O que significa estudar integral

Olá, leitores!

No Brasil não é muito comum encontrar escolas em tempo integral, até porque a maioria dos alunos estudam em colégios públicos e não poucas as escolas com estrutura para acolher os alunos em tempo integral. Mesmo assim, muitas cidades já estão implementando os colégios integrais. Para ilustrar o fato, vamos mostrar 10 vantagens do colégio integral quando comparado aos colégios com ensino durante um período.

O conceito da escola em tempo integral pode encaixar em diversos projetos estudantis e, devemos lembrar, que não são apenas as escolas públicas que possuem esse formato, muitas escolas particulares já trabalham com isso e mostram o quanto é importante e quantos benefícios em aprendizagem os alunos conseguem.

1) O aluno estuda pra valer – No colégio integral o aluno precisa estudar, ele tem diversas matérias e precisa estudar, ir em todas as aulas e o tempo na escola fica maior. É por esse motivo que o aluno estuda mais. Quando a criança ou adolescente está na escola, acaba sendo “obrigado” a estudar. Se ele estuda só um horário e vai para casa, muitas vezes deixa de estudar, de fazer o “para casa”, para jogar vídeo game ou ver televisão. O colégio integral é uma forma de exigir mais dos alunos.

2) Melhora o rendimento – Como os alunos passam mais tempo na escola, o rendimento fica muito melhor, essa é uma consequência boa. Na escola integral também existe os momentos livres de estudo e plantão de dúvidas. Os alunos de colégio integral conseguem estudar mais, pois já tem o tempo definido para aprender e ficam mais responsáveis também.

3) Menos tempo ocioso – Como já falamos o aluno que estuda apenas um horário geralmente fica com o tempo ocioso, pois passa boa parte do dia sem estudar ou sem ler, ele joga vídeo game, navega no computador ou faz qualquer outra coisa, menos estudar. O tempo ocioso não existe quando a criança ou adolescente está em um colégio integral, pois existe atividade para eles o tempo todo.

4) Os pais ficam mais livres – Quando o filho está em uma escola integral, os pais não precisam se preocupar em ter que buscar o filho na escola no horário de serviço, fazer o almoço ou qualquer outra coisa que é necessário. No colégio integral o aluno chega cedo na escola, geralmente 8 horas da manhã e lá ele almoça, lancha e só sai mais tarde, geralmente 17h30. Por causa disso, os pais ficam mais livres para fazer as tarefas do dia a dia e não precisam se preocupar com o filho em casa sozinho.

5) Eles fazem atividade física – A atividade física de um colégio integral não é igual a de escolas normais, os alunos não tem apenas a matéria de educação física, eles também tem a oportunidade de praticar esportes. O tipo de esporte disponível na escola pode ser diferente, mas geralmente os alunos tem aulas de ginástica olímpica, artes marciais, futebol, vôlei entre outros. Com isso a criança vai escolher o tipo de esporte que ele mais gosta, o que proporciona uma vida mais saudável.

6) Os alunos têm acesso ao lazer e cultura – Os alunos de colégio integral não tem acesso apenas aos esportes, muitas vezes eles tem acesso a cursos extras, como funciona em alguns países, como oficina de música ou sucata, teatro, cursos de informática e, também, gincanas escolares.

7) A criança e o adolescente ficam fora da rua – Falamos que os alunos que estudam só um período ficam com mais tempo disponível. O problema é maior ainda quando a criança passa o dia todo na rua, essas crianças e adolescentes pode se envolver com problemas quando não tem um adulto por perto, passam muito tempo sozinhos e na rua com os amigos. A escola integrada é vantajosa por isso, essas crianças passam o tempo todo na escola, como formas de estudar e realizar atividades voltadas para elas.

8) Tem orientação dos professores – Os alunos de colégio integral tem a vantagem de contar com a ajuda e orientação dos professores nas tarefas e nos estudos, dessa forma os alunos podem suprir todas as dúvidas que surgiram no para casa, por exemplo, com o próprio professor.

9) Alimentação balanceada – Muitas escolas públicas já oferecem escola integral para os alunos. Em razão disso, muitas crianças e adolescentes carentes têm a possibilidade de ter uma boa alimentação. Nas escolas a alimentação dos alunos é pensada e balanceada, eles contam com a ajuda de um nutricionista para garantir uma boa alimentação. Além disso, eles comem nos horários corretos e não ficam sem se alimentar por muito tempo.

10) Melhora a convivência familiar – Por fim, temos uma grande vantagem, que é a melhora na convivência familiar. Como as crianças e adolescentes passam um bom tempo na escola e fazem o dever de casa, conseguem ter um bom tempo em família. Com o tempo livre, fica mais fácil de se divertir com os pais e ter a convivência em família muito melhor.

Boas escolhas.

Até logo!

O ensino em período Integral ainda não é tão popular no Brasil quanto em países como a Finlândia, Irlanda, Japão, Estados Unidos e, mais próximo de nós, na América do Sul, o Chile. Na correria do dia a dia e com os pais passando boa parte do dia no trabalho, é natural que um grande atrativo do ensino em período integral seja a possibilidade de deixar as crianças com ocupações por mais tempo.

Mas o ensino Integral é muito mais do que passar mais tempo na escola. Ao oferecer a educação integral, o colégio assume a garantia do desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social e cultural de seus alunos. Para isso, além das aulas tradicionais, o espaço conta com estrutura física mais ampla para garantir vivência diversificada aos alunos durante o dia.


Confira algum vantagens do Ensino Integral:

Melhor rendimento

A vantagem do ensino Integral não vale apenas para os pais, claro. O rendimento dos alunos costuma melhorar nesse modelo, pois a rotina diversa de cada dia cria cidadãos mais autônomos e responsáveis. Melhora também por garantir aos alunos atividades produtivas durante o turno que ficariam em casa, dificilmente estudando. Em vez de assistir à TV, por exemplo, eles ampliarão o tempo de aprendizado durante a semana no colégio.

A organização ajuda a melhorar o rendimento e a presença constante de educadores evita a procrastinação. Paralelamente, a autonomia é sempre trabalhada, já que os alunos não dependem dos pais para fazer suas atividades.

Contato com atividades diversificadas

Durante o dia, os alunos são submetidos a várias atividades esportivas e culturais. Isso seria possível, mas com menos facilidade no modelo tradicional de ensino, já que para cada atividade extracurricular seria necessário matriculá-los em diferentes lugares. Por fazer parte do dia a dia do colégio com ensino Integral, essas atividades são pensadas de maneira pedagógica.

Gostaria de saber mais sobre o nosso Colégio? Também oferecemos o Período Integral. Agende uma vista, será um prazer recebê-lo.

Segurança dos alunos

Outro grande atrativo do modelo é a segurança. Enquanto os pais trabalham, podem ter a certeza de que seus filhos passam o dia em um local seguro, familiar e confiável, com a grade montada com atividades pensadas cuidadosamente para os alunos. E, claro, sempre acompanhados de profissionais especializados e capacitados. Conviver em um ambiente como esse, repleto de atividades, contribui para a tranquilidade dos pais sobre a segurança e o conforto de seus filhos.

Orientação de profissionais

Crianças e jovens podem encontrar dificuldade para equilibrar tempo de estudo e lazer. Na escola com período Integral, os profissionais orientam o aluno para organizar melhor o seu tempo.

A orientação vai além e abrange também a parte nutricional idealizada por nutricionistas, que pensa na saúde das crianças e adolescentes, e monta refeições equilibradas e saudáveis todos os dias.

O Ensino Integral é pensado de forma que os alunos aproveitem ao máximo o dia, com atividades produtivas. Por isso, em casa, podem desfrutar com a consciência tranquila dos momentos de puro lazer ao lado da família e amigos.

