Assinale a opção que apresenta de forma correta um impacto ambiental relacionado à agricultura

A agricultura é uma das mais importantes atividades humanas. Por meio dela, o ser humano finalmente conseguiu deixar o nomadismo e fixar-se em locais em que pudesse plantar para obter seus alimentos. Na atualidade, a agricultura tornou-se uma importante atividade econômica e não atende apenas o setor de produção de gêneros alimentícios.

A evolução na produção fez com que houvesse hoje a possibilidade de uma divisão entre os sistemas produtivos. Conheceremos hoje as modalidades de produção chamadas de agricultura extensiva e intensiva.

Mapa Mental: Agricultura

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Agricultura intensiva

É uma modalidade de produção agrícola que utiliza intensivamente insumos e tecnologia para o aumento da produtividade e redução nos prazos. É um sistema comum em países desenvolvidos. Nos subdesenvolvidos, quando é utilizado, geralmente tem a produção destinada ao mercado externo.

Características da agricultura intensiva

Assinale a opção que apresenta de forma correta um impacto ambiental relacionado à agricultura

Na agricultura intensiva, há a utilização de máquinas, tecnologia e mão de obra especializada

  • Há uma intensa mecanização de todas as etapas do processo produtivo. Desde a preparação do solo, passando pelo combate às pragas da lavoura e finalizando na colheita, são usadas máquinas para realizar cada uma dessas etapas;

  • Grande parte da mão de obra utilizada é qualificada. Como o uso de máquinas é frequente, os poucos trabalhadores dessa modalidade estão concentrados nas áreas técnicas e de manutenção e operação dos equipamentos;

  • A agricultura intensiva utiliza diversos tipos de insumos para otimizar a produção e aumentar a produtividade. Antes do plantio, o solo é corrigido e fertilizado por meio de fertilizantes químicos. As pragas também são controladas por agrotóxicos, os chamados defensivos agrícolas, que possuem alto custo, mas alto poder de sucesso no combate a organismos nocivos às lavouras;

  • Geralmente é utilizada a seleção de sementes e espécies ou que são imunes ou mais resistentes às pragas. Além das sementes selecionadas, é cada vez mais comum o uso de sementes e mudas geneticamente modificadas, as sementes transgênicas;

  • Na modalidade de produção intensiva, é comum a utilização de técnicas e tecnologia, como irrigação, terraceamento, drenagem dos solos etc.

  • A finalidade desse sistema e talvez a principal característica é a alta produtividade. Seu alcance depende do investimento em insumos e recursos tecnológicos. Como resultado, obtém-se aumento da produtividade e a diminuição do tempo para a colheita.

Agricultura extensiva

É um sistema agrícola caracterizado pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. Esse tipo de agricultura pode ser encontrado tanto nas pequenas quanto nas grandes propriedades com o predomínio da mão de obra humana e baixa mecanização. É comum nos países subdesenvolvidos, pois é uma modalidade de produção que demanda menor necessidade de recursos financeiros. Nesse quesito, opõe-se à agricultura intensiva, onde há investimento financeiro significativo.

Assinale a opção que apresenta de forma correta um impacto ambiental relacionado à agricultura

Na agricultura extensiva, é comum o uso de mão de obra sem qualificação

Características da agricultura extensiva

  • Esse sistema de produção agrícola, ao contrário da agricultura intensiva, é realizado de forma tradicional e trabalha com grande número de trabalhadores;

  • O uso de tecnologia é reduzido ou inexistente. Por ser uma modalidade de produção que dispõe de poucos recursos para investimento, as caras técnicas de produção agrícola geralmente não são utilizadas;

  • A preparação do solo é feita de maneira rudimentar. Em muitos casos, usa-se o arado puxado por animais e não há preparação do solo, como a correção ou utilização de fertilizantes. O plantio é feito no solo, nas condições em que ele se apresenta;

  • As sementes utilizadas não são selecionadas. Muitas vezes, o agricultor extensivo guarda uma parte da produção anterior para ser utilizada como semente nos próximos plantios;

  • A competitividade no mercado interno e externo fica comprometida, pois a qualidade da produção e a produtividade por hectare não conseguem chegar próximo ao patamar alcançado pela produção intensiva;

  • A agricultura extensiva é encontrada tanto nas pequenas quanto nas grandes propriedades. O que caracteriza a agricultura extensiva é a baixa utilização de técnicas, mecanização e insumos agrícolas, e não o tamanho da área plantada;

  • Está refém das condições naturais, como a condição dos solos na época da semeadura, a quantidade de chuvas nos períodos certos e a umidade e temperatura;

  • É uma modalidade que muitas vezes apresenta baixa produtividade por hectare. Contudo, pode apresentar alta produção, quando a área plantada é grande e as condições naturais (como as chuvas e o solo) favoreceram a produção naquele determinado período.

Agricultura intensiva e meio ambiente

Tanto a agricultura extensiva como a intensiva ocasionam impactos ao meio ambiente. A retirada da cobertura vegetal para o plantio nas duas modalidades é o início de uma série de mudanças, muitas vezes negativas, no meio natural. Entretanto, é preciso admitir que a agricultura intensiva, pela quantidade de insumos, recursos e técnicas, é a grande vilã no que diz respeito aos impactos ambientais.

As mais significativas críticas dos ambientalistas estão no fato de que essa modalidade de produção agrícola utiliza grande quantidade de combustíveis fósseis para o maquinário e polui o solo, ar e água com corretivos e defensivos agrícolas.

Por Amarolina Ribeiro

Graduada em Geografia

*Mapa Mental por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Confira questões sobre os temas relacionados com os impactos e os problemas ambientais, e veja as respostas comentadas por nossos professores especialistas.

Questão 1

Das opções abaixo, a que não representa um impacto ambiental é:

a) chuva ácida b) assoreamento dos rios c) desertificação d) poluição sonora

e) mobilidade urbana

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: e) mobilidade urbana

O conceito de mobilidade urbana está relacionado com a forma e os meios utilizados pela população para se deslocar dentro do espaço urbano. Desse modo, a única opção que não representa um impacto ambiental é a letra e.

As mudanças climáticas são um dos principais problemas ambientais do mundo que tem afetado grande parte da população de pessoas, de animais e de plantas.

Esse problema traz diversas consequências negativas para o meio ambiente, da qual se destaca:

a) aumento da temperatura do globo terrestre. b) diminuição dos níveis dos oceanos. c) aumento da urbanização. d) crescimento da industrialização.

e) diminuição dos gases de efeito estufa.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: a) aumento da temperatura do globo terrestre.

As mudanças climáticas estão relacionadas com o aumento da temperatura no globo terrestre. Com o aumento dos gases do efeito estufa, o calor é retido e, consequentemente, a temperatura da Terra aumenta.

Esse calor excessivo é absorvido pelos oceanos o que afeta diretamente o ecossistema marinho.

Um dos problemas relacionados com a mudança climática é o derretimento das geleiras que, além de elevar o nível do mar, pode afetar as cidades litorâneas e as ilhas.

Vale notar que a urbanização e industrialização são causas das mudanças climáticas e não consequências.

Questão 3

O _________ é um dos principais problemas ambientais no Brasil que acontece desde a chegada dos portugueses em 1500.

Das alternativas abaixo, a que preenche corretamente a lacuna é:

a) assoreamento b) efeito estufa c) desmatamento d) empobrecimento do solo

e) uso de agrotóxicos

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: c) desmatamento

O desmatamento, também chamado de desflorestamento, é um dos problemas ambientais mais antigos que acontece no Brasil desde a chegada dos portugueses em 1500.

A exploração do pau-Brasil, que ocorreu no período colonial, foi o princípio da eliminação de parte da cobertura vegetal do país.

Estima-se que desde 1970, o Brasil já perdeu cerca de 20% das suas florestas por conta do desmatamento.

Dentre as principais causas desse problema ambiental, podemos citar: o aumento da urbanização e da atividade agrícola e pecuária; além da exploração de madeira.

Questão 4

Em 19 de agosto de 2019, moradores de São Paulo ficaram assustados com o final da tarde que escureceu grande parte da cidade. Esse fenômeno foi resultado das queimadas que aconteceram na região amazônica.

Assinale a opção que apresenta de forma correta um impacto ambiental relacionado à agricultura
Vista da zona norte de São Paulo com céu encoberto, garoa e frio às 16h desta segunda- feira (19). Foto: Alex Silva/Estadão

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/08/19/dia-vira-noite-em-sao-paulo-com-chegada-de-frente-fria-nesta-segunda.ghtml. Acesso em 21 de julho de 2020.

