Quando a palavra é utilizada no sentido comum do dicionário dizemos que ela foi empregada no sentido denotativo quando a significação vai além?

Em que tipo de texto é comum o uso de linguagem denotativa?

É comum encontrar textos com linguagem no sentido denotativo em artigos científicos e periódicos jornalísticos. Exemplo: "Me assustei com o pulo do gato em cima do meu telhado".

O que é sentido real ou figurado?

Sentido literal é aquele sentido usual, denotativo da palavra. Já sentido figura é o sentido alterado, sugere outras ideias, a palavra ou expressão passam a ser conotativas. ... Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de uso.

Quando a linguagem está no sentido conotativo significa que ela está sendo utilizada em seu sentido figurado ou seja aquele cujas palavras expressões ou enunciados ganham um novo significado em situações e contextos particulares de uso?

o sentido denotativo é o sentido real, dicionarizado das palavras. Quando a linguagem está no sentido conotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido figurado, ou seja, aquele cujas palavras, expressões ou enunciados ganham um novo significado em situações e contextos particulares de. uso.

Quando a palavra é utilizada no sentido comum o do dicionário?

Quando a palavra é utilizada no sentido comum, o do dicionário, dizemos que ela foi empregada no sentido denotativo; quando a significação vai além, ocorre a conotação.

Quando a palavra é empregada em seu sentido comum ela está sendo usada no sentido?

No que se refere ao significado das palavras, as mesmas se subdividem da seguinte forma: Sentido próprio: sentido literal da palavra, sendo o sentido comum que se costuma atribuir a determinada palavra. Sentido figurado: sentido simbólico, figurado, que pode ser atribuído a uma palavra.

O que é sentido literal da palavra?

Sentido literal é aquele que pode ser tomado como o sentido “básico, usual” da palavra ou expressão, esse pode ser compreendido sem ajuda do contexto, ou seja, é o sentido comum que costumamos dar à palavra. Quando uma palavra ou enunciado se apresenta em seu sentido usual, adquire valor denotativo.

O que é sentido na língua portuguesa?

Em relação ao seu SIGNIFICADO as palavras se subdividem assim: Sentido Próprio - é o sentido literal, ou seja, o sentido comum que costumamos dar a uma palavra. Sentido Figurado - é o sentido "simbólico", "figurado", que podemos dar a uma palavra. No item 1 aplica-se o termo cobra em seu sentido comum (ou literal).

Sentido literal é aquele sentido usual, denotativo da palavra. Já sentido figura é o sentido alterado, sugere outras ideias, a palavra ou expressão passam a ser conotativas.

Sentido literal é aquele que pode ser tomado como o sentido “básico, usual” da palavra ou expressão, esse pode ser compreendido sem ajuda do contexto.
Quando uma palavra ou enunciado se apresenta em seu sentido usual, adquire valor denotativo.

Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de uso. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo idéias que vão além de seu sentido mais usual.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Sentido literal e Sentido figurado"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/sentido-literal-sentido-figurado.htm. Acesso em 01 de dezembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Lista de exercícios


Atualidades


Estude agora


Quando a palavra é utilizada no sentido comum do dicionário dizemos que ela foi empregada no sentido denotativo quando a significação vai além?

Ditadura Militar no Chile

Assista a nossa videoaula para conhecer a história da Ditadura Militar no Chile (1973-1990). Confira também no nosso...

Quando a palavra é utilizada no sentido comum do dicionário dizemos que ela foi empregada no sentido denotativo quando a significação vai além?

Determinante de Vandermonde

O músico e matemático francês do século XVIII, Alexandre Vandermonde, observou um caso especial para cálculo de...

Questão 1

(Enem 2005)

O termo (ou expressão) destacado que está empregado em seu sentido próprio, denotativo, ocorre em

a) “(....)
É de laço e de nó
De gibeira o jiló
Dessa vida, cumprida a sol(....)”
(Renato Teixeira. Romaria. Kuarup Discos. setembro de 1992.)

b) “Protegendo os inocentes
é que Deus, sábio demais,
põe cenários diferentes
nas impressões digitais.”
(Maria N. S. Carvalho. Evangelho da Trova. /s.n.b.)

c) “O dicionário-padrão da língua e os dicionários unilíngues são os tipos mais comuns de dicionários. Em nossos dias, eles se tornaram um objeto de consumo obrigatório para as nações civilizadas e desenvolvidas.”
(Maria T. Camargo Biderman. O dicionário-padrão da língua. Alfa (28), 2743, 1974 Supl.)

d)

Quando a palavra é utilizada no sentido comum do dicionário dizemos que ela foi empregada no sentido denotativo quando a significação vai além?

O Globo. O menino maluquinho: agosto de 2002

e) “Humorismo é a arte de fazer cócegas no raciocínio dos outros. Há duas espécies de humorismo: o trágico e o cômico. O trágico é o que não consegue fazer rir; o cômico é o que é verdadeiramente trágico para se fazer.”
(Leon Eliachar. www.mercadolivre.com.br <http://www.mercadolivre.com.br>. acessado em julho de 2005.)

Questão 2

(Enem 2003)

Quando a palavra é utilizada no sentido comum do dicionário dizemos que ela foi empregada no sentido denotativo quando a significação vai além?

O uso do sentido conotativo é comumente encontrado na linguagem literária, incluindo os gêneros histórias em quadrinhos e tirinhas

O humor presente na tirinha decorre principalmente do fato de a personagem Mafalda

a) atribuir, no primeiro quadrinho, poder ilimitado ao dedo indicador.

b) considerar seu dedo indicador tão importante quanto o dos patrões.

c) atribuir, no primeiro e no último quadrinhos, um mesmo sentido ao vocábulo “indicador”.

d) usar corretamente a expressão “indicador de desemprego”, mesmo sendo criança.

e) atribuir, no último quadrinho, fama exagerada ao dedo indicador dos patrões.

Questão 3

Quando a palavra é utilizada no sentido comum do dicionário dizemos que ela foi empregada no sentido denotativo quando a significação vai além?

Entre as finalidades da conotação estão a expressividade e a afetividade (positiva ou negativa) que transmitem

Analisando as falas das personagens, assinale a alternativa que contenha as expressões utilizadas em seu sentido conotativo:

a) “Você vai comer asfalto” e “estou morto”.

b) “No quinto período, seu babaca” e “você vai comer asfalto”.

c) “Ameaça terrorista” e “aula de educação física”.

d) “Ameaça terrorista” e “estou morto”.

Questão 4

Sobre a conotação e a denotação, podemos afirmar, exceto:

a) A conotação é utilizada principalmente na linguagem poética e na literatura, mas pode ser encontrada em gêneros textuais do cotidiano, como letras de músicas, anúncios publicitários, entre outros.

b) Uma palavra ou expressão é usada no sentido denotativo para representar diferentes significados dependendo do contexto da enunciação.

c) Os textos não literários devem preferir a denotação, pois essa tem como finalidade informar o receptor da mensagem de maneira clara e objetiva, livre de ambiguidades e metáforas.

d) A conotação e a denotação são as variações de significado que ocorrem no signo linguístico, que, por sua vez, é composto de um significante (letras e sons) e um significado (conceito, ideia).

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “c”. A expressão “dicionário-padrão” foi empregada no sentido denotativo, ou seja, em seu sentido próprio. Observe que todos os textos, exceto o texto da alternativa c, são exemplos de textos literários, nos quais o emprego da conotação é mais frequente.

Resposta Questão 2

Alternativa “c”. Mafalda, apesar de ser uma criança, já percebe as injustas relações de trabalho entre patrões e operários e faz uma analogia interessante entre o uso do dedo indicador, que metaforicamente é símbolo de autoritarismo, e um elemento da análise da situação econômica de um país, o indicador de desemprego. Ela atribuiu um mesmo sentido ao vocábulo “indicador”, embora ele possa ser empregado com diferentes significações de acordo com o contexto da interação comunicacional.

Resposta Questão 3

Alternativa “a”.As expressões “Você vai comer asfalto” e “estou morto” foram utilizadas em seu sentido conotativo como recurso expressivo da linguagem.

Resposta Questão 4

Alternativa “b”. A denotação, diferentemente do que acontece com a conotação, apresenta a palavra em seu sentido literal, original.

Quando a palavra é utilizada no sentido comum e do dicionário?

Quando a palavra é utilizada no sentido comum, o do dicionário, dizemos que ela foi empregada no sentido denotativo; quando a significação vai além, ocorre a conotação.

Quando a palavra é utilizada no sentido comum do dicionário dizemos que ela foi empregada no sentido denotativo quando a significação vai além ocorre a conotação?

Quando uma mensagem está em sentido literal, ou seja, de acordo com o significado do dicionário, ela é chamada de denotativa. Por outro lado, se uma mensagem possui um sentido mais subjetivo e figurado, dizemos que ela é conotativa. Resumindo: Denotação: emprego do sentido real, literal das palavras e expressões.

O que é a linguagem denotativa?

Sentido denotativo é o uso do literal ou real da linguagem. Ou seja, é aquele que não proporciona espaço para outras interpretações, sendo, portanto, objetivo e preciso. É o sentido que encontramos nos dicionários — o sentido próprio, original e direto das palavras.

O que é a linguagem denotativa dê exemplos?

Já a denotação se refere ao uso de uma palavra ou expressão em seu sentido literal. Confira exemplos para entender melhor: Denotação: Após jogar bola nós comemos uma pizza. Conotação: Carlos comeu bola na prova de química.