O que um nutricionista estuda

A Faculdade de Nutrição, muito mais do que ensinar os valores nutricionais dos alimentos aos alunos, possibilita o cuidado com os seres humanos, a prevenção de doenças e manutenção da saúde por meio dos alimentos. A Nutrição Esportiva, cada vez mais procurada, permite ao atleta fazer uma dieta de acordo com a sua modalidade esportiva.

Além disso, o aluno aprende sobre o corpo humano, suas características e  como cada nutriente age na anatomia humana. No texto a seguir, você vai saber tudo sobre a faculdade de Nutrição, as disciplinas ensinadas e as possibilidades do mercado de trabalho. Confira!

Faculdade de Nutrição

Antes de fazer a graduação em Nutrição, é fundamental o aluno escolher bem a instituição de ensino que irá cursar. Veja atentamente as vantagens de cada uma e compare as grades curriculares, bem como as avaliações e as notas do MEC. Perceba que o curso de Nutrição, mais do que estudar os alimentos, entende as pessoas.

No curso de Nutrição, o aluno estuda as necessidades físicas, biológicas e patológicas do corpo humano. Entende a relação das pessoas com os alimentos e as propriedades de cada um deles. Assim, ele percebe que só um alimento não cura ou auxilia o corpo humano. É necessário equilíbrio e integração de todos os nutrientes e vitaminas na dieta cotidiana.

Disciplinas estudadas

O Ensino Superior em Nutrição tem matérias básicas, como Bioquímica, Farmacologia, Higiene dos Alimentos, Fisiologia Humana, Imunologia, Alimentos Funcionais e Substâncias Bioativas, Marketing em Alimentação e Nutrição, Nutrição Esportiva e Comportamento Alimentar. Dessa forma, o aluno entende como funciona o corpo humano como um todo e que, muitas vezes, apenas uma dieta equilibrada e exercícios físicos não são suficientes para algumas pessoas.

Algumas faculdades de Nutrição contam com diferenciais importantes, como laboratórios e clínicas para os alunos. Antes de escolher a sua instituição, verifique se ela tem Laboratórios de Microbiologia Geral e dos Alimentos, Anatomia, Fisiologia e Bromatologia dos Alimentos, Técnica Dietética, Tecnologia dos Alimentos, Avaliação Nutricional e Educação Nutricional, além de Clínica Escola de Nutrição.

Mercado de Trabalho

Sempre tem boas oportunidades para Nutrição. No entanto, existe muita concorrência no mercado. Para se destacar de outros profissionais, além de fazer uma boa graduação em Nutrição, é fundamental estar sempre estudando. E sem falar que existem muitas especializações, assim como as áreas de atuação. 

A Nutrição Clínica costuma ser a mais procurada por profissionais graduados, mas a Nutrição Esportiva e o Marketing na área de Alimentação e Nutrição são novidades no mercado e, por isso, contam com muitas oportunidades de emprego. Saúde Coletiva, para atuar no serviço público, sempre tem vagas. Se quiser inovar, muitos nutricionistas também dão aulas em escolas e universidades.

Agora que você já sabe tudo sobre a faculdade de Nutrição, procure uma com reputação idônea e bem avaliada junto ao ENADE. Caso tenha alguma dúvida, faça uma visita, conheça o campus, os professores e os diferenciais. Dessa forma, você vai ter certeza do curso e do local que escolheu para fazer o Ensino Superior.

Então, agora que você sabe tudo sobre faculdade de Nutrição, vamos continuar a aprender? Confira os melhores livros de nutrição que todo aluno deve ler!

O interesse pela qualidade de vida da população é uma característica que faz com que muitos estudantes escolham uma profissão na área da Saúde. Quem quer promover práticas saudáveis e hábitos que garantam um bem-estar, por exemplo, logo considera o curso de Nutrição como uma opção.

Se você já considerou essa carreira e acredita que será feliz com ela, vale a pena saber o que faz o nutricionista em seu dia a dia de trabalho. Muitas pessoas acreditam que o profissional apenas recomenda dietas. Contudo, a sua atuação vai além, sendo bem vasta.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

O que é um nutricionista?

O nutricionista é o profissional de saúde que orienta e estuda a nutrição e a alimentação de pessoas, levando em consideração a qualidade e a adequação da dieta. Além disso, estuda os diferentes grupos alimentares e os efeitos que eles produzem em nosso organismo.

Para isso, é importante avaliar o estado nutricional da pessoa, tendo como objetivo principal a promoção do bem-estar e da saúde, além de ser responsável por tratar e prevenir doenças.

O que faz um nutricionista, na prática?

Se você quer seguir carreira de Nutrição, deve estar curioso para saber o que faz o nutricionista, certo? De modo geral, esse profissional da saúde atua diretamente com a relação da pessoa com os alimentos. Durante a sua formação, ele aprende benefícios de cada grupo alimentar, composição dos alimentos, técnicas dietéticas, entre outros.

Embora não seja um médico, os nutricionistas têm conhecimentos sobre o funcionamento do organismo humano e, por essa razão, estão aptos a desenvolver as melhores dietas e cardápios para pacientes com algum problema de saúde, como pressão alta, diabetes e colesterol elevado.

