O que é relogio comparador mecanica industrial

Relógio comparador[1] é um aparelho de grande precisão, podendo ser analógico ou digital, para medições da ordem de 1 micron. determinando assim a diferença existente entre ela e um padrão de dimensão predeterminado que, por exemplo, pode ser uma peça original ou bloco padrão com medidas conhecidas.

O que é relogio comparador mecanica industrial

Elementos de um Relógio comparador.

Essa ferramenta permite exibir ao usuário o que o olho nu não consegue discernir; como a presença de pequenas distâncias (por exemplo, uma pequena diferença de altura entre duas superfícies planas, uma ligeira falta de concentricidade entre dois cilindros, ou outros pequenos desvios físicos).

O relógio comparador também pode ser usado ​​para verificar a tolerância durante o processo de inspeção de uma peça usinada, medir o deflexão de uma viga ou anel sob condições de laboratório, bem como muitas outras situações que necessitam de pequenas medições. Relógios comparadores analógicos costumam medir faixas de 0,25 mm a 300 mm (0,015 in a 12,0 in), Com graduações de 0,001 mm a 0,01 mm (métrico) ou de 0,00005 in a 0,001 in (imperial).

Esta é uma ferramenta dotada de uma escala e ponteiro, ligados por mecanismos diversos a uma haste com ponta de contato.

A medida realizada pelo Relógio Comparador é a diferença entre o comprimento da haste entre seu posicionamento sobre o objeto de referência e sobre o mensurando.

Engrenagens e molas realizam a transdução desse comprimento para o giro do ponteiro para que a medição seja lida.

Relógios comparadores fornecem apenas medições indiretas. Porém, com uso de referências apropriadas para calibração recorrente, como Blocos Padrão, é possível utilizá-lo para realizar medições diretas.

  • Verificar desgaste lateral ao instalar um novo disco de freio (falta de perpendicularidade entre a superfície do disco e do eixo, causada por deformações ou, mais frequentemente, pela falta de limpeza adequada e ferrugem na superfície de montagem)
  • Avaliação, no controle de qualidade, de aderência (estatística) e precisão no processo de fabricação ou usinagem.
  • Calibração de maquinário em chão de fábrica.
  • Manufatura de precisão para fabricantes de ferramentas.

 

Relógio Comparador com sonda

Os relógios comparadores com sonda normalmente consistem de um mostrador graduado e agulha movida por engrenagens (em inglês, clockwork, daí a terminologia de relógio) para exibir incrementos da menor ordem, com um relógio e ponteiro menor acoplado para registrar o número de voltas, que representam as medidas de maior ordem.

A sonda de mola (ou êmbolo) se move perpendicularmente ao objeto que está sendo testado, retratando ou estendendo-se do corpo do relógio.

O mostrador pode ser girado para qualquer posição, isso é usado para orientar a leitura do usuário.

Também pode haver um braço de alavanca disponível que permitirá que a sonda do relógio seja retraída facilmente.

 

Relógio Apalpador

O relógio apalpador é um relógio comparador de alta precisão e com um intervalo de medição consideravelmente menor que o relógio com sonda. Esta ferramenta mede a deflexão da pequena haste com ponta de contato, visto que esta haste não é retrátil, mas move-se em arcos.

Estes relógios são utilizados para medir defasagens angulares ao invés de lineares; a diferença em distância linear está correlacionada com a defasagem angular e suas variáveis.

Esta ferramenta deve ser utilizada preferencialmente na horizontal, paralela ao mensurando, pois o erro na variação linear é pequeno e aceitável para pequenos ângulos.

O erro passa a ser mais considerável quando ultrapassa-se a inclinação de 10°.

Chamamos isso de cosine error[2] (erro de cosseno em tradução livre), pois o relógio registra o cosseno da medida (excelente aproximação para pequenos ângulos).

  • Para medidas indiretas, deve-se lembrar que Dimensão do mensurando = Dimensão do padrão ± Valor lido no instrumento
  • O instrumento deve ser afixado em um suporte que trabalhe em conjunto com um desempeno.
  • Encosta-se a ponta de contato no padrão e aplica-se a pré-carga para calibração.
  • Gira-se o mostrador até o traçao com o zero (0) alinhar-se com o ponteiro.
  • Substitui-se o padrão pelo mensurando, tocando a ponta de contato em sua superfície.
  • Lê-se quantas voltas foram realizadas no Contador de Voltas e multiplica-se pelo valor do comprimento de uma volta.
  • Lê-se a posição do ponteiro principal para determinar a menor casa decimal.
  • Soma-se os resultados.
  • O sentido de rotação dos ponteiros determina se o mensurando é maior ou menor que o padrão. Uma rotação em sentido anti-horário indica que o mensurando é menor, enquanto uma rotação no sentido horário, indica que o mensurando é maior.
  • Com base no sentido de rotação dos ponteiros, soma-se ou subtrai-se o valor lido no instrumento à medida do padrão para encontrar a medida do mensurando.

  1. A Técnica de Ajustagem, Editora Hemus - 2004 - Tecnologia Mecânica.
  2. [1]
  3. [2]

  • Relógio Comparador
  • Manual de Uso e Conservação de Instrumentos Convencionais - Mitutoyo
  • Manual Relógios Apalpadores - Mitutoyo
  Este artigo sobre engenharia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  • v
  • d
  • e

Obtida de "https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Relógio_comparador&oldid=57500113"

O que é relogio comparador mecanica industrial

No universo da medição industrial, diversos equipamentos podem ser muito semelhantes, tanto em sua aparência quanto em sua nomenclatura. Um desses casos envolve o relógio apalpador e o relógio comparador.

Por isso, a fim de esclarecer todas as suas dúvidas sobre cada um deles, preparamos esse conteúdo especial. Acompanhe a leitura e entenda de uma vez por todas as diferenças!

O que é um relógio comparador?

Garantindo um alto nível de precisão nas pequenas medições, o relógio comparador é uma peça fundamental para toda cadeia produtiva industrial. Apesar de ser muito utilizado na verificação da tolerância de processos de inspeção em usinagens, esse equipamento não se restringe apenas a isso.

Na verdade, ele é um aparelho muito dinâmico e versátil. Na mecânica, por exemplo, pode ser utilizado para verificação da excentricidade de alguma peça; já durante a inspeção de uma peça usinada, pode ser utilizado para verificar a tolerância.

Em resumo, podemos dizer que os relógios comparadores são essenciais para todas as situações que necessitam de pequenas medições.

Características de um relógio comparador

Sendo considerado um instrumento de alta precisão, o relógio comparador tem dois modelos, o digital e analógico, porém é mais comum encontrar uma maior variação dos relógios analógicos à venda.

Nesse caso, suas características são muito bem definidas. Nele, existe um mostrador de vidro com um ponteiro dentro. É esse ponteiro que irá apresentar os resultados da medição. Do outro lado do relógio está a ponta de contato que auxilia no processo de medição.

A principal diferença desse modelo analógico para o digital é o mostrador. Como pode-se deduzir, os resultados aparecem em números exibidos de maneira digital direto em uma tela do relógio, não existindo um ponteiro para realizar marcações e apresentar resultados.

O que é um relógio apalpador?

Agora que vimos o que é um relógio comparador, chegou a hora de entender mais sobre o que é o relógio apalpador. Ambos os instrumentos são fundamentais para medições de alta precisão, mas não são a mesma coisa.

Um relógio apalpador, na verdade, é um tipo de relógio comparador. Porém, seu intervalo de medição é consideravelmente menor. Para realizar a medição com este aparelho é preciso usar uma espécie de calibrador antes. Isso porque o “valor zero”, ou seja, o valor de referência do relógio, é delimitado com um bloco padrão.

Seu uso deve ser feito para analisar superfícies planas e angulares, por exemplo, realizando inspeções geométricas e alinhamentos e centragem de peças. A medição do relógio apalpador é feita por comparação, ele deve comparar um ponto em relação a outro ou uma espessura em relação a outra.

Principais diferenças entre relógio comparador e apalpador

Agora que descobrimos mais sobre o que é cada um dos relógios, precisamos compreender suas principais diferenças. Levando em consideração o fato de que um relógio apalpador é um tipo de comparador, pode-se imaginar que suas diferenças não sejam abissais.

E não são! Na verdade, sua principal diferença consiste no fato de que o relógio apalpador tem uma sensibilidade muito maior na hora de realizar as medições.

O relógio apalpador é perfeito para aquelas ações que têm pouca variação, mas que geram grande interferência na leitura. Portanto, quando precisar realizar esse tipo de medição, você já sabe qual equipamento utilizar!