O que é fórmula de compasso musical

O que é fórmula de compasso musical

O que é fórmula de compasso musical

Para gramática musical, compasso é uma forma de dividir quantitativamente o pulso constante, de maneira a organiza-lo, ordenando-o em pequenos grupos a partir de uma fórmula de compasso.

Fórmula ou signo de compasso então é a organização simbólica, entre métrica, unidade de tempo e suas proporções, para a grafia do pulso constante e dos ritmos que nele ocorrem.

O que é quantificador?

O número superior, em compasso simples, determina a métrica e é chamado de quantificador. De quantos em quantos tempos o pulso constante será estabilizado para a consolidação da grafia?

Se de dois em dois tempos, compasso binário.

Se de três em três tempos, compasso ternário.

Se de quatro em quatro tempos, compasso quaternário.

Já leu “O que é Ostinato?”, um texto para consolidar a questão métrica.

E o qualificador?

O número inferior, em compasso simples, representa a figura de um pulso, unidade de tempo, para que haja a relação combinatória que compõe a grafia de um compasso; este é o qualificador.

Observe que o qualificador será um número entre: 1 – 2 – 4 – 8 – 16 – 32 – 64. Os mais comuns são o 4 – 2 – e o 8. Jamais haverá um número ímpar como qualificador.

A figura 1 é a semibreve. Embora raros por haver um compasso dois por um, por exemplo, dois tempos, e cada tempo representado por uma semibreve.

A figura 2 é a mínima. Comum na escrita do samba e da bossa-nova, por exemplo, dois tempos, e cada tempo representado por uma mínima. Como se relacionam as proporções, se a mínima vale um, a semibreve vale o dobro, e a semínima vale metade.

A figura 4 é a semínima. Valor mais comum para a escrita da música popular, por exemplo, quatro por quatro, quatro tempos representado cada um por uma semínima. Se a semínima vale um, a mínima vale o dobro, a semibreve vale o quadruplo. A colcheia valerá metade de um tempo. Dois por quatro, tem métrica binária, com cada tempo representado pela semínima. Com a mínima valendo o dobro, dois tempos. A semibreve, por exemplo, aqui, na métrica binária dois por quatro, não se aplica.

A figura 8 é a colcheia. É comum utilizar para a métrica ternária, três por oito, binária, dois por oito. E a colcheia como qualificador é a unidade de tempo.

A figura 16 é a semicolcheia.

A figura 32 é a fusa.

A figura 64 é a semifusa.

As figuras apresentam relação matemática binária.

Lembre que o signo ou fórmula de compasso sucede a clave de alturas na grafia musical.

E ainda tem a possibilidade da fórmula de compasso composto. Onde o número de cima representa a quantidade de primeira subdivisão, e o número de baixo representa a qualidade da primeira subdivisão.

Procure algumas partituras! Já sabe o que é partitura? Aqui no BLOG tem muito mais!

#VemProSouzaLima

O que é fórmula de compasso musical

Para quem está iniciando seus estudos em música, um conceito importante para se entender é o compasso musical. Sua definição se dá pela divisão da música em intervalos de tempos iguais, baseada no seu andamento, que nada mais é do que o tempo.

Como saber a duração dos compassos?

São as fórmulas de compasso, os números depois das claves (Sol, Fá, Dó e Neutra). Eles ditam quanto tempo cabe dentro de um compasso e como as notas se dividirão. O denominador é quem informa em quantas vezes é necessário dividir uma semibreve (4 tempos) para obter uma unidade de duração, ou seja, uma semínima. Já o numerador indica quantas unidades de tempo têm naquele compasso.

Esclarecendo

Para facilitar, você deve decorar o valor das figuras. A breve é a com maior valor, com oito tempos, mas é pouco utilizada, enquanto a semifusa tem 1/16 de tempo, sendo a de menor. Entre elas estão a semibreve (4 tempos), a mínima (2), semínima (1), colcheia (1/2), semicolcheia (1/4), e a fusa (1/8), isso quando o denominador da fórmula de compasso é 4, ou seja, são necessárias quatro semínimas de valor 1 para completar uma semibreve de valor 4.

Os valores das notas podem alterar ao definir o denominador. Por exemplo, em uma fórmula de compasso cujo denominador é 8, significa que é necessário dividir uma semibreve de 4 tempos em 8 partes. Assim, quem passa a valer um tempo é a colcheia, que em um compasso quaternário valeria meio.

Fórmulas de compasso

Já vimos que ela interfere no valor das notas, mas ela também tem papel no andamento da música. É o numerador que define ritmo e a quantidade de tempo em cada compasso. Ao realizar essa divisão, define-se um determinado compasso para estilos musicais mais tradicionais. Por exemplo, a valsa tem compasso 6/8 ou 3/4, enquanto músicas populares tendem a utilizar o 4/4.

