Como foi o primeiro contato entre os europeus e os povos nativos da América

Como foi o primeiro contato entre os europeus e os povos nativos da América

Ouça em voz altaPausarOs primeiros contatos do europeus e indígenas foi um choque de culturas, sendo que inicialmente foi um contato pacífico, principalmente da parte dos portugueses, sendo que os Espanhóis, ao chegarem, logo entraram em guerra com os indígenas.

Qual o contato inicial entre índios e europeus?

  • O Contato inicial entre índios e europeus Ao chegar à América, os europeus estabeleceram um contato inicialmente pacífico. Embora houvesse um estranhamento em função do encontro de diferentes culturas, não houve grandes problemas para os europeus nem para os indígenas americanos.

Qual a origem dos ameríndios da América do Norte?

  • Os ameríndios da América do Norte se distribuíam pelo território onde ficam hoje os Estados Unidos da América, o Canadá e o norte do México. Embora fosse muito variado o nível atingido pelas muitas culturas da região, nenhuma chegou ao estágio das civilizações da América Central, que antropologicamente devem ser tratadas à parte.

Quais foram os primeiros contactos entre os povos indígenas?

  • A partir do século XVI estabeleceram-se os primeiros contactos entre os europeus e os povos indígenas das Américas. Estes contactos, quando não levaram em frequentes casos ao conflito armado, contribuíram para o extermínio de muitas tribos, pela introdução de doenças contra as quais os Ameríndios não possuíam imunidade.

Como chegaram os povos da América?

  • As denominações dadas aos habitantes do continente americano começaram após a chegada dos navegadores europeus. Entre várias tentativas de nomear os povos da América estão nativo americano, indígena e índio. Porém, até hoje ainda não se sabe como estes povos chegaram ao continente.

Quando ouvimos falar da colonização portuguesa na América, lembramos logo da “Descoberta do Brasil”. Pensamos: será que o Brasil foi realmente descoberto pelos portugueses? Antes da chegada dos portugueses não existiam povos e sociedades habitando a nossa terra?

Mas é lógico que existiam habitantes no “Novo Mundo”: eram os diferentes povos indígenas, considerados os povoadores da região. O processo que promoveu o primeiro contato entre portugueses e indígenas foi um encontro de culturas? Ou uma conquista, um “desencontro de culturas”?

A colonização portuguesa teve como principais características a submissão e o extermínio de milhões de indígenas. O processo de colonização portuguesa no Brasil teve um caráter semelhante a outras colonizações europeias, como a colonização espanhola, que conquistou e exterminou os povos indígenas.

A Coroa portuguesa, durante as Grandes Navegações (XV-XVI), tinha como principais objetivos a expansão comercial e a busca de produtos para comercializar na Europa (obtenção do lucro). Existiam outros motivos, porém focaremos esses dois.

Em 1500, os primeiros portugueses que desembarcaram no “Novo Mundo” (América) tomaram posse das terras, logo em seguida tiveram os primeiros contatos com os indígenas, designados pelos portugueses de “selvagens”. Alguns historiadores chamaram o primeiro contato entre portugueses e indígenas de “encontro de culturas” (como uma tentativa de amenizar e adocicar as péssimas relações que foram mantidas), mas percebemos que o início do processo de colonização portuguesa foi um “desencontro de culturas”, que mais correspondeu ao processo de extermínio e submissão dos indígenas – tanto por meio dos conflitos com os portugueses quanto pelas doenças trazidas por estes, como a gripe, a tuberculose e a sífilis. 

No século XVI, poucos empreendimentos foram efetivados no território colonial. As principais realizações portuguesas, utilizando a mão de obra indígena escravizada, foram: nomear algumas localidades no litoral, confirmar a existência do pau-brasil e construir algumas feitorias.

O “desencontro de culturas” promovido pelos primeiros contatos entre europeus e indígenas ganhou nova força a partir de 1516, quando Dom Emanuel I, rei de Portugal, enviou navios ao novo território para efetivar o povoamento e a exploração. Os indígenas resistiram à tentativa de submissão e extermínio, expulsando rapidamente os portugueses. Até o ano de 1530, a ocupação portuguesa ainda era bastante tímida – somente no ano de 1531, o monarca português Dom João III enviou Martin Afonso de Souza ao Brasil, nomeando-o capitão-mor da esquadra e das terras coloniais, visando efetivar a exploração mineral e vegetal da região e a distribuição das sesmarias (lotes de terras).

A submissão e o extermínio dos indígenas pelos europeus estavam apenas começando na história do Brasil, entretanto não devemos esquecer a resistência que os povos indígenas empreenderam.

Oi, tudo bem? Estaremos tendo a oportunidade de dar continuidade aos estudos e o mesmo tempo manter o isolamento social através das aulas virtuais. Hoje vamos conhecer o princípio extrativista e de exploração de mão de obra adotado para o novo território sob domínio português.

Atividade 1

Leia o texto abaixo e responda as questões propostas. 

A chegada dos europeus na América

Os europeus e os indígenas da América tiveram seus primeiros contatos no século XV, no momento da expansão marítima europeia. Quando os europeus chegaram ao Brasil já existiam habitantes naquele território? Mas é lógico que existiam habitantes! Eram os diferentes povos indígenas, considerados os povoadores da região. 

A colonização portuguesa teve como principais características a submissão e o extermínio de milhões de indígenas. Aliás, foram os europeus que chamaram de índios os povos nativos da região. Englobar toda a diversidade cultural indígena nesse nome generalizante criou certo entendimento de que os povos indígenas eram todos semelhantes, mas a verdade não é essa. O processo de colonização portuguesa no Brasil teve um caráter semelhante a outras colonizações europeias, como a colonização espanhola, que conquistou e exterminou seus povos indígenas.

Em 1500, os primeiros portugueses que desembarcaram no continente americano tomaram posse das terras e logo em seguida tiveram os primeiros contatos com os indígenas, chamados pelos portugueses de “selvagens”. Alguns pesquisadores chamaram esse primeiro contato entre portugueses e indígenas de “encontro de culturas”, como se este representasse um momento em que as diferentes culturas trocaram influências, mas não foi bem isso o que aconteceu. Concordamos com os pesquisadores que compreendem que o início do processo de colonização portuguesa foi um “desencontro de culturas” (que mais correspondeu ao início do processo de extermínio e submissão dos indígenas, o genocídio) e que houve um processo de imposição cultural (que chamaremos de etnocídio, ou seja, os portugueses impuseram sua cultura sobre a cultura indígena). 

Atividade 2

a) Quando os europeus chegaram na América esse continente já era povoado. Copie do texto o trecho que confirme esta afirmação. 

b) Qual a principal característica da colonização portuguesa? 

c) Tente explicar por que os portugueses ao entrarem em contato com os povos indígenas, chamaram os mesmos de “selvagens”. 

d) Por que não é correto afirmar que o primeiro contato entre europeus e indígenas foi um “encontro de culturas”?

e) Procure em um dicionário ou pesquise na internet as palavras que você não sabe o significado.

Atividade 3

Assista o vídeo clicando no link abaixo, reflita sobre as questões abordadas sobre a chegada dos portugueses no território brasileiro e depois produza um texto usando com roteiro as seguintes questões: 

AMÉRICA PORTUGUESA: “Conquista e colonização” – HISTÓRIA NEWS – Canal: Prof. Silvânio Barcelos –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=zP_LCph9DwA
  • Chegada dos portugueses no Brasil: Descoberta, ocupação ou invasão? 
  • Exploração do pau-brasil. 
  • Exploração da mão-de-obra indígena na extração do pau-brasil. 
  • A relação dos Jesuítas e os indígenas.
  • O mito sobre a substituição do trabalho indígena pelo trabalho escravo africano. 

Atividade 4

A charge abaixo se refere a uma das características da exploração do pau-brasil.

Observe a charge e relacionando a com o vídeo da tarefa II, explique como se dava a exploração da mão-de-obra indígena na extração do pau-brasil pelos portugueses no início da colonização do Brasil.

Proponentes – ProfessoresIzolina Vieira de Deus Oliveira
Instituição EducacionalEscola Municipal Professor Hilarindo Estevam de Souza
CREBrasil Di Ramos Caiado
EAJAEAJA
EAJA – Série:6ª Série
Componente Curricular:História
Habilidade estruturanteHabilidades Complementares eObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJAHI0629) Conhecer o princípio extrativista e de exploração de mão de obra adotado para o novo território sob domínio português.