Por que acabou o video show

Exibido desde 1983, o Vídeo Show sai do ar em razão da incapacidade da Globo de reinventar o programa. A emissora não conseguiu reverter a crise de audiência de sua produção vespertina. ... O DNA do Vídeo Show jamais foi recuperado. A base do programa era a curiosidade do telespectador com o que há atrás das câmeras. 11 de janeiro de 2019 Vídeo Show/Data Que Terminou Desde 1983, nomes conhecidos do público passaram pela apresentação do programa, como Miguel Falabella, André Marques, Otaviano Costa, Monica Iozzi e, mais recentemente, Joaquim Lopes e Sophia Abrahão. Em homenagem à atração que marcou a história da TV, o Gshow relembra os apresentadores mais marcantes do Vídeo Show. Joaquim Lopes e Sophia Abrahão foram os últimos apresentadores do 'Vídeo Show, que chegou ao fim na última sexta- feira (11). Joaquim Lopes comandou o 'Vídeo Show' por pouco mais de dois anos e retornou para a atração após a saída de Vivian Amorim e Fernanda Keulla. Tássia Camargo O Vídeo Show estreou no dia 20 de março de 1983, apresentado pela atriz Tássia Camargo e dirigido por Ronaldo Cury, com a proposta de recuperar os principais momentos dos então 18 anos de vida da Rede Globo. O 'Video Show' estreia ao vivo na nova programação da Rede Globo, dia 13 de abril, trazendo André Marques, Ana Furtado, Luigi Barricelli e Fiorella Mattheis à frente do programa, que contará ainda com repórteres como Geovanna Tominaga. Marcelo Tas assumiu a atração no mês de julho de 1987 como o personagem Cabeça Branca. O "Vídeo Show" passou a ser exibido aos sábados em 1989, com narração de Cissa Guimarães. Monica Iozzi revelou, durante entrevista no programa Conversa com Bial desta terça-feira,1, porque saiu da TV Globo. "Comecei a sentir muita falta de fazer coisas que iam além do humor. Eu acabei ficando muito nesse lugar. ... A atriz, que atualmente grava uma série em Portugal, entrou na Globo em 2014. O último Vídeo Show foi ao ar nesta sexta-feira, 11, mais de 35 anos após sua estreia. A edição começou sem um grande clima de despedida, com os apresentadores Joaquim Lopes e Sophia Abrahão dançando e se abraçando, sem citar o fim do programa a princípio. Monica Iozzi revelou, durante entrevista no programa Conversa com Bial desta terça-feira,1, porque saiu da TV Globo. ... A atriz, que atualmente grava uma série em Portugal, entrou na Globo em 2014. O último papel dela foi na novela A Dona do Pedaço, em 2019, interpretando a personagem Kim. 39 anos (2 de novembro de 1981) Monica Iozzi/Idade

Por que acabou o video show
1 de 1 Sophia Abrahão e Joaquim Lopes, apresentadores atuais do 'Video Show' — Foto: Globo/João Miguel Júnior Sophia Abrahão e Joaquim Lopes, apresentadores atuais do 'Video Show' — Foto: Globo/João Miguel Júnior

A TV Globo anunciou nesta terça-feira (8) o fim do programa "Video Show" após mais de 35 anos. A última edição vai ao ar nesta sexta-feira (11).

O programa que mostrou os bastidores da produção da Globo começou a ser exibido em 1983.

A partir de segunda-feira (14), a "Sessão da tarde" vai começar a ser exibida mais cedo, às 14h. Entre 14 e 18 de janeiro, o "Vale a pena ver de novo", exibido em seguida, vai ter uma dobradinha, com os capítulos finais de "Belíssima" e o início de "Cordel encantado".

No dia 21 de janeiro, depois da "Sessão da tarde’, estreia uma nova edição do "Álbum da Grande Família". O especial vai ao ar de segunda a sexta, com melhores momentos do seriado "A grande família".

Um dos dez programas mais antigos da Globo, há quase 36 anos no ar, o Vídeo Show merecia um fim mais digno do que a despedida preguiçosa que recebeu nesta sexta-feira (11). Com quadros que nada remeteram à força da atração, o episódio derradeiro pouco fez para honrar a sua trajetória. Transformou o vespertino em um mero rodapé na história da emissora. Não há baixa audiência ou vice-liderança que justifique tamanho descaso.

Além do clipe de dois minutos que encerrou a atração, com os melhores momentos do programa, o mais perto de uma homenagem foi a retomada da música-tema, uma versão instrumental de Don't Stop 'Til You Get Enough, de Michael Jackson, e a leitura de postagens que ex-apresentadores e atores (como Nathalia Dill e Rainer Cadete) fizeram nas redes sociais. Um erro: a emissora usou imagens do Instagram para recuperar um conteúdo que seu próprio acervo teria disponível.

No conteúdo, nada fora do normal. A primeira matéria mostrou uma invasão da repórter Mônica Salgado à casa de André Marques, que apresentou o Vídeo Show entre 2002 e 2013. Foi a deixa para reexibirem um quadro de 2013 em que o eterno Mocotó e Angélica refizeram a abertura de Brega & Chique (1987). 

O programa também promoveu um reencontro entre Klara Castanho e o argentino Mario José Paz, que formaram uma dobradinha de sucesso em Viver a Vida (2009) na pele de Rafaela e Maradona. Já de Caminho das Índias (2009) foram resgatados os ex-atores mirins Karina Ferrari, Laura Barreto e Cadu Paschoal. Houve ainda uma reportagem com Caetano Veloso e seus filhos músicos.

Matheus Massafera recebeu em seu quadro de intimidades a atriz Regiane Alves, no ar em O Tempo Não Para. E Felipe Titto cozinhou com David Júnior, da mesma novela. E Márvio Lúcio, o Carioca, recebeu Micael Borges, também da trama das sete, no Vídeo Fake. Coisas bem triviais, um programa igual a todos os outros.

Deu a impressão de que a equipe apenas aproveitou material de gaveta, que já estava finalizado e pronto para ir ao ar, para preencher a última edição da atração. Um desrespeito aos seus telespectadores ao longo dos anos.

Para o público offline, que não acompanhou o anúncio sobre o cancelamento do programa na terça (8), a notícia já havia sido dada de maneira peculiar no dia seguinte. "Ó pessoal, vocês já sabem que o programa vai terminar agora sexta-feira, mas hoje a gente tem um programa muito bacana, amanhã e sexta também", soltou o apresentador Joaquim Lopes ao abrir a edição de quarta (9). 

Por que acabou o video show

Joaquim Lopes e Sophia Abrahão dançaram música de Michael Jackson que marcou atração

Em um mundo ideal, o Vídeo Show deveria ficar no ar até o fim do Big Brother Brasil. Afinal, o vespertino crescia na audiência no início do ano, quando repercutia os últimos acontecimentos do reality e recebia os participantes eliminados. Quem vai fazer isso agora? Em uma provocação do diretor J.B. de Oliveira, o Boninho, a tarefa ficará a cargo do Fantástico --ele, obviamente, não estava falando sério.

Além disso, como a atração tinha como ponto alto justamente o fato de recuperar vídeos de arquivo da Globo, o Vídeo Show sair do ar sem uma retrospectiva de seus melhores momentos é quase uma heresia.

Se tivesse mais tempo para preparar o adeus, sua equipe poderia fazer uma seleção dos erros mais divertidos do Falha Nossa, ou buscar depoimentos dos vários apresentadores que passaram por sua bancada.

Nada disso aconteceu. O programa saiu do ar sem nenhuma festa, sem homenagens a nomes como Miguel Falabella ou Cissa Guimarães, sem um Túnel do Tempo focado nas lembranças do próprio Vídeo Show.

É um desfecho bem diferente do recebido por outros programas que fizeram história na Globo. A Grande Família (2001-2014), por exemplo, teve sua última temporada anunciada um ano antes --dessa forma, os roteiristas tiveram tempo de preparar algo especial para cada episódio da família Silva. No capítulo derradeiro, atores famosos surgiram para interpretar cada personagem em uma série dentro da série.

Lançado em 2009, o Amor & Sexo também ganhou uma retrospectiva no último episódio de 2017. Fernanda Lima reviu seus momentos mais marcantes e apresentou vídeos de todos os integrantes da bancada, e se despediu do público em alta. E esse acabou nem sendo o fim da atração, renovada para a temporada 2018.

É duro de engolir que um programa que completaria 36 anos em março saia do ar sem uma celebração de sua história, ou que seja menos ovacionado do que uma atração recente (embora importante) como o Amor & Sexo.

O Vídeo Show, afinal, é uma grife da Globo. Está mais próximo de marcas históricas como Jornal Nacional e Fantástico do que de fracassos que a emissora prefere esquecer, como Divertics (2013-2014) e Tomara que Caia (2015).

“A partir da próxima segunda-feira, dia 14, a Sessão da Tarde passa a ir ao ar mais cedo, às 14h, com o fim do Vídeo Show. O programa que mostrou os bastidores das produções da Globo durante mais de 35 anos se despede do público nesta sexta-feira, dia 11.”

Por que acabou o video show
Por que acabou o video show

Assim, num sucinto comunicado oficial, a emissora anunciou o fim de uma das atrações mais queridas da televisão brasileira.

Exibido desde 1983, o Vídeo Show sai do ar em razão da incapacidade da Globo de reinventar o programa.

A emissora não conseguiu reverter a crise de audiência de sua produção vespertina.

A situação começou a se agravar a partir de novembro de 2013, quando um novo formato, sob o comando de Zeca Camargo, foi rejeitado pelo público.

De lá pra cá aconteceram inúmeras mudanças, inclusive de apresentadores. O DNA do Vídeo Show jamais foi recuperado.

A base do programa era a curiosidade do telespectador com o que há atrás das câmeras.

Agora, na era das redes sociais, nada mais parece ser novidade. Os próprios artistas abrem sua intimidade a seus seguidores – e as plataformas digitais da Globo mostram quase tudo.

O Vídeo Show dependia também da paixão do brasileiro pelas novelas. O sentimento pelo gênero continua, mas sem a mesma intensidade. As tramas e seus bastidores nãos suscitam o mesmo interesse.

O programa teve o mesmo triste destino do Vitrine (1990-2012), atração da TV Cultura de São Paulo com a mesma identidade. Foi dele que Renata Ceribelli saiu diretamente para o Vídeo Show.

Tomara que a Globo providencie um quadro em alguma outra atração para explorar seu rico acervo de imagens.

As novas gerações precisam conhecer a TV fascinante que se fazia antigamente. E quem teve a sorte de acompanhar os melhores anos do Vídeo Show merece ver tudo de novo.

Veja também:

Sophia Abrahão festeja após corrida de 10 km: 'Estou orgulhosa'. Vídeo!

Video Player

Por que acabou o video show

Por que acabou o video show
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail .