. Logo, procure criar uma rotina que inclua tempo para tudo o que faz parte do seu dia a dia.

5. Ter uma rede de apoio

Ser mulher na faculdade envolve diversas especificidades, como a jornada dupla — principalmente quando se tem filhos. Pensando nisso, é fundamental ter com quem contar. Tentar ser uma super-mulher ou super-homem dando conta de diversas demandas complexas é algo muito exaustivo e que pode trazer sofrimento.

Por isso, não tenha medo de aceitar (e pedir) ajuda. Seja da família, de amigos, de colegas de trabalho ou faculdade etc. Em todos os lugares que você frequenta existem pessoas que podem dividir as cargas com você.

Para conciliar trabalho e estudo de maneira mais tranquila, aproveite oportunidades de:

  • dividir os cuidados com os filhos e a casa;
  • deixar as crianças com algum familiar;
  • fazer trabalhos em grupo na faculdade;
  • pedir ajuda aos professores nos estudos;
  • delegar ou compartilhar tarefas no trabalho.

6. Dedicar tempo de qualidade à família

Ao ter um filho, fazer faculdade e trabalhar, é normal que a dedicação a determinados aspectos fique menor em algum momento. Em semanas de provas ou de trabalhos importantes, pode ser bem difícil manter a atenção com a família.

Nesses momentos, além de contar com a sua rede de apoio, uma boa sugestão é conversar com seus filhos e explicar o que está acontecendo. Além disso, tenha em mente que é possível dedicar tempo de qualidade a eles, mesmo que não sejam períodos longos.

Fazer um pequeno passeio no final de semana ou conversar por alguns minutos todas as noites são exemplos de hábitos que mantêm a união. Nas épocas de férias, você consegue ter oportunidades de estreitar os laços e preparar-se para o novo semestre.

7. Utilizar recursos de gestão do tempo

Por fim, saiba que existem diversos recursos que auxiliam mães e pais na hora de conciliar trabalho, faculdade e filhos. Desde ferramentas simples, como uma agenda ou o bloco de notas do celular, até tecnologias mais complexas utilizadas para se organizar. Conheça algumas ferramentas de gerenciamento do tempo e identifique as que têm potencial para ajudar na sua rotina.

Neste post, você viu que há maneiras de aprender como conciliar trabalho, faculdade e filhos com mais calma. Não temos dúvidas de que o esforço que você faz hoje vai trazer bons resultados para sua família e sua vida profissional no futuro!

E então, nossas dicas foram úteis? Compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais!