O que é banda larga por satelite

É uma tecnologia moderna que leva banda larga para uma região onde não chegam operadoras de internet com rede cabeada (Ex.: cabo de rede, fibra, radio, etc..); desde que esteja dentro da área de cobertura do satélite, é possível atender com banda larga satelital. A região onde o nível de sinal do satélite é delimitado é denominado Beam, é trecho que determina se uma região pode ou não ter acesso a banda larga por satélite através deste satélite.O que é Internet via Satélite

O que é banda larga por satelite
Beam do Satélite Amazonas 3 Banda Ka. FONTE: satbeams.com

Como funciona?

Todos os conteúdos e informações acessadas na web através dos computadores que estão atrás do modem são transmitidos para o satélite via antena e um BUC que são instalados no local; o satélite por sua vez repassa todo o pacote de informações para estações remotas, as estações remotas são responsáveis por conectar à internet, fazer as requisições necessárias e devolve-las para fazer o caminho inverso, basicamente, uma conexão via cabo ou fibra ótica funciona da mesma maneira; o que muda da topologia convencional é o meio de transporte, de como as informações trafegarão até a chegada ao usuário.O que é Internet via Satélite

O que é banda larga por satelite
Topologia de uma rede Satelital.

 O que é Fator de Compartilhamento(FC)?

O fator de compartilhamento é o que facilita a aquisição dos serviços de banda larga satelital para todos, o custo do link full, ou seja, 100% da capacidade do link é inviável para a maioria das pessoas e empresas, por este motivo, os links são compartilhados na própria HUB com este compartilhamento, o link pode ser distribuído para todos todos os terminais possuem um fator onde o mesmo garante que o link não ficará a baixo de limiar estipulado como taxa mínima e também não ultrapasse a taxa máxima.O que é Internet via Satélite

Qual a latência do serviço?

    O que é?

Latência é o atraso, o tempo em que um pacote de informações demora para chegar até o destino.

    Qual é a latência da internet via satélite?

A latência pode variar de acordo com o nível de recepção e transmissão da antena no local de instalação; tomando por exemplo um dia sem nenhuma nuvem e o nível de sinal bom para excelente, na banda Ka temos uma latência média de 600ms já na banda Ku temos uma latência média de 800ms.

Como funciona a contratação?

Para a ativação em um local é necessário a instalação de equipamentos, o kit é composto de:

  • 1 antena tipo prato;
  • 1 BUC;
  • 1 modem.

O kit é enviado até o local da instalação, o mesmo ficará com o cliente em forma de comodato, para este processo de ativação é necessário uma adesão, a adesão cobrirá todas as despesas de ativação; normalmente a adesão é paga antes da ativação do serviço.

No momento da contratação do serviço, o cliente escolherá o plano que melhor atenda a demanda; esse plano em banda ka pode ser com consumo limitado ou ilimitado e no caso da banda ku todos os planos são ilimitados, o pagamento do plano é feito de forma antecipada e o primeiro pagamento é realizado cerca de cinco dias após a ativação do serviço.

O que é Banda Ka?

Confira tudo sobre Banda KA.

O que é Banda Ku?

Confira tudo sobre Banda KU.

Saiba tudo sobre a conexão que não utiliza cabos, e entenda se a internet via satélite é boa para você. 

Neste artigo, você vai entender os detalhes sobre a internet via satélite, tudo sobre essa tecnologia e, principalmente, como ela pode ser boa para a sua casa. Continue lendo!

O que é a internet via satélite?

A internet via satélite é um tipo de conexão que não utiliza cabos e não depende de estruturas físicas como a fibra óptica, por exemplo. Sua transmissão é feita através com um satélite, de maneira bidirecional, recebendo e enviando dados. 

Essa tecnologia nasceu da necessidade de atender às demandas dos usuários de internet ao redor do mundo, que vivem em áreas mais afastadas, onde a banda larga e o cabeamento ainda não chegaram. Por não precisar de fios e uma grande estrutura terrestre, a internet via satélite é boa, e considerada ideal para quem mora afastado de grandes cidades, em áreas rurais ou litorâneas. 

Existem empresas especializadas em internet via satélite como HughesNet, Top Services Telecomunicações e NetLight, mas algumas operadoras de telefonia também oferecem esse serviço como a Claro, Oi e Vivo.

Como a internet via satélite funciona?

Para a conexão existir, a operadora envia o sinal para o satélite que está fixo na órbita da terra e, então, o satélite recebe informações da operadora e repassa as informações novamente ao servidor.

Porém, a internet via satélite, pode sofrer interferências de poluição, chuva e outros fenômenos climáticos, que podem comprometer a qualidade do sinal. Além disso, ela funciona por franquia de dados, ou seja, você tem um limite para usar e ao ultrapassá-lo, a velocidade é reduzida ou cortada.

O que é preciso para ter a internet via satélite?

