Quais os benefícios da água para o nosso corpo

Os benefícios da água em nossas vidas são indiscutíveis, desempenhando um papel muito importante para manter nosso corpo saudável e funcionando bem. O corpo é composto de cerca de 75% de água e a quantidade de água precisa ser ingerida de acordo com cada organismo e atividades exercidas. Em excesso pode até sobrecarregar o rim ou eliminar os sais minerais do nosso organismo. Portanto, a água deve ser ingerida em equilíbrio para se tornar uma grande aliada.

Confira abaixo os benefícios da água para o nosso corpo:

1. Pele hidratada é pele radiante e saudável

Você é o que você come e também o que você bebe. A água é indispensável para manter a pele hidratada, com aparência saudável e brilhante, pois ajuda a repor os tecidos da pele e aumenta sua elasticidade. Ela elimina toxinas e ajuda a pele contra as cicatrizes, acne, rugas e outros sintomas do envelhecimento.

2. Elimina a celulite

Esse é um dos benefícios da água que poucas mulheres sabem. A celulite é um pesadelo para a maioria das mulheres, que acabam recorrendo a receitas milagrosas que não funcionam. A retenção de líquido, alimentos com excesso de sódio e cigarro agravam as celulites, e tais hábitos ruins produzem toxinas que a água ajuda a eliminar através do suor e urina.

Dica: pratique exercícios físicos, evite tomar refrigerantes, bebidas e comidas industrializadas com alto teor de sódio, e tome bastante água para acelerar a desintoxicação amenizando a retenção de líquido e eliminando o inchaço que o sódio causa.

3. Controla as calorias e ajuda a emagrecer

A água é uma poderosa aliada no emagrecimento, pois acelera o metabolismo e auxilia no equilíbrio do organismo. Também ajuda a eliminar os subprodutos da gordura. Quando bebemos água, nosso estômago se enche e perdemos consideravelmente o apetite.

Algo importante sobre a água é que não contém calorias, gorduras, carboidratos e nem açúcar, ou seja, é um grande substituto das bebidas com alto teor calórico, como o álcool, bebidas gasosas ou refrigerantes açucarados, todos causadores de aumento de peso.

4. Melhora o sistema imunológico

Quando o corpo recebe a quantidade adequada de água, melhora o sistema imunológico. Assim, seu corpo pode lutar contra doenças como a gripe, cálculos renais e ataque cardíaco. Também será de grande ajuda para ajudar a lidar com problemas como o reumatismo, artrite, etc.

5. Alivia a fadiga

Se você se sente constantemente cansado, um dos motivos pode ser o pouco consumo de água. A água é utilizada pelo corpo para eliminar toxinas e rejeitos que não necessitamos e que podem nos prejudicar.

Quando há menor quantidade de água no corpo, o coração necessita trabalhar mais para bombear o sangue oxigenado a todas as células e outros órgãos principais.

6. Ajuda na digestão e prisão de ventre

A água é uma das principais soluções para aqueles que sofrem de constipação intestinal (prisão de ventre).

Quando bebemos água o suficiente, aumentamos nossa taxa de metabolismo, isso quer dizer que os alimentos que consumimos se decompõem apropriadamente. Isso ajuda no bom funcionamento do sistema digestivo, prevenindo por fim a prisão de ventre.

7. Combate o mau hálito

O mau hálito é um sinal claro de que o corpo necessita de mais água. A saliva ajuda a boca a se livrar de bactérias e manter sua língua hidratada. Por isso, em cada sinal de mau hálito, a primeira coisa que se deve fazer é beber muita água.

8. Contra dor de cabeça e enxaqueca

Na maioria dos casos a principal razão das dores de cabeça e enxaquecas é a desidratação. Sendo assim, quando tiver dor de cabeça beba água para que seu corpo se hidrate e seu problema seja resolvido mais rápido.

9. Regulador térmico

Em dias de calor, o suor evita o superaquecimento do corpo. A água ingerida constantemente hidrata e ajuda manter o equilíbrio da temperatura corporal.

Uma temperatura corporal bem regulada nos faz sentir com mais energia e manter os músculos e articulações lubrificados, evitando cãibras e distensões.

10. Melhora o humor

A água faz com que o corpo se sinta bem e melhore o nível de energia. Quando seu corpo está ativo e em um estado de funcionamento adequado, envia um sinal positivo até o seu cérebro, que aumenta seu bom humor e faz se sentir feliz, aumentando a disposição.

Quais os benefícios da água para o nosso corpo

7 de janeiro de 2019

Todos sabemos que consumir água é muito importante, e que devemos manter um padrão de consumo mínimo diário para nosso bem-estar. Mas, você sabe de que maneira a água traz benefícios ao nosso organismo? Por que esse consumo de água é tão importante?

Tire a seguir as suas dúvidas sobre o tema, que é especialmente importante nesta época do ano em que as temperaturas estão bem mais altas:

Qual é o consumo mínimo de água que devemos ter a cada dia?

A quantidade mínima que devemos consumir por dia depende do tipo de atividade física que exercemos. Mas, para se estabelecer um parâmetro mínimo, recomenda-se beber no mínimo dois litros de água.

Logicamente, quem pratica esportes ou exerce atividades físicas mais exigentes deve ingerir mais água. E nos dias de mais calor, essa quantidade mínima também deve ser maior, buscando-se manter sempre o organismo bem hidratado.

Por que é fundamental manter o corpo muito bem hidratado?

Cerca de 60 a 70% do nosso organismo é composto de água. Quase 2/3 dela está situada no interior de nossas células. Por isso, nosso corpo precisa de água para assegurar que todos os órgãos funcionem corretamente – incluindo o nosso cérebro, órgãos e nossa estrutura óssea.

De que modo a água pode fazer bem ao nosso organismo?

Os benefícios da água ao nosso corpo são inúmeros! Mas podemos apresentar alguns benefícios fundamentais:

  • Protege o coração, pois a presença de mais água no sangue deixa-o mais diluído, permitindo que ele flua com mais facilidade pelos vasos, reduzindo as chances de derrames ou infartos;
  • Melhora o funcionamento do intestino, pois a água favorece a lubrificação das paredes intestinais, diminuindo o risco de termos o intestino preso e evitando a constipação e a formação de gases;
  • Previne câimbras, pois elas são causadas por um desequilíbrio hidroelétrico em nossos músculos, o que causa uma dolorosa contração involuntária. Mas, quando há equilíbrio hidroelétrico (o que se alcança quando não falta água), esse risco diminui;
  • Reduz o risco da formação de pedras nos rins, pois a maior quantidade de água deixa o sangue mais diluído, facilitando a ação dos rins em excretar as substâncias desnecessárias ao nosso organismo;
  • Facilita o transporte de nutrientes, pois, com pouca água, nosso sangue fica mais denso, o que limita a sua capacidade de conduzir vitaminas e minerais para todas as células do organismo, que dependem desses nutrientes para a sua boa saúde; mas, quando o sangue está mais diluído, é mais fácil distribuir os nutrientes pelo corpo;
  • Aumenta a resistência física, especialmente se praticamos atividades exigentes. Com a perda de água por meio do suor, sua reposição é essencial para manter o corpo hidratado e com a sua temperatura equilibrada;
  • Ajuda a emagrecer, pois quando ingerimos água mantemos o nosso estômago relativamente preenchido, o que aumenta a sensação de saciedade; e com menos fome, podemos ingerir habitualmente uma quantidade menor de alimentos;
  • Mantém a pele mais saudável, pois quando o organismo está mais hidratado, há menor chance de desidratação e de ressecamento da pele. Por sinal, uma pele muito seca é um claro sinal de que o organismo não está suficientemente hidratado;

Favorece a “limpeza” do organismo, pois a água facilita a remoção de toxinas que podem ficar retidas em nosso corpo, diminuindo o risco de doenças.

Clínica Campinas, a tecnologia que você precisa e o cuidado que você merece.

Relacionado

Saúde

Beber água o suficiente é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para otimizar sua saúde e bem-estar. "A água é necessária para o cérebro para criar sinais elétricos, possibilitando que os íons sejam rapidamente movidos para dentro e para fora das células nervosas", diz Jodi Stookey, especializado em efeitos de água e hidratação em doenças crônicas. "Nada disso poderia acontecer sem água."

Quanto ao resto do corpo, a água é um componente essencial. "De 50% a 60% do peso corporal de uma pessoa é água", diz Vicki Shanta Retelny, Nutricionista em Chicago. "Quando seus níveis de hidratação caem, você acaba sendo muito menos você." Sabendo disso, não é surpreendente que mesmo pequenas perdas possam ter efeitos adversos. Por exemplo, pesquisas mostram que perder apenas 1% da água do corpo é suficiente para prejudicar o desempenho cognitivo. 

Continue lendo para ver a quantidade de água que precisamos beber todos os dias - e como se manter adequadamente hidratado pode melhorar sua saúde e felicidade.

As recomendações gerais sobre a ingestão adequada de água são, para os homen, de cerca de 3,7 litros por dia. Para as mulheres, cerca de 2,7 litros por dia. 

Em qualquer um dos casos, trate esses números como um valor aproximado. "Essas recomendações fornecem apenas uma estimativa das necessidades de líquidos", diz Kaleigh Carpenter, Nutricionista do Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio. As necessidades individuais de líquidos são ainda mais influenciadas por fatores como ambiente, medicamentos e níveis de atividade física, observa. Por exemplo, um clima quente e certos medicamentos podem aumentar a perda de líquido e, portanto, a necessidade de água.

