A produção de hormônios vegetais (como a auxina, ligada ao crescimento vegetal)

Biologia, 15.08.2019 04:34, julliagatinhappan90k

Monte um quadro classificando a cobra-coral, a planária, a anêmona-do-mar e a bolacha-da-praia com relação a: quantidade de folhetos embrionários; protostômio ou deutorostômio; celomado, pseudocelomado e acelomado; com simetria bilateral ou radial?

Total de respostas: 2

Os hormônios vegetais – fitormônios - auxiliam no crescimento e desenvolvimento da planta. São produzidos em regiões específicas, migram para as regiões onde suas presenças são necessárias e atuam sobre determinadas células: as células-alvo. Os fitormônios são produzidos no caule, folhas jovens, frutos e sementes em desenvolvimento.

As auxinas são hormônios vegetais que controlam os movimentos das plantas em resposta à luz (fototropismo). Quando uma planta é iluminada de um único lado, as auxinas migram para a região menos iluminada, causando um alongamento celular que tem como consequência a planta se curvando em direção à fonte de luz:

Denominamos fototropismo positivo quando a planta se volta para a luz, como no caso do caule. Raízes tendem a se alongar de forma inversa, oposto à fonte de luz, resultado do fototropismo negativo.

As auxinas auxiliam ainda no crescimento da planta em resposta à gravidade, fenômeno denominado gravitropismo: raízes crescem no sentido do centro gravitacional da Terra (gravitropismo positivo) e caules, no sentido oposto a ela (gravitropismo negativo). Esses hormônios são, ainda, responsáveis pela formação de raízes adventícias; estimulam o ovário da planta para que se forme o fruto; e inibem as gemas laterais das plantas (dominância apical). Sobre estas últimas, é válido salientar que, ao podar tais regiões, a ausência ou diminuição das auxinas decorrente deste ato promove o crescimento destas - e é baseado em tal princípio que as podas são recomendadas como forma de promover o crescimento da planta.

Uma última aplicação das auxinas diz respeito à abcisão: queda de folhas, flores e frutos mais velhos: a concentração de auxina nestas estruturas diminui com o tempo. Assim, a diminuição do teor desta faz com que surja, na base do pecíolo, uma camada de separação e uma camada protetora, que interrompe o fluxo de seiva e protege o caule após a queda.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

  1. ENEM - A produção de hormônios (como a auxina,ligada ao crescimento vegetal) e sua distribuição pelo organismo são fortemente influenciadas por fatores ambientais. Diversos são os estudos que buscam compreender melhor essas influências. O experimento seguinte integra um desses estudos. 
    A produção de hormônios vegetais (como a auxina, ligada ao crescimento vegetal)
     O fato de a planta do experimento crescer na direção horizontal, e não na vertical, pode ser explicado pelo argumento de que o giro faz com que a auxina se

    A) distribua uniformemente nas faces do caule, estimulando o crescimento de todas elas de forma igual. 

    B) acumule na face inferior do caule e, por isso, determine um crescimento maior dessa parte. C) concentre na extremidade do caule e, por isso, iniba o crescimento nessa parte. D) distribua uniformemente nas faces do caule e, por isso, iniba o crescimento de todas elas. 

    E) concentre na face inferior do caule e, por isso, iniba a atividade das gemas laterais.

  2. FUVEST - Quando se poda uma roseira observa-se um rápido crescimento das gemas laterais para a formação de ramos vegetativos. Isto ocorre porque as gemas laterais:
    a) passam a produzir menos auxinas;b) intensificam a produção de etileno e giberelinas;c) recebem menos citocininas;d) passam a receber mais auxinas;

    e) recebem menos auxinas.


  3. UnB - As figuras I, II e III representam um experimento realizado por C. Darwin e seu filho Francis sobre o crescimento das plantas e publicado em 1881. Analise-as e julgue os itens abaixo:

    A produção de hormônios vegetais (como a auxina, ligada ao crescimento vegetal)

    (0) É preciso iluminar a extremidade da planta para que ela cresça em direção à luz.
    (1) Alguma influência é transmitida da parte superior para a parte inferior da planta, provocando a curvatura da mesma.
    (2) A curvatura da planta ocorre porque o lado iluminado cresce mais do que o lado não iluminado.
    (3) As experiências de Darwin referem-se ao fototropismo positivo dos caules.
    (4) As plantas não crescem em ausência de luz.
    (5) A partir destes experimentos, Charles Darwin descobriu a auxina. Corretas: 0, 1, 2, 3; Erradas: 4, 5
  4. A figura a seguir representa três lotes de coleóptiles tratadas diferentemente:
    Horas depois de preparada a experiência, comparam-se as coleóptiles dos lotes I e II às do lote III. Que letra da tabela abaixo indica corretamente os prováveis resultados obtidos?

    A produção de hormônios vegetais (como a auxina, ligada ao crescimento vegetal)

    a)  LOTE I - cresce e curva-se para direita, LOTE II - cresce e curva-se para a direitab)  LOTE I - cessa o crescimento, LOTE II - crescimento igual ao do lote III 

    c)  LOTE I - cresce e curva-se para direita, LOTE II - crescimento igual ao do lote III


    d)  LOTE I - crescimento igual ao do lote III, LOTE II - cresce e curva-se para direita

  5. UFCE - Considere o seguinte esquema, que representa um experimento em que se colocaram blocos de ágar-ágar, contendo a mesma concentração de hormônios de crescimento, sobre pedaços de caule e raiz de um planta, da qual foram retiradas as regiões apicais:

    A produção de hormônios vegetais (como a auxina, ligada ao crescimento vegetal)

    O experimento permite concluir que, na concentração usada, o hormônio:
    a) inibe o crescimento da raiz e do caule;b) estimula o crescimento da raiz e do caule;c) estimula o crescimento da raiz e inibe o crescimento do caule;

    d) estimula o crescimento do caule e inibe o crescimento da raiz;


    e) não tem efeito sobre o crescimento da raiz.

  6. UFBA - As coleóptiles são folhas modificadas que recobrem o caulículo do embrião das gramíneas, com função de proteção. Foi observado que a ponta da coleóptile produz auxinas (ácido indolilacético) e que este hormônio acelera o crescimento das células da região inferior da coleóptile.

    A produção de hormônios vegetais (como a auxina, ligada ao crescimento vegetal)

    A ponta de uma coleóptile foi retirada e depois colocada unilateralmente, conforme a figura acima. O que você espera que aconteça com o crescimento da coleóptile?
    a) continua o crescimento para cima;b) cessa o crescimento;

    c) cresce no flanco esquerdo e curva-se para a direita;

    d) cresce no flanco direito e curva-se para a esquerda;

    e) nada do que foi dito é verdadeiro.

  7. Quando se elimina a gema apical de uma roseira, geralmente esta:a) continua a crescer normalmente para cima;b) pára completamente de crescer;c) forma gemas laterais que regridem;

    d) desenvolve as gemas laterais e ramifica-se;


    e) forma uma nova gema apical em lugar da eliminada.

  8. UFRN - Quando o nível de auxina de uma folha, baixa acentuadamente pode pressupor que esta folha esteja:
    a) em plena atividade fotossintética;b) em estágio de primórdio;c) em plena maturação;d) entrando na fase de distensão;

    e) atingindo a fase senescente.

  9. As camadas de abscisão constituem estratos de células com paredes celulares delgadas e em desintegração. A formação destas camadas leva à separação progressiva dos frutos, permitindo a sua queda. A formação destas camadas está relacionada, pelo menos em parte, com:a) o desenvolvimento das gemas laterais;

    b) a diminuição na taxa de auxinas nos frutos;

    c) o aumento da quantidade de proteínas;d) o aumento na absorção iônica pelas raízes;

    e) a eliminação das gemas apicais do caule.

  10. PUC - Após o amadurecimento de um fruto, geralmente, ocorre:
    a) aumento do seu teor auxínico e desaparecimento da camada de abscisão;b) queda de seu teor auxínico e desaparecimento da camada de abscisão;c) inalteração de seu teor auxínico e formação da camada de abscisão;d) aumento do seu teor auxínico e formação da camada de abscisão;

    e) queda do seu teor auxínico e formação da camada de abscisão.

  11. UFPA - Quando Fritz Went verificou que as coleóptiles de aveia decapitadas só cresciam quando sobre elas eram recolocados os ápices, ou quando se aplicavam sobre elas cubos de gelatina que estiveram em contato com os ápices por algum tempo, pôde concluir que:a) as coleóptiles decapitadas precisavam de gelatina para crescer;b) o estímulo ao crescimento, proveniente dos ápices, era de natureza elétrica, afetando o potencial das membranas;c) os aminoácidos da gelatina eram capazes de estimular a síntese de protoplasma nas células da coleóptile e assim todo o crescimento;d) os ápices das coleóptiles produziam alguma substância estimuladora do crescimento, difusível para a gelatina;

    e) os ápices das coleóptiles eram capazes de destruir algum inibidor de crescimento presente na gelatina.