Para ter acesso à internet via satélite, é simples. Primeiro, você precisa contratar uma operadora que ofereça esse tipo de serviço. Após a contratação, você vai precisar de dois modems e uma mini antena parabólica, que lembra a de TV por assinatura, e é possível conseguir com a operadora contratada.

Você também pode criar redes domésticas dentro da sua casa, repetida através de sinal de rádio, para que várias pessoas possam usar a mesma internet em diferentes cômodos. Algumas empresas oferecem o modem gratuitamente para os clientes. 

Vantagens da internet via satélite

  • Não precisa de cabos: é uma conexão simples, com a informação sendo transmitida via antena instalada na sua casa e o satélite que fica fixo na órbita da terra;
  • Ideal para quem mora em cidades rurais ou afastadas dos grandes centros: por não depender de uma estrutura cabeada, que ainda não alcança todo o país, a internet via satélite é boa opção, por poder ser utilizada de qualquer lugar;
  • Boa velocidade: com uma transmissão bidirecional, ou seja, enviando e recebendo dados, a internet via satélite é boa para uso doméstico, download e upload, acessar redes sociais, ver filmes e séries.

Desvantagens da internet via satélite

  • Mais caro que as opções mais populares: o valor pode chegar a ser mais caro que as opções convencionais;
  • A conexão oscila de acordo com a condição do tempo: por ter informações enviadas da antena para o satélite, interferências como fortes chuvas podem comprometer o sinal;
  • Depende da franquia de dados: a conexão via satélite funciona da mesma maneira que um plano de celular pré-pago, ao acabar os dados contratados no pacote, a internet terá a velocidade reduzida .

Afinal, a internet via satélite é boa e vale a pena?

A conexão via satélite é boa para quem mora em locais afastados dos grandes centros, como pequenas cidades e áreas rurais, onde a estrutura de cabos e fibra óptica ainda não chegou. 

Mas não é considerada a mais adequada para quem precisa de uma internet sem interferências. Isso porque, por depender de um satélite, o sinal fica comprometido por fenômenos como chuvas e poluição, por exemplo. 

Além disso, é uma tecnologia cara, com preços mais altos que planos de internet comum. É uma boa opção para quem mora em áreas afastadas de grandes cidades e quer se manter conectado. 

Para ajudar em sua escolha, aqui na Zelas Conecta, você confere e analisa todos os planos para entender qual é o ideal para sua casa. Acesse nossa página de internet, e escolha o seu.

Banda larga via satélite é a conectividade de rede fornecida por meio de órbita terrestre baixa (LEO) ou satélites geoestacionários, com os últimos fornecendo taxas de dados muito mais rápidas. A banda larga via satélite permite o acesso à Internet via satélite em duas etapas:

  1. Um computador pessoal transmite solicitações via modem via satélite para uma antena parabólica colocada no topo de uma casa ou empresa.
  2. A antena envia e recebe sinais do satélite em órbita. Se a antena for capaz de obter uma visão clara do céu do sul (sobre os Estados Unidos), o usuário poderá receber acesso à Internet via satélite.

A banda larga via satélite também é conhecida como acesso à Internet via satélite.

Definirtec explica a banda larga via satélite

A comunicação por satélite oferece uma ampla variedade de recursos, bem como algumas limitações técnicas, em comparação com os serviços tradicionais de Internet de banda larga. Os satélites colocados em órbita geoestacionária podem fornecer velocidades de Internet de cerca de 0.5 Mbps. No entanto, a velocidade é limitada a 80 Kbps nas transmissões do usuário. Em áreas rurais, essa velocidade é geralmente maior do que o disponível por outros meios.

A banda larga via satélite também oferece recursos adicionais, como Voice over Internet Protocol (VoIP), TV padrão e de alta definição (HDTV), vídeo sob demanda e datacast.

A banda larga via satélite também tem algumas desvantagens importantes:

  • Latência do sinal: a distância que um sinal precisa percorrer desde a estação de satélite de um usuário pode resultar em atrasos significativos e uma latência três vezes maior do que a de outros provedores de serviços de Internet. Isso torna a banda larga via satélite menos do que ideal para uso com aplicativos em tempo real como o Skype.
  • Desvanecimento da chuva: Chuva, neve e umidade afetam bastante a comunicação por satélite. As bandas de frequência mais baixas são menos vulneráveis ​​em comparação com as bandas de frequência mais altas, o que pode afetar o tipo de banda usada em áreas onde chuvas fortes são uma preocupação.
  • Linha de visão: a comunicação por satélite requer uma visão clara entre a antena e o satélite. Como tal, os sinais podem ser dispersos como resultado da presença de árvores e outra vegetação. Os sinais também podem ser sensíveis a obstruções menores, como folhagens de árvores, quando a frequência de rádio cai abaixo de 900 MHz.

A maior vantagem da banda larga via satélite é que ela pode ser rapidamente instalada em um dispositivo móvel menos sujeito a ataques ou desastres naturais.