Entre todas as funções que desempenha, o nutricionista ajuda a manter, a recuperar ou a promover uma vida mais saudável por meio da escolha correta dos alimentos. Vale lembrar que o salário do profissional de Nutrição é bem atrativo: a média é de R$ 2.954,53*, segundo dados do CAGED.

Quais são as principais responsabilidades do nutricionista?

Muitas pessoas têm dúvidas entre os cursos de Psicologia ou Nutrição, já que ambas pertencem ao campo da Saúde. Contudo, o nutricionista tem uma área de atuação mais ampla, podendo trabalhar em diferentes seguimentos. Veja, a seguir, as principais responsabilidades desse profissional!

Conhecer a composição dos alimentos

Quem opta por essa profissão pode cuidar da composição nutricional de alimentos comercializados. É o caso da tabela que está presente na maioria dos produtos dos supermercados.

Além disso, o nutricionista também analisa o que pode ser um destaque para a visibilidade das mercadorias. Provavelmente você já reparou embalagens em que há uma ênfase maior a algumas características, como diet, sem lactose, livre de sódio etc.

Prestar assistência nutricional

O nutricionista que precisa lidar diretamente com os pacientes deve usar o diagnóstico para prestar assistência nutricional e elaborar planos alimentares às pessoas de modo personalizado. É por isso que não é recomendado seguir a dieta de outras pessoas.

Cada corpo apresenta um quadro diferente. Por isso, um dos papéis do profissional é indicar uma dieta adequada ou suplementação alimentar. Além disso, é possível definir cardápios balanceados para empresas, hotéis, hospitais, escolas, entre outros.

Ajudar no controle de doenças

Os nutricionistas também ajudam a manter, a recuperar ou a tratar a saúde das pessoas. Com as melhores práticas alimentares aplicadas e por meio da investigação nutricional, é possível controlar diversas doenças que afetam o nosso corpo.

Por meio de descobertas científicas e pesquisas, são combinados os procedimentos mais eficazes para diferentes tratamentos. É o caso de algumas dietas restritivas para hipertensos, diabéticos, celíacos e pessoas com colesterol alto.

Estudar a elaboração e o desenvolvimento de novos alimentos

Muitos nutricionistas optam por não lidar diretamente com pacientes e com a área da Saúde, mas com processos e pesquisas relacionados à cadeia industrial. Isso porque a indústria alimentícia também depende desses profissionais para elaborar e desenvolver vários produtos.

Muitas marcas contratam nutricionistas do ramo para acompanhar todo o processo de produção, de maneira que os resultados encontrem o melhor equilíbrio entre o consumidor final e a empresa. Outras funções incluem a orientação da equipe em relação às boas práticas de produção, ao manuseio de alimentos e à higienização.

Por que se tornar um nutricionista?

A faculdade de Nutrição é uma das que, atualmente, merecem um grande destaque por todo o potencial de crescimento e os diversos campos de atuação. Por isso, se você quer ajudar as pessoas que estão em busca de uma alimentação equilibrada, saiba que a profissão tem muito a oferecer. As principais vantagens são:

  • possibilidade de trabalhar sozinho ou em empresas;
  • carreira em destaque na mídia;
  • reconhecimento do profissional;
  • oportunidades disponíveis em vários campos do mercado;
  • amplitude de conhecimentos obtidos na graduação.

Quais são as áreas de atuação do nutricionista?

Após a conclusão do curso de Nutrição, as possibilidades de trabalho são muitas, e você pode optar de acordo com as habilidades que for adquirindo ao longo da faculdade. As principais áreas de atuação do profissional são:

  • Nutrição Bariátrica;
  • Indústria Alimentícia;
  • Saúde Coletiva;
  • Nutrição Comportamental;
  • Gastronomia;
  • Nutrição Clínica.

Se você tem dúvidas sobre como ser um nutricionista de sucesso, saiba que o primeiro passo é estudar em uma faculdade conceituada. Aqui na Anhanguera, nossos estudantes recebem acesso a várias atividades extracurriculares que possibilitam o desenvolvimento de habilidades.

As Trilhas de Carreira, por exemplo, são capacitações que podem ser escolhidas por cada aluno de acordo com seu interesse. Além disso, temos um corpo docente especializado e experiente para cada matéria, conferindo alta qualidade dos nossos professores.

Junto a metodologias inovadoras e boa infraestrutura, essa é uma combinação de vantagens de fazer parte da Anhanguera!

Pronto para começar?

Agora que já sabe o que faz um nutricionista em sua rotina, saiba que, para exercer a profissão com qualidade e ética, é fundamental optar por uma instituição de ensino reconhecida e que ofereça o melhor ensino aos seus alunos. A Anhanguera está no mercado há mais de 25 anos, sendo considerada uma das melhores faculdades do país!

Não perca a chance de se tornar um nutricionista de sucesso. Inscreva-se agora mesmo no vestibular online da Anhanguera!

*Sujeito a alterações