Explique com suas palavras o que é curadoria

Em 2011 escrevi um artigo sobre curadoria de conteúdo e até hoje percebo o quanto este tem ainda é atual.

Por esse motivo vou republicá-lo aqui com suas devidas atualizações. E ao final do artigo tenho um convite para você.

A Curadoria de Conteúdo é uma realidade para a comunicação on-line, pois estamos constantemente sendo inundados com anúncios, artigos e outras formas de informações diárias.

Entender esse conceito é essencial para ajudar seu público a ver apenas as notícias ou as atualizações mais importantes.

Vou iniciar este artigo pela seguinte frase do autor e professor da NYU Clay Shirky:

“A Curadoria surge quando a busca para de funcionar.”

Mas afinal, o que é Curadoria de Conteúdo?

Se vasculharmos a internet encontraremos várias definições que acabam convergindo para um mesmo ponto:

Curadoria de conteúdo é o ato de constantemente identificar, selecionar e compartilhar os melhores e mais relevantes conteúdos on-line tais como publicações, fotos, vídeos, ferramentas, tweets ou qualquer outro sobre um tema específico para corresponder às necessidades de um público também específico.

No vídeo a seguir, a consultora, pesquisadora e mestre em marketing digital Martha Gabriel apresenta dentre outros assuntos a importância de uma curadoria de conteúdo nos modelos das redes sociais, uma vez que as pessoas prestam atenção em alguém que organize as informações para elas.

Cenário Atual

“Não é a sobrecarga de informações. É falha do filtro.” (Clay Shirky)

Antes de prosseguirmos com o assunto, vamos ver como anda o cenário atual das informações na web para compreender melhor a importância da curadoria de conteúdo.

Para isso vou mostrar um infográfico criado que descreve o que acontece a cada 60 Segundo na internet:

  • Em 60 segundos são feitas cerca de 3.8 milhões de buscas no Google;
  • 1 milhão de acessos ao facebook;
  • 188 milhões de emails são enviados;
  • 4.5 milhões de vídeos são vistos no Youtube.
  • E não para por aí…

Tendo em mente que a cada minuto centenas de novos vídeos são carregados online, posts em blogs são escritos e publicados, milhares de fotos são publicadas no Instagram e outras mensagens curtas são compartilhados; dizer que há uma avalanche de conteúdo sendo criado agora faz muito sentido.

O interessante é que há relativamente poucas tecnologias ou ferramentas que tem sido adotadas de uma forma generalizada para gerenciar esse dilúvio de informação, como por exemplo os buscadores.

A questão real é se soluções como estas serão suficientes.

Por algumas estimativas, em poucos anos vamos chegar a um ponto onde todas as informações na internet irão dobrar a cada hora.

O resultado previsível disso é que as marcas estão cada vez mais tendo que expandir sua criatividade quando se trata de criação de conteúdos inéditos.

Daí surge perguntas como: O que vamos criar para nossos clientes, fãs ou público?

É aqui que acaba surgindo o papel do curador de conteúdo.

Aquele que encontra grupos, organiza e compartilha o melhor e mais relevante conteúdo sobre uma linha de assunto específico.

O componente mais importante deste trabalho é a palavra “continuamente”, e no mundo em tempo real da internet, isso é crítico.

Para deixar isso de uma forma mais clara Rohit Bhargava escreveu um curto manifesto sobre a curadoria de conteúdo:

“Num futuro próximo, os especialistas prevêem que o conteúdo na web dobrará a cada 72 horas. A análise separada de um algoritmo não será mais suficiente para encontrar o que estamos procurando. Para satisfazer a fome das pessoas por um grande conteúdo sobre qualquer assunto imaginável, haverá a necessidade de ter uma categoria nova de trabalho em linha individual. Alguém cujo trabalho não é para criar mais conteúdo, mas para dar sentido a todo o conteúdo que os outros estão criando. Para encontrar o melhor e mais relevante conteúdo e trazê-lo para a frente. As pessoas que optarem por assumir esse papel serão conhecidos como curadores de conteúdo. O futuro da web social será impulsionado por esses curadores de conteúdo, que assumem a responsabilidade de coletar e compartilhar o melhor conteúdo on-line para outros consumirem e assumirem o papel de cidadãos editores, publicando compilações de grande valor de conteúdo criado por outros. Com o tempo, esses curadores trarão mais utilidade para a web. Ao fazer isso, eles vão ajudar a adicionar uma voz e ponto de vista de organizações e empresas que podem conectá-los aos clientes – a criação de um diálogo inteiramente novo com base em conteúdo valorizado não apenas mensagens de marketing da marca.”

De acordo com Paul Gillin, alguns anos atrás, as audiências eram sedentas por informações, e o papel das mídias foi criá-las.

Hoje, estamos nos afogando em informações e o papel emergente das mídias é o de filtrá-las e organizá-las.

Agora vamos à outra estatística:

Em média 70% das pessoas na web apenas consomem conteúdos, de modo que a curadoria de conteúdo está ficando mais importante, a fim de ajudar as pessoas a encontrar informações relevantes.

A importância da Curadoria de Conteúdo

“Nós não temos uma escassez de informações, temos uma escassez de atenção“ (Godin)

Curadoria é agora uma necessidade.

A web está abarrotada de conteúdo, mais do que uma pessoa poderia consumir em várias vidas.

O melhor que pudemos fazer até agora para aproveitar o excesso de informação maciça é usar ferramentas como o Google ou cadastro em blogs que categorizam por interesse.

Elas ajudaram, com certeza, mas ninguém está passando por toda essas informações e escolhendo a melhor das melhores de modo que isso faça algum sentido.

Ao invés de iniciar um novo site com o objetivo de criar um monte de novos conteúdos, é hora de você pensar também na estratégia de se tornar um curador de conteúdo.

Organizar e comentar os melhores conteúdos em torno de um determinado tópico.

“A curadoria na web é uma batalha entre humanos e robôs”. Assim define Steve Rosenbaum. Veja a seguir uma entrevista com ele durante o Digital Age 2.0 em 2011, mas que ainda faz todo sentido:

Então porque a curadoria de conteúdo se faz tão importante:

1º – As pessoas querem desesperadamente seguir bons “filtros” de informações para economizar tempo.

2º – Curadoria, feita corretamente, tem uma mistura perfeita de comentários originais e conteúdos externos, como vídeos, áudios, imagens e mensagens de blogs.

3º – Curadoria é muito mais simples do que o desenvolvimento de conteúdo original.

4º – Curadoria leva a boa notoriedade, respeito e status de liderança de pensamento para o curador.

5º – 1% dos usuário da web que criam quase todo o conteúdo na web têm feito um bom trabalho no departamento de quantidade. Alguém em cada nicho tem de filtrar o conteúdo de qualidade a partir do lixo.

O processo da Curadoria de Conteúdo

Curadoria de conteúdo significa aprender com os outros e partilhar seus conhecimentos.

Há várias maneiras de iniciar o processo de curadoria, mas todos visam sempre a identificação, organização e compartilhamento de conteúdos de nicho.

ma das formas de dar início ao processo de curadoria de conteúdo seria seguir alguns passos:

Passo 1: Identifique um tópico

  • Sobre qual tema seus clientes gostariam de ouvi-lo todos os dias?
  • Sobre qual tema a sua empresa tem uma posição única?
  • Sobre qual tema que você quer ser um líder de pensamento?
  • Eu acrescentaria que você precisaria encontrar um tópico que irá ajudá-lo a finalmente conduzir seus objetivos de marketing também.

Passo 2: Siga os Influenciadores

  • Blogueiros (Instagram, Linkedin, Facebook, Youtube)
  • Analistas
  • Publicações
  • Sites de notícias on-line
  • Revistas

Passo 3: Compartilhe

  • Selecione apenas o conteúdo mais relevante
  • Compartilhe nos mais diversos canais digitais

Lembre-se, seu trabalho é ser o curador para selecionar o melhor conteúdo de todo o setor. Mas não é simplesmente selecionar, o ideal é que você compartilhar sua própria perspectiva… o seu próprio ponto de vista em cima do conteúdo que está sendo curado.

Pontos chave da curadoria:

  • Criar, cura, mas não pirateie
  • Sempre atribua as fontes
  • Link para o conteúdo original é essencial.

Ferramentas para a Curadoria de Conteúdo

Como visto no tópico anterior, o processo para realizar a curadoria acaba exigindo a organização do conteúdo.

Sugiro que você comece com uma ferramenta simples que facilite seu trabalho na organização e compartilhamento dos tópicos.

Vou sugerir uma com fácil aplicação: Trello.com

Veja alguns exemplos de quadros públicos:

https://trello.com/b/qlHeKoEs/restaurante-rio-de-janeiro

https://trello.com/b/G0lCbO4r/clube-de-filmes

https://trello.com/b/RG28inm7/corretora-de-im%C3%B3veis-rio-de-janeiro

https://trello.com/b/Q8lnsDcZ/cidade-maravilhosa-recebendo-amigos

Com o trello você pode deixar sua criatividade fluir e compartilhar seus quadros até mesmo para pessoas que nunca viram o Trello na vida.

Para Finalizar o artigo, gostaria de fazer uma ligação que acho extremamente importante entre a curadoria de conteúdo e os negócios, uma vez que ela permite o estabelecimento de uma influência on-line, potencializando a autoridade de uma marca.

Se uma empresa continuamente postar informações mais interessantes, as pessoas vão confiar nela e começar a vê-la como uma “expert” em sua indústria.

Todas estas estratégias podem ajudar a construir sua marca e atrair mais tráfego ao seu site para que você possa expandir o alcance de sua empresa.

Em um artigo publicado por Steve Rosenbaum no portal Business Insider em 2009, diz que:

“Curiosamente, a curadoria devolve o poder de volta às marcas e às publicações. Enquanto qualquer um pode produzir conteúdo, a decisão de coletá-lo e apresentá-lo através de curadores de conteúdos de confiança envolve mais risco e, portanto, tem mais valor.”

E é isso aí. Espero que você tenha gostado 😉

____________________

E aqui vai o convite: Ao longo dos últimos anos tenho feito uma curadoria de diversas ferramentas e apps digitais para produtividade, marketing digital e vendas e no dia 23 de Julho realizarei uma transmissão ao vivo onde apresentarei algumas dessas ferramentas.

Para participar ou receber o link de gravação, basta se inscrever gratuitamente pelo link: http://ferramentas.epicentrodigital.com.br