O que é processo exotérmico

Reações Endotérmicas e Exotérmicas são grandezas que medem a quantidade de calor (energia) absorvida e liberada durante as reações químicas. Elas são estudadas pela termoquímica.

Qual a diferença entre elas?

Reação Endotérmica é aquela em que há absorção de energia. Nesse processo, a energia é produzida e, de forma independente, é mantida.

As aves e os mamíferos têm a capacidade de manter a estabilidade da temperatura do corpo. Por esse motivo eles são chamados de animais endotérmicos, popularmente, “animais de sangue quente”.

Reação Exotérmica é aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia.

A mudança de estados físicos, nessa ordem: gasoso, líquido e sólido, é um exemplo de reação exotérmica. Cada um deles ocorre na medida em que a energia é liberada, ou seja, quando há menos calor.

Repare que ao invertemos essa ordem (sólido, líquido e gasoso), existe produção de energia (mais calor). Neste caso, a reação é endotérmica.

Exemplos do Cotidiano

A gordura corporal funciona como um combustível no nosso corpo. Aquela que não é queimada, é absorvida por ele. Como se trata de um processo de absorção, é um exemplo de reação endotérmica.

Ao colocar uma panela no fogo para preparar um alimento estamos, por sua vez, diante de um processo exotérmico. Isso porque o calor que é liberado transformará esse alimento para que ele seja consumido.

Entalpia é a energia existente em todas as substâncias e que são alteradas em decorrência das reações endotérmicas e exotérmicas.

Como não é possível calcular a entalpia, foi estabelecido o cálculo da sua variação.

Assim, mediante a comparação da entalpia padrão (temperatura de 25º C sob a pressão atmosférica de 1atm), seria possível calcular a variação da entalpia.

De acordo com a Lei de Hess, a entalpia final menos a entalpia inicial (ΔH = Hf – Hi) resulta nesse dado.

Se a reação endotérmica absorve energia, isso quer dizer que a entalpia do reagente (final) é menor do que do produto (inicial). Logo, a variação da entalpia é positiva (ΔH > 0).

Por sua vez, se a reação exotérmica libera energia, isso quer dizer que a entalpia (energia) do reagente é maior do que a do produto. Logo, a variação da entalpia é negativa (ΔH

Leia também:

  • Reações Químicas
  • Equilíbrio Químico
  • Combustão

Existem dois tipos de processos em que há troca de calor: o endotérmico e oexotérmico. Veja o que caracteriza cada um:

  • Processos endotérmicos: são aqueles que ocorrem com absorção de calor.

Exemplos:

- Roupa secando no varal: nesse caso, a água evapora ao absorver energia solar. Para cada mol de água líquida que passa para o estado de vapor, são absorvidos 44 kJ:

H2O(l) → H2O(v)  ?H = +44 kJ

- Gelo derretendo: para que a água sólida sofra fusão, ela deve absorver uma certa quantidade de energia, conforme mostra a reação:

H2O(s) → H2O(l)  ?H = +7,3 kJ

- Produção do ferro: a produção do ferro metálico (Fe(s)) é feita por meio da transformação de 1 mol de hematita (Fe2O3), com a absorção de 491,5 kJ:

1 Fe2O3(s) + 3 C(s) → 2 Fe(s) + 3 CO(g)  ?H = +491,5 kJ

- Bolsa de gelo instantâneo: a sensação de frio que uma bolsa de gelo instantâneo provoca resulta da reação de decomposição da amônia (NH3), na qual são produzidos os gases N2 e H2. O sistema absorve calor.

2 NH3(g) → N2(g) + 3 H2(g) ?H = +92,2 kJ

- Fotossíntese: também é endotérmica a reação de fotossíntese que se processa em plantas clorofiladas, pois a planta absorve a energia fornecida pela luz solar:

6 CO2(g) + H2O (l) → C6H12O6 + 6 O2 ?H > 0

Em todos esses casos podemos notar dois pontos importantes:

O que é processo exotérmico

  • Processos exotérmicos: são aqueles que ocorrem com liberação de calor.

