Como a sustentabilidade está relacionada com os recursos naturais?

Sustentabilidade com certeza poderia ser definida como uma das palavras do século. Não é à toa: estabelecer um desenvolvimento sustentável de nossa sociedade é fundamental para garantir que as próximas gerações encontrarão um planeta com recursos suficientes para uma sobrevivência saudável. 

Apesar de sua importância e de ser muito repetida por aí, não é todo mundo que entende o real significado da sustentabilidade. Isso porque trata-se de um conceito realmente complexo e que pode ser aplicado em diversos setores da sociedade. Existem, por exemplo, a sustentabilidade ambiental (que é a mais conhecida), a sustentabilidade empresarial, a sustentabilidade social, entre outros tipos.

Abaixo, te ajudamos a entender melhor o que significa sustentabilidade, sua relevância para a sociedade e a conhecer exemplos de desenvolvimento sustentável.

Apesar de ser um conceito extremamente plural, dotado de múltiplos significados, a sustentabilidade pode ser traduzida como a habilidade de atender às exigências do presente sem que isso afete gerações futuras. 

Sustentabilidade tem origem no latim sustentare, que significa suportar, sustentar, manter. Dessa forma, o termo remete originalmente à possibilidade de manter algo em bom estado ao longo do tempo, mesmo que haja interferências externas agindo sobre ele.

Sustentabilidade representa a busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade de recursos naturais existentes e a sua exploração pela sociedade, com o objetivo de permitir que a geração atual se desenvolva e, ao mesmo tempo, garantir às próximas gerações a oportunidade de também dispor dos mesmos recursos para sua sobrevivência. 

Já com relação à sustentabilidade empresarial, podemos pensar nas ações tomadas por um negócio com o objetivo de respeitar o meio ambiente e, também, o desenvolvimento sustentável de toda a sociedade.

Como a sustentabilidade está relacionada com os recursos naturais?

Tripé da Sustentabilidade 

O tripé da sustentabilidade diz respeito a um conjunto de três aspectos que são considerados fundamentais para a administração de uma empresa. São eles: social, ambiental e financeiro. De acordo com o conceito, esses três aspectos devem sempre interagir de forma harmônica na direção de um negócio, garantindo a integridade do planeta e da sociedade durante seu crescimento econômico.

Também conhecido como triple bottom line, o tripé da sustentabilidade foi criado em 1994 pelo empresário britânico John Elkington, que, por suas ações no campo do desenvolvimento empresarial, ficou mundialmente conhecido como “pai da sustentabilidade”. 

Preencha o formulário
para mais informações

Benefícios da sustentabilidade

Tema de destaque para as próximas décadas, a sustentabilidade é a chave para a qualidade de vida de forma geral em todo o planeta. 

Sabemos o quanto o uso de fontes poluentes e danosas ao ambiente degradou rios, florestas, o ar e a temperatura média da Terra. Tomar a decisão de optar por atitudes mais sustentáveis e que não contribuem com o mal da atmosfera é de extrema importância hoje, mas mais ainda para o futuro.

Além de ser capaz de melhorar a economia, já que recursos limpos, principalmente de produção de energia, geralmente são capazes de reduzir em grandes escalas os custos dessa geração, fontes sustentáveis também preservam outros recursos, o meio ambiente e, ainda, evitam grandes desastres naturais. 

Tipos de sustentabilidade

Como a sustentabilidade está relacionada com os recursos naturais?

Por se caracterizar como um conceito amplo e complexo, a sustentabilidade pode ser aplicada em diversos campos do desenvolvimento da sociedade. Entenda abaixo quais são os tipos mais conhecidos de sustentabilidade e como eles podem ser colocados em prática.

Sustentabilidade ambiental/ecológica

Esse tipo de sustentabilidade se apoia no uso consciente dos recursos naturais, com o propósito de preservá-los para o futuro. Desse modo, a sua principal meta se baseia na difusão de práticas que não são nocivas ao meio ambiente.

