Por que você não fala mais comigo

Estes exemplos podem conter palavras rudes baseadas nas suas pesquisas.

Estes exemplos podem conter palavras coloquiais baseadas nas suas pesquisas.

Não foram achados resultados para esta acepção.

Palavras frequentes: 1-300, 301-600, 601-900

Expressões curtas frequentes: 1-400, 401-800, 801-1200

Expressões compridas frequentes: 1-400, 401-800, 801-1200

Feita por >Zilda Maria · 9 ago 2017 Terapia de casal

Conheci um cara pelo aplicativo. No inicio conversávamos muito , sobre tudo. Nem sempre era ele que entrava em contato , mas quando eu fazia ele respondia prontamente e deslanchava na conversa. Quando deu certo de nos encontrarmos para um café houve uma química das duas partes e percebi uma inibição por parte dele, apesar de ter rolado alguns beijos carinhosos. Continuamos a fazermos contato. Viajei por uma semana e após meu retorno, continuamos as conversas , onde ele me chamou na mensagem e no decorrer da conversa devido uma brincadeira que fiz, perguntou se eu havia achado ele tímido, quando respondi que observei nele um misto de inibido com charmoso, após esta conversa, ele não disse mais nada e eu também não me senti à vontade em fazê-lo. Houve uma ocasião ficamos sem nos comunicarmos por dois dias e quando quebrei o silencio enviando uma brincadeira bem humorada, `à qual ele reagiu dizendo....você me abandonou. O fato é que, na última conversa, fiz de certa forma um elogio e ele não respondeu, achei que ele foi muito indelicado.

Lidar com as consequências de um término é algo que muitos de nós devemos fazer em nossas vidas. Dependendo do nível de experiência, maturidade, apego ou expectativas em relação ao relacionamento, o rompimento pode ser gerenciado de forma melhor ou pior. Uma das dúvidas mais frequentes é por que meu ex não fala mais comigo após o término. No artigo de hoje apresentamos os possíveis motivos e apontamos algumas reflexões.

A comunicação é, sem dúvida, um dos canais que permite verificar se a relação com o seu parceiro chegou ao fim. Você passa de falar com ele todos os dias para simplesmente não fazer mais isso. Embora seja verdade que alguns casais continuam a se comunicar ocasionalmente, a maioria dos términos acaba com essa ponte comunicativa. Vejamos o que está escondido por trás disso.

Comunicação após o término

Às vezes, os casais tendem a se comunicar mais depois que se separam, quanto mais anos estão juntos e quanto maior o compromisso de ambos com a união.

O investimento feito em um relacionamento pode ser um bom preditor do grau de comunicação que será mantido quando ele terminar. Mas isto não é tudo. Como apontam os pesquisadores, o apego e a intimidade que existiam entre o casal também determinam o processo de comunicação após a dissolução amorosa.

A questão fica ainda mais complicada quando adicionamos as redes sociais a todas essas variáveis. Espionar ou monitorar o ex é uma prática comum que pode levar, segundo estudos e pesquisas, ao que se conhece como angústia digital.

Os níveis de angústia aumentam ao perceber que o ex seguiu com a vida, teve novas experiências, começou novos projetos e cumpriu metas sem ter a companhia do outro.

Não perca: 7 dicas para o término não afetar o seu estado psicológico

Além da angústia, a descoberta de tudo isso também pode levar a episódios de ansiedade e depressão. Como veremos a seguir, há várias razões pelas quais o ideal é se manter distante.

A primeira coisa que você precisa saber quando se pergunta “por que meu ex não fala mais comigo” é que, em termos gerais, não existem motivos para isso. Mesmo quando o relacionamento terminou de forma amigável, é preciso assimilar que acabou. Dessa forma, os hábitos ou práticas que vocês costumavam fazer juntos também chegaram ao fim.

Para além desta reflexão, propomos 4 razões pelas quais o seu ex não fala mais com você. Embora, é claro, possamos revisar muitos mais, a maioria dos casos podem ser explicados por meio desses motivos. Vejamos cada um deles em detalhes:

1. Ele precisa de espaço

Por que você não fala mais comigo

Rompimentos podem ser traumáticos, de forma que recuar é sempre uma opção válida para se curar.

Uma das razões pelas quais o seu ex não fala mais com você é que ele precisa de espaço. Espaço para repensar seu presente e seu futuro, assimilar a separação, pensar em que atitude tomar e organizar sua vida, agora que está sozinho.

É natural que durante este processo seja necessário cortar toda a comunicação; caso contrário, é mais difícil gerenciar essas reflexões. Isso acontece apesar do fato de ambos terem decidido terminar o relacionamento de comum acordo.

2. Ele está passando pelas fases de ruptura

Existem 8 fases de um término. Algumas delas, como a fase de isolamento, ansiedade, aceitação ou superação, exigem ou caracterizam-se pela quebra de comunicação com o ex. Em outras palavras, metade das fases do término envolvem uma desconexão que afeta a comunicação com o ex.

A isso devemos acrescentar também o plano emocional. Novamente, mesmo quando o fim do relacionamento foi decidido por ambos, é impossível escapar dos sentimentos. É muito mais fácil controlá-los na ausência das lembranças do que quando elas são permanentemente reforçadas com mensagens, ligações ou quando se compartilha um espaço com a outra pessoa.

3. Ele tem algum tipo de ressentimento

Outra explicação possível para o seu ex não falar mais com você é que ele ou ela guarda algum tipo de ressentimento. Isso pode acontecer porque o término não foi de comum acordo, ele não deu tudo de si para que desse certo ou porque todos os seus projetos e futuro estavam nesse relacionamento.

Há muitas razões para guardar ressentimentos. Isso pode se manifestar de duas maneiras: pela comunicação insistente ou pela sua ausência absoluta. Seja como for, é mais comum do que você imagina; tudo depende das características do término e do próprio relacionamento.

4. Não existe um motivo especial

Nem tudo sempre tem que ter uma explicação concreta. Os relacionamentos são mutáveis, especialmente aqueles que existem com um ex.

Embora os cenários descritos acima sejam perfeitamente viáveis, na realidade pode não haver nenhuma razão específica. O outro apenas decidiu seguir em frente com sua vida, o que implica colocar o passado no passado. Ele fez novos amigos, conheceu alguém, está investindo todo o seu tempo no trabalho ou buscando um novo hobby.

Não existe a obrigação de continuar mantendo um canal de comunicação com o ex, nem mesmo do ponto de vista moral. Se essa pessoa acredita que deu tudo de si para o relacionamento, e o rompimento foi consensual, então não há nada de errado em escolher uma direção diferente.

Devo me preocupar se meu ex não fala mais comigo?

Não, você não deve se preocupar se seu ex não fala mais com você. Quanto mais você se preocupar, mais sua ansiedade sobre isso aumentará. Como acabamos de explicar, e a partir de um ponto de vista objetivo, não existem razões sólidas para continuar se comunicando com o seu ex. Isso quando não há motivos para fazê-lo (como crianças ou outros interesses envolvidos, por exemplo).

Alguns casais continuam bons amigos depois que o relacionamento termina. No entanto, e se formos 100% honestos, esta não é a regra. Para a maioria é melhor marcar um ponto final, começar uma nova vida e se afastar do passado. Isso não precisa te afetar, basta absorver a situação e escolher fazer o mesmo com a sua vida.

Claro que, caso hajam interesses envolvidos, o ideal é estabelecer um canal de comunicação. Se este for o seu caso, você deve conversar com o seu ex para não romper completamente o vínculo que os unia antes. Do contrário, os outros assuntos envolvidos podem ser prejudicados, sejam eles uma criança, um investimento, um animal de estimação ou qualquer outra coisa.

Pode interessar a você...