Mackenzie-sp assinale a alternativa incorreta quando um elemento radioativo

Lista de 10 exercícios de Química com gabarito sobre o tema Radioatividade: Meia-Vida com questões de Vestibulares.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema aqui. Trocar de Disciplina Matemática História Geografia e Atualidades Sociologia e Filosofia Biologia Física Química Linguagens

01. (UFPR) Recentemente, foi divulgada a descoberta de um fóssil de um lobo gigante, pertencente ao período Pleistoceno. A idade do fóssil foi determinada por meio de datação por carbono-14. A quantidade desse isótopo presente no animal vivo corresponde à sua abundância natural. Após a morte, a quantidade desse isótopo decresce em função da sua taxa de decaimento, cujo tempo de meia-vida é de 5.730 anos. A idade do fóssil foi determinada em 32.000 anos.

A fração da quantidade de matéria de carbono-14 presente nesse fóssil em relação à sua abundância natural está entre:

  1. 1/4 e 1/2
  2. 1/8 e 1/4
  3. 1/16 e 1/8
  4. 1/32 e 1/16
  5. 1/64 e 1/32

02. (UECE) Define-se a meia vida de um material radioativo como o tempo para que sua emissão caia à metade. Suponha que uma amostra de material radioativo emitia 120 partículas α por minuto. Depois de 60 dias a amostra passou a emitir 15 partículas α por minuto.

A meia-vida da amostra de material radioativo é, em dias, igual a

03. (FAMERP) Uma amostra de certo radioisótopo do elemento iodo teve sua atividade radioativa reduzida a 12,5% da atividade inicial após um período de 24 dias. A meia-vida desse radioisótopo é de

  1. 4 dias.
  2. 6 dias.
  3. 10 dias.
  4. 8 dias.
  5. 2 dias.

04. (UEG) No dia 13 setembro de 2017, fez 30 anos do acidente radiológico Césio -137, em Goiânia – GO. Sabe-se que a meia-vida desse isótopo radioativo é de aproximadamente 30 anos. Então, em 2077, a massa que restará, em relação à massa inicial da época do acidente, será

05. (UEL) A meia-vida de um elemento radioativo é o tempo necessário para que sua atividade seja reduzida à metade da atividade inicial, ou seja, o elemento radioativo perde metade de sua massa a cada período de tempo. A braquiterapia é uma das modalidades de tratamento da radioterapia contra o câncer, e um dos elementos radioativos utilizados é o 103Pd, cuja meia-vida é de 17 dias. Considerando a massa inicial de 16 g de 103Pd, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a massa desse elemento radioativo decorridos 136 dias.

  1. 1/16 g
  2. 1/4 g
  3. 1/3 g
  4. 2 g
  5. 8 g

06. (PUC-RS) INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise o texto a seguir.

O flúor-18 é um isótopo radioativo artificial muito usado em medicina nuclear. Uma das aplicações se dá no diagnóstico do câncer por meio da fluorodesoxiglicose (FDG) contendo 18F, que é uma versão modificada da molécula de glicose. Sabe-se que as células dos tumores cancerosos apresentam metabolismo mais rápido do que as células normais, por isso absorvem mais glicose do que as demais células. Administrando uma dose de FDG e monitorando onde há maior emissão radioativa, podem-se localizar os tumores no paciente. O flúor-18 apresenta meia-vida de 110 minutos e sofre decaimento radioativo, gerando oxigênio-18, que é estável.

A respeito desse assunto, é correto afirmar:

  1. O decaimento de 100% dos átomos de 18F em uma dose leva cerca de 3h40min.
  2. Um átomo de 18F contém 9 prótons em seu núcleo e 9 nêutrons na eletrosfera.
  3. O decaimento do 18F origina um halogênio com número de massa maior do que geralmente se encontra na natureza.
  4. Um átomo de 18F tem 50% de chance de sofrer decaimento radioativo em 110min.
  5. Um átomo de 18F tem mais nêutrons do que um átomo de flúor comum.

07. (Mackenzie) Um arqueólogo encontrou uma amostra de carvão mineral, resultado do soterramento de árvores gigantescas. Um dos métodos de datação de fósseis é a utilização do ensaio de carbono-14, que possui um tempo de meia-vida de 5730 anos. Ao realizar o ensaio de datação, o arqueólogo determinou que a amostra continha aproximadamente 0,012% de carbono-14.

A idade aproximada deste fóssil será de

  1. 80200 anos.
  2. 57300 anos.
  3. 74500 anos.
  4. 51600 anos.
  5. 63000 anos.

08. (UNISC) A meia vida de um elemento radioativo é o intervalo de tempo em que uma amostra deste elemento se reduz à metade. O Cobalto-60, usado na medicina como fonte de radiação, tem meia vida de 5 anos. A porcentagem de sua atividade original que permanecerá no fim de 25 anos é

  1. 50%.
  2. 25%.
  3. 3,125%.
  4. 6,25%.
  5. 12,5%.

09. (ACAFE) O I131 é um radioisótopo usado na área médica. Um indivíduo sob procedimentos médicos recebeu uma determinada dose desse radioisótopo. Quantos dias levarão para reduzir a atividade radioativa em 93,75% no organismo desse indivíduo?

Dado: Para resolver essa questão considere que o tempo de meia-vida do I131 no organismo humano seja de 8 dias.

  1. 33,3 dias
  2. 0,74 dias
  3. 32 dias
  4. 15 dias

10. (UNEB) O quarteto de novos elementos químicos completa o sétimo período. O nome deles ainda é provisório e o número atômico, irrevogável — unúntrio 113, unumpêntio 115, ununséptio 117 e ununóctio 118. A IUPAC manda usar, antes do registro definitivo, a raiz latina de cada número, daí o “un”, “un”, “óctio” se referir a 118. Eles foram descobertos por físicos dos Estados Unidos, Rússia e Japão. Não será surpresa vê-los, depois, nomeados com alguma referência ao país de descoberta. São extremamente instáveis e têm uma meia-vida de milissegundos, a meia-vida é a designação usada para definir o tempo que uma amostra leva para se reduzir à metade, de átomos radioativos. (BEER, 2016, p. 64- 67).

Em uma análise paleontológica, foi descoberto um fóssil de um determinado animal que apresentava, aproximadamente, 6,16 gramas de 14C, elemento radioativo que possui uma meia-vida de 5730 anos, considere que, na morte desse animal, a concentração do isótopo de carbono 14 em seu corpo era de 98,6g. A partir dessas informações, é correto afirmar:

  1. Características anatômicas e fisiológicas não podem ser elucidadas a partir da paleontologia, que contribui apenas com restos petrificados.
  2. A utilização do 14C na fotossíntese poderia ser detectada no carboidrato armazenado nas raízes, sob a forma de glicogênio.
  3. A datação de um fóssil pode ser feita, com segurança, a partir de qualquer elemento químico radioativo, presente nas rochas onde os fósseis foram encontrados.
  4. O registro fóssil constitui uma prova incontestável da necessidade de uma linhagem parar de evoluir depois de adaptada.
  5. O fóssil referido apresenta uma idade estimada de, aproximadamente, 22920 anos.

1.E 2.A 3.D 4.C 5.A
6.D 7.C 8.C 9.C 10.E

01. Radioatividade e Reações Nucleares: (UFU-MG–2009) O uso comercial de radiação ionizante na preservação de alimentos é relativamente recente. O processo de irradiação pode ser utilizado para aumentar o tempo de conservação dos alimentos, por meio da eliminação de micro-organismos patogênicos e de insetos, sem mudar significativamente esses alimentos. A irradiação geralmente é feita com radiação gama, γ, e as fontes prováveis para serem empregadas podem ser: 60Co ou 137Cs. Sobre a radiação γ, analise as afirmativas a seguir: I. A emissão da radiação γ ocorre para estabilizar um núcleo que emitiu quer seja radiação α, quer seja radiação β. II. Quando o átomo de 60Co emitir radiação γ significa que está ocorrendo emissão de uma onda eletromagnética com poder de penetração superior ao das partículas α e β. III. Ao alimento a ser conservado com radiação γ, adiciona-se átomos de 60Co durante o processo de fabricação porque o 137Cs não é recomendado, por ser mais instável. IV. O alimento a ser conservado deve ser colocado em frente a placas elétricas polarizadas que desviam e direcionam a radiação γ até esse alimento. Considerando os conceitos de fenômenos de origem nuclear, marque a alternativa CORRETA. A) I e II são corretas. B) II e III são corretas. C) I, II e IV são corretas.

D) Todas são incorretas.

02. (FUVEST-SP–2007) Um centro de pesquisa nuclear possui um cíclotron que produz radioisótopos para exames de tomografia. Um deles, o flúor-18 (18F), com meia-vida de, aproximadamente, 1 h e 30 min, é separado em doses, de acordo com o intervalo de tempo entre sua preparação e o início previsto para o exame. Se o frasco com a dose adequada para o exame de um paciente A, a ser realizado 2 horas depois da preparação, contém NA átomos de 18F, o frasco destinado ao exame de um paciente B, a ser realizado 5 horas depois da preparação, deve conter NB átomos de 18F, com: A) NB = 2NA. B) NB = 3NA. C) NB = 4NA. D) NB = 6NA.

E) NB = 8NA.

Observação: A meia-vida de um elemento radioativo é o intervalo de tempo após o qual metade dos átomos, inicialmente presentes, sofreram desintegração.

Instrução: Texto para as questões 03 e 04
Pesquisas na área nuclear são desenvolvidas no Brasil desde a década de 1960 e as reservas de urânio existentes permitem que o nosso país seja autossuficiente em combustível nuclear. A produção de energia em um reator nuclear ocorre através da reação, por exemplo, entre um núcleo de urânio-235 e um nêutron com energia adequada. Dessa reação, são formados, com maior probabilidade, os nuclídeos criptônio-92 e bário-142, além de três nêutrons que permitem que a reação prossiga em cadeia. O urânio-235 ocorre na natureza e decai em várias etapas através de transmutações sucessivas e formação de vários radionuclídeos intermediários, com meias-vidas que variam de fração de segundos a séculos, e com emissão de radiação em cada etapa. Esse processo recebe o nome de série radioativa do urânio-235. Essa série termina com a formação do isótopo estável de chumbo-207, gerado na última etapa, a partir do decaimento por emissão de partícula alfa de um elemento radioativo com meia-vida de 5×10-3 segundos.

03. O nome da reação que ocorre no reator nuclear para geração de energia e o elemento gerador do chumbo-207 por emissão de partícula alfa são, respectivamente: A) fusão e radônio. B) fusão e polônio. C) fissão e mercúrio. D) fissão e polônio.

E) fissão e radônio.

04. Para que a atividade do nuclídeo gerador do chumbo-207 diminua para 6,25% de seu valor inicial, são necessários que transcorram, em segundos:
A) 1×10-3.
B) 2×10-2.
C) 2×10-3.
D) 5×10-2.
E) 5×10-3.

05. Radioatividade e Reações Nucleares: (Enem–2004) O debate em torno do uso da energia nuclear para produção de eletricidade permanece atual. Em um encontro internacional para a discussão desse tema, foram colocados os seguintes argumentos: I. Uma grande vantagem das usinas nucleares é o fato de não contribuírem para o aumento do efeito estufa, uma vez que o urânio, utilizado como combustível, não é queimado, mas sofre fissão.

II. Ainda que sejam raros os acidentes com usinas nucleares, seus efeitos podem ser tão graves que essa alternativa de geração de eletricidade não nos permite ficar tranquilos.

A respeito desses argumentos, pode-se afirmar que: A) o primeiro é válido e o segundo não é, já que nunca ocorreram acidentes com usinas nucleares. B) o segundo é válido e o primeiro não é, pois de fato há queima de combustível na geração nuclear de eletricidade. C) o segundo é válido e o primeiro é irrelevante, pois nenhuma forma de gerar eletricidade produz gases do efeito estufa. D) ambos são válidos para se compararem vantagens e riscos na opção por essa forma de geração de energia.

E) ambos são irrelevantes, pois a opção pela energia nuclear está se tornando uma necessidade inquestionável.

Simulado de Física sobre Lei de Faraday e Eletrólise.

06. Radioatividade e Reações Nucleares: (Enem–2006) O funcionamento de uma usina nucleoelétrica típica baseia-se na liberação de energia resultante da divisão do núcleo de urânio em núcleos de menor massa, processo conhecido como fissão nuclear. Nesse processo, utiliza-se uma mistura de diferentes átomos de urânio, de forma a proporcionar uma concentração de apenas 4% de material físsil. Em bombas atômicas, são utilizadas concentrações acima de 20% de urânio físsil, cuja obtenção é trabalhosa, pois, na natureza, predomina o urânio não-físsil. Em grande parte do armamento nuclear hoje existente, utiliza-se, então, como alternativa, o plutônio, material físsil produzido por reações nucleares no interior do reator das usinas nucleoelétricas. Considerando-se essas informações, é correto afirmar que: A) a disponibilidade do urânio na natureza está ameaçada devido à sua utilização em armas nucleares. B) a proibição de se instalarem novas usinas nucleoelétricas não causaria impacto na oferta mundial de energia. C) a existência de usinas nucleoelétricas possibilita que um de seus subprodutos seja utilizado como material bélico. D) a obtenção de grandes concentrações de urânio físsil é viabilizada em usinas nucleoelétricas.

E) a baixa concentração de urânio físsil em usinas nucleoelétricas impossibilita o desenvolvimento energético.

07. (Unimontes-MG–2007) No Sol, ocorre a combinação de isótopos do hidrogênio para formar hélio, com subsequente liberação de grande quantidade de energia. A equação dessa reação pode ser representada assim:

3H1 + 2H1 → 4He2 + 1n0 + energia

Reação desse tipo ocorre, por exemplo, na explosão da bomba de hidrogênio. Considerando as informações dadas e as características da referida reação, todas as alternativas estão corretas, EXCETO: A) A reação nuclear é altamente exotérmica. B) O novo núcleo é formado através da fusão. C) A energia liberada pode ser convertida em energia elétrica.

D) A fissão nuclear de isótopos do hidrogênio produz nêutrons.

Estude também sobre:  Oxirredução e Número de Oxidação Exercícios

08. (UNIFESP–2006) 60 anos após as explosões das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, oito nações, pelo menos, possuem armas nucleares. Esse fato, associado a ações terroristas, representa uma ameaça ao mundo. Na cidade de Hiroshima, foi lançada uma bomba de urânio-235 e em Nagasaki uma de plutônio-239, resultando em mais de cem mil mortes imediatas e outras milhares como consequência da radioatividade.
As possíveis reações nucleares que ocorreram nas explosões de cada bomba são representadas nas equações:

Mackenzie-sp assinale a alternativa incorreta quando um elemento radioativo

Nas equações, Z, X, A e o tipo de reação nuclear são, respectivamente: A) 52, Te, 140 e fissão nuclear. B) 54, Xe, 140 e fissão nuclear. C) 56, Ba, 140 e fusão nuclear. D) 56, Ba, 138 e fissão nuclear.

E) 56, Ba, 138 e fusão nuclear.

09. (FUVEST-SP–2007) O isótopo radioativo Cu-64 sofre decaimento, conforme representado:

Mackenzie-sp assinale a alternativa incorreta quando um elemento radioativo

A partir de amostra de 20,0 mg de Cu-64, observa-se que, após 39 horas, formaram-se 17,5 mg de Zn-64. Sendo assim, o tempo necessário para que metade da massa inicial de Cu-64 sofra decaimento β é cerca de Observação: 29Cu64: 64 = número de massa; 29 = número atômico: A) 6 horas. B) 13 horas. C) 19 horas. D) 26 horas.

E) 52 horas.

10. Radioatividade e Reações Nucleares: (Mackenzie-SP–2007) A irradiação é uma técnica eficiente na conservação e esterilização dos alimentos, pois reduz as perdas naturais causadas por processos fisiológicos (brotamento e maturação), além de eliminar ou reduzir micro-organismos, parasitas e pragas, sem causar qualquer prejuízo ao alimento. Assim, cebolas, batatas e morangos são submetidos à irradiação, utilizando-se como fonte isótopos radioativos, emissores de radiação gama do elemento químico cobalto-60, que destroem bactérias e fungos responsáveis pela deterioração desses alimentos.
O cobalto (

Mackenzie-sp assinale a alternativa incorreta quando um elemento radioativo
Co) pode também sofrer transmutação para manganês (25 56Mn), que por sua vez se transforma em átomos de ferro (
Mackenzie-sp assinale a alternativa incorreta quando um elemento radioativo
Fe). Assinale a alternativa que contenha, respectivamente, a sequência de partículas emitidas durante essa transmutação. A) γ e β B) α e β C) β e α D) γ e α

E) α e γ

11. Radioatividade e Reações Nucleares: (UEPG-PR–2007) A respeito da seguinte equação, assinale o que for CORRETO.

Mackenzie-sp assinale a alternativa incorreta quando um elemento radioativo

01. A equação representa uma reação de fissão nuclear. 02. O átomo X resultante tem número atômico igual a 37. 04. Os nêutrons formados na reação podem atingir outros átomos, provocando uma reação em cadeia. 08. No procedimento representado na equação, núcleos de urânio são bombardeados por nêutrons, formando núcleos menores e liberando energia.

Soma ( )

🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios de Química.

Gabarito com as respostas das atividades de química sobre Radioatividade e Reações Nucleares:

01. A; 02. C; 03. D; 04. B; 05. D; 06. C; 07. D; 08. D; 09. B; 10. B;

11. Soma = 15

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos: