Com relação à reflexão da contabilidade como ciência, analise e indique a questão correta:

(CFC/Consulplan/2018.2/Q36) De acordo com Iudícibus, Marion e Faria (2009), no começo do século XX presenciou-se a queda da chamada Escola Europeia (mais especificamente a Italiana) e a ascensão da chamada Escola Norte-Americana no mundo contábil. Em relação às razões que resultaram na ascensão da Escola Norte-Americana, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Ênfase ao Usuário da Informação Contábil: a Contabilidade é apresentada como algo útil para a tomada de decisões, evitando-se endeusar demasiadamente a contabilidade; atender os usuários é o grande objetivo.
( ) Ênfase à Contabilidade Aplicada: como herança dos ingleses e transparência para os investidores das sociedades anônimas (e outros usuários) nos relatórios contábeis, a auditoria é muito enfatizada.
( ) Ênfase a uma Contabilidade Teórica: principalmente à Contabilidade Gerencial. Ao contrário dos europeus, não havia uma preocupação com a teoria das contas, ou querer provar que a Contabilidade é uma ciência.
( ) Universidades em busca de qualidade: grandes quantias para as pesquisas no campo contábil, o professor em dedicação exclusiva e o aluno em período integral valorizavam o ensino nos Estados Unidos.

A sequência está correta em

a) V, F, F, V.
b) V, V, V, V.
c) F, V, V, F.
d) F, F, F, F.

Comentário: Com a Escola Americana a Contabilidade deixou de ser basicamente normativa e baseada em conceitos econômicos e passou a se basear em uma abordagem informacional e mais ligada à pesquisa positiva em ciências sociais. A visão positiva disseminada nas escolas americanas baseia-se no levantamento de hipóteses a respeito do comportamento dos agentes, ou da firma, frente à informação contábil; utilização de um referencial teórico para embasar as hipóteses utilizadas; teste das mesmas com dados empíricos e conclusões no sentido de aceitar ou refutar as hipóteses dentro da ideia geral de construção de uma teoria com poder explicativo e preditivo.

Vamos analisar cada um dos itens:
( ) Ênfase ao Usuário da Informação Contábil: a Contabilidade é apresentada como algo útil para a tomada de decisões, evitando-se endeusar demasiadamente a contabilidade; atender os usuários é o grande objetivo. VERDADEIRO, a escola americana intensificou a ideia de satisfazer as necessidades do usuário por informações como o objetivo da contabilidade.

( ) Ênfase à Contabilidade Aplicada: como herança dos ingleses e transparência para os investidores das sociedades anônimas (e outros usuários) nos relatórios contábeis, a auditoria é muito enfatizada. FALSO, é muito enfatizado a necessidade dos usuários por informações capazes de contribuir na tomada de decisões.

( ) Ênfase a uma Contabilidade Teórica: principalmente à Contabilidade Gerencial. Ao contrário dos europeus, não havia uma preocupação com a teoria das contas, ou querer provar que a Contabilidade é uma ciência. FALSO, desde o início da formação das escolas existe uma preocupação com as contas e o que elas representam.

( ) Universidades em busca de qualidade: grandes quantias para as pesquisas no campo contábil, o professor em dedicação exclusiva e o aluno em período integral valorizavam o ensino nos Estados Unidos. VERDADEIRO, a dedicação dos professores, pesquisadores e alunos valorizam a profissão tanto nos Estados Unidos como em qualquer outro país.

Gabarito: A (V, F, F, V).
Tipos de Prova: Tipo 01 Branca Q35 / Tipo 02 Verde Q35 / Tipo 03 Amarelo Q34 / Tipo 04 Azul Q35

Com relação à reflexão da contabilidade como ciência, analise e indique a questão correta:

Você nos encontra em:
BLOG: www.momentodeestudar.com.br
Assine nossa NEWSLETTER: https://goo.gl/E8D7Pd
FACEBOOK: https://www.facebook.com/momentodeestudar
GRUPO NO FACEBOOK: www.facebook.com/groups/184823698542240/
YOUTUBE: www.youtube.com/momentodeestudar
INSTAGRAM: @momentodeestudar
Cadastre-se na nossa Lista de Transmissão no Whatsaap https://goo.gl/forms/6IfRUEuEbD6QaotY2


(CFC/Consulplan/2019.1/Q35/Branca) A história tem mostrado que, conforme ocorre o desenvolvimento econômico, a Contabilidade se torna cada vez mais importante. Em relação às escolas ou doutrinas na história da Contabilidade e sua evolução, observa-se que:

I. A primeira literatura contábil relevante elaborada pelo Frei Luca Pacioli, em 1494, consolida o método das partidas dobradas.

II. A Contabilidade é uma Ciência Social Aplicada, pois é a ação humana que gera e modifica o fenômeno patrimonial.

III. Antes da criação do método das partidas dobradas, a Contabilidade, na sua forma rudimentar, não era capaz de avaliar bens, direitos e obrigações.

IV. No início do século XX, houve uma queda da Escola Europeia e a ascensão da Escola Norte-Americana.

V. Hatfield escreveu três volumes entre 1909-1910, em que conceituou a contabilidade como a “Ciência Econômica das Entidades”.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) III e IV.

b) I, II e IV.

c) I, III e V.

d) I, II, III e V.

Comentário:

Vamos analisar cada um dos itens:

I. A primeira literatura contábil relevante elaborada pelo Frei Luca Pacioli, em 1494, consolida o método das partidas dobradas. VERDADEIRO, o método das partidas dobradas se consolidou com a publicação de Luca Pacioli em 1494, entretanto a teoria já era utilizada na Toscana, Itália desde o Século XIV.

II. A Contabilidade é uma Ciência Social Aplicada, pois é a ação humana que gera e modifica o fenômeno patrimonial. VERDADEIRO, a Contabilidade é uma ciência social e que está presente em nosso dia a dia de diversas formas sendo produzida e modificada através das ações humanas durante sua vivência na sociedade.

III. Antes da criação do método das partidas dobradas, a Contabilidade, na sua forma rudimentar, não era capaz de avaliar bens, direitos e obrigações. FALSO, antes da publicação de Luca Pacioli sobre o método das partidas dobradas ela já era utilizada na Toscana, Itália desde o Século XIV, e já era capaz de avaliar bens, direitos e obrigações.

IV. No início do século XX, houve uma queda da Escola Europeia e a ascensão da Escola Norte-Americana. VERDADEIRO, no século XX houve a queda da Escola Europeia e a ascenção da Escola Norte Americana.

V. Hatfield escreveu três volumes entre 1909-1910, em que conceituou a contabilidade como a “Ciência Econômica das Entidades”. FALSO, “Ciência Econômica das Entidades” foi conceituado por Fabio Besta no século XIX na obra La Ragioneria, os três volumes entre 1909-1910.

Gabarito: B.

Tipos de Prova: Tipo 01 Branca Q35 / Tipo 02 Verde Q33 / Tipo 03 Amarelo Q36 / Tipo 04 Azul Q34

Com relação à reflexão da contabilidade como ciência, analise e indique a questão correta:

Você nos encontra em:
BLOG: www.momentodeestudar.com.br
Assine nossa NEWSLETTER: https://goo.gl/E8D7Pd
FACEBOOK: www.facebook.com/momentodeestudar
GRUPO NO FACEBOOK: www.facebook.com/groups/184823698542240/
YOUTUBE: www.youtube.com/momentodeestudar
INSTAGRAM: @momentodeestudar
Cadastre-se na nossa Lista de Transmissão no Whatsaap https://goo.gl/forms/6IfRUEuEbD6QaotY2


Com relação à reflexão da contabilidade como ciência, analise e indique a questão correta:

Atividade para ponto na I unidade Essa atividade vale 4 pontos na I unidade. Gentileza, responder, atente-se para entregar dentro do prazo. 1. A evolução contábil trouxe ao longo do tempo diversas mudanças, que refletiram de forma significativa na sociedade. Diante da história da evolução da contabilidade e de sua relação com a sociedade, indique qual resposta é a correta: A. As escolas do pensamento contábil contribuíram muito para o desenvolvimento da contabilidade, de forma que suas mudanças refletiram na sociedade. B. Com o surgimento das escolas do pensamento contábil, a contabilidade passou a adotar novos rumos de pensamento, com o intuito exclusivo de manter-se no mercado. C. A contabilidade desenvolveu-se buscando atender aos mercados e os usuários que possuíam métodos antigos e não tinham interesse nas modernizações. D. Por meio da evolução contábil, foi possível analisar que todas as áreas da contabilidade possuem as mesmas características, ou seja, não se diferenciam umas das outras. E. As escolas não contribuíram de forma alguma para que os gestores passassem a ter auxílios com relação às tomadas de decisão. 2. Dentre alguns dos ramos da contabilidade apresentados, informou-se como surgiram, sobre a sua evolução até a atualidade e a forma com que refletiram na sociedade. A partir das alternativas a seguir, indique a correta: A. A Contabilidade Pública refere-se a uma das ramificações da Ciência Contábil, que busca estudar a política do país. B. A Contabilidade Pública tinha por foco o controle real, basicamente com relação ao controle de arrecadação de ajudantes para lhe servir na época. C. Os usuários tinham interesses nas demonstrações financeiras das empresas, exigindo, assim, o desenvolvimento contábil para que seus interesses fossem atendidos. D. Foi no período da Revolução Industrial que surgiu a Contabilidade Gerencial, porém, esse ramo da contabilidade não visa a auxiliar na tomada de decisão empresarial. E. Devido ao seu direcionamento para a sociedade, a contabilidade é duramente controlada exclusivamente pelas empresas, assegurando os interesses da sociedade. 3. Com base nas etapas históricas da contabilidade no Brasil, avalie qual é a opção correta: A. Em 1780 criou-se a profissão dos guarda-livros. B. Os profissionais da área de economia possuíam a denominação de guarda-livros. C. Dentre as exigências requisitadas dos guarda-livros, uma delas é que tivessem domínio total da linguagem hebraica e japonesa. D. Em 1940 foi publicada a primeira Lei das Sociedades Anônimas. E. O novo modelo da Lei das Sociedades Anônimas surgiu em 1989, fazendo uso do nº 6404. 4. Com relação ao desenvolvimento da contabilidade e seus efeitos, analise as alternativas e aponte a correta: A. A Revolução Industrial representou um ponto crucial na história da evolução contábil e não ocasionou reflexos nas relações comerciais. B. A Revolução Industrial não estimulou a contabilidade no sentido de demonstrar o controle patrimonial. C. Um fator importante que ocasionou grandes mudanças na história da contabilidade foram as mutações nos métodos adotados com o intuito de melhorar a interpretação dos usuários diante dos relatórios financeiros apresentados. D. As normas contábeis internacionais foram criadas para dificultar a comunicação entre os diversos países. E. Para o Brasil, a conversão das normas brasileiras de contabilidade pelas internacionais foi considerada como retrocesso, desvalorizando a contabilidade. 5. Analise o modelo Continental de contabilidade e os países que o compõem, verificando as características dominantes dessa estrutura. Após essa análise, indique a resposta correta: A. A CVM - Comissão de Valores Mobiliários - busca apropriar somente as normas brasileiras, além do CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis. B. As demonstrações financeiras buscam atender exclusivamente aos governos. C. Enquadrado no modelo da Europa Continental, o Brasil nunca foi convencido pelo governo quanto à modificação das normas contábeis. D. O Brasil está inserido no modelo Europa Continental, visto que ele é convencido pelo governo sobre a alteração das normas contábeis. E. Existe pequena intervenção do governo na determinação dos padrões contábeis, principalmente tratando-se de natureza fiscal. A leitura do capítulo A evolução do pensamento contábil, do livro Teoria da contabilidade, pode ajudar. 6. A função de enquadrar ou identificar a contabilidade dentro de uma ótica filosófica resultou na definição de algumas questões. A partir das alternativas, analise e indique a correta: A. Resultou no critério de não reconhecer os fatos. B. Resultou nos métodos de raciocínio desconsiderados pela contabilidade. C. Acarretou na essência do componente que não se estuda. D. Resultou nas bases de modelo teórico. E. Resultou na falta de organização dos componentes e verificação sistemática. 7. Com relação às evidências das escolas e aos fatos ocorridos nelas, indique a opção correta: A. Vicenzo Masi lançou o desafio da dependência científica contábil. B. A doutrina personalista evidenciou a relação de liderança sobre as entidades. C. O Contismo tinha por objeto científico o resultado. D. A doutrina aziendalista ocasionou efeitos na história da contabilidade, mediante o refrão weberiano. E. A percepção de Vicenzo Masi predominou, definindo como objeto da contabilidade o patrimônio das entidades. 8. Com relação à reflexão da Contabilidade como ciência, analise e indique a questão correta: A.A evolução contábil foi decorrente de uma única doutrina. B. O conhecimento contábil é visto como científico a partir do século XIX. C. Um conhecimento pode ser adquirido somente com base em estudos. D. A execução de uma ciência acontece por meio da falta de uso de um procedimento científico. E. Sabe-se que o empirismo é o conhecimento adquirido mediante a leitura. 9. Quanto às doutrinas científicas do pensamento contábil, leia com atenção as alternativas apresentadas e aponte a única que considerar correta: A. A classificação da Contabilidade como ciência ocorreu pelo fato de que ela não tinha os requisitos solicitados. B. Para ser considerada uma ciência, a Contabilidade não necessita ter procedimentos definidos, nem processos específicos. C. Sabe-se que foram apenas os doutrinadores italianos que capacitaram os doutrinários que formaram escolas do pensamento contábil. D. As escolas do pensamento contábil jamais resultaram nas correntes científicas. E. Para que um conhecimento seja visto e entendido como científico, ele deve ter por base razões competentes. 10. Considerando a existência das escolas contábeis dentro da sua evolução, avalie a indique a resposta correta: A. A escola personalista tinha por finalidade dar personalidade às contas. B. A escola controlista afastou a ideia de existir controle sobre o patrimônio. C. A escola administrativa não contribuiu com o desenvolvimento científico contábil. D. A primeira escola do pensamento contábil foi a norte-americana. E. A escola norte-americana defendeu que os profissionais da contabilidade não eram transparentes e responsáveis quanto às informações. A leitura do capítulo Doutrinas, escolas e novas razões de entendimentos na ciência contábil, do livro Teoria da contabilidade pode ajudar a responder. 11.Conceitue o sentido geral de ativo. 12.Quais as características gerais de qualquer elemento do ativo? 13.É mais importante a noção de posse ou a de propriedade na caracterização do ativo? 14.Como poderiam ser avaliados os estoques de produtos destinados à venda? 15.No que consiste o conceito de fluxo descontado de caixa na avaliação do ativo? 16.O que é custo corrente corrigido? 17. O que é custo histórico? A leitura do capítulo O ativo e sua mensuração , do livro Teoria da contabilidade pode ajudar a responder.

Com relação à reflexão da contabilidade como ciência, analise e indique a questão correta:
Com relação à reflexão da contabilidade como ciência, analise e indique a questão correta:
Com relação à reflexão da contabilidade como ciência, analise e indique a questão correta: