Onde terminar os estudos

Se seu desejo é terminar o ensino fundamental ou médio sem precisar frequentar salas de aula todos os dias, saiba que é possível conseguir o certificado de conclusão com apenas com uma prova, o ENCCEJA !

  • Confira: Como fazer uma boa revisão – GRÁTIS

Isso mesmo, claro que você precisará se dedicar um pouco aos estudos, mas poderá fazê-lo em casa, ou em qualquer outro lugar e no horário que tiver disponibilidade.

  • Adquira: Apostila ENCCEJA 2021

O que é o ENCCEJA?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA ), é um exame que tem como objetivo conceder certificação do ensino fundamental e/ou do ensino médio para jovens e adultos brasileiros, que residam ou não no país.

O exame é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Trata-se do mesmo órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

ENEM ou ENCCEJA?

Em 2009, o ENCCEJA deixou de fornecer a certificação para o ensino médio, propósito que passou a ser do ENEM.

Contudo o Ministério da Educação, em 18 de janeiro de 2017, cancelou o ENEM para certificar estudantes no ensino médio, passando, mais uma vez, a ser de responsabilidade do ENCCEJA.

Como funciona o ENCCEJA?

O exame é aplicado anualmente, os estudantes são avaliados de acordo com a certificação que desejam receber. 

São aplicadas provas diferentes para àqueles que precisam do ensino fundamental e os que desejam certificação de nível médio. A opção deve ser estipulada no ato da inscrição.

Em 2021, jovens a partir de 18 anos podem tentar a certificação do ensino médio e adolescentes a partir de 15 anos poderão tentar o diploma de conclusão do ensino fundamental.

Como fazer a inscrição?

O período de inscrições da edição 2020/2021 do ENCCEJA será de 11 de janeiro a 25 de janeiro de 2021. Para participar os candidatos devem acessar o portal do INEP , não será cobrada taxa de inscrição.

Como será a Prova?

As provas serão realizadas em mais de 560 cidades em todos os estados do país na data provável do dia 29 de agosto de 2021.

Serão compostas por 120 questões, divididas em 4 áreas, sendo 30 questões para cada área de conhecimento. Haverá também uma redação.

Para conseguir o certificado, o estudante precisa de uma proficiência de no mínimo 100, a prova está entre 60 a 180 de proficiência.

O que será cobrado na Prova?

As disciplinas cobradas na prova serão as seguintes:

Para Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, Matemática, História e Geografia; Ciências Naturais e uma proposta de Redação.

Para Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias que abrange Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, prova de Matemática e suas Tecnologias, prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que abrange História, Geografia, Filosofia e Sociologia, prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que abrange Química, Física e Biologia e uma proposta de Redação.

Onde terminar os estudos

Onde terminar os estudos

Muitas pessoas não tiveram oportunidade de terminar seus estudos durante a juventude, por isso existem diversas opções para obtenção dos diplomas do ensino fundamental ou médio.

Uma das mais conhecidas e procuradas é fazer um supletivo, que te prepara e ensina toda a matéria que os alunos não aprenderam. Mas existe uma outra maneira muito mais fácil e rápida para conseguir os diplomas, e é o ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

O ENCCEJA é um exame que dá certificação de conclusão de curso fundamental ou médio, porém de forma simplificada, pois basta que você passe na prova para ter sua certificação.

Não é necessário fazer aulas e muitas vezes pagar cursos que estão além do orçamento familiar.

[sendpulse-form id=”3071″]

O que é a prova do ENCCEJA?

A prova do ENCCEJA é uma avaliação nacional, oficial e indicativa de conhecimento realizada pelo Ministério da Educação.

Onde terminar os estudos

É aplicada a pessoas que desejam terminar seus estudos e obter diplomas de ensino médio e fundamental e avalia os conhecimentos dos alunos em relação aos conteúdos e disciplinas cobradas no ciclo básico da educação.

A prova é importante porque ela facilita o processo de obtenção de diplomas e garante o acesso a vagas de emprego com melhores salários e condições.

Quem pode fazer a prova do ENCCEJA?

Qualquer aluno que não tenha terminado o ensino médio ou fundamental pode fazer a avaliação para obter esses diplomas. Não é necessário ter frequentado turma de estudos ou supletivo.

Quanto custa a inscrição para a prova do ENCCEJA?

A inscrição para a prova do ENCCEJA é gratuita, menos para quem faltou à última edição e não justificou sua ausência. Nesse caso o aluno deverá pagar uma taxa por volta de R$40 para poder prestar o exame novamente.

Como será o dia da prova do ENCCEJA?

A prova do ENCCEJA será realizada em dois domingos, em datas e locais a serem divulgados pelo ministério da educação. O estudante precisa ficar atento para não perder a prova, pois todo o processo é online e é preciso imprimir a documentação para levar no dia do exame.

Os estudantes vão fazer a prova do ENCCEJA na escola em que estudam?

Não. A prova do ENCCEJA não é realizada na escola em que você porventura tenha feito um supletivo ou EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Ao se inscrever o INEP vai levar em conta sua localização e direcionar você para uma escola próxima da sua casa.

Que tipos de questão estarão na prova do ENCCEJA ?

As questões da prova do ENCCEJA serão de conhecimento geral, como conhecimentos linguísticos, matemática, geografia, história, ciências e outros.

Como os alunos devem se preparar para a prova do ENCCEJA ?

A preparação para a prova do ENCCEJA vai variar de estudante para estudante. Alguns estudantes vão precisar de mais tempo para conseguir se preparar, outros vão precisar de pouca ou nenhuma preparação. Tudo depende de seu conhecimento e se você está participando de alguma turma de estudos, como EJA ou supletivo.

Normalmente quem está frequentando aulas de revisão tem muito mais facilidade em passar na prova, porém não é obrigatório e você pode estudar sozinho em casa se não pode pagar por um curso preparatório.

Essa justamente é a maior vantagem do ENCCEJA.

De qualquer forma é muito importante estudar e revisar todas as matérias, pois a matéria é extensa e cobra muito dos estudantes.

Você deve começar a estudar para prova do ENCCEJA com antecedência.

Isso facilita e muito o processo de aprendizagem e aumenta as suas chances de conseguir aprovação em todas as provas.

Também é importante que os alunos fiquem atentos ao cronograma de provas, pois quem não comparecer no dia e local certos não poderá fazer a prova.

Uma dica legal: você pode acessar o site do ministério da educação e fazer um cadastro para receber as informações da prova do ENCCEJA. Você receberá tudo via e-mail, como datas de realização das provas, locais e informações sobre isenção de taxas de inscrição.

Onde terminar os estudos

Como saber se eu passei no ENCCEJA?

Depois que o estudante terminar todas as provas, ele recebe o boletim de desempenho com os seus resultados.

Se o estudante conseguir obter aprovação em todas as provas e superar a média de todas as matérias ele recebe o certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental.

Se o estudante não conseguir aprovação em todas as provas ou não tiver a média para conseguir o certificado, ele poderá fazer uma prova específica para conseguir o certificado no ano seguinte.

A prova específica da matéria que ele não passou será cobrada na próxima edição da prova do ENCCEJA.

Qual é a importância da prova do ENCCEJA ?

A prova do ENCCEJA é muito importante para os estudantes pois ela garante acesso a vagas de emprego com melhores salários, além de permitir o acesso ao ensino técnico e superior.

Agora que você já sabe tudo sobre a prova do ENCCEJA, como você pode usar isso para terminar seus estudos?

Se você está com dificuldades de aprender algumas matérias, você pode procurar ajuda de um professor ou tentar estudar na internet. O importante é levar responsabilidade e dedicação aos seus estudos e não desistir.