Exercícios sobre pirâmide etária 8o ano

Vamos a mais um tema importante para o Enem? Em primeiro lugar, é fundamental que você saiba ler as pirâmides etárias. Isso mesmo! É preciso entender o que essa representação quer dizer. Entenda os conceitos essenciais para montar uma pirâmide etária:

Primeiramente, o que é uma Pirâmide Etária? Pirâmides Etárias são gráficos organizados para classificar a população de uma determinada localidade conforme as faixas de idade e dividindo-as por sexo. Observe na imagem: homens à esquerda, e mulheres à direita:

Exercícios sobre pirâmide etária 8o ano

Digamos que a pirâmide tem “regiões” diferentes, como por exemplo:

  • A base é formada pelas barras inferiores, que representam a população mais jovem.
  • As barras do meio, indicam a população adulta.
  • E as barras superiores, representam a população mais velha.
  • Do lado direito do eixo, sempre se quantifica a população feminina.
  • E do lado esquerdo, a população masculina.

Para que utilizamos as pirâmides etárias?

O ponto central está no conhecimento da dinâmica da população na linha do tempo para projetar o planejamento público a médio e longo prazo. Por exemplo, se a estrutura etária da população apontar que há uma grande quantidade de idosos, os governos vão começar a reavaliar as previdências sociais e investir em métodos de reposição populacional, políticas públicas que beneficiem os idosos e assim por diante.

Este post está valendo pra você? - Então, compartilhe com os colegas!

Outra importância é poder conhecer a evolução da população, avaliando as taxas de natalidade em comparação à população adulta, aferindo sobre a existência de uma política de controle de natalidade no país ou se ela precisa ser adotada.

Aula Gratuita sobre Pirâmides Etárias:

E aí, tudo entendido? Vamos descomplicar. Veja um resumo simples e direto com o professor Rafael Carrieri para você entender as Pirâmides Etárias.

https://youtu.be/pQbVa6mO8kI

Muito bom este resumo. Veja mais aulas de Geografia no canal Curso Enem Gratuito. Agora, vamos seguir com a aula sobre as Pirâmides Etárias.

Os diferentes tipos de pirâmides etárias:

  • Pirâmide Jovem: possui uma base mais larga, em virtude dos altos índices de natalidade e um topo muito estreito, em função da alta mortalidade e da baixa natalidade em tempos anteriores. 
    Exercícios sobre pirâmide etária 8o ano
    Esse tipo de Pirâmide Jovem é visto com mais frequência em países subdesenvolvidos.
  • Pirâmide Adulta: possui uma base também larga, porém com uma taxa de natalidade menor em face da população infantil e jovem. A pirâmide brasileira acima representada é um exemplo de pirâmide adulta.
    Exercícios sobre pirâmide etária 8o ano
  • Pirâmide Rejuvenescida: apresenta um relativo aumento do número de jovens em relação a um período anterior, em função do aumento da fecundidade, geralmente em países desenvolvidos que estimulam a natalidade.
    Exercícios sobre pirâmide etária 8o ano
  • Pirâmide Envelhecida: a população adulta é predominante e a base bem reduzida, apresentando uma quantidade de idosos significativamente maior em comparação às demais pirâmides. Esse tipo de pirâmide é mais comum em países desenvolvidos.
    Exercícios sobre pirâmide etária 8o ano

Migração x Emigração – Veja como elas interferem nas pirâmides etárias

Veja um resumo gratuito com o professor Carrieri para você compreender as diferenças entre Migração e Emigração, para aprender como estes fenômenos interferem na dinâmica da população.

https://youtu.be/kb4Xxnmc7oY

Excelente este resumo de Geografia.  Tem mais aulas de Geografia no canal do Curso Enem Gratuito. Agora, é com você!

Se você quiser mergulhar mais um pouco em Pirâmides Etárias, e ver também como as Migrações contribuem para modificar o desenho populacional, veja aqui aula com resumo completo.

Exercícios sobre Pirâmides Etárias

1 – (FGV-SP) A partir de levantamentos demográficos, o órgão da ONU que estuda a população elaborou as pirâmides etárias que representam modelos de estrutura demográfica dos continentes.

