O que sabíamos acerca das contribuições do esporte para qualidade de vida

Muita gente não imagina que a prática esportiva tem um papel também terapêutico. Além de ajudar a emagrecer e tonificar os músculos, ela atua na prevenção de várias doenças e também faz muito bem para a nossa mente. É preciso entender que esporte e qualidade de vida andam juntos.

Dessa forma, praticar qualquer modalidade pode ser transformador, ajudando você a viver mais e melhor.

Acompanhe nosso post e veja por que é importante praticar um esporte, os benefícios disso para o seu corpo e mente e os riscos do sedentarismo.

Por que é importante praticar esportes?

Muito mais do que um corpo bonito — o esporte é sinônimo de saúde. Isso porque o ser humano não nasceu para ficar parado, precisa se movimentar para que todos os seus sistemas funcionem de forma correta.

Além de saúde, é preciso destacar a importância entre esporte e qualidade de vida. A atividade também tem ganhos psicológicos, pois sua prática regular traz uma sensação de prazer e bem-estar, além de propiciar o convívio social.

Quais os benefícios do esporte para o corpo e a mente?

Acelera o metabolismo

A prática esportiva vai acelerar o seu metabolismo e ajudar no emagrecimento e controle do peso, principalmente quando aliada com outros hábitos, como uma alimentação saudável.

A atividade física regular ajuda na queima de gordura e no aumento da massa muscular, o que traz mais energia para o dia a dia, ganhos estéticos e também de saúde, já que reduz o risco de várias doenças.

Melhora o sistema cardiorrespiratório

Quem se exercita aumenta a força muscular e a capacidade de resistência. Isso porque o movimento auxilia na distribuição de oxigênio nos tecidos e ajuda o sistema cardiorrespiratório a trabalhar de maneira mais eficiente.

O esporte propicia, portanto, a melhora da circulação e equilíbrio da pressão arterial, além de ajudar no controle dos níveis de colesterol. Previne, ainda, doenças como infartos e derrames.

Reduz os níveis de estresse

A prática de esporte ajuda o corpo a liberar endorfina, hormônio que traz bem-estar. Assim, a pessoa fica menos ansiosa, melhora o humor e, consequentemente, reduz os níveis de estresse e os riscos de depressão. Isso vai ter reflexos na rotina, com uma convivência mais sadia no trabalho e com a família.

Aumenta a autoestima

Cuidar do corpo praticando um esporte aumenta a autoestima. O indivíduo passa a se valorizar mais e a ser mais confiante em suas atitudes.

Garante uma boa noite de sono

Quando praticamos esportes, há liberação de serotonina, conhecida como hormônio da felicidade, substância que ajuda a deixar o corpo mais relaxado. Assim, você consegue ter uma boa noite de sono e acorda cheio de disposição para o dia seguinte.

Proporciona interação social

Por fim, temos que destacar que a prática esportiva promove a interação social e convivência em grupo, o que é muito saudável para que você possa conversar, descontrair e até fazer amizades.

Quais os riscos do sedentarismo?

Uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que 20% dos adultos e 80% dos jovens não realizam atividade física com a frequência adequada para a faixa etária.

A questão é que o sedentarismo pode causar obesidade e ainda agravar riscos de doenças, como problemas cardíacos, diabetes e câncer. Por isso, a dica é procurar um esporte que dê prazer e começar devagar. Aos poucos, você passa a se sentir bem com o exercício e a prática se torna algo natural em sua rotina.

Esporte e qualidade de vida andam juntos, ou seja, escolher uma prática regular vai trazer benefícios para o seu corpo e mente. Existe uma série de modalidades entre as quais você pode decidir para ter uma vida melhor!

Gostou do nosso post? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas se sintam inspiradas a praticar um esporte!

O que sabíamos acerca das contribuições do esporte para qualidade de vida

O que sabíamos acerca das contribuições do esporte para qualidade de vida

Todas as gerações, mesmo as Z e millennials (nascidos a partir de 2000), cresceram, ouvindo dizer que esporte faz bem para o corpo e para a mente. Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre uma pesquisa, Relação entre esporte, resiliência, qualidade de vida e ansiedade, publicada na revista Archives of Clinical Psychiatry, que confirma os benefícios da atividade física para a saúde mental.

O estudo comparou níveis de ansiedade, resiliência e qualidade de vida de 17 ex-ginastas e 15 atletas de alto rendimento de outras modalidades com os de 30 indivíduos não atletas. E os resultados foram: a prática esportiva durante a juventude favoreceu “a construção de um perfil mais resiliente, além de contribuir para melhor qualidade de vida”, informa o professor.

As explicações para esses resultados, continua Santiago, seriam alterações que as atividades físicas e esportivas promovem no funcionamento do cérebro, incluindo aumento da liberação de substâncias que favorecem a manutenção do tecido nervoso.

Dessa forma, o estudo conclui que a prática de esporte dos atletas, durante a juventude, proporciona maior resiliência e qualidade de vida na fase adulta quando comparados com indivíduos não atletas. Para o professor Santiago, esse estudo confirma a importância do esporte para solucionar problemas de saúde mental na sociedade.

Os ouvintes podem participar da coluna Ciência e Esporte, sugerindo temas ou enviando questões para as próximas edições pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam temas relacionados à ciência e esporte.

Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar toda sexta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

O que sabíamos acerca das contribuições do esporte para qualidade de vida
Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.

Matemática, 15.08.2019 02:37, superlucas007

Desafioum negociante comprou uma fazendade 27,5 ha por r$ 5000,00 o hectare. porquanto ele deve revender a fazenda parater um lucro de r$ 600,00 em cada hectô-metro quadrado? ​

Total de respostas: 2

Português, 15.08.2019 00:41, michaeldouglas963696

Isso é uma crônica? teoria da conspiração: um pequeno passo para a verdade pesquisando por curiosidade, a respeito de um acontecimento, me veio a mente escrever a crônica sobre a corrida espacial (viagem à lua) que ficou da seguinte maneira: parando para pensar no acontecimento de 20 de julho de 1969, em cabo canaveral, poderiam ser criadas diversas hipóteses como: o homem já foi mesmo à lua? eis a questão. existem relatos de que tudo foram cenas gravadas em hollywood não passando de farsa e que tudo teria sido gravado em um deserto dos estados unidos. será mesmo? algumas possíveis provas seriam os fatos das pegadas bem definidas, que só seria possível em areia do deserto, bem molhadas, sendo impossível, pois não há água na lua. coincidência não? outro é o fato de deixarem várias coisas para trás, sendo impossível de ver até mesmo do melhor telescópio existente. a explicação mais relevante para isso são as seguintes: sobre a marca das botas (pegadas) foi resultado dos grãos finos que compõe o solo lunar assim como as de solos vulcânicos. você não pensava que a lua era mesmo feita de queijo né? e é impossível ver os restos deixados para trás porque sua distância está fora de alcance de qualquer telescópio existente. mas como dizem, o que os olhos veem o coração não sente. mas então, se foram mesmo à lua, porque não voltar lá? a resposta é simples, durante a guerra fria houve a corrida espacial em que os estados unidos e a união soviética tentaram provar quem é o mais avançado, mesmo não tendo a menor necessidade, mas esse povo só pensa em competição. como os soviéticos já estavam, ganhando sendo os primeiros a enviar um homem ao espaço (iuri gagarin, mais precisamente na orbita da terra), então, os estados unidos não poderiam ficar para trás, criando então uma mentira que enganou todo mundo, sendo o mais provável, ou apenas feito “um pequeno passo"? (achou que eu não tinha senso de humor? ) na minha concepção o homem nunca foi, pois antigamente naqueles foguetes não tinha nem metade da tecnologia presente nos aparelhos em nossos bolsos e eles pensando serem muito sofisticado, mas não importa se o homem foi ou não porque não vai fazer diferença nenhuma, pois, nada poderei fazer como moro em uma cidade de minas gerais chamada coroaci (uma pequena cidade cujo nome significa “de frente para o sol". mas para finalizar, a justificativa de: por que o homem nunca voltou à lua é simples. não há necessidade porque a guerra fria acabou (felizmente), não tem nada para fazer lá (a não ser comer queijo e depois pegar carona no balão azul) e o investimento é muito alto mesmo que sejam podres de ricos. até que uma estação espacial não seria má ideia. então, a escolha é sua, acredite em o que quiser, pois quem sabe você possa mudar o mundo. sempre acredite em seus sonhos e sempre siga em frente, pois algum dia você chega lá não.

Total de respostas: 1