Exemplos:

- Bico de Bunsen: nesse equipamento de laboratório ocorre a queima do propano e a liberação de calor usado para aquecer e realizar outras reações:

1 C3H8(g) + 5 O2(g) → 3 CO2(g) + 4 H2O (g) ?H = -2046 kJ

Em todos os processos de combustão, como queima de combustíveis, queima da madeira, de papel, palha de aço, entre outros, ocorre a liberação de calor, sendo, portanto, processos exotérmicos. 

- Produção da amônia: no processo industrial de produção da amônia, denominado de Haber-Bosch, feito a partir dos gases nitrogênio e hidrogênio, ocorre a liberação de calor:

N2(g) + 3 H2(g)  → 2 NH3(g) ?H = - 92,2 kJ

- Neve: para que a água no estado líquido se solidifique, formando a neve, é preciso que haja a perda de calor, ocorrendo a liberação de 7,3 kJ por mol de água:

H2O(l) → H2O(s)  ?H = - 7,3 kJ

- Chuva: para que ocorra a condensação da água na forma de chuva, isso é, para que ela passe de vapor para líquido, é necessário haver perda de calor:

H2O(v) → H2O(l)  ?H = - 44 kJ

O que é processo exotérmico

Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Em termodinâmica , o termo processo exotérmico (exo-: "fora") descreve um processo ou reação que libera energia do sistema para seus arredores, geralmente na forma de calor , mas também na forma de luz (por exemplo, uma faísca, chama , ou flash), eletricidade (por exemplo, uma bateria) ou som (por exemplo, explosão ouvida ao queimar hidrogênio). Sua etimologia deriva do prefixo grego έξω (exō, que significa "para fora") e da palavra grega θερμικός (thermikόs, que significa "térmico"). [1] O termo exotérmico foi cunhado pela primeira vez por Marcelino Berthelot .

O oposto de um processo exotérmico é um processo endotérmico , que absorve energia geralmente na forma de calor. O conceito é frequentemente aplicado nas ciências físicas a reações químicas onde a energia da ligação química é convertida em energia térmica (calor).

Exotérmico e endotérmico descrevem dois tipos de reações químicas ou sistemas encontrados na natureza, como segue:

Exotérmico

Após uma reação exotérmica , mais energia foi liberada para o ambiente do que foi absorvida para iniciar e manter a reação. Um exemplo seria a queima de uma vela, em que a soma das calorias produzidas pela combustão (encontrada ao observar o aquecimento radiante dos arredores e a luz visível produzida, incluindo o aumento da temperatura do próprio combustível (cera), em que o oxigênio se converte CO 2 quente e vapor de água) excede o número de calorias absorvidas inicialmente no acendimento da chama e na manutenção da chama (alguma energia é reabsorvida e usada para derreter, vaporizar a cera, etc., mas é muito superada pela energia liberada em converter a ligação dupla relativamente fraca de oxigênio [2] para as ligações mais fortes em CO 2 e H 2 O).

Endotérmico

Em uma reação ou sistema endotérmico , a energia é retirada dos arredores no decorrer da reação, geralmente impulsionada por um aumento favorável de entropia no sistema. Um exemplo de reação endotérmica é uma bolsa fria de primeiros socorros, na qual a reação de dois produtos químicos, ou a dissolução de um no outro, requer calorias do ambiente, e a reação resfria a bolsa e o ambiente ao absorver o calor deles. A produção de madeira por fotossíntese é um processo endotérmico: as árvores absorvem a energia radiante do sol e a usam em reações endotérmicas, como separar CO 2 e H 2 O e recombinar os átomos para produzir celulose e outros produtos químicos orgânicos, bem como O 2 . A lenha pode mais tarde ser queimada em uma lareira, liberando exotermicamente a energia do O 2 [2] na forma de calor e luz para os arredores, por exemplo, para o interior de uma casa.

Exotérmico refere-se a uma transformação em que um sistema fechado libera energia (calor) para o ambiente, expressa por

Q <0 .

Quando a transformação ocorre a pressão constante e sem troca de energia elétrica, o calor Q é igual à mudança de entalpia , ou seja,

∆H <0 , [3]

enquanto em volume constante, de acordo com a primeira lei da termodinâmica, é igual à mudança de energia interna, ou seja,

∆U = Q + 0 <0 .

Em um sistema adiabático (ou seja, um sistema que não troca calor com o ambiente), um processo exotérmico resulta em um aumento na temperatura do sistema. [4] [ página necessária ]

Em reações químicas exotérmicas, o calor liberado pela reação assume a forma de energia eletromagnética ou energia cinética das moléculas. A transição de elétrons de um nível de energia quântica para outro faz com que a luz seja liberada. Essa luz é equivalente em energia à energia de estabilização da energia da reação química, ou seja, a energia da ligação. Essa luz que é liberada pode ser absorvida por outras moléculas em solução para dar origem a translações e rotações moleculares, o que dá origem à compreensão clássica do calor. Em uma reação exotérmica, a energia necessária para iniciar a reação é menor do que a energia que é posteriormente liberada, portanto, há uma liberação líquida de energia.

Alguns exemplos de processos exotérmicos são: [5]

  • A reação de metais alcalinos e outros metais altamente eletropositivos com água
  • Condensação de chuva por vapor d'água
  • Mistura de água e ácidos fortes ou bases fortes
  • A reação de ácidos e bases
  • Desidratação de carboidratos por ácido sulfúrico
  • A configuração de cimento e concreto
  • Algumas reações de polimerização , como a fixação de resina epóxi
  • A reação da maioria dos metais com halogênios ou oxigênio
  • Fusão nuclear em bombas de hidrogênio e em núcleos estelares (para ferro)
  • Fissão nuclear de elementos pesados
  • A reação entre zinco e ácido clorídrico
  • Respiração (quebra da glicose para liberar energia nas células)

As reações químicas exotérmicas são geralmente mais espontâneas do que suas contrapartes, as reações endotérmicas .

Em uma reação termoquímica exotérmica, o calor pode ser listado entre os produtos da reação.

Por causa de um acidente histórico, os alunos encontram uma fonte de possível confusão entre a terminologia da física e da biologia. Enquanto os termos termodinâmicos "exotérmicos" e "endotérmicos", respectivamente, se referem a processos que emitem energia térmica e processos que absorvem energia térmica, em biologia o sentido é efetivamente invertido. Os termos metabólicos " ectotérmicos " e " endotérmicos ", respectivamente, referem-se a organismos que dependem em grande parte do calor externo para atingir uma temperatura de trabalho completa e a organismos que produzem calor de dentro como um fator importante no controle de sua temperatura corporal.

  • Calorimetria
  • Termodinâmica Química
  • Calorimetria de varrimento diferencial
  • Endergônico
  • Reação endergônica
  • Exergônico
  • Reação exergônica
  • Reação endotérmica

  1. ^ Dicionário on-line "Gate for the Greek language" Arquivado em 05-12-2017 na Wayback Machine . idioma grego.gr
  2. ^ a b Schmidt-Rohr, K. (2015). "Why Combustions Are Always Exothermic, Yielding About 418 kJ per Mole of O 2 ", J. Chem. Educ. 92 : 2094-2099. http://dx.doi.org/10.1021/acs.jchemed.5b00333
  3. ^ Oxtoby, D. W; Gillis, HP, Butler, LJ (2015). Principles of Modern Chemistry , Brooks Cole. p. 617. ISBN  978-1305079113
  4. ^ Perrot, Pierre (1998). A a Z da Termodinâmica . Imprensa da Universidade de Oxford. ISBN 0-19-856552-6.
  5. ^ Exotérmico - exemplos endotérmicos arquivados 2006-09-01 na máquina de Wayback . frostburg.edu
  6. ^ [1]

  • http://chemistry.about.com/b/a/184556.htm Observe as reações exotérmicas em um experimento simples