Observe as pirâmides I, II e III, referentes ao ano de 2010, apresentadas a seguir.

Exercícios sobre pirâmide etária 8o ano

(http://esa.un.org/wpp/population-pyramids/population-pyramids_percentage.htm)

Considerando a dinâmica demográfica predominante em cada continente, pode-se afirmar que a pirâmide

a) I é representativa da explosão demográfica observada nas décadas de 1960/80 na América Latina.

b) II é característica da Ásia, onde o crescimento demo- gráfico é garantido pelos imigrantes.

c) II é típica da Europa, que reduziu a natalidade a partir das últimas décadas do século XX.

d) III é característica da África, onde a transição demográfica encontra-se nas fases iniciais.

e) III é típica da Oceania, onde os grupos humanos apresentam elevada taxa de fecundidade.

2 – (UPE) Analise o gráfico a seguir:

Exercícios sobre pirâmide etária 8o ano

Considerando os indicadores apresentados no gráfico e as atuais mudanças no processo de envelhecimento da população brasileira, é CORRETO afirmar que

a) a expectativa de vida no Brasil vem aumentando muito célere, consequentemente apresentando taxas de longevidade acima da de países com índice de desenvolvimento humano elevado em aspectos, como saúde, escolarização e nutrição.

b) de acordo com os indicadores demográficos, o Brasil se encontra no início do estágio de transição de país jovem para país maduro. O percentual de idosos é semelhante ao de países, como Suécia, Itália e Serra Leoa.

c) apesar das mudanças ocorridas na estrutura etária da população brasileira, entre as décadas de 1960 e 2010, o país continua demograficamente jovem, com elevadas taxas de natalidade e de mortalidade e com uma baixa expectativa de vida para a população em geral.

d) a taxa de fecundidade no Brasil vem declinando, e a proporção de idosos vem crescendo mais rapidamente que a proporção de crianças. Contudo, esse processo de envelhecimento populacional não ocorre de maneira uniforme, em todas as regiões brasileiras.

e) o envelhecimento da população brasileira é oriundo do intenso processo de urbanização em todas as suas regiões. Por isso, o aspecto triangular da pirâmide etária vem apresentando, nas últimas décadas, um aumento percentual do bônus demográfico de homens e mulheres.

3 – (UEA) Analise as pirâmides etárias

Exercícios sobre pirâmide etária 8o ano

(www.revistaescola.abril.com.br. Adaptado.)

Assinale a alternativa correta.

a) A população brasileira está se tornando cada vez mais jovem.

b) A população brasileira está envelhecendo ao longo dos anos.

c) O número de idosos ultrapassará o de jovens até 2020.

d) A estrutura etária da população pouco tem mudado ao longo dos anos.

e) A população masculina predomina em relação à feminina.

GABARITO

1 – D

2 – D

3 – B

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

A figura a seguir revela a estrutura etária brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a partir da construção de pirâmides etárias absolutas. Analisando os gráficos, observamos uma tendência de ampliação do número de pessoas idosas (com 60 anos ou mais), alterando o formato da pirâmide etária em relação ao ano de 1980, com alargamento do topo e estreitamento da base. A estimativa do IBGE é de que em 2060, aproximadamente 1/3 da população brasileira será de pessoas idosas. Sendo assim, torna-se necessário pensar em estratégias para promover um envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável da população brasileira. Nesse sentido, foi instituída a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, por meio do Decreto nº 9.328, de 3 de abril de 2018.

I. Oferta de oportunidades para a convivência das pessoas idosas com pessoas de diferentes idades, como forma de evitar o isolamento social.

II. Ambientes físicos e relacionais mais favoráveis ao envelhecimento, livres de barreiras arquitetônicas e urbanísticas e de discriminação por idade.

III. Combate ao abuso financeiro, psicológico ou físico e à violência contra a pessoa idosa.

IV. Eliminação da perda de autonomia e de dependência.

V. Erradicação de fragilidades e doenças crônicas, alcançada por ações de promoção da saúde e do bemestar;

VI. Superação total de vulnerabilidades e de desigualdades sociais.

Baseando-se nessa estratégia, assinale a seguir a alternativa que apresenta apenas os resultados esperados por ela: