O que você entende por diversidade cultural cite alguns exemplos

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. ... Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. O que é a diversidade religiosa: A diversidade religiosa representa a grande quantidade e variedade de religiões no mundo. A diversidade religiosa se manifesta nas diferentes crenças, cultos e rituais ao redor do mundo, professados por pessoas que vivem em diversos lugares e culturas. De acordo com o dicionário, o conceito de diversidade é definido como “um substantivo feminino que caracteriza tudo aquilo que é diverso, que tem multiplicidade”, ou seja, é tudo aquilo que apresenta pluralidade e que não é homogêneo. Compor equipes caracterizadas pela diversidade é um passo importante para sermos justos e reconhecermos na prática a dignidade de todos. Diversidade é o conjunto de diferenças e semelhanças que nos caracterizam, não apenas as diferenças. Dessa forma, o etnocentrismo ou visão etnocêntrica é aquela em que as sociedades, padrões e culturas são vistas com base em sua própria experiência cultural, desconsiderando outras visões de mundo e também inferiorizando tudo aquilo que está muito distante do que você entende como “aceitável”. O objetivo da declaração é apresentar os princípios adotados sobre a diversidade cultural. ... A declaração busca incentivar uma diversidade cultural que seja acessível a todos, que “garanta a livre circulação das ideias” e que permita as culturas liberdade de expressão e a possibilidade de se fazerem conhecidas. Combinar diferentes culturas proporciona experiências únicas que agregam valor, melhoram a convivência e permitem a troca de aprendizado. Ter acesso a diferentes pontos de vista e ouvir opiniões diversas ajuda a “pensar fora da caixa” e ampliar a criatividade. Já explicamos em outro blogpost o que é PcD, que é a sigla para Pessoa com Deficiência. ... Ser PcD em uma sociedade que não está habituada a enxergar o que é diferente em suas especificidades e respeitar as diferenças, ou que por simples desconhecimento cria preconceitos, é muito mais complexo na prática. Etnocentrismo significa considerar os valores da sua cultura superior a dos demais. O prefixo “etno” vem do grego e se refere à cultura. ... Ou seja, etnocentrismo é julgar as outras culturas a partir dos seus próprios valores. O etnocentrismo está na raiz dos conflitos étnicos, xenofobia, racismo e preconceito. A declaração busca incentivar uma diversidade cultural que seja acessível a todos, que “garanta a livre circulação das ideias” e que permita as culturas liberdade de expressão e a possibilidade de se fazerem conhecidas. “Declaração universal da UNESCO sobre a diversidade cultural”. UNESCO. 2002.

48 Usuários buscaram por essas respostas para seus exercícios no mês passado e 34 estão buscando agora mesmo. Vamos finalizar seu dever de casa!

Essa Resposta do exercício é de nível Ensino médio (secundário) e pertence à matéria de Sociologia.

Essa resposta recebeu 72 “Muito obrigado” de outros estudantes de lugares como Entre-Ijuís ou Arneiroz.

Pergunta

O que você entende por diversidade cultural? cite alguns exemplos deste fenômeno e como ele se apresenta no Brasil

Resposta

São os diferentes aspectos que representam as diferentes culturas, como as tradições, a culinária, a linguagem, a religião, os costumes, entre outras características próprias de uma determinada sociedade, que habitam um determinado território. Exemplos: – Carnaval no Rio e Janeiro / Bumba meu boi no Nordeste / Parintins, no Amazonas. – Samba no Sudeste / Fandango no Sul / Carimbó, no Norte..

Estudantes também estão buscando por

  • O que leva o eu lírico a ter essas sensações justifique sua resposta com elementos do texto Poema
  • missão visão e valores da cacau show? me ajudeeem por favor!
  • dê o nome do seguinte composto:mg3(po4)2

Se você tem mais exercícios para fazer, use a barra de busca para encontrar a resposta para seu dever de casa: 200 pessoas fizeram isso hoje e 18 na última hora.

Ajude seus amigos a fazer o dever de casa deles compartilhando a página Principais Respostas de Exercícios com eles, é completamente gratuito e fácil de usar!

Diversidade cultural são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território.

A diversidade cultural é um conceito criado para compreender os processos de diferenciação entre as várias culturas que existem ao redor do mundo. As múltiplas culturas formam a chamada identidade cultural dos indivíduos ou de uma sociedade; uma "marca" que personaliza e diferencia os membros de determinado lugar do restante da população mundial.

A diversidade significa pluralidade, variedade e diferenciação, conceito que é considerado o oposto total da homogeneidade. Atualmente, devido ao processo de colonização e miscigenação cultural entre a maioria das nações do planeta, quase todos os países possuem a sua diversidade cultural, ou seja, um "pedacinho" das tradições e costumes de várias culturas diferentes.

Algumas pessoas consideram a globalização um perigo para a preservação da diversidade cultural, pois acreditam na perda de costumes tradicionais e típicos de cada sociedade, dando lugar às características globais e "impessoais".

Com o intuito de tentar preservar a riqueza da diversidade cultural dos países, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) criou a "Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural".

A Declaração da UNESCO sobre Diversidade Cultural reconhece as múltiplas culturas como uma "herança comum da humanidade", e é considerada o primeiro instrumento que promove e protege a diversidade cultural e o diálogo intercultural entre as nações.

Diversidade cultural no Brasil

O Brasil é um país incrivelmente rico em diversidade cultural, devido a sua extensão territorial e a pluralidade de colonizações e influências que sofreu ao longo do processo de construção da sociedade brasileira.

As diferenças são bastante visíveis mesmo entre as diferentes regiões do país: norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul.

Nas regiões norte e nordeste, a predominância é das tradições indígenas e africanas, sincretizadas com os costumes dos povos europeus, que colonizaram o país.

Na região centro-oeste, onde predomina o Pantanal, existe ainda uma grande presença da diversidade cultural indígena, com forte influência da culinária mineira e paulista.

No sudeste e sul destacam-se costumes de origem europeia, com colônias portuguesas, germânicas, italianas e espanholas que, ainda hoje, mantêm a cultura típica de seus países de origem.

Diversidade cultural indígena

A Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural prevê ações de preservação das múltiplas culturas de origem indígena e africana, como as línguas indígenas ameaçadas de extinção, além dos rituais e festas tradicionais do povo indígena e afrodescendente.

Diversidade cultural e religiosa

A diversidade religiosa está intrinsecamente relacionada com a cultura. O chamado sincretismo religioso conceitua o processo de mistura e diversificação de várias religiões reunidas dentro de uma sociedade.

No Brasil, por exemplo, a diversidade religiosa está na presença das várias crendices coabitando em um mesmo território, como os católicos, judeus, muçulmanos, hindus, etc.

Veja também:

O que você entende por diversidade cultural? Cite alguns exemplos deste fenômeno e como ele se apresenta no Brasil.

RESPOSTA:

A diversidade cultural pode se manifestar de diferentes formas. Um exemplo são as chamadas culturas alternativas, que surgem quando grupos da classe média e dos segmentos sociais dominados criam movimentos como forma de se afirmar socialmente. Por meio de expressões diferenciadas, esses grupos manifestam sua resistência, seu protesto e reafirmam suas diferenças. Exemplos como os hippies e os punks das décadas de 1960 e 1970 e o movimento hip -hop de hoje expressam essa relação entre as chamadas minorias – por estarem destituídas de poder – e as culturas alternativas. A diversidade cultural manifesta-se também em especificidades regionais e intrarregionais em territórios e nações nos quais diferentes etnias e comunidades convivem. No Brasil, registram-se tradições advindas de descendentes de indígenas, afrodescendentes e imigrantes europeus de diversas nacionalidades – com hábitos alimentares e religiões distintas. Em cada região ou estado, um grupo cultural sobressai a outros – por exemplo, os indígenas em Mato Grosso do Sul e no Amazonas, os descendentes de imigrantes europeus no Sul do país e os afrodescendentes na Bahia. Outro exemplo da diversidade cultural é o sincretismo religioso, pelo qual várias crenças, com seus símbolos e tradições específicos, misturam-se em algumas festas e cultos.