Por que o indicador de renda por capita sozinho pode mascarar a real situação socioeconômica de um país?

Com esta lista de exercícios, você testará seus conhecimentos sobre o conceito, a forma de calcular a renda per capita de um país e os limites desse indicador econômico. Publicado por: Thamires Olimpia Silva

Renda per capita é um indicador muito utilizado para mensurar a situação econômica de um país. Seu cálculo é realizado pela:

a) Diferença entre a quantidade de nascimentos e óbitos em um país.

b) Soma de todos os rendimentos de um país durante o ano.

c) Divisão da renda nacional (ou PNB) pelo número de habitantes de um determinado país.

d) Soma de todas as riquezas de um país em determinado ano.

e) Divisão entre o número de habitantes e a extensão territorial de um determinado país.

Sobre o conceito de renda per capita, é correto afirmar que:

a) Todos os países desenvolvidos possuem uma renda per capita elevada.

b) Todos os países subdesenvolvidos possuem uma renda per capita pequena.

c) A renda per capita da China é a segunda maior do mundo, já que a China possui a segunda maior economia do planeta.

d) Países mais populosos apresentam uma renda per capita maior do que os países menos populosos.

e) Para determinar a realidade socioeconômica de um determinado país, a renda per capta dever ser utilizada associada a outros índices econômicos e sociais.

Se a renda nacional da Angola fosse de 138 bilhões de dólares e a população fosse de 24 milhões de habitantes, qual seria a sua renda per capta?

a) 5 750 dólares por pessoa.

b) 800 dólares por pessoa.

c) 7 535 dólares por pessoa.

d) 1 730 dólares por pessoa.

e) 4 500 dólares por pessoa.

A diferença entre renda nacional e renda per capita é que:

a) a renda nacional é a soma de todos os rendimentos de um país, e a renda per capita é a renda de apenas uma pessoa.

b) a renda nacional é a soma de todos os rendimentos de um país, e a renda per capita é o valor médio de rendimentos por habitantes.

c) a renda nacional é o valor médio de rendimentos por habitantes em um determinado país, e a renda per capita é o rendimento de apenas uma pessoa.

d) a renda nacional é um indicador econômico, e a renda per capita é um indicador social.

respostas

Letra C

a) Falso - A diferença entre a quantidade de nascimentos e óbitos em um determinado país corresponde ao conceito de crescimento vegetativo.

b) Falso - A soma de todos os rendimentos de um país durante um ano diz respeito ao conceito de Renda Nacional.

c) Verdadeiro - A renda per capita de um país é obtida pela divisão da renda nacional pelo número de habitantes.

d) Falso - A soma de todas as riquezas de um país em um determinado ano corresponde ao conceito de Produto Nacional Bruto (PNB).

e) Falso – A divisão entre o número de habitantes e a extensão territorial de um país corresponde ao conceito de densidade demográfica.

Voltar a questão

Letra E

Se o país apresenta uma numerosa população ou se possui uma grande concentração de renda, o valor da renda per capita não refletirá as condições socioeconômicas. Assim, nem todo país desenvolvido possui uma renda per capita elevada e nem todo país subdesenvolvido possui uma renda per capita baixa.

Voltar a questão

Letra A

O número da renda per capita de um determinado país é obtido pela divisão da renda nacional pela quantidade de habitantes. Assim:

Renda per capita = 138 000 000 000
                               24 000 000

Renda per capita = 5 750

Voltar a questão

Letra B

Tanto a renda nacional quanto a renda per capita são indicadores econômicos utilizados para mensurar o grau de desenvolvimento de um país. A renda nacional consiste na soma de todos os rendimentos do país em um determinado ano. Já a renda per capita é o valor obtido pela divisão da renda nacional pelo número de habitantes e, por isso, constitui-se como um valor médio.

Voltar a questão

Por que o indicador de renda por capita sozinho pode mascarar a real situação socioeconômica de um país?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Como se calcula o PIB a preços constantes?

Para se obter PIB real (ou o PIB a preços constantes) é preciso deflacionar o PIB a preços correntes (PIB nominal), ou seja, é preciso padronizar todos os preços vigentes em cada ano, trazendo-os ao mesmo nível dos preços vigentes no ano-base. Assim será possível saber o quanto o PIB evoluiu de fato (em termos reais).

Como é feito o cálculo do PIB?

O PIB é a soma do valor de todos os bens e serviços produzidos, distribuídos e consumidos em uma região durante um período determinado. É a principal medida usada para avaliar o tamanho de uma economia e compará-la com outras.

Como calcular crescimento real?

Assim, para calcular a taxa de crescimento real você deverá dividir os lucros do ano anterior sua empresa pelo IGP-DI do ano correspondente. Considerando o valor em dezembro de 2014, a divisão deve ser por 3,7. Dispondo desse resultado multiplique-o pelo IGP-DI de 2015.

O que é PIB per capita como ele é calculado?

Já o PIB per capita é calculado a partir da divisão do PIB pelo número de habitantes da região e indica quanto cada habitante produziu em determinado período. Existe também o Produto Nacional Bruto (PNB), no qual entra toda a produção nacional, em território do Brasil ou não.

O que é PIB e o que ele representa?

Saiba também quem calcula o Produto Interno Bruto e quem criou o conceito. O Produto Interno Bruto (PIB) é um indicador para medir a atividade econômica do país.

Qual a diferença entre renda nacional e renda per capita?

a) a renda nacional é a soma de todos os rendimentos de um país, e a renda per capita é a renda de apenas uma pessoa.

Porque a renda per capita não condiz com a realidade?

Geografia do Brasil O rendimento de um país é expresso em renda per capita, que corresponde à riqueza de um país dividida pelo número de habitantes. Porém, uma elevada renda per capita não confirma ou não reflete a realidade, pois de uma forma geral a renda é mal distribuída.

Qual é a relação entre renda per capita e IDH?

Resposta. Resposta: Renda: A renda é calculada tendo como base o PIB per capita (por pessoa) do país. Como existem diferenças entre o custo de vida de um país para o outro, a renda medida pelo IDH é em dólar PPC (Paridade do Poder de Compra), que elimina essas diferenças.

Por que o indicador de renda per capita sozinho pode mascarar a real situação socioeconômica de um país?

Resposta. Resposta: Somente o PIB sozinho não serve para retratar a situação socioeconômica de um país, porque ao ser dividido pela quantidade total de habitantes, o resultado será uma renda per capita geralmente alta igualmente para todos os habitantes, não refletindo a realidade do país.

Por que podemos afirmar que a renda per capita não é um indicador econômico preciso da real situação socioeconômica das nações do mundo?

Além disso, uma renda per capita elevada não reflete as condições socioeconômicas da população se a renda estiver mal distribuída. ... Se a renda do país for muito concentrada, apenas uma parcela da população, mesmo que a renda do país seja alta, terá condições socioeconômicas condizentes com o desenvolvimento econômico.

Que cor representa as maiores rendas per capita do mundo o que isso significa?

Resposta. a) Roxo. Que os países do Norte possuem as maiores renda per capita.

Em que se baseia a renda per capita dos indicadores sociais?

Renda per capita é o nome de um indicador que auxilia o conhecimento sobre o grau de desenvolvimento de um país e consiste na divisão do coeficiente da renda nacional (produto nacional bruto subtraído dos gastos de depreciação do capital e os impostos indiretos) pela sua população.

Por que o indicador de renda per capita sozinho pode mascarar a real situação socioeconômica de um?

Resposta verificada por especialistas O indicador de renda per capita sozinho pode "mascarar" a real situação socioeconômica de um país, pois se baseia em uma média de valores de uma dada localidade e não valores de rendas individuais.

Por que o cálculo da renda per capita não representa a real situação social de uma nação?

O rendimento de um país é expresso em renda per capita, que corresponde à riqueza de um país dividida pelo número de habitantes. Porém, uma elevada renda per capita não confirma ou não reflete a realidade, pois de uma forma geral a renda é mal distribuída.

Em que se baseia a renda per capita dos indicadores sociais?

Renda per capita é o nome de um indicador que auxilia o conhecimento sobre o grau de desenvolvimento de um país e consiste na divisão do coeficiente da renda nacional (produto nacional bruto subtraído dos gastos de depreciação do capital e os impostos indiretos) pela sua população.

Que problema o uso do conceito de renda per capita pode trazer ao ser usado para avaliar a distribuição de renda de um país?

O maior problema apontado no cálculo do valor da renda per capita é o fato de que ela pode não refletir a realidade social de um país.