Por causa de que é errado

Pelo que sabemos, a locução correta sempre foi POR CAUSA “DE”, a qual significa “em virtude de”, “em razão de”.

Exemplos:

Por causa “da” instabilidade do tempo, o navio ainda não partiu.

A bela Leudegunda resfriou-se por causa “do” frio intenso.

A construção POR CAUSA “QUE’, pelo que temos notícia, não existe. Trata-se, segundo a gramática normativa, de forma inaceitável.

Existem ainda aqueles mais corajosos que dizem e escrevem “POR CAUSA DE QUE” e “POR CAUSO QUE”, construções essas também inaceitáveis à luz da gramática normativa.

Para reflexão: “Ensinar é aprender duas vezes.” — Joseph Joubert

Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

18 sinônimos de por causa de para 1 sentido da expressão por causa de:

Indica a razão de algo ter acontecido:

1 como, visto que, dado que, devido a, em atenção a, em consequência de, em razão de, em virtude de, graças a, já que, por efeito de, por isso que, por motivo de, por obra de, porquanto, porque, posto que, uma vez que.

Exemplo: «A Ana foi à praia por causa que estava bom tempo.» Tratar-se-á simplesmente de uma expressão mais usada na oralidade mas, ainda assim, correcta? Por causa de é a forma correcta, sinónima de porque (por causa de estar = por estar = porque estava).

Não tem desfalecido significado?

[Figurado] Que não possui intensidade nem brilho; mortiço. [Figurado] Que necessita de; falto.

O que é desfalecimento?

substantivo masculino Vertigem; condição da pessoa que perde momentaneamente suas forças físicas; sensação de desequilíbrio. [Por Extensão] Desânimo; falta de ânimo; perda ou diminuição da disposição.

Qual é o significado da palavra desfalecido?

1. Destituído, carecente. 2. Que perdeu as forças.

Como fazer o cadastro na Wish?

Baixe o app Wish na App Store. Toque em Criar Conta. Selecione o método que você deseja usar para criar sua conta. Siga as instruções na tela até que sua conta seja criada.

Porque não consigo cadastrar meu cartão na Wish?

O melhor é entrar em contato com eles. O problema é no Wish, entre em contato com eles, podem estar bloqueado o pagamento por suspeita de fraude. Se a notificação de “Compra Negada” nem chega no app, é com eles que precisa resolver.

Como ser ponto de retirada Wish?

As lojas que quiserem fazer parte do projeto, precisam realizar um cadastro prévio para habilitar o local como ponto de retirada. Segundo a Wish, esse acordo levará mais tráfego às lojas parceiras. Além disso, a empresa também pagará uma taxa para usar o local como base.

Como entrar no Wish?

Primeiro, baixe o aplicativo na App Store ou Google Play. Em seguida, insira seu nome, sobrenome, endereço de e-mail e senha. Você também pode acessar o Wish através de sua conta no Facebook ou Google.

Deparei-me com esta dúvida já há algum tempo quando conversava com amigos, que insistiam em como a expressão "por causa que" não é muito correcta, e que se deve antes dizer apenas "porque". Por exemplo: "A Maria escorregou por causa que o chão estava molhado."

Tenho consciência que se utiliza "por causa de", por exemplo na frase " O balão rebentou por causa da pressão", pelo menos encontrei vários exemplos disso na minha pesquisa.

Será que eles têm razão, ou é simplesmente uma expressão mais usada na oralidade mas, ainda assim, correcta?

Desde já agradeço a atenção.

  • Viva! A expressão «por causa que» está errada, oralmente ou por escrito. É uma daquelas maneiras pertinazes como ervas daninhas, que custa a desenraizar, mas tem de ser. Alunos das escolas deviam ser ajudados a livrar-se dela. Sejamos um pouco soldados nesta missão, uma ou outra vez. Também nos meios de comunicação social se pode agir; há dias vi um programa de correcção de erros de português, com o Diogo Infante, que me deixou encantado.

    A maneira correcta de dizer é: «A Maria escorregou porque o chão estava molhado», «... por causa de o chão estar molhado».

    Por causa de que é errado

    Parece-me que esta expressão so esta errada num detalhe minimo:

    - deveria ser por causa de e não por causa que.

    Assim, se escrever: "A Maria escorregou por causa de o chão estar molhado", este caso entra no ambito da aplicacão de uma locução conjuncional subordinativa causal.

    Ao introduzir uma oração cujo predicado seja um infinitivo (p. ex., por causa de o chão estar molhado), equivale a porque, então é considerada subordonativa causal.

    Olá!
    É só troca de uma palavra («que» por «de»), FranParis, mas faz toda a diferença. Há poucos anos, ouvia a expressão «por causa que», com muita insistência, e vai passando para um ou outro adulto.

    Muito obrigada a ambos, zelis e FranParis, por finalmente me fazerem descalçar esta bota!

    Flávia Neves

    Professora de Português

    As duas expressões existem na língua portuguesa e estão corretas. São sinônimas na indicação de uma causa. Embora vários gramáticos e linguistas condenem o uso de por conta de como sinônimo de por causa de, essa acepção se encontra dicionarizada, sendo correta.

    Exemplos:

    • Não viajei por causa da chuva.
    • Não viajei por conta da chuva.

    Ainda assim, deverá ser privilegiado o uso da expressão por causa de na transmissão de uma razão, visto ser a mais apropriada para esse efeito, com mais antiguidade e reconhecimento pelos falantes. Além disso, deverá ser evitado o exagero que atualmente existe no uso da expressão por conta de.

    A expressão por causa de indica a razão de algo ter acontecido, sendo sinônima de: devido a, por motivo de, em razão de, em virtude de, graças a e por obra de, entre outros.

    Exemplos:

    • Haverá alterações na circulação automóvel por causa de obras rodoviárias.
    • O funcionário foi despedido por causa de um processo disciplinar.

    A expressão por conta de indica que algo está sob a responsabilidade de alguém, sendo sinônima de: a cargo de, às custas de, sob a responsabilidade de. Pode significar também que algo é custeado ou financiado por alguém. é também sinônima de por causa de, indicando a causa de algo.

    Exemplos - a cargo de:

    • Essa tarefa fica por minha conta.
    • A remodelação do escritório ficou por conta do novo decorador.

    Exemplos - financiado por:

    • A sobremesa ficará por conta da casa. Voltem sempre!
    • O meu aparelho foi por conta de meus avós.

    Exemplos - por causa de:

    • Haverá alterações na circulação automóvel por conta de obras rodoviárias.
    • O funcionário foi despedido por conta de um processo disciplinar.

    Palavras relacionadas: conta, causa.

    Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.