Entre os movimentos listados a seguir, qual não se passou durante a primeira República


Entre os movimentos listados a seguir, qual não se passou durante a primeira República

1. (UNIFESP SP/2002) Canudos (1893-1897), Contestado (1912-1916), Juazeiro (1890-1924) e Cangaço (na década de 1920) demonstram que, na Primeira República,

a) o campo foi palco de intensos movimentos sociais que, embora heterogêneos, expressavam revolta contra a miséria e a exclusão social.

b) a oligarquia dominante estava tão segura de seu poder que não se preocupou muito em reprimir movimentos carentes de ideias e de organização.

c) os movimentos insurrecionais foram poucos, mas muito perigosos para o sistema de poder, porque representavam apenas os pobres.

d) o sistema político, embora oligárquico, era flexível e aberto o suficiente para integrar e absorver os descontentamentos sociais.

e) os movimentos sociais expressavam reivindicações e aspirações de caráter misto, rural e urbano, articulando milenarismo com anarquismo.

2. (UFTM MG/2004) Sobre as revoltas no início da República no Brasil são apresentadas as afirmações seguintes:

I. Entre 1895 e 1897, na fronteira de Santa Catarina, o beato José Maria liderou camponeses contra o governo, na conhecida Revolta de Canudos;

II. Em 1904, a população do Rio de Janeiro se revoltou contra a regulamentação que tornava obrigatória a vacina contra a varíola;

III. Em 1907, em São Paulo, uma greve geral de operários, liderados por anarquistas e socialistas, reivindicava jornada de 8 horas de trabalho;

IV. Em 1908, no sertão da Bahia, os sertanejos são massacrados por tropas do governo por ameaçarem a ordem pública, na conhecida Revolta do Contestado;

V. Em 1910, no Rio de Janeiro, os marinheiros se rebelam, exigindo a supressão dos castigos físicos em vigor na marinha.

Está correto o contido apenas em:

a) I, II e III.

b) I, II e IV.

c) I, IV e V.

d) II, III e V.

e) III, IV e V.

3. (FUVEST SP/2003) “Não é por acaso que as autoridades brasileiras recebem o aplauso unânime das autoridades internacionais das grandes potências, pela energia implacável e eficaz de sua política saneadora […]. O mesmo se dá com a repressão dos movimentos populares de Canudos e do Contestado, que no contexto rural […] significavam praticamente o mesmo que a Revolta da Vacina no contexto urbano”.

Nicolau Sevcenko. A revolta da vacina.

De acordo com o texto, a Revolta da Vacina, o movimento de Canudos e o do Contestado foram vistos internacionalmente como:

a) provocados pelo êxodo maciço de populações saídas do campo rumo às cidades logo após a abolição.

b) retrógrados, pois dificultavam a modernização do país.

c) decorrentes da política sanitarista de Oswaldo Cruz.

d) indícios de que a escravidão e o império chegavam ao fim para dar lugar ao trabalho livre e à república.

e) conservadores, porque ameaçavam o avanço do capital norte-americano no Brasil.

4. (UFMA/2006) Leia as proposições sobre os movimentos sociais ocorridos durante a República Velha e identifique com V as verdadeiras, e com F as falsas. 

(__) A Guerra de Canudos (1896/1897) foi expressão dos conflitos de uma sociedade marcada pelo poder do latifúndio, sendo caracterizada pela extrema violência da nascente República.

(__) A Revolta da Vacina (1904) foi uma reação popular ao autoritarismo do projeto de modernização da capital federal, impondo a destruição de cortiços e a vacinação obrigatória sob forte repressão policial.

(__) A Revolta da Chibata (1910) foi um movimento da baixa oficialidade do Exército, exigindo o fim dos castigos corporais e reivindicando direitos políticos, como o de concorrer a cargos eletivos.

(__) A Guerra do Contestado (1914/1916) foi marcada pela organização das Ligas Camponesas, um movimento messiânico que defendia o fim da República e a adoção das reformas de base.

(__) A Greve Geral de 1917 foi caracterizada pela influência da ideologia anarquista, a qual propunha a auto-organização dos trabalhadores em seus sindicatos para enfrentar os patrões e o Estado.

Marque a sequência CORRETA:

a) VFVFV

b) FVFVF

c) VVFFV

d) FVVVF

e) VFFVV

5. (UNESP SP/2006) Padre Cícero, prontamente, jurou lealdade ao Papa e à Constituição republicana do Brasil e, de imediato, recorreu aos potentados políticos do interior, atitudes com as quais ele, mais uma vez, desviou de si a hostilidade ambivalente do Estado e da Igreja. Desde que começara sua querela com a hierarquia eclesiástica do Ceará, em 1891, padre Cícero, diferentemente de Antônio Conselheiro, inúmeras vezes procurou, obteve e cultivou a proteção da hierarquia política local.

(Ralph Della Cava. Milagre em Juazeiro)

O texto distingue a Canudos, de Antônio Conselheiro, do movimento de Juazeiro, no Ceará, liderado pelo padre Cícero. Apesar das suas diferenças, percebe-se pelas atitudes do padre Cícero que ele enfrentava problemas semelhantes aos confrontados por Antônio Conselheiro no interior da Bahia. Aos olhos de parcela das elites brasileiras da época, sobretudo litorâneas, estes movimentos:

a) resultaram da reação da população brasileira à corrupção da Igreja e ao Dogma da Infalibilidade do Papa.

b) tinham propósitos distintos, porque padre Cícero era membro da Igreja e Antônio Conselheiro não era cristão.

c) ameaçavam a hierarquia eclesiástica, a ordem social no interior do país e a estabilidade do regime político vigente.

d) exprimiam os ideais da civilização cristã na sua fase de maior desenvolvimento nas sociedades americanas.

e) eram liderados por políticos republicanos radicais, insatisfeitos com os rumos tomados pelo governo.

6. (UNESP SP/2006) Além das funções rituais, a religião historicamente tem desempenhado o papel de catalisadora do protesto social. Nos movimentos messiânicos isso ocorre de forma clara, pois estão ligados a crises de estrutura e organizações sociais.

(Elizete da Silva, Entre a fé e a política. Nossa História, n.º 30, 2006).

No Brasil podem ser considerados movimentos messiânicos

a) a Revolta da Chibata e a Coluna Prestes.

b) a Revolta do Quebra Quilo e a Questão das Salvações.

c) a Revolta de Canudos e a Guerra do Contestado.

d) a Revolta dos Mücker e a Guerra dos Cabanos.

e) a Revolta do Caldeirão e a Guerra dos Farrapos.

7. (UNIMONTES MG/2007) Escreva C (correta) ou I (incorreta) para cada uma das afirmativas abaixo, referentes aos movimentos sociais rurais no início da República brasileira. 

(__) Na Guerra do Contestado, ocorrida numa região disputada por Santa Catarina e o Paraná, os posseiros lutaram para não serem expulsos da terra, entregue a uma empresa americana.

(__) O movimento de Canudos, liderado por Antônio Conselheiro, localizou-se na Bahia e enfrentou a condenação da Igreja Católica e a repressão do Exército e dos coronéis.

(__) Os jagunços de Antônio Conselheiro e do Monge José Maria estavam imbuídos de sentimentos e práticas milenaristas, a exemplo do Sebastianismo.

(__) O repúdio que os fiéis do Contestado e de Canudos votavam à República se devia à ausência do Estado, de forma positiva, no dia-a-dia dos sertanejos.

Você obteve:

a) C, I, I e C.

b) I, C, C e I.

c) I, I, C e I.

d) C, C, C e C.

8. (FMJ SP/2008) Do final do século XIX aos primeiros trinta anos do século XX, o sistema da República Velha se viu agitado por uma série de movimentos sociais. Com relação a eles, leia os itens.

I. Movimento dos marinheiros dos navios de guerra brasileiros, revoltados contra os baixos soldos e os castigos corporais na Marinha.

II. Conflito entre a população miserável do nordeste e os grandes fazendeiros apoiados pelo poder público, com um componente de religiosidade popular.

III. Explosão da insatisfação da população urbana do Rio de Janeiro contra a carestia, remodelação da cidade e as medidas sanitárias impostas pelo governo.

IV. Revolta camponesa na região fronteiriça de Paraná e Santa Catarina, devido a questões de posse de terras, envolvendo a empresa Brazil Railway e os grandes proprietários locais.

V. Manifestações da baixa oficialidade do exército que perdurou durante toda a década de 1920 através de inúmeros movimentos localizados.

Os itens tratam, respectivamente, dos seguintes movimentos:

a) Guerra de Canudos; Guerra do Contestado; Tenentismo; Revolta da Chibata; Revolta da Vacina.

b) Revolta da Chibata; Guerra de Canudos; Revolta da Vacina; Guerra do Contestado; Tenentismo.

c) Tenentismo; Guerra de Canudos; Revolta da Chibata; Revolta da Vacina; Guerra do Contestado.

d) Revolta da Vacina; Revolta da Chibata; Guerra do Contestado; Guerra de Canudos; Tenentismo.

e) Guerra do Contestado; Tenentismo; Revolta da Chibata; Guerra de Canudos; Revolta da Vacina.

9. (UFRR/2009) Na última década do século XIX e nas duas primeiras do século XX aconteceram duas grandes revoltas populares no Brasil: a Guerra de Canudos (1893-1897), no sertão da Bahia, e a Guerra do Contestado (1912-1916), em Santa Catarina. Segundo a historiografia, ambos os movimentos estavam inseridos no quadro geral do início da República Velha e tiveram como causas a concentração fundiária, a marginalização social, a pobreza e a miséria. Assinale a afirmativa correta.

a) As duas revoltas foram rebeliões contra o governo e suas lideranças pregavam as ideias do socialismo.

b) Ambos os movimentos tiveram um cunho religioso e foram comandados por líderes messiânicos.

c) Ambas aconteceram em regiões pobres e abandonadas e contaram com o apoio de algumas lideranças políticas locais.

d) Os dois movimentos se disseminaram por uma vasta região e não tiveram uma base geográfica fixa.

e) Apesar da severa repressão, em ambos os casos os revoltosos atingiram parte expressiva de seus objetivos.

10. (ACAFE SC/2011) O período histórico brasileiro conhecido como República Velha foi caracterizado por diversas revoltas.

Acerca desse contexto, analise as afirmações a seguir. 

I. A Coluna Prestes foi um movimento de apoio às oligarquias de São Paulo e Minas Gerais, combatendo os movimentos sociais da República Velha.

II. Na Revolta da Vacina, a população protestou contra a falta de apoio do governo aos graves problemas de saúde pública ocorridos na cidade do Rio de Janeiro.

III. A Revolta do Forte de Copacabana estava inserida no movimento tenentista.

IV. No Rio de Janeiro, uma revolta militar conseguiu acabar com o castigo de chibatadas que era utilizado na Marinha do Brasil.

V. Canudos e Contestado foram movimentos sociais de caráter messiânico.

Todas as afirmações corretas estão em:

a) I - II - III

b) II - III - V

c) III - IV

d) III - IV - V

11. (UFAC/2010) Entre o final do século XIX e início do século XX, vários movimentos contestatórios agitaram a jovem República Brasileira, entre eles, podemos destacar: a Guerra de Canudos, a Revolta da Chibata e a Revolta do Contestado. Esses movimentos e a reação do governo ajudavam a consolidar a ideia do “mito fundador republicano”, por um lado, representado pelas forças da ordem (militares) e, por outro, pelo anti-herói, do líder popular. Nesse sentido, podemos classificar como anti-heróis, respectivamente:

a) Oswaldo Cruz, Benjamin Constant e Manoel Julião.

b) Lampião, Deodoro da Fonseca e José Maria.

c) Rui Barbosa, Oswaldo Cruz e Antônio Conselheiro.

d) João Cândido, Duque de Caxias e Lampião.

e) Antônio Conselheiro, João Cândido e José Maria.

12. (UPE/2012) O período de afirmação da República no Brasil, em especial aquele compreendido entre a última década do século XIX e as duas primeiras do século XX, foi palco de várias revoltas e motins que, muitas vezes, manifestavam o descontentamento popular com o novo regime. Sobre essa realidade, analise as afirmações seguintes:

I. As revoltas se restringiram ao espaço urbano, demonstrando o conformismo da população rural de então.

II. A Revolta da Vacina (1904) no Rio de Janeiro é exemplo das manifestações populares na Capital Federal.

III. Canudos foi um exemplo de agitação no campo a qual conturbou também os anos iniciais do regime republicano no Brasil.

IV. A Guerra do Contestado (1912-1916) foi outro exemplo do conflito no campo, tendo como palco o estado do Pará.

V. A Revolta da Chibata (1910), restrita ao interior da marinha, também está nesse contexto da jovem república.

Estão CORRETAS

a) I, II e III.

b) II, III e V.

c) I, III e V.

d) I, II e IV.

e) II, III e IV.

13. (UCS RS/2012) Relacione os movimentos sociais ocorridos, no Brasil, durante a Primeira República (1889-1930), apresentados na COLUNA A, às características que os identificam, listadas na COLUNA B.

COLUNA A

1 - Revolta da Vacina (1904)

2 - Guerra de Canudos (1893-1897) 

3 - Guerra do Contestado (1912-1916)

COLUNA B

(__) Foi um movimento messiânico, ocorrido na fronteira entre o Paraná e Santa Catarina.

(__) Foi expressão dos conflitos de uma sociedade marcada pelo poder do latifúndio, sendo caracterizada pela extrema violência da nascente República; teve como líder Antônio Conselheiro.

(__) Foi uma reação popular ao autoritarismo do projeto de modernização da capital federal, cujas obras foram comandadas pelo prefeito Pereira Passos.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

a) 1 – 2 – 3

b) 3 – 1 – 2

c) 2 – 1 – 3

d) 2 – 3 – 1

e) 3 – 2 – 1

14. (Fac. Direito de Sorocaba SP/2014) Durante a Primeira República, os movimentos de Canudos e do Contestado, o cangaço, as revoltas da Vacina e da Chibata expressaram

a) a necessidade de democratizar as instituições, que ainda refletiam o caráter religioso e censitário do Estado.

b) a exclusão política, social e econômica da maioria da população, que estava submetida às oligarquias.

c) o processo de modernização das cidades, que excluiu as camadas médias e gerou esses conflitos armados.

d) a influência das ideologias de esquerda, que também orientavam as greves operárias e o tenentismo.

e) a insatisfação das massas camponesas, que não tinham acesso à terra produtiva nem o direito de voto.

15. (IFRS/2015) No final do século XIX, o contexto político brasileiro modificou-se. Com a queda do Império, a oligarquia do sudeste firmou-se no poder do país, estabelecendo um longo período de predomínio dos interesses paulistas e mineiros na condução das diretrizes políticas da República Velha. Em função da centralização de poder no sudeste, ocorreram diversas revoltas em diferentes estados do Brasil. Dentre estas, destacam-se

a) a Guerra de Canudos, a Guerra Federalista, a Greve Geral de 1917, a Guerra do Contestado e a Revolta da Chibata.

b) a Guerra da Cisplatina, a Guerra Farroupilha, a Conjuração Baiana, a Guerra do Contestado e a Revolta da Chibata.

c) a Guerra de Canudos, a Guerra Federalista, a Conjuração Baiana, a Balaiada e a Confederação do Equador.

d) a Conjuração Baiana, a Guerra Farroupilha, a Guerra do Contestado, a Revolta da Chibata e o Tenentismo.

e) a Guerra da Cisplatina, a Conjuração Baiana, a Inconfidência Mineira e a Revolta dos Malês.

16. (UEFS BA/2011) A análise de movimentos messiânicos, ocorridos no sertão do Brasil, a exemplo de Canudos (Bahia, 1897), de revoltas populares urbanas, a exemplo da Revolta da Vacina (Rio de Janeiro, 1904), e da Revolta da Chibata (Navio Minas Gerais da Marinha do Brasil, 1910), permite demonstrar que

a) do ponto de vista dos dois brasis, há semelhanças, quando a pobreza, a carência e a exclusão são tomadas como fator de referência.

b) os fatores religiosos estiveram presentes na origem de todos eles, demonstrando a força da religiosidade do brasileiro em suas ações coletivas.

c) as maiores dificuldades socioeconômicas foram observadas nos movimentos urbanos, comprovando a maior presença do Brasil pobre nas cidades.

d) a Revolta da Chibata constituiu-se um fato isolado, pois, em 1910, as questões que distanciavam os dois brasis já tinham sido superadas.

e) os três movimentos ocorreram por motivos diferentes, dissociados da classificação dos dois brasis, indicada no texto.

17. (UFAC/2001) Na capital da oligárquica república brasileira, no início do século XX, ocorreram duas grandes significativas rebeliões populares: a "Revolta da Vacina" (1904) e a "Revolta da Chibata" (1910), que denunciavam o caráter antipopular e antidemocrático da nova ordem política da nação.

A violência com que as elites desarticularam esses movimentos, com a morte, prisões e o desterro de vários dos seus participantes, aponta para as camadas populares as contradições do que significava ser cidadão numa ordem republicana.

Quais as razões dessas contradições?

a) A necessidade de modernizar o Brasil e garantir a "ordem e o progresso" do País.

b) A implantação de um modelo "civilizador" "cientificista" e "universal", que considerava as camadas populares e suas culturas como coisas "rudes" e "selvagens".

c) A necessidade de modernizar a saúde pública e garantir higiene e conforto a toda a sociedade.

d) As contradições entre os interesses da população negra e os dos marinheiros da "armada brasileira".

e) A importação de um modelo de "civilização" europeu que afirmava o respeito aos valores e culturas locais.

18. (UEPB/2009) Sobre as revoltas, revoluções, golpes e movimentos ocorridos nas primeiras décadas do Brasil republicano, relacione a coluna da direita com a da esquerda.

(1) Revolução Federalista

(2) Revolta da Armada

(3) Guerra do Contestado

(4) Revolta de Juazeiro

(5) Revolta da Chibata

(__) Confronto entre oligarquias e o governo federal iniciado após o “pacto dos coronéis” que, liderados pelo Pe. Cícero, desejavam a permanência da família Acioli no governo estadual.

(__) Organizada por jovens oficiais da Marinha para depor o Presidente Floriano Peixoto e reivindicar mais espaço político no governo federal.

(__) Os líderes político-religiosos desse movimento eram monarquistas e defendiam uma “batalha santa” contra as autoridades e os coronéis.

(__) Também conhecida por Revolta dos Marinheiros, que exigiam aumento de vencimentos, redução da jornada de trabalho, fim dos castigos corporais, além de anistia geral.

(__) Ocorrida no Sul, opunha os defensores da organização do Brasil numa União Federativa aos que queriam que os estados tivessem liberdade administrativa segundo suas próprias leis.

Assinale a alternativa correta:

a) 3, 2, 5, 1, 4

b) 1, 5, 4, 3, 2

c) 4, 2, 3, 5, 1

d) 1, 2, 4, 3, 5

e) 4, 3, 2, 1, 5


GABARITO

Entre os movimentos listados a seguir, qual não se passou durante a primeira República


Entre os movimentos listados a seguir, qual não se passou durante a primeira República


Entre os movimentos listados a seguir, qual não se passou durante a primeira República