Como mudar o visto de turista para estudante na australia

Muita gente tem muita dúvida sobre o que pode e o que não pode fazer tendo um visto de estudante (subclass 500) na Austrália. Como somos profissionais especializadas em intercâmbio, resolvemos dar uma ajudinha e responder alguns questionamentos que recebemos diariamente.

E você já sabe: sempre que estiver em dúvida sobre assuntos relacionados ao visto de estudante, recorra ao site da imigração australiana ou peça informações à um profissional.

1. Posso levar minha família comigo no meu visto de estudante?

Pode. Seu cônjuge entrará como seu dependente bem como seus filhos menores de 18 anos.

Clique aqui para acessar a informação completa sobre este tópico no site da imigração australiana

2. Minha esposa (o) pode trabalhar em período integral enquanto eu estudo?

Depende. Se você vier cursar mestrado nas categorias coursework ou research ou doutorado, seu dependente pode trabalhar 40 horas por semana depois que suas aulas começarem. Do contrário, só poderá trabalhar 20 horas semanais.

Clique aqui para acessar a informação completa sobre este tópico no site da imigração australiana.

2. Posso ir sozinho (a) e um tempo depois levar minha família?

Pode, desde que na aplicação do seu visto você tenha mencionado a sua família. Do contrário, fica bem mais complicado.

Clique aqui para acessar a informação completa sobre este tópico no site da imigração australiana

3. Posso matricular meu filho (a) numa escola pública na Austrália pra ele (a) estudar sem custo algum?

Não. Mesmo estudando em escola pública, seu filho (a) terá que pagar pelos estudos pois o visto de estudante não oferece ensino fundamental ou médio de forma gratuita. Exceto em alguns casos, como os de estudantes de doutorado ou Phd e em determinados estados da Austrália, é possível que os filhos estudem sem custo.

4. Posso incluir meu namorado (a)/noivo (a) no meu visto de estudante?

Pode, desde que na aplicação do seu visto você tenha mencionado ele (a). Do contrário, fica um pouco mais complicado.

Clique aqui para acessar a informação completa sobre este tópico no site da imigração australiana.

5. Se eu me matricular num curso e não gostar, posso trocar de curso no meio do caminho?

Pode, desde que você tenha cursado pelo menos 6 meses do curso principal (no caso de ter se matriculado em mais de 1 curso) e se a política da escola permitir a troca.

6. E se eu quiser trocar de escola, eu posso?

Pode, desde que você tenha cursado pelo menos 6 meses do curso principal (no caso de estar matriculado em mais de 1 curso) e que a política da escola permita. E a escola precisará te dar uma carta de liberação.

7. Posso trocar de cidade no meio do curso também?

Pode, desde que a escola onde você está estudando tenha campus na cidade pra onde você quer morar e que tenha o curso que você está fazendo.

8. Posso cancelar meu curso e meu visto se quiser ir embora antes do previsto?

Pode, mas a escola não vai te reembolsar o que você ja pagou.

9. Se meu visto for negado, eu posso reaplicar e tentar de novo?

Depende. Se na carta que a imigração enviar informando as razões pelas quais seu visto foi negado não houver nenhuma restrição quanto à reaplicação, você pode tentar de novo. Do contrário, não pode.

10. Posso ir pra Austrália com visto de turista e trabalhar?

Não pode. Trabalhar com visto de turista na Austrália é ilegal.

Clique aqui para acessar a informação completa sobre este tópico no site da imigração australiana

11. Posso ir pra Austrália com visto de turista e mudar pra visto de estudante enquanto estiver no país?

Pode.

Clique aqui para acessar a informação completa sobre este tópico no site da imigração australiana

12. Depois que meu visto acabar, posso renovar e estender mais de uma vez?

Pode.

Clique aqui e saiba como renovar seu visto de estudante na Austrália

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você tiver outras dúvidas e quiser que a gente responda, mande um email com suas perguntas para

Documentações e visto

Austrália

Atualizado em 03 de outubro de 2019

Você já pode ver aqui no blog alguns posts que falam sobre o programa de estudo e trabalho na Austrália. Hoje vamos trazer uma novidade sobre a aplicação desse visto.

Quer saber qual é? Então, saiba tudo a seguir:

O que mudou no processo de aplicação do visto para a Austrália?

Semestralmente, a Embaixada da Austrália classifica os países em Levels (níveis). Antes do dia 01/10/2019, o Brasil era considerado Level 2, mas agora ele é considerado Level 1!

