Por que as arvores do cerrado apresentam troncos retorcidos

Geografia

REVISTA CH 246 :: MARÇO DE 2008 :: O LEITOR PERGUNTAPergunta de Élquer Rodrigues Almeida da Silveira, por correio eletrônico

Por que as arvores do cerrado apresentam troncos retorcidos

O formato tortuoso das árvores do cerrado se deve a uma combinação de fatores (foto: Felipe Horst).A vegetação do cerrado é influenciada pelas características do solo e do clima, bem como pela freqüência de incêndios. O excesso de alumínio provoca uma alta acidez no solo, o que diminui a disponibilidade de nutrientes e o torna tóxico para plantas não adaptadas. A hipótese do escleromorfismo oligotrófico defende que a elevada toxicidade do solo e a baixa fertilidade das plantas levariam ao nanismo e à tortuosidade da vegetação.Além disso, a variação do clima nas diferentes estações (sazonalidade) tem efeito sobre a quantidade de nutrientes e o nível tóxico do solo. Com baixa umidade, a toxicidade se eleva e a disponibilidade de nutrientes diminui, influenciando o crescimento das plantas.Já outra hipótese propõe que o formato tortuoso das árvores do cerrado se deve à ocorrência de incêndios. Após a passagem do fogo, as folhas e gemas (aglomerados de células que dão origem a novos galhos) sofrem necrose e morrem. As gemas que ficam nas extremidades dos galhos são substituídas por gemas internas, que nascem em outros locais, quebrando a linearidade do crescimento.Quando a freqüência de incêndios é muito elevada, a parte aérea (galhos e folhas) do vegetal pode não se desenvolver e ele se torna uma planta anã. Pode-se dizer, então, que a combinação da sazonalidade, deficiência nutricional dos solos e ocorrência de incêndios determina as características da vegetação do cerrado.André Stella e Isabel FigueiredoPrograma de Pequenos Projetos Ecossociais,Instituto Sociedade, População e Natureza



- Os Solos AmazÔnicos É no nosso país, o Brasil, que está a maior parte da floresta Amazônica, mas sabe-se que não é somente  aqui que ela se encontra. Com uma biodiversidade impressionante, a floresta Amazônica possui diversos rios, entre eles o mais volumoso...

- Solos - Monocultura

Saúva A substituição da cobertura vegetal original, geralmente composta por várias espécies de plantas, por uma cultura única, é uma prática danosa ao solo. Por exemplo: numa área de cerrado podemos encontrar tamanduás, emas, e até lobos-guará,...

- Vegetação Mundial

DesertosLocalização:os principais desertos do mundo são os do Saara (África), da Arábia, de Gobi (Ásia Oriental), da Austrália, do Atacama (América do Sul) e do Arizona (América do Norte). Características:regiões áridas têm índices pluviométricos...

- Vegetação

Nosso planeta apresenta diversos tipos de vegetações, que variam de acordo com a região onde se localizam. A espécie de vegetação referente a cada uma dessas regiões é definida por fatores como altitude, latitude, pressão atmosférica, iluminação...

- DomÍnios MorfoclimÁticos

RESUMO EM TÓPICOS PARA COLOCAR NO CADERNO!!!!! DOMÍNIO DO CERRADO - SEGUNDO MAIS EXTENSO BIOMA BRASILEIRO - RELEVO DE PLANALTOS E CHAPADAS - CLIMA TROPICAL COM CHUVAS NO VERÃO E LONGA SECA DE INVERNO - VEGETAÇÃO RASTEIRA COEXISTINDO COM ÁRVORES...

Geografia




Seguem as espécies características do Cerrado:

  • Acácia Mangium.
  • Angico (Anadenanthera falcata)
  • Angico Vermelho (Parapitadenia rigida)
  • Araticum (Annona coriacea)
  • Araticum Cagão (Annona cacans)
  • Aroeira (Miracruodron urundeuva)
  • Bálsamo (Miroxylon peruiferum)
  • Barbatimão (Stryphnodendron adstringens)

Por que as árvores do Cerrado possuem casca grossa?

Por exemplo, as árvores das savanas do Cerrado têm adaptações para resistir ao fogo como as cascas grossas que parecem cortiça e servem de isolante térmico evitando que as árvores morram. ... Assim, de tempos em tempos, o Cerrado precisa do fogo para se renovar e se manter com alta diversidade de plantas.

Por que no Cerrado as árvores tem raízes profundas e cascas grossas?

O aspecto geral da vegetação do Cerrado – troncos retorcidos, cascas grossas, raízes profundas e caules subterrâneos – é resultado da ação do fogo natural, comum nesse bioma, especialmente no período seco de inverno. Muitas espécies, adaptadas às queimadas naturais, brotam logo após as primeiras chuvas.

Tem vegetação arbustiva caducifólia com raízes profundas galhos retorcidos e casca grossa?

b) tem vegetação arbustiva, caducifólia com raízes profundas, galhos retorcidos e casca grossa. c) cobre 2 milhões de km2 do território nacional, sendo 80% inexplorados. d) apresenta duas espécies vegetais dominantes, o buritizeiro e o pequizeiro, não exploradas economicamente.

Por que as plantas do Cerrado em geral apresentam troncos tortuosos e casca grossa?

É devido a uma combinação de fatores naturais. A flora do Cerrado possui características biológicas que a protegem da morte em caso de queimadas – fenômeno comum na região devido aos raios. Mas o fogo mata alguns brotos, de modo que os galhos estão sempre crescendo numa direção diferente (veja no infográfico abaixo).

É comum a presença de árvores com troncos finos e retorcidos?

O cerrado é o tipo de vegetação brasileira formada por arbustos, gramíneas e árvores esparsas, podendo apresentar matas de galeria. A flora do cerrado é predominantemente formada por árvores de pequeno porte com troncos grossos e retorcidos, além de arbustos e capim.

Qual o bioma apresenta vegetação retorcida troncos grossos solo ácido e com gramíneas de porte alto?

Cerrado. O Cerrado é comparado às savanas posto que reúne árvores baixas, esparsas com troncos retorcidos, além de gramíneas e arbustos. Esse tipo de vegetação é encontrado nas regiões norte, nordeste, sudeste e centro-oeste do país, desenvolvidas no clima tropical sazonal.

O que é vegetação de gramíneas?

As gramíneas são plantas que se caracterizam em geral como ervas monocotiledôneas de pequeno porte, podem ser anuais ou perenes, rizomatosa ou estolonífera, com caule em geral oco e articulado por nós sólidos, raramente ramificado e mais ou menos lenhoso, folhas lineares, sésseis, com lígula e bainha enrolada em redor ...

Qual é o nome da vegetação próxima ao chão composta de gramíneas?

Resposta. Essa vegetação corresponde ao cerrado!

Que tipo de vegetação se desenvolve no solo lodoso?

Manguezais. O solo dos manguezais é lodoso, salgado, rico em nutrientes e com pouco oxigênio. ... A vegetação comum dos manguezais são as plantas lenhosas (mangue vermelho, branco e botão) e vegetais como algas, bromélias, liquens e as samambaias de mangues.

O que é vegetação espaçada?

Vegetação densa é um tipo de vegetação caracterizado como mata perenifólia (ou sempre verde)com árvores de até 40 m de altura como por exemplo arbustos;Já a vegetação espaçada é constituída por árvores de pequeno porte com raízes profundas cascas com forte espessura e folhas cobertas de pelos.

Que tipo de vegetação encontramos na região Nordeste?

A região Nordeste tem uma vegetação tão rica quanto a sua cultura. Dependendo do clima e local, podem ser encontrados biomas diferentes, variando entre mangue, Mata Atlântica, vegetação de dunas, cerrado, caatinga, restinga, Floresta Amazônica e Mata dos Cocais.

Qual é o tipo de vegetação predominante na região Norte?

Geografia do Brasil Essa parte do país ainda possui grandes áreas de florestas preservadas, onde podemos encontrar coberturas vegetais bastante heterogêneas, como áreas de Cerrado, Campos e vegetação Litorânea, mas a principal é a floresta Amazônica, que abrange aproximadamente 80% da região Norte.

Qual é o tipo de vegetação predominante na região sul?

Mata das Araucárias

As raízes dessas árvores são uma importante estratégia evolutiva, pois

  1. aumentam a taxa de fotossíntese das árvores, o que eleva a produção de biomassa.
  2. melhoram a sustentação das árvores no solo, que se torna arenoso nos períodos intensos de seca.
  3. possibilitam a absorção de água de regiões mais profundas do solo, inclusive em períodos de seca.
  4. dificultam a ação de predadores que se alimentam desses órgãos, provocando a morte das árvores.
  5. diminuem a superfície de contato desses órgãos com a atmosfera, impedindo a perda de água por evaporação.

Por que as arvores do cerrado apresentam troncos retorcidos

O formato tortuoso das árvores do cerrado se deve a uma combinação de fatores (foto: Felipe Horst).

A vegetação do cerrado é influenciada pelas características do solo e do clima, bem como pela freqüência de incêndios. O excesso de alumínio provoca uma alta acidez no solo, o que diminui a disponibilidade de nutrientes e o torna tóxico para plantas não adaptadas. A hipótese do escleromorfismo oligotrófico defende que a elevada toxicidade do solo e a baixa fertilidade das plantas levariam ao nanismo e à tortuosidade da vegetação.

Além disso, a variação do clima nas diferentes estações (sazonalidade) tem efeito sobre a quantidade de nutrientes e o nível tóxico do solo. Com baixa umidade, a toxicidade se eleva e a disponibilidade de nutrientes diminui, influenciando o crescimento das plantas.

Já outra hipótese propõe que o formato tortuoso das árvores do cerrado se deve à ocorrência de incêndios. Após a passagem do fogo, as folhas e gemas (aglomerados de células que dão origem a novos galhos) sofrem necrose e morrem. As gemas que ficam nas extremidades dos galhos são substituídas por gemas internas, que nascem em outros locais, quebrando a linearidade do crescimento.

Quando a freqüência de incêndios é muito elevada, a parte aérea (galhos e folhas) do vegetal pode não se desenvolver e ele se torna uma planta anã. Pode-se dizer, então, que a combinação da sazonalidade, deficiência nutricional dos solos e ocorrência de incêndios determina as características da vegetação do cerrado.

André Stella e Isabel Figueiredo Programa de Pequenos Projetos Ecossociais,

Instituto Sociedade, População e Natureza