Sobre as queimadas, é incorreto afirmar:

a) uma das consequências das queimadas é a mudança da temperatura e umidade do solo. b) as queimadas somente acontecem de maneira intencional, ou seja, por pessoas que provocam os incêndios. c) as queimadas intensificam o efeito estufa e o aquecimento global. d) diversas práticas agrícolas estão relacionadas com as causas das queimadas.

e) as queimadas trazem alguns benefícios tais como a limpeza e a fertilização do solo.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: b) as queimadas somente acontecem de maneira intencional, ou seja, por pessoas que provocam os incêndios.

Além das queimadas intencionais, provocadas pelos seres humanos, existem também as queimadas que acontecem de forma natural. Nesse caso, elas são benéficas e auxiliam na limpeza do local e fertilização do solo.

Algumas práticas agrícolas se beneficiam das queimadas, tais como: colheita manual de cana-de-açúcar, retirada de madeira, germinação e reciclagem de nutrientes. Essas práticas não são consideradas nocivas ou criminosas, pois são realizadas de maneira controlada.

Vale ressaltar que as queimadas trazem diversas consequências para o meio ambiente, das quais se destacam: mudança da temperatura e umidade do solo; diminuição da biodiversidade; intensificação do efeito estufa e do aquecimento global; aumento da poluição do ar.

Questão 5

As ilhas de calor representam um dos problemas ambientais urbanos. Esse fenômeno climático acontece devido:

a) ao aumento das queimadas nas zonas rurais. b) a diminuição da densidade demográfica dos centros urbanos. c) ao aumento da inversão térmica nas cidades. d) a elevação das temperaturas em algumas zonas urbanas.

e) aos microclimas periféricos que afetam diretamente as cidades.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: d) elevação das temperaturas em algumas zonas urbanas.

A ilha de calor, também chamada de ilha de calor urbana (ICU), são microclimas identificados pelo aumento de temperatura em algumas zonas dos centros urbanos.

Isso porque os raios solares que atingem esses locais têm dificuldade de se dissiparem por conta das construções nas grandes cidades.

É possível que quando isso acontece, a temperatura das zonas rurais próximas, ou mesmo das áreas periféricas, apresentem uma diferença de 5 a 10 graus.

A inversão térmica é outro fenômeno que acontece nos centros urbanos por meio da inversão das camadas atmosféricas, onde o ar frio permanece em baixas altitudes e o ar quente fica retido nas camadas mais elevadas.

Muitos impactos ambientais trazem consequências graves e algumas vezes irreversíveis para o meio ambiente. Alguns deles são causados pelo homem e surgem, sobretudo, pela falta de consciência ambiental, como o uso indiscriminado dos recursos naturais.

Todas as alternativas abaixo trazem exemplos de ações positivas relacionadas com a consciência ambiental, exceto:

a) a economia de água e de energia b) o uso de automóveis c) o descarte correto do lixo d) a redução do consumo

e) o uso de sacolas biodegradáveis

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: b) o uso de automóveis

Muitas ações humanas danificam o meio ambiente e, portanto, a educação ambiental tem sido um dos temas mais debatidos na atualidade. Alguns exemplos que envolvem a consciência ambiental são:

  • evitar o desperdício de água e de energia;
  • utilizar veículos que não poluem o meio ambiente, por exemplo, as bicicletas;
  • utilizar a coleta seletiva para que o lixo possa ser reciclado;
  • reduzir o consumo excessivo, evitando assim, o desnecessário e o aumento de lixo;
  • utilizar sacolas de pano para fazer comprar ou mesmo sacolas biodegradáveis.

Questão 7

I. A falta de tratamento de esgoto é das principais causas da poluição das águas, uma vez que grande parte do esgoto doméstico é lançado nos rios e mares. II. A poluição do solo resulta da utilização de agrotóxicos, além da produção de lixo e do descarte incorreto de produtos químicos.

III. A principal causa da poluição do ar é a liberação de dióxido de carbono no meio ambiente.

Sobre os problemas ambientais citados acima, estão corretas as sentenças:

a) I b) I e II c) I e III d) II e III

e) I, II e III

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: e) I, II e III

As três sentenças estão corretas.

Poluição da água: a principal causa da poluição hídrica é o descarte de produtos e dejetos nas águas. Isso interfere diretamente na qualidade dos cursos de água levando ao desequilíbrio dos ecossistemas terrestres e subterrâneos.

Poluição do solo: o contato de resíduos industriais ou domésticos alteram os solos degradando sua superfície e gerando gases tóxicos.

