O que é couve flor

A couve-flor é um vegetal da espécie Brassica oleracea , que inclui repolho , couve de Bruxelas, brócolis, couve e couve-rábano. Todas essas plantas são, na verdade, variantes da mesma espécie, e a couve-flor é formalmente conhecida como Brassica oleracea var. botrytis . Como outros vegetais deste grupo, que faz parte da família da mostarda , tem uma textura picante e levemente picante tanto na forma crua quanto cozida. A maioria das lojas vende vegetais em vários pontos do ano.

A couve faz parte da mesma espécie da couve-flor.

Tecnicamente, a maior parte da couve-flor é comestível, mas a maioria dos consumidores prefere a cabeça, que é formada por uma massa de hastes de flores imaturas. Como regra geral, a cabeça é branca, mas as variantes vêm em roxo e verde também. As folhas verdes crocantes e o caule também são comestíveis, embora precisem ser cozinhados antes de serem consumidos. Qualquer que seja a porção da planta que o consumidor pretenda comer, a cabeça deve estar firme e uniformemente colorida quando comprada, e as folhas e caules devem estar crocantes, não murchas.

Brócolis e couve-flor são vegetais crucíferos que às vezes são combinados em uma salada ou caçarola.

O nome da couve-flor vem do latim caulis , que significa “talo”, e floris , “flor”. Como o termo “couve” também está relacionado com couve , o nome também pode ser traduzido como flor de couve ou flor de repolho. O nome é uma referência ao fato de que o vegetal é uma planta incomum em uma família que é cultivada para verduras comestíveis, não flores. É de origem mediterrânea e tende a preferir climas frios e úmidos. A couve-flor é tecnicamente tolerante à geada e pode ser cultivada na maioria das zonas do USDA, mas não é resistente à geada e pode ser danificada. Se o clima for muito frio, ele produzirá apenas pequenas cabeças parciais.

Muitos membros do grupo Botrytis foram cultivados em toda a Europa durante séculos. No clima certo, a couve-flor pode ser induzida a produzir duas vezes por ano, fornecendo uma fonte de nutrição quando outras plantas podem não estar amadurecendo. No entanto, a planta é notoriamente difícil de crescer, com requisitos exigentes de temperatura, e alguns jardineiros desistem de fazê-la crescer, quanto mais produzir duas vezes. A planta pode ser cozida, em conserva ou comida crua, e há inúmeras aplicações culinárias para a couve-flor, desde caril a purê de batata falso.

A cabeça da couve-flor também é às vezes chamada de coalhada branca ou apenas coalhada. À primeira vista, ele se assemelha a coalhada de leite, uma vez que é irregular e branco. As variedades coloridas podem dar um tom interessante aos pratos, quando podem ser obtidas. Os mercados de agricultores e lojas de produtos especializados podem oferecer couve-flor variada, quando disponível.

Crua: os floretes são crocantes, e o sabor ardido fica acentuado. Por isso, prefira cortar em floretes pequenos e temperar com um molho mais suave.

Branqueada ou cozida no vapor: o sabor fica amenizado; a cor, realçada; e a textura, bem firme. 

Cozida: floretes e talos ficam macios, bons para preparar sopas e purês cremosos. 

Assada: pode ser assada inteira, em floretes médios ou gomos. Absorve o sabor dos temperos, fica com o centro macio e a superficie tostadinha.

Grelhada: cortada em bifes, ou floretes, a couve-flor continua firme e ganha um sabor defumado. A frigideira que deve estar bem quente.

Frita: a textura fica macia e o sabor ameno. 

Marinada: temperada num caldo de vinagre e sal fica um pouco mais macia e com o sabor menos ardido.


Melhor época para comprar

Julho a dezembro

Como escolher

A couve-flor deve estar com a cor uniforme, sem manchas amareladas ou escuras. Dê preferência para comprar com as folhas – elas protegem e conservam melhor o bulbo.