Com essa mudança de nível, a comprovação financeira não será mais exigida na aplicação do visto de estudante. Essa regra antiga exigia que o intercambista comprovasse que tinha disponível o valor de 1690,00 dólares australianos para cada mês de intercâmbio, apresentando essa quantia através de extratos bancários/Imposto de Renda.

Ou seja, essa mudança é uma ótima notícia para quem está pensando em estudar e trabalhar na Austrália!

O que significa o Brasil ser Level 1?

Os principais critérios que a Embaixada analisa para a definição do Level de um país são as porcentagens de vistos aprovados, conclusão de cursos, taxas de estudantes legais e ilegais no país, dentre outros.

Isso quer dizer que o Brasil chegou ao Level 1 por conta da quantidade de alunos que vão estudar e fazem de fato uma interação cultural com o país. Com isso, a Embaixada considera que os estudantes brasileiros oferecem baixo risco de ficarem ilegais na Austrália e não exigem mais documentos financeiros na aplicação do visto.

É garantido que embaixada não vá pedir a comprovação financeira?

Não. Em casos específicos, a Embaixada pode vir a pedir a comprovação financeira. Isso vai depender do oficial que está analisando e de acordo com perfil de quem está aplicando o visto.

Caso isso aconteça, será preciso fazer a comprovação dos AUD 1690 através de extratos bancários para cada mês em que o intercambista ficar no país. Mas lembrando, esses casos são específicos e fogem da nova regra.

Ainda existem as exigências de perfil do intercambista para aplicação do visto?

Sim. O único ponto que mudou na aplicação do visto australiano é a não exigência da comprovação financeira.

O aluno ainda precisa mostrar que a intenção é ir para a Austrália estudar e depois retornar para o país de origem, comprovar vínculos e etc. E isso precisa estar claro para a Embaixada.

Essa mudança é definitiva?

Não. Como falamos no início do post, a Embaixada da Austrália faz essa análise de níveis a cada seis meses, e, dependendo, o nível do Brasil pode mudar em futuras análises.

Isso significa que o momento de fazer o seu intercâmbio de estudo e trabalho na Austrália É AGORA!

Resumindo: o que muda na aplicação do visto australiano?

A Embaixada não exige mais a comprovação financeira. Por regra, não será preciso mostrar documentos como extratos bancários/Imposto de Renda.

Agora que você já sabe dessa novidade da Embaixada da Austrália, não perca tempo e converse com um de nossos consultores sobre o seu intercâmbio!

Atualizado em 24 de junho de 2021

Se você já decidiu que o intercâmbio ideal para você é o para estudar e trabalhar na Austrália, que tal saber mais sobre o próximo passo para o seu intercâmbio no país? Este será um passo muito importante para a permanência e permissão de trabalho por lá, e se trata do visto para Austrália.

Existem vários tipos de vistos australianos, mas para o seu intercâmbio de estudo e trabalho você irá fazer a aplicação do visto de estudante. Para isso, você precisará comprovar o seu interesse e capacidade de estudar no país.

Isso quer dizer que você tem que estar com todos os documentos necessários e mostrar que está disposto a viajar para a Austrália em busca de um melhor ensino. Então, todo esse processo fica muito mais simples com a ajuda de uma agência especializada no assunto. E a boa notícia é que a Egali tem um setor especializado em vistos!

Pensando em te ajudar a saber mais sobre o visto australiano de estudante, vamos te mostrar todas as informações neste segundo post do nosso Especial Austrália.

Por que o visto para Austrália é o mais importante na preparação do seu intercâmbio?

Como mudar o visto de turista para estudante na australia

Primeiro, vamos explicar melhor sobre o que é o visto. O visto é um documento emitido pelo governo de um determinado país, que dá a permissão da pessoa ir até a “porta de entrada” do país. As embaixadas e consulados do destino são responsáveis por emiti-lo no seu país de origem.

É importante ressaltar que uma pessoa será considerada um imigrante ilegal se entrar no país sem o documento ou não cumprir as condições de um visto específico. Ou seja, o visto garante que você pode dar o primeiro passo rumo ao seu intercâmbio: embarcar para o país de destino!

Existem vários tipos de vistos, mas para um intercâmbio de estudo e trabalho na Austrália, você precisará do visto de estudante. A solicitação será necessária quando o intercambista desejar estudar por mais de 14 semanas. Em geral, o visto é válido por todo o período do curso e mais 30 dias de férias. Também permite que o aluno trabalhe 20 horas por semana (no período de férias, é possível trabalhar por tempo integral).

Atenção: o processo de aplicação do visto para Austrália de estudante deve ser iniciado por volta de 85 dias antes do embarque.

Quais são os documentos necessários para a aplicação do visto australiano de estudante?

A aplicação do visto é realizada por meio de uma plataforma online da imigração e, para isso, você terá que reunir alguns documentos. Abaixo, apresentamos uma breve explicação desse processo:

1) Passaporte

Como mudar o visto de turista para estudante na australia

Assim como o visto, o passaporte também é um documento muito importante para o seu intercâmbio. Sem ele, é impossível fazer a aplicação do visto. Certifique-se que seu passaporte é válido por toda a duração do intercâmbio.

Caso você não tenha um passaporte, pode pegar mais informações neste post.

2) Letter of offer

Como mudar o visto de turista para estudante na australia

Este documento é uma carta que as escolas da Austrália emitem como parte do seu processo de matrícula. Nele, você poderá conferir as condições e as datas do seu curso.

3) Formulário 956A

Como mudar o visto de turista para estudante na australia

Basicamente é um documento que permite que uma agência de intercâmbio faça o processo de visto para o aluno.

4) Carta de intenções

Como mudar o visto de turista para estudante na australia

Esta carta é outro documento superimportante para o seu intercâmbio. É através da carta de intenções que você deve convencer o oficial de que tem interesse verdadeiro em estudar e que não está usando o visto como uma forma de conseguir residência e trabalho lá. A carta é o ponto central da análise da sua solicitação e é partir dela que o oficial da imigração avaliará se seu visto será aprovado ou não.

Por isso, fique atento a este documento e pense bem no que vai escrever. Seu consultor aqui na Egali vai te ajudar com isso, fazendo sugestões e correções para que as chances de aprovação do seu visto sejam bem altas!

Já que cada aluno possui uma história de vida diferente, não recomendamos que você copie um modelo da carta da internet ou de outros conhecidos. Você deve escrevê-la da maneira mais pessoal, com muita sinceridade e sendo o mais específico possível. A imigração pede que a carta seja escrita em inglês. Para te ajudar, nossa equipe especializada em vistos vai apresentar um roteiro de perguntas que deve orientar a sua carta.

5) Outros documentos

Alguns documentos extras que serão necessários para comprovar certas questões como a sua escolaridade, trabalho, casamento, filhos, etc.

Qual é a validade do visto australiano de estudante?

Como mudar o visto de turista para estudante na australia

A validade do visto australiano para Austrália de estudante depende do tempo de duração do curso. Se você fizer um curso de 14 semanas, por exemplo, o seu visto vai durar as 14 semanas mais 4 semanas de férias.

Se você optar por um curso de 40 semanas de aula, você terá direito a 8 semanas de férias, mas lembrando que nesse período você deve ter aulas mesmo.

Para mais informações, você pode acessar a página da Embaixada da Austrália que fala sobre o visto de estudante.

Quanto tempo terei que esperar pela resposta do visto?

Como mudar o visto de turista para estudante na australia

Não existe um tempo máximo de espera determinado pela imigração australiana. O período de análise dos documentos varia para cada estudante. Alguns processos podem ser mais rápidos, outros mais lentos…

Como a documentação pode variar dependendo de cada perfil, não há um tempo fixo para o resultado das análises. Porém, aqui na Egali ficamos de olho nos dados da Imigração. Assim, sabemos que atualmente eles estão levando em torno de 30 dias para dar uma resposta para a maioria dos casos.

Por que fazer um intercâmbio com uma agência facilita o procedimento

Como mudar o visto de turista para estudante na australia

O processo de solicitação de um visto é supercomplexo. São dezenas de regras, leis, condições e documentos exigidos. A aplicação deve – obrigatoriamente – ser feita pelo sistema da imigração, que é todo em inglês.

Por isso, é recomendado que você tenha o auxílio e o suporte de um especialista, eles vão ser de grande ajuda principalmente quando você se perguntar “como preencher o formulário do visto para Austrália?”. Aqui na Egali, temos um setor especializado em vistos.

Nosso time lida com centenas de aplicações por mês e frequentemente participa de treinamentos propostos pela própria Embaixada da Austrália. Com mais de 90% de sucesso em aplicações desse tipo. Temos a experiência e a confiança necessárias para ajudar você!

Para que você entenda melhor: o procedimento é completamente online (todos os documentos devem ser digitalizados) e a nossa equipe se encarrega de administrar o processo, mantendo o intercambista informado. Assim, o estudante não precisa se preocupar em levar seus documentos e papéis até uma embaixada australiana e enfrentar um monte de burocracia.

Agora, encerramos a segunda parte do Especial Austrália, onde vamos te dar todas as informações para fazer um intercâmbio com permissão de trabalho no país. Não perca as próximas publicações!

Se você quer mais informação, fale com um de nossos consultores aqui.