Poluição do ar: gerada pelo lançamento de poluentes tóxicos na atmosfera dos quais se destacam: o monóxido de carbono, o dióxido de carbono, o chumbo, o dióxido de enxofre e os óxidos de azoto.

Questão 8

Assinale a opção que apresenta de forma correta um impacto ambiental relacionado à agricultura
Fonte: Relatório Imazon – Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD)

Em abril, o desmatamento na Amazônia teve um aumento de 171% em relação ao mesmo período de 2019. Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que registrou 529 km² de área desmatada no bioma no mês de abril, contra 195 km² no mesmo mês do ano passado. O acumulado dos primeiros quatro meses de 2020, de acordo com o SAD, já é de 1.703 km², uma área maior que a cidade de São Paulo (1.521 km²) e um número 133% maior que o mesmo período em 2019, quando o sistema registrou o desmatamento de 460 km².

Fonte: https://amazonia.org.br/2020/05/total-da-area-desmatada-na-amazonia-em-2020-ja-e-maior-que-cidade-de-sao-paulo/. Acesso em 22 de julho de 2020

O desmatamento na Amazônia tem crescido exponencialmente a partir da década de 70. As principais causas são:

a) atividade madeireira e incêndios b) queimadas e uso de agrotóxicos c) atividade madeireira e mineração d) uso de agrotóxicos e vazamento de petróleo

e) vazamento de petróleo e descarte de lixo

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: a) atividade madeireira e incêndios

As principais causas do desmatamento da Amazônia estão relacionados com a atividade ilegal de madeireiras que desmatam grande parte da área para comercializar o produto.

De acordo com os Relatórios de Ocorrência de Incêndios (ROI) do Núcleo de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Prevfogo, os incêndios na Amazônia são resultados sobretudo, do analfabetismo ambiental e a expansão das fronteiras agropastoris.

Questão 9

A poluição radioativa é considerada um dos piores tipos de poluição, pois:

a) provoca o desmatamento da cobertura vegetal. b) acelera o processo de desertificação do planeta. c) utiliza elementos artificiais criados em laboratório. d) libera gases e elementos tóxicos na atmosfera.

e) aquece os mares e os oceanos provocando a extinção de espécies.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: d) libera gases e elementos tóxicos na atmosfera.

A poluição radioativa é considerada uma das mais perigosas no mundo, uma vez que utiliza materiais radioativos (naturais e artificiais) nas usinas nucleares como o urânio, o estrôncio, o iodo, o césio, o cobalto e o plutônio.

Os gases poluentes e os elementos tóxicos liberados na atmosfera contaminam o meio ambiente, além de afetar a saúde dos seres humanos gerando deformidades crônicas, problemas respiratórios, câncer, perturbações mentais, envenenamento, entre outros.

Questão 10

O aquecimento global e o efeito estufa são fenômenos que se relacionam. Sobre isso, é correto afirmar:

a) O efeito estufa e o aquecimento global são dois fenômenos ambientais relacionados com a retenção de calor no núcleo terrestre. b) O efeito estufa é um fenômeno natural decorrente dos movimentos de rotação e translação da Terra. c) O aquecimento global é o resultado da intensificação do efeito estufa e consiste no aumento das temperaturas médias do planeta e das águas dos oceanos. d) Os principais gases do efeito estufa que dificultam a dispersão da radiação solar e provocam maior retenção de calor são o hélio e o radônio.

e) As principais causas do aquecimento global estão relacionadas com a maritimidade e a continentalidade.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: c) O aquecimento global é o resultado da intensificação do efeito estufa e consiste no aumento das temperaturas médias do planeta e das águas dos oceanos.

O efeito estufa e o aquecimento global são dois fenômenos ambientais que estão relacionados.

O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre por meio da concentração de gases na atmosfera. Esses gases formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor. Dessa forma, o efeito estufa garante uma temperatura adequada ao planeta permitindo a existência de vida no planeta.

No entanto, o maior problema está no aumento da emissão de gases poluentes, os chamados gases de efeito estufa, que se acumulam na atmosfera resultando numa maior retenção de calor da Terra. O principal gás causador do efeito estufa é o Dióxido de carbono (CO2).

Já o aquecimento global corresponde ao aumento da temperatura média terrestre, causado pelo acúmulo de gases poluentes na atmosfera. Com a intensificação do efeito estufa, as temperaturas da Terra e dos oceanos aumentam, o que afeta diretamente os ecossistemas.

Saiba mais sobre esse tema: