Diferença entre fenomeno fisico e quimico

         Fenômeno Físico é aquele que não altera a estrutura ou a constituição da matéria. Por exemplo, se amassarmos um papel, ele apenas mudará seu formato, no entanto, continuará sendo papel, isto é, tendo a mesma composição química.

         Entretanto, se o queimarmos, ele terá sua estrutura química alterada. Neste caso, temos um fenômeno químico. Fenômeno Químico é aquele que altera a estrutura da matéria, ou seja, sua composição.

         Veja os exemplos de Fenômenos físicos e químicos alistados abaixo:

Aproveite para conferir nossa videaula sobre o assunto:

Flávio Rosa, Morgana Guimarães, Luana Araújo e Cristiana Passinato *Equipe Química Acessível”

Diferença entre fenomeno fisico e quimico

Temos do senso comum diferentes narrativas do que viria a ser um “fenômeno”. Por exemplo, utiliza-se o termo “fenômeno” para se referir a um fato ou um evento sem explicação ou de causas sobrenaturais e até mesmo para se referir a artistas que alcançaram sucesso repentino. O fato é que nossos alunos chegam à escola com algumas ideias já formadas sobre este assunto.

O papel do professor é promover uma ruptura de suas concepções derivadas do senso comum para a construção do saber científico. A mediação realizada pelo educador é fundamental nesse processo, instrumentalizando o aluno para que este possa ter uma representação e compreensão dos fenômenos baseado no senso crítico. Compreender o que definimos como fenômeno (químico ou físico) pode ajudar nossos alunos a compreender a ciência e a sua ação sobre a natureza.

A análise mediada dos fenômenos pode ocorrer através dos nossos sentidos ou através de instrumentos de medida que potencializam a apreensão por meio dos sentidos. 

Tradicionalmente, conceituamos fenômeno físico como aquele que não altera a natureza da matéria como o ocorrido, por exemplo, no ciclo da água. Este é um bom exemplo de fenômeno físico, uma vez que a água passa pelos estados sólido, líquido e gasoso, não alterando sua estrutura molecular.

Já o fenômeno químico comumente é conceituado como aquele que promove uma alteração a nível molecular e que pode ser percebido macroscopicamente por alterações como: mudança de cor, liberação de gases e variação na temperatura do sistema. Este pode ser exemplificado pelas alterações ocorridas pelos alimentos quando são cozidos.

Devemos ter em mente que estes fenômenos não ocorrem, na natureza, de maneira isolada e estanque.

Recursos pedagógicos

O professor deverá investigar qual a extensão e o histórico da deficiência visual do aluno com a finalidade de conhecer suas experiências empíricas e para auxiliar na escolha de um método adequado de ensino.

Explorar os demais sentidos é tarefa fundamental na mediação de um aluno com deficiência visual. Comunicar conceitos de forma clara e simples sem perder o rigor, estimular o tato, por exemplo, na realização de experimentos onde se possa perceber através do toque uma variação na temperatura do sistema ou fazer com que o aluno toque um metal antes e depois de sofrer o processo de corrosão. Essas alternativas poderão  beneficiar aos alunos com deficiência e aos demais.

Apesar de a comunicação verbal e o tato serem importantes  meios de aprendizagem e comunicação da pessoa com deficiência visual, o uso de outros sentidos, como o olfato e o paladar, também são uma alternativa de transmissão  do conteúdo como por exemplo, no uso de jogos, músicas, dinâmicas, uso de assistência digital, tecnologias e outras ferramentas que estejam a disposição do professor.

O emprego de situações do dia a dia poderão servir de recursos que auxiliem ao aluno a diferenciar fenômenos físicos e químicos, como por exemplo:

  • Perceber como o cheiro de um perfume se difundiu após ser “borrifado” em um ponto da sala;
  • Utilizar alimentos que mudem de cheiro e/ou gosto após uma alteração em suas propriedades, como um cozimento ou uma degradação. Peça que ele prove um banana crua e uma cozida, faça ele perceber a diferença de sabor, a mudança das propriedades. O mesmo vale para o uso do olfato em um ovo bom e um estragado.

Diferença entre fenomeno fisico e quimico

Referências

LOPES, A.R.C. A concepção de fenômeno no ensino de química brasileiro através dos livros didáticos. Química Nova. São Paulo, v. 17, n. 4, p. 338-341, jul. 1994. Disponível em: Vol17No4_338_v17_n4_(14).pdf (sbq.org.br). Acesso em: 28 mai. 2021.

RIBEIRO CASIMIRO LOPES, Alice. Reações Químicas: fenômeno, transformação e representação. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 2, p. 7-9, 2 Novembro 1995. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc02/conceito.pdf. Acesso em: 28 mai. 2021.

BACHELARD, Gaston. Conhecimento comum e conhecimento científico. In: Tempo Brasileiro. São Paulo, n. 28, p. 47-56, jan-mar 1972. Disponível em: http://www.epistemologia.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3:conhecimento-comum-e-conhecimento-cientifico. Acesso em: 28 mai. 2021.

RISSINO, Jonathan Miranda. GONZALEZ, Luciana Pereira. Estratégias metodológicas para a inclusão de alunos deficientes visuais no Ensino de Física. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 11, Vol. 10, pp. 103-117. Novembro de 2020. ISSN: 2448-0959, Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/alunos-deficientes-visuais, Acesso em: 29 mai. 2021.

PAIVA, Thaís. Como incluir deficientes visuais nas aulas de física. Carta Capital. São Paulo, 2013. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/educacao/fisica-inclusiva/. Acesso em: 25 mai. 2021.

Orientações para atuação pedagógica junto a alunos com deficiência visual. Texto publicado no livro: SILVA, Luzia Guacira dos Santos. Orientações para atuação pedagógica junto a alunos com deficiência: intelectual, auditiva, visual, física. Natal: WP Editora, 2010. Link de acesso: http://orientacoes_atuacao_pedagogica_junto_alunos_deficiencia_visual_luzia_guacira.pdf. Acesso em: 28 mai. 2021.

Blog do projeto Química Acessível Ver todos os posts por Química Acessível

  • Química Acessível
Arquivos Selecionar o mês maio 2022  (1) fevereiro 2022  (1) agosto 2021  (2) junho 2021  (3) maio 2021  (24) março 2021  (2) janeiro 2021  (1) setembro 2020  (2) maio 2020  (1) abril 2020  (2) janeiro 2020  (2) novembro 2019  (1) outubro 2019  (2) julho 2019  (1) junho 2019  (1) abril 2019  (1) dezembro 2018  (1) outubro 2018  (4) setembro 2018  (3) agosto 2018  (3) julho 2018  (4) junho 2018  (4) maio 2018  (2) abril 2018  (2) março 2018  (1) fevereiro 2018  (5) janeiro 2018  (5) novembro 2017  (5) julho 2017  (1) abril 2017  (1) março 2017  (5)
Diferença entre fenomeno fisico e quimico

Todas as peças do projeto do produto final da pesquisa de Mestrado em Ensino de Química no PEQui UFRJ, no Instituto de Química – UFRJ, sob orientação dos profs Dr Rodrigo Volcan Almeida e Dr Waldmir Araujo Neto, estão na página principal do blog “Química Acessível” (Blog, página e grupo de discussão no Facebook homônimos).

Meus Tuítes

Cris com 18 anos há 30 anos atrás.

#Repost @olga_presente with @let.repost

E aí de repente ng fala direito com vc. Vc é errada por tudo e só falam com vc por algum tipo de interesse. Vc começa a perceber que quase ninguém te considera de vdd e é seu amigo. Além disso que não fazem a menor questão de sua presença, muito pelo contrário. Daí vc resolve lutar por tudo que mais quer na vida e focar em vc. Daí te chamam de egoísta. Não! O nome disso é amor próprio.

#Repost @cfpufrj with @let.repost

Superando...

Boa noite reflexivo...

Dia maravilhoso na Sala de Recursos do CE Olga Benario Prestes. Podcast, filme e música sobre alimentos transgênicos, agrotóxicos e consumo exacerbado de alimentos ultraprocessados.

*Temos vaga!*

Olha aí, pessoal, nosso show com as Canções Didático-científicas. É amanhã, dia 01/09, às 19:30 hs, no Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade. Vamos lá saber como foram os 3 dias que antecederam a formulação da 3a Lei de Newton ou como Lavoisier se inspirou nos bolinhos que comia na casa de sua tia para formular a lei da Conservação das Massas.

Gostaria de pedir desculpas por qualquer transtorno em minha fala no debate de ontem citado na postagem anterior de origem do @eladquim, laboratório e espaço que muito prezo e tenho imenso carinho pela coordenação e equipe docente e discente. Peço desculpas ao professor mestre @jeansmonteiro por qualquer transtorno ou constrangimento de minha parte. Não foi nem de longe essa a intenção.

Se causei algum constrangimento peço desculpas.

Já ao vivo #FestivalDoConhecimento #UFRJ

Já ao vivo #FestivalDoConhecimento #UFRJ

Oportunidade.

#Repost @vickbeatriz__ with @let.repost

#Repost @marcelaodaquimica with @let.repost

Atividades no #FestivalDoConhecimento? TEMOS!

Sobre ontem (sexta), em família.

#Repost @crq3rj with @let.repost

Nova programação preliminar https://sbqrj.com.br/programacao-preliminar/