Saber quanta água você perde durante o exercício pode lhe dar uma noção do quanto beber depois. Para isso: pese-se com roupas leves (não as roupas em que você está se exercitando) antes e depois do treino. Cada 2,2 kg de peso que você perde equivale a cerca de 1 litro de líquido perdido. Para reidratar adequadamente após o exercício, geralmente é melhor consumir 150% da quantidade de líquido perdida, de acordo com as diretrizes da Universidade de Connecticut1.

E, para que não esqueçamos os alimentos, observe que pratos ricos em água - como sopas, iogurte e frutas frescas - também são importantes para se manter hidratado. 

Confira estes 14 benefícios da água para a saúde, tome um gole e continue lendo para saber mais maneiras de atingir seu objetivo diário.

Em algum momento, você deve ter se perguntado: "Beber água antes das refeições pode me ajudar a me sentir satisfeito, comer menos e perder peso?" Relativamente poucos estudos investigaram uma ligação entre o consumo de água e a ingestão de energia, e os resultados até agora foram mistos.  

Por exemplo, um estudo de 12 semanas2 em adultos de meia-idade e idosos descobriu que aqueles que bebiam pouco mais de 2 copos de água antes das refeições comiam menos do que os que não bebiam. Após 12 semanas, aqueles que haviam tomado água antes das refeições perderam 2kg a mais do que os outros. 

Outros estudos, no entanto, não mostraram impacto na saciedade ou perda de peso. São necessárias mais pesquisas, diz Zoe Griffiths, Chefe Global de Nutrição da WW. O que sabemos com certeza: a água ajuda a nos manter hidratados e contém zero calorias ou açúcar. Substituir bebidas adoçadas com açúcar - como um refrigerante comum - por água, irá reduzir a sua ingestão de calorias sem comprometer a sua hidratação. 

"O cérebro funciona melhor quando está devidamente hidratado", diz Shanta Retelny. "O pensamento fica mais claro, o foco melhora e os neurônios certamente irão agir de uma melhor forma". Um estudo sobre mulheres publicado no The Journal of Nutrition3 explorou o estado de hidratação na função cerebral e descobriu que uma perda de 1,4% do peso corporal em líquidos durante o exercício causava uma queda na concentração. 

Uma variedade de fatores afeta nosso humor - e o status de hidratação é um deles. O estudo citado acima também encontrou uma associação entre perdas leves de líquido e distúrbios de humor. Mais pesquisas irão analisar os motivos. Enquanto isso, pense em beber água como algo que irá te ajudar a sorrir.

A água ajuda a regular a temperatura do corpo, a pressão sanguínea e o transporte eficiente de nutrientes e resíduos nos músculos. Todas essas são funções essenciais que afetam o desempenho físico, relata o American Council on Exercise4. Perder apenas 2% do líquido do seu corpo pode fazer com que você comece a sentir fadiga5, uma sensação de maior esforço e problemas para regular a temperatura do corpo. Continue com foco na jornada e mantenha uma garrafa de água à mão.


A água é um componente do líquido sinovial6, que lubrifica e amortece as articulações e a cartilagem circundante para evitar o atrito doloroso dos ossos. Uma hidratação adequada é importante para garantir que a membrana sinovial de cada articulação possa produzir esse líquido protetor, diz Shanta Retelny.

Quais os benefícios da água para o nosso corpo

A falta de água pode ser uma causa das dores de cabeça, diz Shanta Retelny. Estar devidamente hidratado garante líquido suficiente para o cérebro funcionar. Um pequeno estudo sobre dores de cabeça por desidratação7 descobriu que 33 dos 34 voluntários obtiveram alívio em menos de 30 minutos depois de beber pelo menos um copo de água. Pode valer a pena tentar antes de tomar um medicamento, diz Shanta Retelny.

"Nosso corpo remove o líquido através do suor", diz Carpenter. "Precisamos estar bem hidratados para fazer isso com eficiência - para que a água seja movida para a superfície da pele, onde evapora". Quanto mais quente o ambiente, mais importante é a água. A desidratação em um ambiente quente pode levar a insolação.

Como o maior órgão do corpo, a pele também depende da hidratação adequada. E embora não se possa dizer muito sobre o "envelhecimento", um estudo de 30 dias8 com 49 mulheres descobriu que aquelas que aumentaram a ingestão de água experimentaram melhorias no status de hidratação superficial e profunda da pele. 

O álcool é um diurético, o que significa que promove a perda de líquidos do corpo através do aumento da produção de urina. Alguns sintomas clássicos da ressaca - como dores de cabeça fortes - são realmente causados ​​ou agravados pela desidratação causada pela bebida. Para ajudar a garantir que seu próximo happy hour não seja um pesadelo no dia seguinte, tente beber um copo de água entre as bebidas ou faça isso logo ao acordar na manhã seguinte. 