Como armazenar

Lave a couve-flor apenas na hora de utilizar. Cubra o bulbo com papel toalha para evitar umidade, coloque num saco plástico e guarde na parte meno fria da geladeira (ou na gaveta).

Como congelar

Os floretes devem ser branqueados e secos antes de congelar. Eles vão direto do congelador para a frigideira quente, água fervente, caldos ou ensopados.

A couve-flor é uma hortaliça pertencente à espécie Brassica oleracea. De textura delicada e tenra, a couve-flor requer cuidado durante seu preparo. É rica em vitamina C, sais minerais, como cálcio e fósforo, possui baixo teor de sódio e calorias.

Ao comprá-la prefira as cabeças compactas, fechadas, de cor branca ou creme, sem manchas escuras. Evite comprá-la quando estiver com líquido no fundo da embalagem.

A couve-flor estraga rapidamente, por isso compre somente a quantidade necessária para utilização imediata. O período de conservação é de três a cinco dias em geladeira, dentro de saco plástico.

É uma hortaliça de fácil digestão, indicada em casos de desnutrição e, além disso, suas folhas são eficazes contra a anemia.

Ao prepará-la, retire as folhas e as partes muito grossas e duras do caule. Depois, cozinhe a couve-flor picada ou inteira.
Essa hortaliça é originária da Ásia Menor, foi levada para a Europa no início do século XVI. Hoje o cultivo da couve-flor é fácil, pois ela se adapta bem em qualquer tipo de solo, com pequenas correções. O período de safra é de agosto a outubro.

Por Patrícia Lopes

O que é couve flor

Originária da Ásia Menor, a couve-flor é um tipo de inflorescência (conjunto de flores) pertencente a uma família pra lá de boa: a Brassicaceae, mesma de outras delícias como repolho, brócolis e couve de Bruxelas.

Não é sem motivos que esse vegetal crucífero faz sucesso. Afinal de contas, estamos falando de um dos alimentos mais saudáveis que existem. A couve-flor contém fitoquímicos protetores da saúde, compostos anti-inflamatórios, além de ser fonte de fibras e baixíssima em calorias.

O que é couve flor

E se o assunto é nutrientes, a couve-flor dá um show. Ela fornece minerais importantes como cálcio, fósforo, fonte de folato e também vitamina C. Conheça um pouquinho mais sobre seus pontos positivos:

Cuida do seu coração: graças às propriedades anti-inflamatórias, consumir couve-flor regularmente pode ajudar a tornar os músculos do coração mais fortes e saudáveis. Isso ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

Limpa seu organismo: duas substâncias presentes na couve-flor atuam pra desintoxicar o organismo: glicosinolatos e tiocianatos. Além de eliminar os metais pesados, ainda favorece a absorção dos nutrientes.

Ajuda na prevenção do câncer: por ser uma fonte de antioxidantes, como a vitamina C, a couve flor diminui os riscos do desenvolvimento das células cancerígenas.

Mantém seu peso regulado: para quem busca aquela sensação de saciedade sem pesar nas calorias, a couve-flor é uma ótima pedida. Isso, por conta das fibras alimentares, que afastam a fome, ajudando a manter um peso saudável.

O que é couve flor

Couve-flor gratinada, arroz de couve-flor, couve flor refogada ou couve-flor na manteiga. A boa notícia é que opções não faltam na hora de inserir mais desse alimento na sua rotina. Além de ser a estrela do prato, ela pode ser consumida em saladas, tortas, sopas, molhos, pratos fritos e até mesmo em pizzas. Hmm, que delícia!

Vale destacar que a forma mais saudável de preparar é cozinhar no vapor ou assá-la.

Caso você opte por não usar toda a couve-flor de uma vez só, a melhor ideia é sim, congelar. Isso porque o vegetal dura pouco na geladeira e estraga com facilidade. E, por aqui, nada de desperdício, certo?

• Nesse caso, o primeiro passo é fazer a higienização do alimento. Você pode deixar de molho em água com vinagre ou usar um produto específico para limpar legumes e verduras.

• Agora é só cortar os floretes em tamanhos parecidos.

• Depois disso, chegou a hora do branqueamento. Ou seja, dar aquele choque térmico na sua couve-flor. Para isso, coloque uma panela de água para ferver. Ao levantar fervura, coloque o vegetal na água por 1 minutinho. Tire e deposite numa bacia de água com bastante gelo por um minuto.

• Por fim, é só escorrer a água e secar bem com ajuda de um papel-toalha ou deixar sobre um pano de prato bem limpo para secar naturalmente.

• Quando estiver sequinho, separe em pequenas porções em saquinhos plásticos ou potinhos e guarde no congelador.

Agora que você já sabe tudo sobre o alimento, que tal garantir sua couve-flor orgânica?

A couve-flor é um vegetal da família das brassicáceas ou crucíferas, a mesma do vegetal crucífero brócolis. O vegetal merece estar sempre presente na dieta pois possui uma grande quantidade de nutrientes, como vitamina C, K, B5, B6, folato (B9) e manganês. A couve-flor também tem substâncias antioxidantes e outros fitoquímicos.

O vegetal está entre os 20 melhores pontuados no Índice de Nutrientes Densidade Agregado (Andi), que mede a quantidade de vitaminas, de minerais e de conteúdo fitonutriente em relação ao conteúdo calórico. Isso significa que o alimento fornece uma grande quantidade de nutrientes para uma pequena quantidade de calorias.

Versatilidade descreve a couve-flor. Você pode comê-la crua em saladas, cozinhar, ou até mesmo fazer um purê. Ao escolher couve-flor fresca, procure uma que esteja firme, sem manchas amareladas ou amarronzadas, e que tenha folhas verdes anexadas ao caule. Guarde o vegetal inteiro com o caule para baixo na geladeira em um recipiente que permita a ventilação para não acumular água. Desse modo, ela deve durar por cerca de cinco dias.

Benefícios da couve-flor

1. Previne alguns tipos de câncer

A couve-flor contém antioxidantes que ajudam a prevenir mutações celulares e a reduzir o efeito dos radicais livres. Um deles é o indol-3-carbinol ou I3C, que é encontrado nos vegetais da família crucífera. Segundo diversos estudos, esse composto é capaz de reduzir quatro tipos de câncer: o câncer de mama, endometrial, cervical e de próstata.

Estudos recentes mostram que alimentos que contém o sulforafano, um composto de enxofre, são potenciais aliados contra o câncer. A substância é o que dá aos vegetais crucíferos o sabor amargo e tem sido estudada com a função de matar células-tronco cancerosas, atrasando o crescimento de tumores.

Outra pesquisa descobriu que as substâncias denominadas indóis e isotiocianatos presentes na couve-flor inibem o desenvolvimento de câncer em vários órgãos de ratos e camundongos.

2. Melhora a saúde do coração

O sulforafano presente na couve-flor e em outros vegetais crucíferos também foi apontado como capaz de melhorar a saúde do coração. A substância tem capacidade de aumentar as defesas antioxidantes e as proteínas detoxificadoras intracelulares. Assim, ela protege os vasos sanguíneos e reduz os danos causados às células pelo excesso de açúcar. Um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul pesquisou os efeitos do sulforafano no remodelamento cardíaco pós-infarto do miocárdio.

A couve-flor tem um grande número de nutrientes anti-inflamatórios. Eles atuam em nível celular, prevenindo as respostas inflamatórias desde o início. O vegetal atua na regulação do sistema imune e inflamação, diminuindo o risco de doenças relacionadas, como diabetes e obesidade.

