Como se deve estudar a bíblia

A melhor maneira de estudar a Bíblia é lendo regularmente e com atenção. Antes de começar o estudo, tente se afastar de distrações e ore a Deus por entendimento. Procure seguir Sua direção.

Um bom método de estudo é:

  • Ler o texto – tente ler sem ideias já formadas. É bom fazer primeiro uma leitura geral, para apanhar o sentido do texto. Depois, procure o significado de palavras ou expressões que você não entende. O que o texto diz? Você compreendeu o que leu? Se você tivesse que dar um relato do texto por suas palavras, como seria? Procure o sentido literal do texto, deixe as interpretações para mais tarde.
  • Entender o contexto – para entender bem o texto é preciso entender seu contexto maior. Por exemplo, 2 Timóteo 4:9 sozinho não tem sentido algum. Quem deve ir ao encontro de quem? Porquê? Quando foi isso? É uma citação, uma carta, um poema? Pergunte: qual é o propósito do autor do texto? Não é como você acha que esse texto pode ser usado, mas o que o autor estava tentando dizer.
  • Aplicar à sua realidade – só aqui vem a parte da interpretação. A Bíblia foi escrita há muitos anos; como posso aplicar essa lição hoje? O que aprendi? O que Deus quer me dizer? Como posso usar isso em minha vida diária? É bom orar e deixar Deus falar nessa parte.

Veja aqui: como ler a Bíblia? - Planos de leitura e dicas importantes.

Que tradução devo usar?

É bom usar uma tradução na língua em que você se sente mais confortável. Se você quer um texto mais simples, que dá para entender bem, escolha uma tradução mais moderna, com linguagem atualizada. Se você quer uma versão mais poética ou mais próxima do texto original, escolha uma tradução mais antiga ou mais literal. Cada tradução tem seus pontos fortes e fracos mas a mensagem da Bíblia é sempre a mesma.

Que outros materiais preciso?

Para estudar a Bíblia, basta ter uma Bíblia! Mas há muitos outros recursos que podem ajudar no seu estudo:

  • Bíblias de estudo – normalmente têm estudos com um tema específico (jovens, liderança, fatos históricos...). São úteis para entender e aplicar a Palavra.
  • Livros de meditações e estudos – têm pensamentos sobre partes da Bíblia e são bons para momentos de reflexão. Ajudam a criar o hábito de estudar a Bíblia.
  • Dicionários, enciclopédias, mapas bíblicos – dão uma visão do contexto maior da Bíblia: a História, a cultura, a língua... Clarificam coisas que na nossa cultura são diferentes.
  • Filmes, teatros e recursos on-line – ajudam a entender melhor a história, dando vida às palavras da Bíblia. São bons para quem acha difícil ler ou prefere ver e ouvir.
  • Papel, canetas, lápis – se você gosta de escrever ou desenhar, pode usar em seu estudo. Isso ajuda a organizar o pensamento.

Cada pessoa tem seu jeito de estudar. Experimente com métodos diferentes até encontrar o que funciona melhor para você. Para ter uma visão diferente, mude de método. O importante é deixar Deus falar com você através da Bíblia.

Como estudar a Bíblia? Como compreender os diversos acontecimentos históricos e extrair lições para o dia a dia? De que forma tornar o estudo bíblico mais fácil?  

Se você tem dificuldade em seus momentos de leitura e estudo da Palavra de Deus e precisa de ajuda, considere as dicas que preparamos para lhe dar uma força. A seguir, você encontrará seis conselhos úteis e sugestões de livros e recursos que certamente tornarão seus momentos de aprendizado ainda mais enriquecedores e transformadores.

Navegue pelos links e não deixe de visitar os artigos que listamos logo ao final deste conteúdo. Parabéns por ter chegado até aqui e siga em frente em seu intuito de se aprofundar no estudo da Palavra a Deus, o livro mais surpreendente que existe! Tome nota!

Comece com oração

A Bíblia é um livro diferente de todos os outros. Ela foi inspirada pelo Espírito Santo, é uma obra espiritual planejada e concebida pelo próprio Deus Eterno que se revela por meio da palavra escrita (2Tm 3.16-17). Antes de estudá-la, peça ajuda ao Pai para compreender pontos difíceis, assimilar a mensagem e a aplicabilidade do texto em questão.

Ao ler as Escrituras, você tem o privilégio de contar com o auxílio do próprio autor que o capacita e lhe dá sabedoria, Deus! (Tg 1.5-6). Sendo assim, não comece a estudar a Bíblia de qualquer jeito, sem se preparar. Pare por um instante. Concentre sua mente. Conecte-se com o Pai e peça-lhe discernimento, facilidade de raciocínio e clareza.  

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo. Deus a usa para preparar e capacitar seu povo para toda boa obra.”

2Tm 3.16-17

“Se algum de vocês precisar de sabedoria, peça a nosso Deus generoso, e receberá. Ele não os repreenderá por pedirem. Mas, quando pedirem, façam-no com fé, sem vacilar, pois aquele que duvida é como a onda do mar, empurrada e agitada pelo vento.”

