Bibliografia de um trabalho escolar pesquisado na internet

Introdução

A língua portuguesa caracteriza-se pela construção de unidades com recurso às regras disponíveis na língua, ou à reutilização de termos ou palavras, com aquisição de novos significados e/ou referências, ou, ainda, à importação de termos. Inclui-se aí o termo webgrafia / webografia [web + -o- + (biblio)grafia] e e webliografia [web + (bi)bliografia] – todas as formas recenseadas em trabalhos de cunho acadêmico, para denominar a lista de endereços URL, onde foram encontradas informações relevantes para a realização do trabalho de pesquisa.

Fonte de Informação

Observa-se que há, atualmente, uma grande tendência entre os estudantes em geral de abusar da Internet como fonte de informação para os trabalhos acadêmicos. A facilidade de pesquisar na Internet faz com que muitos estudantes acabem adotando a ferramenta como fonte preferencial de informações para elaboração de Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso. É preciso ter critérios para selecionar bons textos e sempre checar a autoria das informações. Além disso, é importante não deixar de usar outras fontes também, como livros e periódicos.

O uso da Internet não é problema na elaboração de trabalhos de pesquisa. Entretanto, em alguns casos, há estudantes que apresentam o trabalho sem nenhuma referência de livros. O maior problema na verdade é o recorte e cole, mas isso não acontece somente com textos da Internet; quando o estudante é displicente com suas responsabilidades acadêmicas faz o mesmo com a cópia indiscriminada do conteúdo dos livros impressos. É o plágio que não deve acontecer e se caracteriza como crime.

É muito comum a internet apresentar dados sucintos e resumos que não são suficientes para elaboração do trabalho de pesquisa. Mesmo usando a internet é preciso ler muito. A leitura é muito importante nessa atividade, além da preocupação na consulta a sites sérios e no momento de checar a autoria dos textos. Tem muita coisa legal na web, mas também tem muita porcaria. Por isso, para utilizar o material como pesquisa o estudante deve sempre verificar a idoneidade do site e o nome dos autores para que alguém se responsabilize pelas informações ali postadas.

Bibliografia

Para qualquer produção escrita, é importante conhecer as formas de se fazer uma bibliografia. Esta deve conter as chamadas referências bibliográficas. Uma bibliografia é um registro de documentos sobre determinado assunto ou de determinado autor, que venham a servir como fonte para consulta. O uso da bibliografia permite que o leitor identifique a obra e, assim, possa localizá-la com facilidade, se assim desejar.

Uma referência bibliográfica é um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. Assim, uma bibliografia também pode ser vista como uma lista, onde cada item é chamado de referência bibliográfica. Ela é composta por um conjunto de elementos, dispostos de uma maneira pré-estabelecida, que indicam exatamente a obra consultada.

Webgrafia

Para as referências bibliográficas da Internet recomenda-se a utilização de uma página específica, a qual se convencionou chamar de webgrafia. Os endereços de sites na Internet que tiverem textos utilizados no trabalho de pesquisa devem ser reunidos nessa relação. Desta forma, pode-se optar pelo uso de sites como fontes, mas estes devem ser incluídos na webgrafia.

Seja qual for a fonte de pesquisa escolhida, as referências devem seguir as regras estabelecidas pela norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR-6023:2002 - Informação e documentação - Referências - Elaboração. Esta Norma fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação.

Para a webgrafia ficam algumas dicas:

No caso das referências de trabalho localizado na Internet, a referência deve ocorrer da seguinte forma: sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido de vírgula e nome do autor, seguido de um ponto final. Em seguida, o título do trabalho entre aspas e ponto final. Após, colocar as palavras "Disponível em" seguidas de dois pontos e o endereço do site. Por último, colocar as palavras "Acesso em" ou "Visitado em", seguido de dois pontos e a data da consulta. O leitor deve ser capaz de encontrar o conteúdo pesquisado pelo caminho apontado. Por esse motivo, o estudante jamais deve utilizar material de pesquisa de sites sem autoria declarada.

Exemplo:

DOMINGUES, Alexandre B. "Como Fazer um Site Survey em Ambientes Fechados". Disponível em:
<http://www.projetoderedes.com.br/tutoriais/tutorial_site_survey_interno.php>. Visitado em: 14 novembro 2008.

No caso da citação de trechos de parte de um trabalho, uma monografia, por exemplo, a referência começa com o sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido de vírgula e nome do autor, seguido de um ponto final. Em seguida, o título do artigo entre aspas e ponto final. Depois deve-se colocar o prefixo latino "in" e a respectiva localização da citação. Em seguida, colocar as palavras "Disponível em" seguidas de dois pontos e o endereço do site. Por último, colocar "Acesso em" ou "Visitado em", seguido de dois pontos e a data da consulta.

Exemplo:

MALOFF, Joel. "A internet e o valor da internetização". In: Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 3, 1997. Disponível em: <http://www.ibict.br/cionline/>. Acesso em: 18 maio 2008.

Referências Bibliográficas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

PINHEIRO, José M. S. Da iniciação Científica ao TCC: Uma Abordagem para os Cursos de Tecnologia. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2010.

Webgrafia

Boulhosa, Tatiana Machado. "Como fazer referências...". Disponível em: <http://www.anglobrasileiro.com.br/filosofia_referencias.htm>. Acesso em: 21 de abril 2010.

MORAES, Cristiane. "TCC: evite o uso excessivo de fontes da internet." Disponível em: http://karllauna.spaces.live.com/blog/.entry. Acesso em: 10 de abril 2010.

Como fazer a bibliografia de um trabalho pesquisado na internet?

Para fazer uma referência de site conforme as normas da ABNT, você deve incluir os seguintes elementos: autor (pessoa ou organização); local de publicação, se houver (não é o site); data de publicação, se houver; endereço eletrônico (URL); data de acesso ao site.

Como se faz bibliografia de um trabalho escolar?

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título do artigo. Título da revista, local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial &ndash final do artigo, data.

O que é bibliografia de um trabalho escolar exemplo?

A bibliografia inclui obras escritas (desde jornais, revistas, livros, artigos) e, ainda, obras de áudio, de vídeo, ilustrações, etc. e são indicadas no final dos trabalhos em ordem alfabética.

Onde encontrar a bibliografia de um site?

O Google Scholar permite efetuar a recolha das referências bibliográficas dos registos, para isso basta que aceda ao Google Scholar – http://scholar.google.pt e realize uma pesquisa.