4. É rica em vitaminas e minerais

Muitas vezes, com alimentações rápidas no dia a dia, não ingerimos a quantidade de nutrientes necessários. Isso pode gerar uma carência que acaba sendo compensada com polivitamínicos. Comer regularmente couve-flor é uma maneira simples de obter esses nutrientes tão necessários para seu corpo. Por exemplo: uma porção de couve-flor contém 77% do valor diário recomendado de vitamina C. É também uma boa fonte de potássio, proteína, tiamina, riboflavina, niacina, magnésio, fósforo, fibras, vitamina B6, ácido fólico, ácido pantotênico e manganês.

5. Impulsiona sua saúde cerebral

A couve-flor é uma boa fonte de colina, uma vitamina, muito importante e versátil, conhecida pelo seu papel no desenvolvimento do cérebro. A ingestão de colina ajuda no sono, na aprendizagem e na memória.

Segundo um estudo, a substância também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, além de auxiliar na transmissão de impulsos nervosos e na absorção de gordura. Durante a gravidez, o folato essencial da couve-flor pode auxiliar no desenvolvimento neural saudável do feto.

6. Ajuda na desintoxicação

A couve-flor ajuda seu corpo a se desintoxicar. Ela tem substâncias que ajudam o físico a excretar as toxinas. Contém glicosinolatos e tiocianatos que aumentam a capacidade do fígado de neutralizar substâncias tóxicas. Além disso, possui enzimas que ajudam na desintoxicação como a redutase quinona, glutationa transferase e a glucuronosil transferase.

7. Proporciona benefícios digestivos

A couve-flor é rica em fibras e em água. As fibras previnem a constipação e mantém um sistema digestivo saudável, reduzindo o risco de câncer de cólon. Além disso, o sulforafano ajuda a proteger o revestimento do estômago e impede o crescimento excessivo de bactérias Helicobacter pylori, que causam distúrbios estomacais. Os isotiocianatos dietéticos da couve-flor reduzem o risco de vários distúrbios, como úlceras e outras doenças gástricas.

Comer couve-flor pode garantir a ingestão de muitos antioxidantes e fitonutrientes. Alguns deles são vitamina C, beta-caroteno, kaempferol, a quercetina, rutina, ácido cinâmico e muito mais.

Se você consumir esses micronutrientes, seu corpo será capaz de resistir ao envelhecimento causado pela exposição a poluentes e ao estresse crônico. Não ter uma dieta rica nesses nutrientes que combatem os radicais livres pode resultar em danos, como lesões de órgãos.

9. Deixa os ossos fortes

A couve-flor é um alimento rico em vitamina K. Estudos associam a baixa ingestão de vitamina K com um maior risco de fratura de osso e osteoporose. Por outro lado, um consumo adequado da vitamina melhora a saúde de seus ossos, pois favorece a absorção de cálcio e reduz a excreção urinária de cálcio.

Estudos mostraram que o sulforafano da couve-flor pode ser eficaz na proteção da pele contra danos causados pela radiação ultravioleta. A substância defende o coro contra inflamações induzidas pela radiação UV e câncer de pele. Os aminoácidos sulforosos também podem ajudar na saúde e crescimento capilar.

11. Favorece o emagrecimento

A couve-flor é rica em fibras, por isso, retarda a digestão e proporciona a sensação de saciedade. Desse modo, ela também evita beliscadas fora de hora e é aliada no emagrecimento. Além disso, o alimento é composto por 92% de água e tem baixíssima quantidade de calorias; em 100 gramas de couve-flor cozida há apenas 25 calorias.

Para mais, segundo uma pesquisa, os indóis presentes no vegetal ajudam na estimulação da termogênese de queima de gordura, auxiliando na perda de peso e prevenindo a obesidade.

Congele sua couve-flor

Congelar! O ato faz com que alimentos durem por muito mais tempo porque a água presente neles se transforma em gelo, dificultando muito o crescimento de bactérias e diminuindo as reações químicas. Assim, você pode consumi-los sem precisar comprar tudo de novo. Confira como fazer no vídeo a seguir:

A couve-flor pode ser cozida rapidamente em água fervida para que amoleça sem se tornar mole demais. Ela também vai muito bem em suflês, receitas empanadas, saladas e cremes.