O que significa estudar integral

Você também tem dúvidas sobre o que é curso integral? Trata-se da modalidade de ensino em que o aluno permanece à disposição da faculdade de manhã, à tarde e, algumas vezes, à noite, cursando uma quantidade maior de horas por semestre.

Geralmente cursos com uma carga horária mais densa, como Medicina, são aqueles com a opção integral. Assim, o estudante consegue cumprir uma carga horária maior, fazendo com que a rotina seja diferente em relação às outras opções de período, como apenas diurno ou noturno.

Como as dúvidas sobre esse assunto são recorrentes, preparamos este artigo para ajudar você a escolher o período ideal para fazer a sua graduação. Também para falar um pouco mais a respeito do período integral, suas características e as diferenças em relação às demais modalidades. Continue lendo!

O que é um curso de período integral?

Ao fazer sua inscrição para um vestibular, a instituição de ensino disponibiliza diferentes períodos para que você possa escolher aquele mais adequado às suas necessidades. Entre essas opções está o curso em período integral.

Nesse caso, teoricamente, os alunos estudam o dia inteiro, no período que seria equivalente ao curso matutino, ao curso vespertino ou ao curso noturno, em alguns casos. Ou seja, as aulas se iniciam pela manhã e se estendem até o fim do dia. Assim, são cumpridas mais horas em uma semana, reduzindo o tempo de duração da graduação.

Para muitos cursos, o período integral é realmente necessário. Isso porque, se os alunos estudassem somente um período, precisariam manter os estudos por mais anos, estendendo excessivamente a graduação e prejudicando sua entrada no mercado de trabalho.

As formações em Medicina, Medicina Veterinária, Ciência da Computação, Psicologia e Engenharias são alguns exemplos daquelas disponibilizadas em tempo integral. Assim, mesmo tendo uma ampla carga horária, os alunos conseguem se formar mais rápido do que se estudassem apenas em um turno, por exemplo.

Qual é a diferença entre os períodos de estudo?

Agora que você já sabe o que é um curso integral, ficou mais fácil perceber quais são suas diferenças em relação aos demais períodos, certo? Não é difícil entender porque o seu próprio nome indica a necessidade de estudar o período inteiro. De toda forma, explicamos um pouco mais.

No caso do curso diurno, os alunos estudam pela manhã e podem cumprir outras atividades à tarde e à noite. O curso vespertino é ministrado no período da tarde, enquanto o noturno, à noite. Todos eles com carga horária diária que varia de acordo com a faculdade e a graduação.

Apesar de parecer que o curso integral toma todo o tempo do estudante, isso não é verdade. Primeiro porque enquanto estiver na faculdade ele estará cumprindo a carga horária da graduação, ou seja, aprendendo. Depois, porque muitos desses cursos têm uma grade mais robusta apenas nos primeiros semestres.

Isso significa que, conforme o aluno avança em sua graduação, o número de disciplinas reduz. Assim, ele consegue ter tempos livres, o que facilita cumprir atividades extracurriculares ou se dedicar ao estágio.

Mais uma diferença do curso integral para os demais é o fato de que não se trata, necessariamente de, durante todos os anos de curso, estar presente na faculdade desde manhã até o final do dia. Na verdade, o estudante precisa estar disponível para frequentar as aulas conforme a instituição de ensino as organizar.

A distribuição das disciplinas pode variar ao longo do curso. Existe a possibilidade de estudar o dia inteiro, somente de manhã, à tarde ou até mesclando esses períodos. Por isso, é preciso, antes, conhecer a grade em cada semestre para se dedicar a outras atividades em contra turno à graduação.

Quais são as vantagens e desvantagens do curso integral?

Até aqui, explicamos para você o que é curso integral, como ele funciona e quais são as suas diferenças em relação àqueles que ocupam apenas meio período. Agora, queremos mostrar quais são as vantagens e desvantagens de estudar o dia inteiro. Confira a seguir!

O que significa estudar integral

Vantagens do curso integral

Conforme explicamos, ao se dedicar a uma graduação em período integral, você conseguirá estudar mais horas por dia, evitando que o seu curso se estenda por muito tempo. Veja outros aspectos positivos.

Imersão no conteúdo a ser estudado

Como você está estudando mais matérias por semestre, conseguirá ter uma imersão maior no conteúdo que está sendo estudado. Pode se dedicar mais à sua formação, com foco total em finalizar a graduação para iniciar a sua carreira profissional.

Proximidade entre professores e alunos

O tempo que você passará em contato com os professores é maior do que nos cursos que sejam somente diurno, vespertino ou noturno. Ou seja, você pode aproveitar melhor a experiência e conhecimento que têm a oferecer e, com isso, criar uma relação e vínculo mais próximos.

Esse ponto é interessante para estabelecer networking e conhecer a fundo os pontos fortes e fracos da profissão. Aqui na Pitágoras, você pode fazer isso, aproveitando que todos os professores são pós-graduados nas áreas em que atuam e têm pleno conhecimento de mercado.

Diferencial para o currículo

Os cursos integrais são vistos com bons olhos pelo mercado de trabalho, uma vez que o estudante se dedicou exclusivamente à sua formação. Ou seja, esse tipo de graduação agrega um valor extra ao currículo profissional, gerando boas oportunidades.

Formação mais completa

Além do estudo de diversos conteúdos simultâneos, o curso integral possibilita que os professores abordem assuntos de uma forma mais ampla e desenvolvam projetos com os estudantes. Assim, você tem uma formação mais completa e pode vivenciar diferentes aspectos da sua graduação, realizando pesquisas e montando grupos de estudos com os colegas, por exemplo.

Desvantagens do curso integral

Todos os períodos de estudo de uma faculdade podem apresentar desvantagens, e isso não é diferente com os cursos integrais. Veja!

Dedicação exclusiva

Apesar de isso ser um aspecto positivo, também pode ser classificado como uma desvantagem, uma vez que será difícil conseguir um emprego formal que possa ser conciliado com a faculdade. Entretanto, você pode buscar outras alternativas, como ser freelancer ou fazer home office.

Falta de tempo para o estágio

Você precisará se organizar melhor para conseguir fazer o estágio, já que os horários de um curso integral podem ser irregulares. Mas sempre é possível chegar a um acordo com a instituição de ensino para cumprir essa parte prática da graduação ou até mesmo com a empresa na qual pretende trabalhar.

Como escolher a opção ideal para mim?

Para que você possa escolher o melhor período de estudos, é preciso considerar a sua disponibilidade, rotina, se pretende ou não trabalhar enquanto estuda, entre outros aspectos que poderiam favorecer ou prejudicar a sua formação.

Não existe muito segredo, pois a decisão é tomada da mesma forma como quando escolhemos se vamos fazer uma faculdade no interior porque é mais conceituada, ou se ficaremos em nossa cidade, pois é mais prático.

Da mesma forma como você precisa refletir sobre suas necessidades e possibilidades na hora de definir qual graduação cursar e onde estudar, deve pensar sobre o que pretende fazer durante o curso, a fim de conciliar sua vida pessoal e profissional. Assim, o que podemos dizer é que não existe um período melhor do que o outro.

Trata-se de uma questão muito pessoal, que envolve diferentes fatores. Mas agora que você já sabe o que é um curso integral, suas vantagens e desvantagens, pode ponderar com mais consciência e tomar uma boa decisão. O importante é que você faça sua graduação para se profissionalizar.

Para cursar uma graduação, integral ou não, você precisa se organizar. Veja este outro artigo que explica o que é o método GTD e como ele tornará sua rotina mais produtiva!

O que significa estudar integral