Esse é o aspecto mais lembrado quando se fala de sustentabilidade. A sustentabilidade ambiental diz respeito à forma como nós, seres humanos, fazemos uso de todos os bens e recursos naturais disponíveis no planeta para suprir as nossas necessidades, mas sem que isso atrapalhe o fornecimento desses mesmos bens e recursos para as gerações que ainda estão por vir. Ou seja, atuar de forma sustentável para o meio ambiente significa utilizar e, ao mesmo tempo, cuidar para que não falte ao próximo.

É fato que o ser humano precisa da natureza para sobreviver. Ao mesmo tempo, toda ação tomada pelo homem acaba modificando o meio ambiente. Encontrar um equilíbrio nessa equação é o que busca a sustentabilidade ambiental, de modo que ambos, homem e natureza, possam conviver em harmonia e sem prejuízos de nenhum lado.

Para entender a importância de lutar pela sustentabilidade ambiental, basta pensar no quão essenciais são todos os recursos disponibilizados pela natureza à humanidade: água, oxigênio, elementos minerais, energia, florestas, animais e muito mais. 

Entre exemplos de ações que já vêm sendo tomadas pela população em busca da sustentabilidade ambiental, podemos citar o consumo de produtos naturais, reciclagem, uso de meios de transporte e geradores de energia menos poluentes, a reutilização de materiais, entre outras. Por sua relevância, além de praticar tais ações, é importante que uma parcela cada vez maior da sociedade atue, também, na conscientização, formando uma verdadeira corrente pela sustentabilidade de nosso planeta.

Como a sustentabilidade está relacionada com os recursos naturais?

Sustentabilidade social 

Diretamente relacionada à responsabilidade social, a sustentabilidade social se refere a ações destinadas à melhoria da qualidade de vida da sociedade, buscando oferecer a todos o acesso pleno à cidadania.

Um dos pilares do tripé da sustentabilidade, definido por John Elkington, a sustentabilidade social se refere à forma como uma empresa impacta a sociedade em que está inserida. Esse conceito pode ser avaliado dentro de uma empresa sob dois diferentes contextos: interno e externo.

Quando falamos de forma interna, é necessário avaliar a maneira com que uma organização garante uma relação sustentável entre seus colaboradores. Ou seja: ser uma empresa flexível, prover um ambiente de respeito e de ações éticas, oferecer remuneração justa e benefícios, lutar pela inclusão e diversidade entre seu corpo de funcionários, além de dar suporte humanizado a todos.

Já de maneira externa, a sustentabilidade social de uma organização diz respeito a uma relação harmoniosa com toda sua comunidade local, apoiar ações que beneficiam a população, além de lutar pela igualdade social e, de forma geral, avaliar o impacto que suas ações causam à sociedade.

Sustentabilidade econômica

Também chamado de sustentabilidade financeira, esse conceito representa as ações de cunho econômico, financeiro e administrativo que uma empresa toma com o fim de se desenvolver economicamente, mas, ao mesmo tempo, garantir a manutenção dos recursos naturais e preservar o meio ambiente. 

Em outras palavras, a sustentabilidade econômica mostra que o aspecto financeiro nunca deve ser avaliado de forma isolada. Afinal, todas as ações tomadas por um negócio para o aumento de seu lucro também impactam a natureza e a sociedade.

Sustentabilidade empresarial

Como já adiantamos, a sustentabilidade empresarial diz respeito ao conjunto de todas as práticas realizadas por uma organização em prol de um crescimento consciente, ou seja, que não prejudique o meio ambiente e a sociedade.

Esse conceito está profundamente conectado ao entendimento de que o crescimento de um negócio não pode ser benéfico apenas para seus proprietários. Os benefícios dessa evolução devem ser palpáveis também a seus colaboradores, parceiros, consumidores e demais pessoas envolvidas na cadeia de produção dos bens ou serviços. 

Vale lembrar também que, ao adotar a sustentabilidade empresarial como premissa, uma organização não está apenas beneficiando a sociedade ou o meio ambiente, mas está também trabalhando para a melhora de sua imagem perante uma rede de consumidores, que está, cada vez mais, em busca de consumir produtos ou serviços responsáveis. Ou seja: a sustentabilidade empresarial também ajuda a atrair mais clientes e, consequentemente, a atingir maiores rendimentos.

