Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto 1 os meios de comunicação, de acordo com

Texto III

90 milhões em ação, pra frente, Brasil, do meu coração.

Todos juntos, vamos, pra frente, Brasil, salve a seleção.

De repente é aquela corrente pra frente.

Parece que todo o Brasil deu a mão.

Todos ligados na mesma emoção.

Tudo é um só coração.

Todos juntos, vamos, pra frente, Brasil, Brasil,

Salve a seleção.

(Canção: Pra frente Brasil/ Copa 1970. Autor: Miguel Gustavo)

Na obra “Resposta à questão: o que é o esclarecimento?”, Kant discute conceitos como uso público e privado da razão e a superação da menoridade.
À luz do pensamento kantiano, o fenômeno contemporâneo do uso político dos eventos esportivos

Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto 1 os meios de comunicação, de acordo com

É comum, nos meses que antecedem as eleições, vermos mais notícias sobre os candidatos e até um horário político reservado a eles nos mais diversos canais da televisão brasileira. No entanto, o papel dos meios de comunicação às eleições e à democracia não se restringe a isso, uma vez que, além de promover a circulação de informações diariamente, eles também são responsáveis pela disseminação de ideias, valores e símbolos; caracterizando-se, assim, como um dos agentes de formação do imaginário nacional.

Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto 1 os meios de comunicação, de acordo com

Figura reproduzida do site: http://paulinhonecooblog.blogspot.com/2015/06/ferias-xxv-charge-midia-com-sua.html

Antes de adentrar propriamente na relação entre a democracia e os meios de comunicação, deve-se partir da conceituação dominante atualmente na ciência política de democracia contemporânea, a qual compreende-a como uma série de procedimentos que permite que os cidadãos escolham seus líderes através de um processo político competitivo justo. Para que isso ocorra são necessários alguns pré-requisitos:

A existência de eleições livres, justas e regulares aos principais cargos políticos, os quais podem ser ocupados por qualquer cidadão;

A asseguração de direitos civis que permitam aos cidadãos produzir e obter informações tanto para participar do processo eleitoral como candidatos, quanto como eleitores.

Neste caso, a importância dos meios de comunicação à democracia está implícita em sua própria definição, implicando, portanto, o direito à liberdade de expressão e a existência de meios necessários para que a informação chegue mesmo nos lugares mais longínquos do país.

Ademais, ressalta-se que esta é uma definição contemporânea da democracia, uma vez que necessita de um aparato tecnológico capaz de realizar a comunicação em escala nacional ou ao menos de abranger uma audiência significativa que interfira nas opiniões e nos resultados eleitorais.

Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto 1 os meios de comunicação, de acordo com

Entretanto, essa relação entre a democracia e a mídia, quando compreendida de maneira superficial pode culminar na ideia de que a imprensa e os meios de comunicação são neutros e imparciais, que eles expressam a realidade tal como ela é, sem juízos de valor ou opinião. Todavia, essa análise baseada apenas na aparência do fato desconsidera os interesses e as complexidades existentes, por dois fatores:

  1. Em uma democracia liberal, inserida em um sistema capitalista, os principais canais e meios de expressão pertencem a organizações privadas, que pertencem e reproduzem a lógica da classe dominante e possuem interesses particulares no tipo de informação que será veiculada. Ou seja, apesar de sustentarem um discurso de: manifestar a opinião pública e demonstrar a verdade, parte predominante da mídia expressa interesses corporativos, os quais pautam-se na maximização do lucro e não no compromisso social de formação cidadã.
  2. Além de pautarem no lucro, a escolha e o modo como as informações serão transmitidas, existem também os interesses políticos e ideológicos norteando tais conteúdos. Isto significa que a mídia pode – e muitas vezes vai – tratar determinada campanha ou pauta de maneira tendenciosa, influenciando a forma como os sujeitos irão pensar sobre os temas.

Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto 1 os meios de comunicação, de acordo com

Figura reproduzida do site: http://cutrs.org.br/levantamento-aponta-que-midia-tradicional-ignora-criticas-a-reforma-da-previdencia/

Os meios de comunicação podem expressar seus posicionamentos tanto através das notícias ou dos programas de opinião, quanto por meio das novelas e das produções fictícias, as quais, ao abordarem temas cotidianos podem construir determinados estereótipos negativos sobre elementos que são políticos ou economicamente nocivos aos seus interesses.

Por fim, é notável que com os avanços tecnológicos a internet passou a ser um a principal fonte de consulta sobre a veracidade das informações, porém nem ela é isenta de interesses pessoais e corporativos. Portanto, deve-se ler criticamente qualquer tipo de informação recebida e, sempre que possível, consultar outras fontes para aumentar o próprio arsenal analítico antes de chegar a alguma conclusão.

Questão

(ENEM 2011) TEXTO I

A ação democrática consiste em todos tomarem parte do processo decisório sobre aquilo que terá consequência na vida de toda coletividade.

(GALLO, S. etal. Ética e Cidadania. Caminhos da Filosofia. Campinas: Papirus, 1997 – adaptado)

TEXTO II

É necessário que haja liberdade de expressão, fiscalização sobre órgãos governamentais e acesso por parte da população às informações trazidas a público pela imprensa.

(http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 24 abr. 2010)

Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto I, os meios de comunicação, de acordo com o Texto II, assumem um papel relevante na sociedade por:

A) orientarem os cidadãos na compra dos bens necessários à sua sobrevivência e bem-estar.

B) fornecerem informações que fomentam o debate político na esfera pública.

C) apresentarem aos cidadãos a versão oficial dos fatos.

D) propiciarem o entretenimento, aspecto relevante para conscientização política.

E) promoverem a unidade cultural, por meio das transmissões esportivas.

A alternativa correta é a letra B.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto 1 os meios de comunicação, de acordo com

além de impedi-los de exercer seus direitos políticos. c) a uma política eugênica desenvolvida pelo Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes filosófico-científicas. d) à baixa representatividade política de grupos organizados que defendem os direitos de cidadania dos homossexuais. e) à falência da democracia no país, que torna impeditiva a divulgação de estatísticas relacionadas à violência contra homossexuais. 10. Pergunta 10 A /1 A democracia participativa é uma forma de exercício do poder, baseada na participação dos cidadãos nas tomadas de decisão política. A população tem se organizado melhor em torno de infinitas questões, e conquistando melhor o espaço público e essa população tem cobrado de maneira mais efetiva de seus representantes. As exigências vêm se tornando mais complexas e fica evidente a necessidade da participação em conjunto entre representantes e representados. Os indivíduos têm buscado canais de comunicação para se expressar. Com esse olhar, leia os textos abaixo e, em seguida, responda ao que se pede. TEXTO I A ação democrática consiste em todos tomarem parte do processo decisório sobre aquilo que terá consequência na vida de toda coletividade. Fonte: GALLO, S. et al. Ética e Cidadania. Caminhos da Filosofia. Campinas: Papirus, 1997 (adaptado). TEXTO II É necessário que haja liberdade de expressão, fiscalização sobre órgãos governamentais e acesso por parte da população às informações trazidas a público pela imprensa. Fonte: Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 24 abr. 2019. Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto I, os meios de comunicação, de acordo com o Texto II, assumem um papel relevante na sociedade por que: a) fornecem informações que fomentam o debate político na esfera pública. b) propiciam o entretenimento, aspecto relevante para conscientização política. c) apresentam aos cidadãos a versão oficial dos fatos. d) promovem a unidade cultural, por meio das transmissões esportivas. e) orientam os cidadãos na compra dos bens necessários à sua sobrevivência e bem-estar

Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto 1 os meios de comunicação, de acordo com
Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto 1 os meios de comunicação, de acordo com
Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto 1 os meios de comunicação, de acordo com