Como faço comparativo de curva

A principal diferença entre gráficos de dispersão e linha é a maneira como plotam dados no eixo horizontal. Por exemplo, quando você usa os dados de planilha a seguir para criar um gráfico de dispersão e um gráfico de linha, você pode ver que os dados são distribuídos de forma diferente.

Como faço comparativo de curva

Em um gráfico de dispersão, os valores de pluviais diários da coluna A são exibidos como valores x no eixo horizontal (x) e os valores de particulados da coluna B são exibidos como valores no eixo vertical (y). Geralmente chamado de gráfico xy, um gráfico de dispersão nunca exibe categorias no eixo horizontal.

Como faço comparativo de curva

Um gráfico de dispersão sempre tem dois eixos de valor para mostrar um conjunto de dados numéricos ao longo de um eixo horizontal (valor) e outro conjunto de valores numéricos ao longo de um eixo vertical (valor). O gráfico exibe pontos na interseção de um valor numérico x e y, combinando esses valores em pontos de dados simples. Esses pontos de dados podem ser distribuídos de forma uniforme ou desigual no eixo horizontal, dependendo dos dados.

O primeiro ponto de dados a ser exibido no gráfico de dispersão representa um valor y de 137 (particulado) e um valor x de 1,9 (pluvial diária). Esses números representam os valores nas células A9 e B9 na planilha.

No entanto, em um gráfico de linha, os mesmos valores diários de pluvial e particulados são exibidos como dois pontos de dados separados, que são distribuídos uniformemente ao longo do eixo horizontal. Isso porque um gráfico de linha tem apenas um eixo de valor (o eixo vertical). O eixo horizontal de um gráfico de linha mostra apenas agrupações (categorias) de dados com espaamentos. Como as categorias não eram fornecidas nos dados, elas eram geradas automaticamente, por exemplo, 1, 2, 3 e assim por diante.

Este é um bom exemplo de quando não usar um gráfico de linha.

Como faço comparativo de curva

Um gráfico de linha distribui dados de categoria de forma equivalente ao longo de um eixo horizontal (categoria) e distribui todos os dados de valor numérico ao longo de um eixo vertical (valor).

O valor y de particulado de 137 (célula B9) e o valor x da pluvial diária de 1,9 (célula A9) são exibidos como pontos de dados separados no gráfico de linha. Nenhum desses pontos de dados é o primeiro ponto de dados exibido no gráfico — em vez disso, o primeiro ponto de dados para cada série de dados refere-se aos valores na primeira linha de dados da planilha (célula A2 e B2).

Tipo de eixo e diferenças de dimensionamento

Como o eixo horizontal de um gráfico de dispersão é sempre um eixo de valores, ele pode exibir valores numéricos ou valores de data (como dias ou horas) representados como valores numéricos. Para exibir os valores numéricos ao longo do eixo horizontal com maior flexibilidade, você pode alterar as opções de dimensionamento neste eixo da mesma maneira que você pode alterar as opções de dimensionamento de um eixo vertical.

Como o eixo horizontal de um gráfico de linha é um eixo de categoria, ele pode ser apenas um eixo de texto ou um eixo de data. Um eixo de texto exibe somente texto (dados não numéricos ou categorias numéricas que não são valores) em intervalos espamados de forma equivalente. Um eixo de data exibe datas em ordem cronológica em intervalos específicos ou unidades base, como o número de dias, meses ou anos, mesmo que as datas na planilha não sejam em ordem ou nas mesmas unidades base.

As opções de dimensionamento de um eixo de categoria são limitadas em comparação com as opções de dimensionamento de um eixo de valores. As opções de dimensionamento disponíveis também dependem do tipo de eixo que você usa.

Hoje, iremos aprender como criar um gráfico com dois eixos no Excel para comparar valores. A necessidade de criar um gráfico com dois eixos Y vem da existência de duas colunas com dados diferentes, mas que devem ser exibidos em um mesmo gráfico no excel.

Na tabela 1 temos um exemplo. Na coluna Venda temos o total vendido e na coluna Inadimplência temos o total de inadimplência que a venda gerou. Agora iremos apresentar os dados das Vendas e da Inadimplência no mesmo gráfico para comparar os valores. Vamos aos passos:

Passo 1:

Copie a tabela 1 em uma planilha do Excel. Estamos utilizando o Excel 2010, porém poderão também ser utilizadas as versões 2003 ou 2007.

Como faço comparativo de curva


Tabela 1

Passo 2:

Selecione a tabela, clique na aba Inserir, selecione o gráfico de colunas 2D.

Como faço comparativo de curva

Criação do gráfico

Passo 3:

O Excel criará um gráfico com os dados das colunas selecionadas, porém como pode-se notar a coluna Inadimplência está abaixo do mínimo e nem sequer aparece no gráfico.

Como faço comparativo de curva


Gráfico 1

Para criar o novo eixo Y, em primeiro lugar teremos que fazer com que a coluna inadimplência apareça. Para tanto copie o valor da célula C2 para uma célula vazia, em seguida altere o seu valor para 30.000 conforme a imagem. Não esqueça de mudar o tipo de percentual para valor para que possa aparecer o gráfico.

Como faço comparativo de curva


Gráfico 2

Passo 4:

Clique com o botão direito sobre a barra da inadimplência(vermelha) e clique na opção Formatar Série de Dados, em seguida selecione a opção Plotar Série no e altere para Eixo Secundário.

Como faço comparativo de curva

Eixo Secundário

Passo 5:Após fechar a tela de Formatar Série de Dados, clique na coluna vermelha, clique com o botão direito e selecione a opção Alterar Tipo de Gráfico, mude para um gráfico de sua preferência, no nosso caso foi selecionado um gráfico de linha com marcadores.

Como faço comparativo de curva

Alteração do gráfico

Passo 6:

Retorne o valor da célula C2 que havia sido reservado e você terá o gráfico com dois eixos Y.

Como faço comparativo de curva

Gráfico com dois eixos Y

DIGITE O SEU EMAIL PARA FAZER O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS: Baixe a planilha

Abraço

Marcos Rieper

Quer aprender Excel do Básico, passando pela Avançado e chegando no VBA? Clique na imagem abaixo:

Como faço comparativo de curva