Conteúdo relacionado: Como emagrecer de forma saudável sem perder a vida social

A água é uma das melhores maneiras de reduzir o risco de pedras nos rins, de acordo com a National Kidney Foundation9. Sem água suficiente, a produção de urina cai e isso pode permitir que os minerais formadores de pedras se acumulem nos rins e na bexiga. Da mesma forma, obter líquido suficiente pode ajudar a controlar o risco de infecções do trato urinário (ITU), pois a sub-hidratação pode promover o crescimento de bactérias causadoras de infecção, de acordo com a UCLA Health. Duas razões saudáveis ​​para beber mais água!

Você já ouviu falar que a água interrompe a digestão? Não acredite nisso! Há poucas evidências por trás da ideia de que é melhor beber depois de comer, diz Shanta Retelny. De fato, "a água compõe a maior parte dos sucos digestivos em nosso intestino", acrescenta ela. "O processo digestivo começa na boca com saliva, que é mais do que 99% de água." Certifique-se de estar se hidratando de forma adequada ao longo do dia para auxiliar na produção de sucos digestivos e beba sempre que quiser durante as refeições. 

Se você quiser se manter regular, beba água regularmente. "Não beber bastante líquido é uma causa comum de constipação", diz Carpenter. Consumir bastante fibra também é importante para os movimentos intestinais regulares, por isso não deixe de incluir bastante frutas, vegetais e grãos integrais em sua dieta. 

A água é o principal componente do plasma sanguíneo, representando mais de 90% do que flui através dos vasos sanguíneos. A água permite que oxigênio e nutrientes sejam distribuídos por todo o corpo, da cabeça aos pés.

A água possibilita que os rins expulsem os resíduos criados pelos processos metabólicos do corpo - 24 horas por dia, 7 dias por semana. Falando em rins, a cor da urina pode oferecer pistas úteis sobre o seu estado de hidratação. Quanto mais clara, melhor. 

Beber água suficiente em geral é importante para a saúde e o bem-estar. Mas pode haver algumas vantagens em beber água em determinadas temperaturas.

Está resfriado? Desfrutar de uma bebida quente em uma caneca pode te deixar um pouco menos infeliz. Um estudo publicado na Rhinology10 constatou que uma bebida quente com frutas aliviou um número maior de sintomas de um resfriado comum - incluindo dor de garganta e fadiga - do que uma bebida de frutas idêntica, servida em temperatura ambiente. 

A água fria pode fazer com que você se hidrate de maneira mais eficaz após um treino. O Jornal Internacional de Medicina Clínica e Experimental publicou um pequeno estudo explorando a questão de saber se a temperatura da água afeta o quanto uma pessoa bebe voluntariamente após esforço suado. A resposta? Sim. Os voluntários tomaram o maior gole quando a água estava a 16°c e beberam significativamente menos quando a água estava mais gelada, a 5°c.

A água é essencial para uma boa saúde e bem-estar, possibilitando que todas as células do corpo realizem uma infinidade de processos metabólicos o dia todo, todos os dias.

Para otimizar o seu status de hidratação, Carpenter te incentiva a ser criativo. Uma idéia para tornar a água mais interessante é comprar uma garrafinha com infusor e adicionar frutas picadas, vegetais ou ervas frescas para dar sabor natural. 


Conteúdo relacionado: 5 formas de beber água com prazer

Além disso, pense além dos líquidos: desfrutar de frutas frescas e suculentas e outros alimentos ricos em água - como sopas nutritivas, pode ser útil para mantê-lo adequadamente hidratado. 

O café causa desidratação?

Não. Seu café na parte da manhã tanto não causa desidratação como ajuda nos seus objetivos relacionados à hidratação. A Universidade de Birmingham realizou uma pesquisa11 com homens que bebiam café frequentemente e não encontrou diferença nos status de hidratação nos dias em que eles beberam cerca de 2 xícaras de café por dia, nem nos dias em que bebiam água em vez de café.

Possivelmente. "A cor da urina pode ser um indicador útil do status de hidratação", diz Carpenter. "A urina amarela pálida geralmente indica hidratação adequada." Se o seu xixi estiver amarelo escuro ou laranja, pode ser necessário aumentar a ingestão de líquidos. Lembre-se de que a cor da urina não é uma medida perfeita e pode ser afetada por outros fatores, incluindo certos medicamentos, suplementos de vitamina B2 e pigmentos naturais nos alimentos. 

Não existe um número único para a quantidade de água a ser consumida. Nossas necessidades diárias dependem da nossa tendência individual a suar, do nível de atividade física, do clima e de outros fatores.