Tg 1.5-6

Leia as páginas introdutórias aos livros bíblicos

Há Bíblias que trazem a introdução de cada livro do Antigo e do Novo Testamento. Ler esse conteúdo é imprescindível para ter melhor entendimento do contexto histórico e de questões específicas relacionadas aos personagens e fatos.

Por exemplo, a Bíblia de Estudo NVT contém informações pormenorizadas que viabilizam a compreensão global de cada livro. E o melhor é que esse recurso especial está escrito com linguagem acessível, que possibilita a compreensão dos termos teológicos. Nessas páginas, há explicações sobre o contexto, linhas do tempo, esboços, resumos, tópicos relacionados à autoria, ao gênero literário, ao significado e à mensagem do livro e até sugestões de leituras adicionais.

Saiba mais: “21 razões para ter uma Bíblia de Estudo NVT”

Confira as notas de rodapé

É curioso, mas muitos leitores não conferem as letras pequeninas que estão no rodapé das páginas da Bíblia. Elas estão ali por um motivo: esclarecer, explicar, traduzir e simplificar termos e detalhes mais difíceis da narrativa bíblica. De certa forma, as notas de rodapé funcionam como um “especialista” sempre disponível com quem você pode tirar dúvidas. Por falar nisso, as Bíblias NVT contam com mais de 4 mil notas de rodapé para tornar seus momentos de leitura e estudo ainda mais abrangentes.

Clique aqui e leia a Introdução à Nova Versão Transformadora: a tradução bíblica gostosa de ler, fácil de entender, com 4 mil notas de rodapé e texto extremamente fiel aos originais!

Consulte livros de especialistas em teologia

Ao passo que você se aprofunda no estudo bíblico, certamente terá vontade de ampliar seu repertório no que refere a essa ciência fascinante. A boa notícia é que existem muitos materiais de excelente qualidade e com abordagem simplificada que tornam o conhecimento teológico acessível a todos.

A Mundo Cristão tem várias obras cujo intuito é facilitar o acesso dos leitores à melhor literatura do seguimento. Entre elas, destacam-se o clássico Teologia básica, escrito por Charles C. Ryrie, Examinando as Escrituras, de Charles Swindoll, Como pregar e ensinar com base no Antigo Testamento e Aprendendo a viver como Jesus, de Christopher J. H. Wright. Além disso, a Mundo Cristão disponibiliza uma série de artigos no blog, entrevistas com autoridades no podcast e diversas lives com autores.

Conheça o blog MC

Ouça o podcast Mundo Cristão

Assista às lives da MC no YouTube

Considere a aquisição de uma Bíblia de estudo

Tais publicações podem fazer enorme diferencial em seus momentos de estudo da Palavra, especialmente se você deseja se aprofundar em um tema específico. As Bíblias de estudo proporcionam a pesquisa mais assertiva de tópicos pontuais e oferecem abordagem adequada para cada público. Conheça, a seguir, algumas das Bíblias de estudo lançadas pela Mundo Cristão: 

Bíblia de Estudo NVT

Bíblia de Estudo Swindoll

Bíblia de Estudo anotada expandida

Bíblia de Estudo Desafios de todo homem

Bíblia de Estudos e Sermões de Charles Haddon Spurgeon

Bíblia Sagrada Na jornada com Cristo

Bíblia de transformação pessoal

A Bíblia da Mulher que ora — Expandida

Faça anotações enquanto estuda

Criar resumos, sintetizar conceitos e registrar memórias é extremamente eficaz para a consolidação do aprendizado. Isso acontece pois o ato de escrever ajuda o cérebro a elaborar as novas informações e a esquematizá-las dentro de uma narrativa, ainda que seja uma frase. Com o passar do tempo, as anotações se tornam um rico histórico que pode ser acessado e relembrado de maneira vívida, devido à sua característica personalizada e criativa. Você vai gostar de conhecer a Bíblia Sagrada Nova Versão Transformadora: Para Anotações e esboços e a Bíblia da Mulher que ora — Expandida , ambas com espaços dedicados a essa finalidade.

Faça parte de um grupo de estudos ou de discipulado

Tenha em mente que a vida cristã deve ser partilhada com irmãos na fé. Deus não o criou para viver solitário. Dividir dúvidas, dificuldades, aprendizados e insights com amigos que possam mentoreá-lo e auxiliá-lo viabiliza caminhos de crescimento pessoal e evita possíveis conflitos ou linhas de raciocínio errôneas, oriundas de má interpretação e falta de acompanhamento. Se você deseja saber mais sobre discipulado, comece pela leitura dos seguintes livros: O discipulado verdadeiro, escrito por William MacDonald, e Multiplique: Discípulos que fazem discípulos, de Francis Chan.  

Anotou as dicas? Que bom! Ficamos felizes por você ter seguido a leitura até aqui. Logo abaixo, elencamos alguns artigos de nosso blogue com dicas adicionais para os seus estudos. Estamos certos de que você vai gostar!

Boa leitura e que Deus o abençoe.

Dicas para quem deseja ler a Bíblia inteira

Dicas de livros para quem ama estudar a Bíblia

Lições da Bíblia para o sucesso no trabalho

Por que estudar a Bíblia?