Estudo bíblico bem aventurados os misericordiosos

[:pb]

O seguimento de Jesus

No inicio da nossa caminhada cristã, somos levados a um profundo arrependimento e a renunciarmos a tudo aquilo que nos levava a uma vida de pecados, afastada de Deus e sem nenhum sentido. É costume escutarmos, por exemplo, um jovem relatando seu encontro pessoal com Jesus e que depois deste encontro aquele jovem deixou as drogas, parou de frequentar lugares que o levaria a pecar. O jovem é somente um exemplo, pode ser um adolescente e até mesmo um religioso. Claro que as situações serão diferentes de um jovem. O importante é o encontro pessoal com Cristo.

Deixar uma vida desvirtuada é um passo importante para quem está seguindo Jesus Cristo. Isto aponta o grande desejo de crescer em virtudes e no amor ao Senhor. Sendo assim, neste processo de conversão, Jesus sugere um caminho seguro para quem deseja realmente progredir em virtudes e não deixar somente de cometer atos pecaminosos, mas crescer na santidade de vida e ser um homem novo.

O caminho apontado por Jesus é o das bem aventuranças e, de forma especial, a bem aventurada misericórdia: “Bem aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mt 5,7). “As bem-aventuranças retratam o rosto de Jesus Cristo e descrevem-nos a sua caridade: exprimem a vocação dos fiéis associados à glória da sua paixão e ressurreição; definem os atos e atitudes características da vida cristã” (CEC, 1717).

Estudo bíblico bem aventurados os misericordiosos

O bom samaritano / franciscanos.org

Leia mais:
.:Cuidar das pessoas feridas, conforme o Bom Samaritano, pede Papa
.:Os puros verão a Deus

Nos configuremos a Cristo

O cristão para amadurecer na fé precisa ter ciência de qual é o bem moral que ele precisa praticar (cf. VS, 8), pois não basta deixar de fazer e sim começar a ser, como dei o exemplo, mas é necessário voltar-se inteiramente a Cristo e se configurar naquilo que Ele é, isto é, Ele é o bem aventurado por excelência.

Misericórdia é um atributo próprio de Deus. “Que Deus Pai era misericordioso, o povo hebreu bem o sabia; era problemático pensar que os seres humanos pudessem ser como Ele” (Conselho Pontifício para a promoção da Nova Evangelização. As Parábolas da Misericórdia. 2015, p. 5). Ser misericordioso como Deus é como se acolhêssemos um tesouro que Ele mesmo quer partilhar conosco. Só que este tesouro não deve ser retido para nós mesmos e sim partilhado com os mais necessitados.

A vivência das bem aventuranças aparece como resposta àqueles que buscam a perfeição cristã. “Cada bem-aventurança promete, desde uma particular perspectiva, precisamente aquele ‘bem’ que abre o homem à vida eterna, mais, que é a própria vida eterna” (VS, 16). Como afirma a Carta Encíclica Veritatis Splendor, as bem aventuranças não apresentam normas, mas atitudes e disposições de coração que acabam por advir na vivência de uma liberdade ordenada à perfeição que é o amor.

O que é ser misericordioso?

Nas diversas parábolas que os evangelistas narram sobre o perdão e a misericórdia, existe uma que eu quero ressaltar. Trata-se da parábola do servo cruel (cf. Mt 18, 21-35). A parábola diz de um rei que resolveu acertar as contas com os servos. Logo que o ajuste iniciou, trouxeram ao rei um servo que lhe devia uma fortuna inimaginável, isto é, o servo devia tanto que era até difícil calcular a sua dívida. Só que o patrão teve misericórdia do servo e perdoou toda a sua dívida. Apesar disso, aquele servo perdoado ao sair da presença do seu senhor, encontrou com um dos seus companheiros que lhe devia uma quantia muito pequena. Contudo, o servo que foi perdoado de toda a sua dívida não teve a mesma atitude com o seu companheiro: mandou jogar o seu companheiro na prisão até que ele pagasse tudo o que estava devendo.

O relato da parábola não descreve como o servo pôde endividar-se a tal ponto. Interessante que ele não se recusa a pagar, só pede paciência ao patrão; só que a atitude do patrão é de uma profunda compaixão por este empregado. Mesmo que ele tentasse pagar nunca conseguiria. Isso significa que para nós, mesmo que quiséssemos pagar nossa dívida contraída pelo pecado, não conseguiríamos. A salvação é um dom gratuito de Deus dado ao ser humano.
A pergunta que o rei faz no final desta parábola leva-nos a refletir: “Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?”.

A parábola nos ensina da necessidade de se imitar a misericórdia divina, porque a dívida que nós contraímos por causa do pecado foi enorme, no entanto, Deus perdoou-nos enviando o Seu Filho para pagar todo nosso pecado. “Aquele que não cometeu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nos tornemos justiça de Deus” (2 Cor 5,21). Jesus, o Filho amado do Pai, assumiu a condição humana e viveu o Mistério Pascal por amor a humanidade.

Jesus foi o primeiro a encarnar em sua vida a misericórdia, pois Ele mesmo diz que só faz o que vê o Pai fazendo (cf. Jo 5, 19). Todas as atitudes de misericórdia de Jesus tem como fonte o Pai Misericordioso, como relatam as diversas parábolas contidas no capítulo 15 do Evangelho de São Lucas. “Em Cristo e por Cristo, Deus com a sua misericórdia torna-se também particularmente visível; isto é, põe-se em evidência o atributo da divindade” (DM, 2).

A única coisa que nós podemos fazer é imitar o exemplo de Deus. Isto é, ser misericordioso com o próximo e perdoar todas as ofensas que eles nos fazem. “Jesus Cristo ensinou que o homem não só recebe e experimenta a misericórdia de Deus, mas é também chamado a ‘ter misericórdia’ para com os demais. ‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia’ (Mt 5,7). A Igreja vê nestas palavras um apelo à ação e esforça-se por praticar a misericórdia. Se todas as bem-aventuranças do Sermão da Montanha indicam o caminho da conversão e da mudança de vida, a que se refere aos misericordiosos é particularmente eloquente a tal respeito. O homem alcança o amor misericordioso de Deus e a sua misericórdia, na medida em que ele próprio se transforma interiormente, segundo o espírito de amor para com o próximo” (DM, 14).

Diácono Uélisson Santos
Comunidade Canção Nova[:]

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

Estudo bíblico bem aventurados os misericordiosos

No sermão da montanha Jesus disse: “Bem aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”.

Nesta conhecida bem aventurança, Jesus destaca a necessidade de sermos misericordiosos para que possamos alcançar misericórdia.

Como implicação, ela é também uma das qualidades que todo verdadeiro cristão precisa ter, porque  sem misericórdia não existe evangelho.

Aliás, sem misericórdia é impossível fazer a vontade de Deus e atender ao chamado de Jesus. Mas afinal, o que é misericórdia, e quem são os misericordiosos?

No estudo de hoje tentaremos esclarecer essas questões à luz do evangelho, para conscientização nossa como cristãos nesses dias onde estamos vivendo uma escassez de misericórdia.

Bem aventurados os misericordiosos

A palavra misericórdia é sinônimo de Dó, Compaixão, Piedade, e se caracteriza pelo sentimento de solidariedade com relação a alguém que está sofrendo alguma perda ou tragédia.

Assim sendo, ela é também o ato concreto desse sentimento, demonstrado através do perdão e da graça.

Na parábola do bom samaritano Jesus descreve com clareza o que é misericórdia e como exerce-la na prática, quando um doutor da Lei o indaga sobre quem é o próximo.

Leia também: Bem aventurados os que choram

Em Lucas 10:30-37 lemos:

“Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira”.

Quem São os Misericordiosos?

O texto que acabamos de ler mostra na prática o que é ser misericordioso e quem são os misericordiosos.

Aliás, em todo o seu ensinamento, Jesus deixa muito claro que o Evangelho é prática, não falácias. De modo que, ser misericordioso é praticar a misericórdia no dia a dia.

Veja que é impossível praticarmos o evangelho sem que o próximo esteja envolvido no processo (por essa e outras razões não creio em salvação individual).

Com efeito, a parábola do bom samaritano ensina que misericordioso é aquele que se dispõe a ajudar quando todo o resto nega ajuda.

Também deixa claro que o fato de ser um doutor da lei; o fato de ser um pregador ou mesmo um entendido da bíblia, não quer dizer nada, se todo esse conhecimento não refletir na prática.

Assim, misericordioso é aquele que se compadece do sofrimento alheio; aquele que faz com os outros exatamente aquilo que gostaria que o fizessem a si mesmo.

Ou seja, os verdadeiros misericordiosos não apenas setem dó, compaixão e piedade; eles fazem algo a respeito.

Como é o caso do bom samaritano, que não se autointitulando doutor da lei, religioso santo ou praticante da Torá, fez muito mais do que os religiosos da época.

Me permita interromper sua leitura por um instante:

VOCÊ GOSTARIA DE ESTUDAR TEOLOGIA DE SUA CASA, E SEM MENSALIDADES?

Conheça o programa que está detonando as faculdades tradicionais, o programa Teologia Para Todos. 

Nele você pode estudar teologia através de vídeo-aulas no seu computador, tablet ou celular, fazendo seu próprio horário.

Então, se você deseja estar preparado para a obra de Deus e ser um teólogo altamente qualificado, faz o seguinte: participe do programa e junte-se aos mais de 20.634mil alunos. Quero conhecer o programa.

Praticando a Misericórdia

Bem aventurados são os misericordiosos porque eles alcançarão misericórdia de Deus, assim como alcança o perdão,  aquele que perdoa.

Bem aventurados são os misericordiosos porque eles praticam o evangelho, demonstrando compaixão pelo seu semelhante.

Quer ser misericordioso? Pare de ignorar aqueles que precisam de sua ajuda. Veja que, o que não nos falta no dia a dia é a oportunidade de exercermos misericórdia.

Afinal de contas, ser misericordioso é levantar o que está caído; é suprir as necessidades daqueles que nada têm.

Ser misericordioso é sair de dentro das quatro paredes do templo, deixar de ser um parasita dentro da igreja e estender as mão para aqueles que gritam por socorro do lado de fora.

Outrossim, ser misericordioso é deixar de julgar, apedrejar e condenar o próximo, e, ao invés disso, perdoa-lo.

Veja que a misericórdia quase sempre vem daqueles que menos esperamos, e quase nunca vem daqueles que se dizem piedosos.

Por isso, bem aventurados são os misericordiosos que praticam a misericórdia, não aqueles que se dizem misericordiosos. Os que praticam, de fato, alcançaram misericórdia.

Conclusão

Em síntese, a parábola do bom samaritano nos mostra o que é misericórdia e como devemos exerce-la na prática.

Aprendemos também que a misericórdia vem daqueles que menos esperamos, por isso não devemos jugar ninguém, visto que a providência e o socorro pode vir exatamente de quem menos esperamos.

Aprendemos também que estar na igreja, ser doutor da lei, entender a bíblia de cabo a rabo e andar conforme o pastor manda, não nos qualifica como misericordiosos.

Pelo contrário, esses que têm muita posição eclesiástica são os que menos tem misericórdia.

Portanto, procure exercer misericórdia na prática e seja um cristão que vive o evangelho no dia a dia.

Além de tudo, faça parte do grupo dos verdadeiros misericordiosos e seja um bom samaritano nos dias atuais, por que é disso que o mundo precisa.

Por fim, comece hoje a praticar a misericórdia como ensinou Jesus porque, de fato, bem aventurados são os misericordiosos.