Quem estudou ate a 8 serie e ensino medio

Olá, leitor!

O Ensino Fundamental é a segunda fase da educação infantil, sendo a primeira o período de apoio educacional (de 0 a 4 anos de idade) e depois as turmas de alfabetização. O ensino fundamental é um dos momentos mais importantes durante a vida escolar, garantindo o conhecimento básico para o ensino médio e futuramente o superior.

O ensino fundamental gera dúvidas em algumas pessoas, principalmente os já formados que ainda não assimilaram bem como funciona a lei dos nove anos.

Antigamente a fase do fundamental era compreendida em 8 anos de ensino, da 1ª série até a 8ª série. Porém, de uns anos para cá este sistema mudou e pegou muita gente desprevenida.

Agora o ensino fundamental vai do primeiro ao nono ano, e desde que essa mudança foi anunciada, muita gente (principalmente os alunos) começaram a questionar, se eles teriam de ficar um ano a mais na escola.

Da forma como a notícia foi divulgada, era o que realmente dava a entender, e com mais de dez anos da aprovação da lei, e mais de seis anos desde o “prazo final para implementação”, ainda existem pessoas que não estão atualizadas em como isto funciona.

Como dissemos, agora o ensino fundamental possui nove anos. Esta nova regulamentação foi aprovada pelo Senado em janeiro de 2006, através do Projeto de Lei n° 144/2005.

A lei estabelece uma duração mínima de nove anos para o Ensino Fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos seis anos de idade.

Já em fevereiro de 2006 o Presidente da República sancionou a lei n° 11.274 que regulamenta o Ensino Fundamental de 9 anos. No texto era informado que os estados e municípios tinham até 2010 para implementar as novas mudanças.

À primeira vista, o que dá para entender é que, o ensino médio acrescentará mais um ano em seu currículo, fazendo com que o período da vida escolar dos alunos dure um ano a mais. Mas na realidade, a lei muda algumas coisas que alteram as nomenclaturas das séries.

De forma resumida, o que aconteceu foi que o antigo Pré, período que fazia parte do ensino infantil, passou a ser parte do ensino fundamental e mudou de nome para 1º Ano. Sendo assim, todas as séries seguintes foram avançando. A antiga primeira série virou segunda, a segunda terceira e assim por diante.

Agora o ensino fundamental é organizado em cinco anos iniciais para crianças de 6 a 10 anos, e com quatro anos finais, para adolescentes de 11 a 14 anos. Ou seja, o período que passamos dentro da escola ainda é o mesmo.

O primeiro ano do ensino fundamental ainda mantém a identidade com cunho pedagógico e com o mesmo tipo de instalações.

Segundo as orientações do Ministério da Educação, o processo de entrada no novo fundamental, não poderia ser uma ruptura do processo anterior, que já havia sido finalizado pelas crianças em casa ou na instituição de Educação Infantil.

A ideia era que a transição fosse sutil e uma forma de dar continuidade as suas experiências, para que elas gradativamente, sistematizem os conhecimentos.

Ou seja, o ensino fundamental mudou de forma sutil. Agora é praticado da seguinte maneira:

  • Classe de alfabetização (CA) = 1º ano
  • 1ª série = 2° ano
  • 2ª série = 3° ano
  • 3ª série = 4° ano
  • 4ª série = 5° ano
  • 5ª série = 6° ano
  • 6ª série = 7° ano
  • 7ª série = 8° ano
  • 8ª série = 9° ano

O ensino fundamental é organizado em dois ciclos distintos.

O primeiro ciclo é chamado de “anos iniciais do ensino fundamental” e engloba as classes do 1º ou 5º ano (antigamente 1ª e 4ª série). Este momento é desenvolvido com apenas um professor em sala, responsável por passar toda a matéria necessária para os alunos.

Nos primeiros anos, as crianças e adolescentes são estimulados através de atividades lúdicas, jogos, leituras, imagens e sons, principalmente no primeiro nível. Através dos vários processos pedagógicos, busca-se conduzir a criança ao conhecimento do mundo pessoal, familiar e social.

Já o segundo ciclo, ou os anos finais, é desenvolvido com um trabalho pedagógico, conduzido por uma equipe de professores especializados em diferentes disciplinas. Este período consiste do 6º ao 9º (antiga 5ª a 8ª série), este período também é chamado de primeiro grau ou ginasial (pelos mais velhos).

Nestes anos finais os adolescentes aprofundam os conhecimentos adquiridos no ciclo anterior e iniciam os estudos das matérias que serão a base para a continuidade no ensino médio. Esta é uma das fases mais delicadas do ensino, principalmente nos primeiros anos.

A mudança no formato das aulas, o grande número de professores, a organização de matérias e livros, é uma novidade para os alunos e pode confundir um pouco. Mas nada que um pouco de paciência não ajude.

Além do novo ensino médio (em vigor completo desde 2010), o ensino fundamental tem o objetivo de alfabetizar as crianças o quanto antes. Antigamente a lei previa que os alunos deveriam estar completamente alfabetizados até os 8 anos de idade.

Nas formas atuais se exige como meta que, as crianças ingressem já alfabetizadas no ensino fundamental. Ou seja, com as novas mudanças acredita-se que as crianças serão alfabetizadas até os seis anos de idade.

O MEC, Ministério da Educação, quer garantir que todas as crianças tenham um tempo mais longo com o convívio escolar, tendo assim mais oportunidades de aprender e ter um ensino de qualidade.

Até a próxima!

O Ensino Fundamental dura 9 anos e, portanto, é o período mais longo da Educação Básica. Sendo assim, é natural que existam dúvidas sobre quais são as séries dessa etapa da educação escolar. Além disso, a chegada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe mudanças e a necessidade de atualização das escolas e dos responsáveis pelos alunos.

Por isso, é importante compreender a proposta da BNCC para o Ensino Fundamental nos anos iniciais e finais e garantir que o estudante tenha o melhor acompanhamento educacional nessa fase da vida, que engloba tanto a infância quanto a adolescência.

Logo, compreenda quais são as séries do Ensino Fundamental, como funciona o plano de aula de acordo com a BNCC e quais as atividades pedagógicas aplicadas para os alunos desse período escolar no Centro Educacional Leonardo Da Vinci. Confira agora!

As séries do Ensino Fundamental 1 e 2

Uma vez que o Ensino Fundamental corresponde à fase mais longa da Educação Básica, esse período pode ser dividido em ciclos, por exemplo, anos iniciais e anos finais, ou Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Dessa forma, os anos iniciais referem-se ao Ensino Fundamental I e englobam os alunos do 1º ao 5º ano. Por sua vez, os anos finais referem-se ao Ensino Fundamental II e atendem aos alunos do 6º ao 9º ano.

Sendo assim, a faixa etária dos alunos do Ensino Fundamental I é de 6 a 10 anos de idade, enquanto que a faixa etária do Ensino Fundamental II corresponde às idades de 11 a 14 anos.

Ou seja, o Ensino Fundamental atende desde crianças até adolescentes. Por isso, é um período de grandes transformações, e o aluno passa por diversas mudanças relacionadas ao seu desenvolvimento físico, emocional e social. Logo, a abordagem pedagógica é direcionada para a formação básica do cidadão e o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como instrumentos a leitura, o cálculo, a compreensão dos ambientes natural, social, tecnológico e artístico, além da aquisição de conhecimentos, de habilidades e da formação de atitudes e valores.

Portanto, existem muitas características comuns nas séries dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. Porém, o Ensino Fundamental II tem como foco maior o despertar da autonomia e o protagonismo do estudante, preparando-o para o ingresso ao Ensino Médio.

Agora que está claro quais são as séries do Ensino Fundamental I e II, entenda como funciona o plano de aula de acordo com a BNCC para o Ensino Fundamental nos anos finais e iniciais.

O plano de aula, de acordo com a BNCC, para o Ensino Fundamental

Para o Ensino Fundamental, a BNCC é organizada em grandes áreas do conhecimento e seus respectivos componentes curriculares. Portanto, as áreas do conhecimento desse período escolar são: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Dessa forma, confira os componentes curriculares de cada uma das áreas do Ensino Fundamental nos anos iniciais e nos anos finais.

Linguagens

  • Língua Portuguesa;
  • Arte;
  • Educação Física;
  • Língua Inglesa.

Matemática

Ciências da Natureza

Ciências Humanas

Outro ponto importante do plano de aula, de acordo com a BNCC para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, é a alfabetização. A partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular, toda criança deve estar plenamente alfabetizada até o fim do 2º ano.

Atividades pedagógicas aplicadas para os alunos do Ensino Fundamental

O Centro Educacional Leonardo Da Vinci, escola em Vitória/ES, atende às exigências da BNCC para o Ensino Fundamental. Além disso, a escola conta com diversas atividades pedagógicas que visam à otimização do desenvolvimento e do aprendizado dos alunos. Logo, conheça algumas das especificidades do Da Vinci para o Ensino Fundamental I e II.

Ensino Fundamental I

O Centro Educacional Leonardo Da Vinci conta com diversas atividades pedagógicas para os alunos do 1º ao 5º ano, tanto para os estudantes do período semi-integral quanto para os estudantes do período integral.

Ensino de línguas estrangeiras

Para o semi-integral, os alunos do 2º ao 5º ano trabalham o currículo da Língua Inglesa em três aulas semanais. Por sua vez, para o período integral, os alunos têm aulas de Inglês todos os dias da semana.

Programa de incentivo à Lecto-Escritura

O programa de leitura praticado do 1º ao 5º ano propicia não só a aquisição da fluência em leitura, mas também o aprofundamento na leiturização: reconhecimento de formas e conteúdos presentes nas diferentes fontes escritas/visuais. Incentivando, portanto, a interpretação e a extrapolação do texto.

Ciências Sociais e da Natureza

Utilizando-se da Língua (escrita e leitura), da observação de paisagens naturais e de registros em fotos/desenhos, de fontes históricas orais, bem como dos procedimentos de investigação e experimentação in loco, os alunos desenvolvem os conteúdos específicos orientados pela BNCC e participam de projetos produtivos por série.

Olimpíadas acadêmicas

No Da Vinci, são realizadas duas olimpíadas acadêmicas com o Fundamental I: Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Olimpíada Interna de Matemática.

Ensino Fundamental II

Os alunos do 6º ao 9º ano também contam com diversas atividades pedagógicas, e citamos algumas aqui.

Middle school global leaders

Com suporte em parceria com a University of Missouri, o Da Vinci oferece aos alunos do 6º ao 8º ano o programa Middle School cujo currículo segue uma metodologia de projetos e é orientado pelos parâmetros curriculares americanos para o desenvolvimento das habilidades do século 21. Ao completar o programa com sucesso, o aluno se torna apto para ingresso automático na High School.

Concurso de redação

O concurso de redação tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão sobre temas contemporâneos que dialogam com o currículo escolar. Além disso, é uma oportunidade para concepção de textos de diversos gêneros que potencializam a autonomia criativa dos alunos.

Esses são alguns dos muitos diferenciais do Ensino Fundamental do Da Vinci, porém a escola ainda conta com outras especificidades e uma excelente infraestrutura.

Dessa forma, está claro quais são as séries do Ensino Fundamental e como funciona o plano de aula de acordo com a BNCC, além das atividades pedagógicas exercidas pelo Centro Educacional Leonardo Da Vinci.

Conheça o Da Vinci! Faça, agora mesmo, um tour virtual pela escola.