Como a sustentabilidade está relacionada com os recursos naturais?

Sustentabilidade agrícola 

A agricultura é um dos setores econômicos que mais faz uso de bens fornecidos pela natureza. Dessa forma, aplicar o conceito de sustentabilidade nesse meio significa extrair aquilo que é necessário para a produção de alimentos, mas, ainda assim, garantir que as gerações futuras também tenham a possibilidade de suprir suas necessidades de produção e ter qualidade de vida. Tudo isso, é claro, passa obrigatoriamente pelo respeito ao meio ambiente.

O que é desenvolvimento sustentável

Uma vez que entendemos o significado da sustentabilidade, podemos compreender que o desenvolvimento sustentável está relacionado à aplicação desse conceito às ações tomadas diariamente por pessoas ou empresas. Ou seja: atuar de forma a satisfazer as necessidades atuais, mas sem esquecer de garantir que as gerações futuras também terão à sua disposição os mesmos recursos para seu desenvolvimento.

Para ser considerado sustentável, um desenvolvimento deve pressupor uma visão integradora e abordar os aspectos econômico, social e ambiental. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pela ONU em 2015, prevê um plano de ação que busca proteger o planeta, promover a prosperidade e garantir a dignidade a todas as pessoas.

Conheça os exemplos de desenvolvimento sustentável

Veja algumas atitudes que podem ser tomadas e que refletem exemplos de desenvolvimento sustentável, seja no âmbito individual ou por parte de empresas e governos:

  • Reciclagem de materiais;
  • Diminuição do ritmo de consumo;
  • Investimento em fontes renováveis de energia;
  • Exploração consciente dos recursos naturais;
  • Conservação das florestas;
  • Economia e reutilização de água;
  • Uso de meios de transporte menos poluentes;
  • Criação de programas de renda para a população;
  • Proteção da biodiversidade;
  • Ampliação e melhoria do saneamento básico;
  • Educação ambiental para a população.

Saiba mais: Exemplos de sustentabilidade | O que é uma casa sustentável

Preencha o formulário
para mais informações

Conclusão

Entendendo o quão importante são as práticas de sustentabilidade, você pode começar a tomar algumas atitudes no seu dia a dia. Além de passar a optar por fontes limpas de energia que não agridam recursos naturais, você pode ficar atento ao lixo produzido em sua residência.

Cuidados como a atenção no destino dos resíduos produzidos e a reciclagem ou não deles é algo que pode ajudar, e muito, na preservação ambiental. Evitar itens descartáveis que aumentem o volume de lixo também pode ajudar nesse processo.

Além disso, você pode conferir alguns exemplos de empresas sustentáveis para caminhar junto nessa evolução e apoiar a busca por todos os benefícios que um ambiente equilibrado pode nos proporcionar.

Veja mais: O que são recursos naturais | Casa ecológica

Veja mais: energia solar e sustentabilidade | energia sustentável

Qual a relação entre sustentabilidade e recursos naturais?

A sustentabilidade busca o uso racional destes recursos naturais sem comprometer o meio ambiente preservando os uso das gerações futuras. Meio ambiente é o ambiente em que os seres estão inseridos, bem como suas condições ambientais, biológicas, físicas e químicas.

O que é sustentabilidade dentro do tema de recursos naturais?

Sustentabilidade ambiental ou ecológica Compreende a preservação e manutenção do meio ambiente, cujo principal objetivo é garantir que as necessidades das gerações futuras não sejam prejudicadas pelo uso indiscriminado dos recursos naturais na atualidade.

Qual a relação do desenvolvimento sustentável com o uso dos recursos naturais?

O desenvolvimento sustentável é importante para, por um lado, assegurar o melhor manejo dos recursos naturais de forma que eles não se esgotem, e que seja possível atender às necessidades das gerações presentes e futuras.

Por que os recursos naturais devem ser usados com sustentabilidade?

E pesquisas científicas comprovam: o uso racional dos produtos naturais resulta em aumento de produtividade e de renda, ao mesmo tempo que garante a regeneração e conservação da natureza.