Duração dos compassos em partituras

O início e fim dos compassos são marcados por barras verticais, mas elas podem ser diferentes e significar coisas distintas, portanto fique atento:

  • Barra simples: é a que faz a separação comum entre os compassos;

  • Barra dupla: marca o fim de uma seção e o início de outra, podendo haver mudança de tempo e até mesmo tonalidade;

  • Barra de repetição: significa que você deve voltar até o trecho onde havia outra barra igual a esta e repeti-lo. Caso não haja outra, repita a música desde o começo até o aparecimento da barra;

  • Barra final: ela informa que a música chegou ao fim. São duas barras, sendo a primeira fina e a segunda mais espessa.

Duração dos compassos em cifras

As cifras são as representações da duração dos compassos, estando logo acima das letras das músicas e representando o momento correto de finalizar um compasso e iniciar o outro. Podem ser utilizadas barras em momentos sem letra, para dividir as cifras. Nesse caso, cada cifra significa um compasso e terá a duração que ditar o numerador da fórmula de compasso.

Atenção!

Você já pôde entender que cada música possui suas peculiaridades, assim como fórmulas de compasso específicas, então fique sempre atento tanto ao numerador quanto ao denominador da fórmula de compasso.

Se você gostou desse artigo, confira também nosso artigo sobre: metrônomo online.

Saber como funciona a fórmula de compasso é muito importante para aprender mais sobre ritmo e até para escrever músicas melhores.

Vamos lá!

O que é uma fórmula de compasso?

A fórmula de compasso é um símbolo de dois números usado na notação musical ocidental, tanto no início como ao longo da partitura. O primeiro número no topo representa o número de batidas em cada compasso musical. O segundo número, na parte inferior, representa o valor em notas musicais que cada batida recebe.

Para entender como a fórmula de compasso funciona, você precisa compreender o que é um compasso na música.

O que é fórmula de compasso musical

Você também precisa saber como funciona a notação musical e como o ritmo é contado na música ocidental.


Os compassos são usados para dividir as notas em um padrão legível e que pode ser sentido ritmicamente.

A fórmula de compasso define o que pode estar contido em um compasso musical e como cada batida é contada.

A fórmula de compasso define o que pode estar contido em um compasso musical e como cada batida é contada.

O que é fórmula de compasso musical

Quando você está começando a aprender, é melhor visualizar cada fórmula de compasso preenchendo os compassos musicais com o número exato de notas que cada fórmula de compasso comporta.

Entretanto, lembre-se de que qualquer fórmula de compasso pode ter uma combinação quase infinita de notas contidas em cada compasso musical.

Fórmulas de compassos simples e comuns

As primeiras fórmulas de compasso que você encontrará ao estudar teoria musical são fórmulas de compasso simples.

Fórmulas de compasso simples seguem um pulso duplo um-dois, o que significa que as notas são sempre agrupadas. As três fórmulas de compasso simples mais comuns são:

O que é fórmula de compasso musical

The three most common simple time signatures are:

  • Compasso simples ou compasso 4/4
  • Compasso cortado ou compasso 2/2
  • Compasso 3/4

Compasso simples

O melhor maneira de começar a aprender sobre as fórmulas de compasso é com a fórmula mais comum de todas: o compasso 4/4.

Esse é um compasso tão comum que às vezes você o encontra representado nas partituras apenas por um C, ao invés dos números 4/4.

Se você chutou que esse C significa compasso simples, você acertou!

Nos compassos 4/4 (ou simples), existem quatro batidas para cada compasso. O número quatro na parte superior das fórmulas de compasso se refere a essas quatro batidas.

O número quatro na parte inferior significa que cada uma das quatro batidas é contada em semínimas.

O que é fórmula de compasso musical

Portanto, em 4/4, cada compasso deve ser igual a um total de quatro semínimas.

Isso significa que você só poderia colocar duas mínimas em um compasso 4/4, ou então que só poderia encaixar oito colcheias.

O que é fórmula de compasso musical

O que é tempo de corte?

Tempo de corte (Cut time ou cut common time) se refere a uma fórmula de compasso 2/2 e às vezes é simbolizado por um C com uma barra atravessando-o.

O que é fórmula de compasso musical

Ele segue essencialmente a mesma ideia dos compassos 4/4, mas com pulso de mínima.

Você se lembra de como um compasso 4/4 só comporta duas mínimas? O tempo 2/2 é exatamente a mesma coisa, também podendo comportar apenas duas mínimas.

Contudo, o número dois na parte inferior das fórmulas de compasso 2/2 significa que as notas são avaliadas em termos de mínimas.

Sendo assim, como os valores das notas 2/2 são a metade do valor das notas em 4/4, duas mínimas no tempo 2/2 são iguais em valor a duas semínimas no tempo 4/4.

Essa qualidade de intervalo presente no 2/2 sugere um andamento muito mais rápido, mesmo que a notação na página siga a mesma sensação e aparência de um compasso 4/4.

O tempo de corte é mais comumente usado para peças mais rápidas, uma vez que eles efetivamente cortam os valores das notas pela metade.

O tempo de corte é mais comumente usado para peças mais rápidas, uma vez que eles efetivamente cortam os valores das notas pela metade.

Isso significa que uma semicolcheia 4/4 se traduz em uma colcheia em 2/2.

Por exemplo, o trecho abaixo é exatamente o mesmo em termos de andamento e sensação. A notação só muda por causa das fórmulas de compasso opostas.

O que é fórmula de compasso musical

A notação para peças rápidas em 4/4 geralmente requer o uso extensivo de semicolcheias duplas e fará com que uma página de partitura pareça muito mais complicada e intimidante.

O tempo de corte torna possível expressar o mesmo tempo enquanto reduz o número de notas com compasso duplo usadas em uma página.

O que é um compasso 3/4?

Uma fórmula de compasso simples que pode ser complicada para iniciantes é a 3/4.

Ela segue uma métrica tripla que é sentida em contagens um-dois-três ao invés de um-dois, deixando-a um pouco mais ritmicamente complexa.

O que é fórmula de compasso musical

No entanto, os princípios por trás do 3/4 permanecem os mesmos. Ainda conta-se em semínimas, apesar de existirem apenas três semínimas em um compasso.

Fórmulas de compasso compostas

O compasso composto é onde as coisas começam a ficar um pouco mais interessantes.

No compasso composto, as notas são agrupadas em em grupos de três, ao contrário dos grupos de dois encontrados no compasso simples.

No compasso composto, as notas são agrupadas em grupos três, ao contrário dos grupos de dois encontrados no compasso simples.

Isso significa que cada fórmula de compasso composta segue um ritmo baseado em três.

Em geral, a maioria dos compassos compostos tem um 8 na parte inferior, o que significa que as notas são contadas em termos de colcheias.

As fórmulas de compasso compostas mais comuns são:

  • Compassos 6/8
  • Compassos 9/8
  • Compassos 12/8

O que é fórmula de compasso musical

O compasso 6/8 é contado em termos de seis colcheias e elas são agrupadas em dois grupos de três.

O compasso 9/8 tem uma duração de nove colcheias para cada compasso e elas são agrupadas em três grupos de três.

No compasso 12/8, cada compasso tem uma duração de 12 colcheias e elas se agrupam em quatro grupos de três.

Fórmulas de compasso ímpar

As fórmulas de compasso ímpar podem ser um pouco mais complicadas, mas depois que você sabe como os compassos simples e composto funcionam, fica tudo muito mais fácil.

Você também precisa ter bastante conhecimento sobre como é tocar ritmos duplos e triplos e como funcionam os pulsos fortes e fracos.

Isso porque as fórmulas de compasso ímpar alternam livremente entre os medidores duplo e o triplo.

As fórmulas de compasso ímpares alternam livremente entre os medidores duplo e o triplo.

As assinaturas de compasso 9/8 são um ótimo exemplo de compasso ímpar

Gosto de utilizar o exemplo do 9/8 ao discutir o compasso ímpar.

Sim, 9/8 pode ser entendido como tempo composto, mas apenas se você agrupar as nove colcheias em grupos de três.

E se você agrupasse as colcheias em três grupos de dois e um grupo de três?

Isso ainda seria igual a nove colcheias e obedeceria às regras especificadas pela fórmula de compasso 9/8, certo? Certo!

Para a fórmula de compasso 9/8, a maneira como um compasso é agrupado determina se ele é ímpar ou composto.

Portanto, se você agrupar as colcheias em grupos de dois e três (ao invés de apenas três), terá aquela sensação de tempo especial.

Você pode ver esse exemplo em ação na famosa faixa de jazz de Dave Brubeck, Blue Rondo a la Turk.

O que é fórmula de compasso musical

As fórmulas de compasso ímpar são combinações de dois e três

Agora que você entende melhor como o compasso 9/8 pode ser dividido em grupos diferentes, você pode aplicar isso a qualquer fórmula de compasso que surgir no seu caminho.

Não se sinta intimidado caso encontre uma fórmula de compasso 13/8 ou 11/4 em uma partitura.

Não há fórmula de compasso que não possa ser agrupada em grupos de dois e três.

Não há fórmula de compasso que não possa ser agrupada em grupos de dois e três.

O que é fórmula de compasso musical

Apenas observe como as notas estão divididas e você não terá nenhum problema em sentir a batida.

Claro, tirar um segundo para largar o instrumento e simplesmente bater palmas para sentir o ritmo é sempre uma ótima ferramenta para captar a sensação correta.

Apenas sinta a batida

As fórmulas de compasso são ótimas para expressar conceitos musicais e rítmicos.

Aprender um conceito teórico é útil para saber como expressar ideias musicais no papel e entender como certos conceitos funcionam.

Entretanto, como artistas, músicos e criadores, a parte mais importante é sermos livres para criar o que queremos ouvir.

Praticar nossa percepção rítmica tocando com outras pessoas, praticando com um metrônomo ou ouvindo músicas desafiadoras é tão importante quanto a teoria apresentada.

Não deixe que as restrições da partitura o limite! Muito pelo contrário, use as fórmulas de compasso como um método para abrir novas portas para a música que você escreve.

Reader Interactions