O que é densidade demográfica exemplos

Ouça este artigo:

Os termos densidade demográfica e população relativa são sinônimos, que estão se referindo a quantidade de população que habita determinado local, em relação ao tamanho do local, no caso, a área.

A densidade demográfica de determinado país, estado ou município é determinado pela quantidade de habitantes dividida pela área do local, e o resultado se apresentem em habitantes por km².

A importância desse dado demográfico é para analisar a ocupação humana pelo mundo, compreender as áreas com maiores contingentes populacionais e entender os motivos dessas aglomerações, principalmente que ocorrem nos centros urbanizados, onde há melhor qualidade de vida, ofertas de emprego, ou onde há grande crescimento populacional.

O que é densidade demográfica exemplos

Mapa: IBGE, com dados do Censo 2010.

Dentro de um mesmo território pode haver diferenças regionais de densidade demográfica, como por exemplo, no Brasil a região norte tem uma baixa densidade demográfica, enquanto a região sudeste possui uma densidade demográfica alta, isso se dá pela quantidade de habitantes e principalmente em relação a área. Pois se mesma quantidade de habitantes que existem na região sudeste fosse posta na região norte sua densidade continuaria menor, pois essa região possui uma área maior, assim como se a quantidade populacional da região norte fosse posta na região sudeste, devido sua área, a densidade demográfica seria maior.

Quando um local possui uma alta densidade demográfica ele é considerado um lugar povoado, pois está sendo referente a população e a área. Quando um local tem a população alta, indiferente de sua área, ele é considerado populoso, ou seja, em números absolutos de população o local é populoso, mas em relação a sua área ele é povoado.

Países como Mônaco (o menor do mundo) e Cingapura, que são consecutivamente os com a maior densidade demográfica, os mais povoados do mundo, possuem áreas relativamente pequenas em relação aos demais países, e a concentração populacional possui um valor elevado, que não supriria as dimensões territoriais dos países. Mônaco possui uma densidade demográfica de mais 15 mil habitantes por km², ou seja, dentro de um quilômetro quadrado habitam cerca de 15 mil pessoas. Cingapura possui densidade de aproximadamente 8 mil habitantes por km². Sua distribuição populacional só é possível pelo fato da verticalização das cidades, ou seja, construção de prédios, para que a distribuição da população, que é de alto número nesses países, em relação as suas áreas, possa ocorrer.

Dentre os continentes com maiores densidades demográficas, a Ásia é o mais povoado, inclusive porque no continente estão localizados os dois países mais populosos do mundo, a China e a Índia, porém sua densidade demográfica é de aproximadamente 95 habitantes por km², esse número aparentemente baixo se dá pela grande extensão territorial que o continente possui, indiferente da quantidade individual da população de cada país e de suas áreas, nesse caso, soma-se toda a população e divide por toda a área que pertence ao continente, gerando assim a densidade dele.

As menores densidades demográficas se dão geralmente em lugares onde há área relativamente grande porém motivos que a fazem ser inóspita, como o clima, relevo, e outros fatores naturais que influenciam na baixa habitação do local, como é visto na Groenlândia por exemplo, onde a densidade demográfica é menos que 1 habitante por km².

Densidade demográfica ou densidade populacional é uma medida utilizada pela Geografia, para avaliar a distribuição da população em um determinado território. Ela indica a quantidade de pessoas que habitam um determinado espaço geográfico.

Também chamada de população relativa, a medida é expressa em habitantes por quilômetro quadrado (hab/km²).

Esta medida possibilita mensurar a distribuição da população residente em um determinado local, permitindo verificar a população das áreas mais e menos povoadas.

Esse dado possibilita calcular a distribuição da população residente em um determinado território, permitindo a verificação das áreas mais e menos povoadas. Porém, como qualquer outro dado estatístico, ela possui algumas limitações como a generalização, uma vez que a população não se distribui de maneira homogênea pela extensão territorial.

Existem também alguns fatores externos que podem alterar a medida de densidade demográfica nos territórios, que podem ser:

  • Clima
  • Oferta de terras férteis
  • Regime de distribuição de chuvas
  • Terreno que permita o desenvolvimento da construção civil
  • Fatores econômicos: oferta de postos de trabalho
  • Fatores políticos: guerras

De acordo com dados do Banco Mundial, a densidade demográfica no mundo possui um total de 50,79 habitantes por km², levando em conta que a área do planeta é de 510 milhões de km² e a população é estimada em 7,3 bilhões de habitantes.

A Ásia é o continente com maior densidade demográfica, tendo um total de 137,3 habitantes por km². Só a China possui uma densidade demográfica estimada de 145,6 habitantes por km² em 2014.

Como calcular a densidade demográfica

Para realizar o cálculo da densidade demográfica de uma região, precisamos fazer uma relação de dois dados: a população absoluta, que corresponde ao número total de habitantes do local e a área ocupada por este mesma quantidade populacional, que geralmente é expressa em km², conforme a equação abaixo:

Densidade Demográfica no Brasil

O estudo da densidade demográfica no Brasil permite observar como é a dinâmica da distribuição da população pelo território nacional.

De acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no ano de 2014 o número de habitantes no Brasil era de 202.768.562, ao mesmo tempo em que a área territorial oficial do país é de 8.515.767,049 km². Ou seja, a densidade demográfica do Brasil em 2014 era de 23,8 habitantes por quilômetro quadrado.

No entanto, ao considerarmos que a distribuição populacional no Brasil é bastante desigual entre as regiões, esta relação altera-se signficativamente, havendo regiões com uma elevadíssima concentração de pessoas e outras pouco povoadas. A cidade de São Paulo, por exemplo, apresenta mais de 7.300 hab/km², ao passo em que várias cidades na região Norte apresentam índices menores do que 10 hab/km².

Você sabe qual é o menor país do mundo? Acertou se disse Vaticano. A Santa Sé, que fica dentro da cidade de Roma e tem como chefe de Estado o Papa Francisco, tem cerca de mil habitantes, que vivem em apenas 0,44 km². E ele não é apenas o menor e menos populoso: é um dos menos povoados, ou seja, está entre os países com maior densidade populacional.

Essas diferenças acabam gerando algumas confusões. Então, se você quer conhecer esse conceito e acabar com as dúvidas, confira este texto. Tem tanta informação junta que você vai entender bem a ideia de densidade!

Entenda conceitos populacionais

O que é densidade demográfica exemplos
A China é o país mais populoso do mundo, mas ocupa apenas o 55° lugar na lista dos mais povoados. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O conceito de população absoluta mede o número de pessoas de um determinado país ou região.

A China é um bom exemplo disso. Você pode ter estudado na escola que a China é um gigante (e é mesmo!), com quase 1,4 bilhão de pessoas, o país mais populoso do mundo soma quatro vezes o tamanho do terceiro lugar na lista, os Estados Unidos, com cerca de 331 milhões de pessoas. Em relação ao Brasil, a China é sete vezes maior.

A Índia, segundo país mais populoso do mundo, tem cerca de 1,35 bilhão de habitantes. Pode ultrapassar os chineses ainda nesta década em relação à população absoluta.

O mesmo vale para bairros, cidades e estados. Por isso, mesmo que não se empregue o nome “absoluto” no uso cotidiano, é esse conceito que baseia aferições comuns, como: “a cidade de São Paulo tem mais de 12 milhões de habitantes”.

População relativa

Já o conceito de população relativa, também chamada de densidade demográfica, mede o número de habitantes de um local em relação ao território onde as pessoas se encontram. Se o primeiro conceito diz quão populoso é um país, ele fala do quão povoado ele é.

Em alguns casos, uma região pode ser populosa e povoada. São Paulo, por exemplo, atende às duas condições. Apresenta densidade de 7.398 hab/km² (bem maior do que a do Vaticano, por exemplo).

Esse método de análise muda bastante o ponto de vista. China e Índia, em termos de população relativa, ocupam apenas o 55° e o 20° lugar no ranking de densidade, respectivamente. O Brasil, sexto país mais populoso do mundo na contagem absoluta, cai para a 160ª posição em termos relativos.

Isso é útil para que geógrafos, administradores públicos e urbanistas poderem calcular, por exemplo, a infraestrutura necessária para que a população de um bairro ou de uma cidade se movimente.

Outra aplicação importante disso ocorreu durante a pandemia. As comunidades periféricas têm uma enorme densidade populacional, inviabilizando o distanciamento social prescrito pelos órgãos científicos. É isso que explica o fato de grandes cidades serem tão povoadas, mesmo que a extensão territorial seja grande.

Saiba como medir a densidade demográfica

O que é densidade demográfica exemplos
A Groenlândia é o país menos povoado do mundo. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Como você pode perceber, a ideia de densidade tem a mesma lógica da química, quando se preocupa em compreender o quão próximas as moléculas de uma substância estão entre si. É mais ou menos assim que se mede a densidade demográfica.

A conta é simples: número de pessoas / dimensão do espaço em km². Foi assim que se chegou, por exemplo, à densidade demográfica do Vaticano: o pequeno Estado tem 1.891 habitantes/km², quarta maior densidade populacional do mundo.

Se você gosta de calor, não está sozinho. A outra ponta da lista é ocupada por alguns dos países mais frios do mundo. A Groenlândia tem a menor densidade populacional do globo: 0,026 habitantes/km². Pouco mais de 50 mil pessoas dividem uma área maior do que o México.

Para ter uma ideia do que isso significa, considere que, para a Groenlândia chegar à mesma densidade do Vaticano, ela teria que aumentar sua população em mais de 70 mil vezes. E, se isso acontecesse, ela teria uma população de mais de 400 bilhões de pessoas! Mais de 50 vezes a população do mundo hoje.

Por sorte, esse cálculo serve apenas para ilustrar como a ocupação do território é relevante, mas vale a pena pensar de que forma se ocupa o território e que outras lógicas de construir espaços humanos pode ser possível.

Fonte: Brasil Escola.

Este conteúdo foi útil para você?

O que é densidade demográfica e como calculá-la?