Quais são os tipos de dreno que existe?

Quais são os tipos de drenos que existem?

Drenos

  • Dreno de Penrose. É um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local de líquidos infectados, ou não, no período pós-operatório. ...
  • Dreno de Sucção (Portovac) ...
  • Dreno de Abramsom. ...
  • Dreno de Kerr.

Como esvaziar um dreno de sucção?

O procedimento para desobstrução de um dreno de aspiração consiste na realização imediata de uma massagem na extensão do dreno. A obtenção de êxito na desobstrução depende de alguns fatores como: tempo que este dreno está obstruído, se estava fechado o clamp, ou da coagulação da drenagem.

Quais os tipos de drenos e suas indicações?

Os tipos mais comuns de drenos são: dreno torácico selo d`água sendo sistema fechado de dreno, indicado na presença de colapso pulmonar, Portovac sistema de drenagem fechado, estilo sanfona que utiliza uma leve sucção (vácuo) utilizado para cirurgias que esperam um sangramento pós-operatório ( secreção sanguinolenta), ...

Qual o conceito científico dos drenos e quais os riscos advindos do uso de drenos?

O dreno têm uma tendência a fechar-se ou entupir, resultando em fluidos retidos que podem contribuir para a infecção ou outras complicações. Assim, os esforços da equipe de saúde devem ser dirigidos para manter e avaliar a permeabilidade.

O que é a drenagem do solo?

A drenagem é um processo de remoção do excesso de água dos solos de modo que lhes dê condições de aeração, estruturação e resistência. Sempre que a drenagem natural não for satisfatória, pode-se fazer, em complementação, drenagem artificial.

O que é drenar na máquina de lavar?

Quando a máquina chega na etapa de drenagem, o ciclo é interrompido automaticamente e o led começa a piscar avisando que a água já pode ser recolhida. Dessa forma, é possível se organizar para recolher a água sem levar banho ou inundar a lavanderia. Apertando o botão ECONOMIA nessa etapa, inicia-se a drenagem.

Como drenar a água da máquina de lavar?

Após terminar a etapa da lavagem, uma luz acenderá no painel e a máquina ficará parada esperando que você retire a água com sabão. Direcione a mangueira da máquina de lavar para um recipiente aonde queira armazenar a água. Para iniciar a drenagem, abra e feche a tampa.

Como drenar a água da máquina de lavar Eletrolux?

Feche a tampa. Desobstrua a Mangueira. A lavadora está piscando a luz "Reapro- veitar Água" / "Aperte para Drenar". A mangueira de saída de água está alta demais.

Como usar a água da máquina de lavar?

Depois de lavar as roupas na máquina, uma boa sugestão é guardar a água em um recipiente para que ela possa ser reutilizada posteriormente. Não tem erro: desencaixe a mangueira de drenagem da parede e coloque a ponta dentro de um balde.

Tem que colocar água na máquina de lavar?

Caso seja utilizado o balde para colocar água, a lavadora poderá não realizar este complemento de água. No caso do sabão em pó ou liquido, deve-se respeitar a quantidade recomendada pelo fabricante . Antes de colocar a roupa na máquina: ... Eles podem causar sérios danos à lavadora e às roupas.

Tipos de drenagem de tórax – drenagem passiva

É o processo de drenagem mais comumente utilizado. 

Esse tipo de drenagem se faz devido à força gravitacional e à existência de uma pressão positiva intrapulmonar, que expulsa o conteúdo intrapleural para o frasco coletor. 

Após o posicionamento do dreno na cavidade da pleura, sua extremidade deverá estar mergulhada em recipiente que contenha líquido suficiente para mantê-la submersa, formando o chamado selo d ‘ água.

A extremidade imersa no líquido funciona como válvula unidirecional (selo d’água), que durante a expiração permite a passagem do produto drenado para o frasco coletor, porém durante a inspiração impede o retorno desse drenado por se elevar uma coluna de água que estabiliza a diferença de pressão entre o frasco coletor e a pressão intrapleural.

Tipos de drenagem de tórax – drenagem ativa

Na drenagem ativa ou por pressão negativa, é aplicada, ao sistema de drenagem, uma pressão inferior à existente na cavidade torácica, por meio da conexão a um sistema de aspiração contínua com o objetivo de forçar o movimento do líquido e do ar, contidos na cavidade pleural, em direção ao frasco coletor.

A pressão aplicada deve ser entre (-20 e -30 cmH2O), não excedendo esses valores devido ao risco de aspiração de tecido pulmonar e lesões.

Tipos de drenagem de tórax – drenagem com válvulas de Heimlich

A válvula de Heimlich é um sistema de válvula unidirecional usado por cirurgiões torácicos em várias situações. O dispositivo é considerado seguro e não é fator impeditivo para a alta hospitalar.

É flexível e previne o retorno de gases e fluídos para dentro do espaço pleural. A válvula mede menos de 13 cm (5 inches) de comprimento e facilita a deambulação do paciente. 

Tem diversas indicações e pode substituir o sistema tradicional de drenagem com selo d ‘água. O sistema funciona em qualquer posição e dispensa clampeamento. 

Válvula de Heimlich com bolsa em funcionamento

Prevenindo riscos e complicações

  • A drenagem torácica é uma técnica invasiva e não é isenta de riscos e complicações. 
  • Durante o procedimento de inserção do dreno de tórax podem ocorrer dor, sangramento devido à ruptura de algum vaso, perfuração do pulmão e formação de enfisema subcutâneo.
  • A inserção em situação de emergência ou em movimento (ex: ambulância) pode ser um desafio, a depender da habilidade do médico executor e do posicionamento do paciente.
  • Importante assegurar a reexpansão do pulmão. Caso isto não ocorra após a drenagem, a aspiração contínua controlada (com pressão negativa de até 20 cm de água) pode ser necessária, juntamente com a fisioterapia respiratória 
  • Não se deve clampear os drenos habitualmente. Particularmente em casos de fístula aérea, o clampeamento pode levar à piora do pneumotórax e até à situação de pneumotórax hipertensivo.
  • A retirada do dreno torácico deve ser feita com a garantia de ausência de fístula aérea, baixo volume líquido de drenagem (menor ou igual a 100ml/dia) e total expansão pulmonar. 
  • É conveniente manter a drenagem por pelo menos 24 horas após a última evidência de escape de ar pelo dreno antes de retirá-lo.
  • O controle radiológico periódico permite avaliar a expansão pulmonar adequada. 
  • A avaliação da função pulmonar e da condição clínica do paciente são determinantes da avaliação da terapêutica instituída.

Autora: Daniella Vianna Correa Krokoscz. COREN-SP 99634. Enfermeira Gestora em Saúde. Especialista em UTI e Mestre pela EEUSP. Doutoranda pelo IEP-Hospital Sírio Libanês.

Referências:

  1. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.Diretriz Pneumotórax. 2006. Vol. 32. Supl 4. jornaldepneumologia.com.br/content-supp/76
  2. Drenagem Torácica, p.129-138. In: Cuidando do paciente crítico: procedimentos especializados/editores Sandra Cristine da Silva, Patrícia da Silva Pires, Cândida Márcia de Brito. São Paulo: Editora Atheneu, 2013.
  3. Gogakos et al. Ann Transl Med. 2015 Mar; 3(4):54. doi: 10.3978/j.issn.2305-5839.2015.03.25.


Outros artigos:

O que são drenos e quais os tipos?

O dreno é um pequeno tubo fino que pode ser inserido na pele após algumas cirurgias, para ajudar a retirar o excesso de líquidos, como sangue e pus, que podem acabar se acumulando no local operado.

Quais são os tipos de drenos existentes?

O dreno é um tubo cirúrgico que é acoplado a um recipiente e normalmente é utilizado para remover o pus, sangue ou outros fluidos de uma incisão..
Dreno aberto, ex.: penrose;.
Dreno de sucção fechada;.
Dreno de reservatório;.
Cateteres para drenagem de abscesso..

Quais os tipos de drenos enfermagem?

Outros tipos de drenos/cateteres: cateter de malecot e cateter de pezzer (gastrostomias), dreno de pigtail (nefrostomias e drenagens em geral), cateter duplo J, dreno de Abramsom, cateter de nelaton etc.

Quais os tipos de drenos e sondas?

- sonda nasogástrica (Levin) - sonda orotraqueal (ou portex) - sonda gastrostomia (Malecot) - sonda vesical (Foley) - sonda uretral - sonda retal Page 17 III - MATERIAL As sondas são diferenciadas de acordo com o seu diâmetro externo, geralmente aos pares.