Por que joão batista foi decapitado

João Baptista pregara contra o casamento do Rei Herodes com Herodias. Foi parar na prisão. Ela o detestava, e numa festa de aniversário, sua filha, Salomé, protagonizou uma insinuante dança. Deslumbrado, Herodes, então, prometeu-lhe o que desejasse. Após consultar a mãe, Salomé solicitou a cabeça de João. O Rei não queria matá-lo, mas como voltar atrás na promessa feita ante tantos convidados? Assim, João foi decapitado e sua cabeça entregue numa bandeja.

O ritual é comum até hoje. Em empresas, escolas, nos ambientes de todos os tipos. No chamado mundo corporativo então.... Quando as coisas não vão bem, alguém pode pagar a conta. Ou alguém tem mesmo que pagar a conta! Culpado ou inocente, um aluno, um funcionário, um professor, um político, um atleta. Um técnico! Ah, os "professores". Todos eles são um pouco "João Baptista", merecidamente, ou não. E há casos em que dirigentes ficam mais ou menos na posição de Herodes.

A torcida, mãe e madrasta, incentivadora e perseguidora, que ama e odeia visceralmente, incorpora Heroidas fácil e frequentemente. E não hesita ao pedir a cabeça de um "João Baptista" qualquer. Seja ele o grande responsável pelo que a desagrada, ou não. E se Herodes não queria perder o prestígio diante de seus convidados, os cartolas não admitem ficam mal com torcedores e a imprensa, que muitas vezes dança como Salomé. A provocar nova "tragédia".

Siga @maurocezarespn

Reprodução

Por que joão batista foi decapitado

Passagem bíblica se repete no sentido figurado na vida e no futebol: alguém tem que pagar

Fonte: Mauro Cezar Pereira, blogueiro do ESPN.com.br

Por que joão batista foi decapitado

Palo Autuori pelo Athletico-PR Gazeta Press

O River Plate visita o Athletico-PR nesta terça-feira, às 19h15 (de Brasília), na Arena da Baixada, pela ida das oitavas de final da Conmebol Libertadores. E o CEO do clube argentino, Gustavo Grossi, falou em entrevista exclusiva ao videoblog sobre o rival brasileiro e seu experiente técnico, Paulo Autuori.

Gustavo Grossi, CEO do River Plate, falou em entrevista exclusiva ao videloblog como foi o trabalho de recuperação após a dramática derrota para o Flamengo na final da Conmebol Libertadores de 2019. ASSISTA ao vídeo acima. 

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Argentino parece estar de malas prontas para deixar a Espanha, mas situação pode se estender por muito tempo na justiça.

Por que joão batista foi decapitado

Bayern está na final da Champions ESPN

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Por que joão batista foi decapitado

Mauro Cezar: Flamengo fecha com Isla e vai insistir para tirar Guga do Atlético-MG ESPN

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

O PSG perdia para a Atalanta até os 44 minutos do segundo tempo, mas conseguiu a virada no fim e se classificou para a semifinal da Champions League.

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

mais postsLoading

A Decolação de São João Batista , também conhecida como Decolação de São João Batista ou Decolação do Precursor , é um acontecimento bíblico e um dia sagrado observado por várias igrejas cristãs que seguem as tradições litúrgicas . O dia comemora o martírio com a decapitação de São João Batista por ordem de Herodes Antipas por meio do pedido vingativo de sua enteada Salomé e de sua mãe Herodíades.

De acordo com os Evangelhos Sinópticos , Herodes, que era tetrarca , ou sub-rei, da Galiléia sob o Império Romano, aprisionou João Batista porque reprovou Herodes por se divorciar de sua esposa (Phasaelis, filha do Rei Aretas de Nabataea) e tomar ilegalmente Herodias , mulher de seu irmão Herodes Filipe I . No aniversário de Herodes, a filha de Herodias (a quem Josefo identifica como Salomé ) dançou diante do rei e de seus convidados. A dança dela agradou tanto a Herodes que, em sua embriaguez, ele prometeu dar a ela tudo o que ela desejasse, até a metade de seu reino. Quando Salomé perguntou à mãe o que ela deveria pedir, ela foi instruída a pedir a cabeça de João Batista em uma bandeja. Embora Herodes tenha ficado chocado com o pedido, ele relutantemente concordou e executou João na prisão. [1]

O historiador judeu Flávio Josefo também relata em Antiguidades dos Judeus que Herodes matou João, afirmando que o fez ", para que a grande influência que João tinha sobre o povo pudesse colocá-lo em seu poder [de João] e inclinação para levantar uma rebelião, (pois eles pareciam prontos para fazer qualquer coisa que ele devesse aconselhar), [então Herodes] achou melhor [matá-lo]. " Ele afirma ainda que muitos dos judeus acreditavam que o desastre militar que caiu sobre Herodes nas mãos de Aretas , seu sogro (pai de Faselis), foi o castigo de Deus por seu comportamento injusto. [2]

Nenhuma das fontes fornece uma data exata, que provavelmente foi nos anos 28–29 DC ( Mateus 14: 1-12 ; Marcos 6: 14–27 ; Lucas 9: 9 ) depois de aprisionar João Batista em 27 DC ( Mateus 4 : 12 ; Marcos 1:14 ) a mando de Herodias, a esposa de seu irmão, a quem ele tomou por amante. ( Mateus 14: 3–5 ; Marcos 6: 17–20 ); [3] De acordo com Josefo, a morte ocorreu na fortaleza de Machaerus . A tabela de comparação a seguir é baseada principalmente na tradução para o inglês da Nova Versão Internacional (NIV) do Novo Testamento. [4] O relato de Flávio Josefo em Antiguidades dos Judeus foi traduzido por William Whiston. [5]

A comemoração litúrgica da decapitação de São João Batista é quase tão antiga quanto a comemorativa do seu nascimento , que é uma das festas mais antigas, senão a mais antiga, introduzida nas liturgias oriental e ocidental para homenagear um santo.

A Igreja Católica Romana celebra a festa em 29 de agosto, assim como a Igreja Luterana . Muitas outras igrejas da Comunhão Anglicana também o fazem, incluindo a Igreja da Inglaterra , embora alguns o designem como uma comemoração em vez de um dia de festa. [6]

As Igrejas Ortodoxa Oriental e Católica Bizantina também celebram esta festa em 29 de agosto. Essa data no calendário juliano , usada pelas igrejas ortodoxas russa , macedônia , sérvia e etíope , corresponde no século XXI a 11 de setembro no calendário gregoriano . O dia é sempre observado com jejum estrito e, em algumas culturas, o piedoso não comerá comida de um prato raso, usará uma faca ou comerá comida redonda neste dia.

A Igreja Apostólica Armênia comemora a Decolação de São João no sábado da Semana Santa , enquanto as Igrejas Ortodoxa Siríaca , Ortodoxa Indiana e Católica Siro-Malankara comemoram sua morte em 7 de janeiro.

Existem duas outras festas relacionadas observadas pelos cristãos orientais:

  • Primeira e segunda descoberta da cabeça de São João Batista (24 de fevereiro). De acordo com a tradição da igreja , após a execução de João Batista, seus discípulos enterraram seu corpo em Sebaste , mas Herodias pegou sua cabeça decepada e a enterrou em um monte de esterco. Mais tarde, Santa Joana , que era casada com o mordomo de Herodes, [7] secretamente pegou sua cabeça e a enterrou no Monte das Oliveiras , onde permaneceu escondida por séculos.
A Primeira Descoberta ocorreu no século IV. A propriedade no Monte das Oliveiras, onde a cabeça foi enterrada, acabou passando para a posse de um oficial do governo que se tornou um monge com o nome de Inocente. Ele construiu uma igreja e uma célula monástica lá. Quando ele começou a cavar o alicerce, o vaso com a cabeça de João Batista foi descoberto, mas temendo que a relíquia pudesse ser abusada por descrentes, ele a escondeu novamente no mesmo lugar em que havia sido encontrada. Após sua morte, a igreja caiu em ruínas e foi destruída. A segunda descoberta ocorreu no ano 452. Durante os dias de Constantino, o Grande , dois monges em peregrinação a Jerusalém supostamente tiveram visões de João Batista, que lhes revelou a localização de sua cabeça. Eles descobriram a relíquia, colocaram-na em um saco e voltaram para casa. Ao longo do caminho, eles encontraram um oleiro sem nome e deram-lhe a sacola para carregar, sem dizer o que era. João Batista apareceu a ele e ordenou-lhe que fugisse dos monges descuidados e preguiçosos, com o que ele segurava em suas mãos. Ele o fez e levou a cabeça para casa com ele. Antes de sua morte, ele o colocou em um recipiente e o deu para sua irmã. Depois de algum tempo, um hieromonge chamado Eustathius, um ariano , passou a possuí-lo, usando-o para atrair seguidores para seus ensinamentos. Ele enterrou a cabeça em uma caverna, perto de Emesa. Eventualmente, um mosteiro foi construído naquele lugar. No ano de 452, São João Batista apareceu ao Arquimandrita Marcelo deste mosteiro e indicou onde sua cabeça estava escondida em uma jarra de água enterrada na terra. A relíquia foi levada para a cidade de Emesa e posteriormente transferida para Constantinopla.
  • Terceira descoberta da cabeça de São João Batista (25 de maio). A cabeça foi transferida para Comana da Capadócia durante um período de ataques muçulmanos (cerca de 820) e foi escondida no solo durante um período de perseguição iconoclasta . Quando a veneração dos ícones foi restaurada em 850, o Patriarca Inácio de Constantinopla (847-857) viu em uma visão o lugar onde a cabeça de São João havia sido escondida. O patriarca comunicou isso ao imperador Miguel III , que enviou uma delegação a Comana, onde o chefe foi encontrado. Posteriormente, a cabeça foi novamente transferida para Nyc, e aqui, no dia 25 de maio, foi colocada em uma igreja no tribunal.

De acordo com a tradição antiga, o túmulo de João Batista era em Sebaste, próximo a Nablus dos dias modernos na Cisjordânia , e é feita menção às suas relíquias sendo homenageadas ali por volta de meados do século IV. Os historiadores Rufino e Teodoreto registram que o santuário foi profanado por Juliano, o Apóstata, por volta de 362, com os ossos sendo parcialmente queimados. Parte das relíquias resgatadas foi transportada para Jerusalém , depois para Alexandria , onde, em 27 de maio de 395, foram colocadas na basílica que foi recentemente dedicada a João Batista no antigo local do templo de Serápis . A tumba de Sebaste continuou, no entanto, a ser visitada por peregrinos piedosos, e São Jerônimo testemunha os milagres que ali aconteciam. Hoje, a tumba está alojada na Mesquita Nabi Yahya (" Mesquita de João Batista").

O que aconteceu com a cabeça de João Batista é difícil de determinar. Nicéforo [8] e Simeão Metaphrastes dizem que Herodias o enterrou na fortaleza de Machaerus (de acordo com Josefo). Outros escritores dizem que foi enterrado no palácio de Herodes em Jerusalém; ali, foi encontrado durante o reinado de Constantino e daí secretamente levado para a Emesa , na Fenícia , onde foi escondido, o local permanecendo desconhecido por anos, até que foi manifestado por revelação em 453.

Ao longo dos séculos, houve muitas discrepâncias nas várias lendas e relíquias reivindicadas em todo o mundo cristão. Vários locais diferentes afirmam possuir a cabeça decepada de João Batista. Entre os vários requerentes estão: [9]

  • A tradição católica romana afirma que a cabeça em exibição em San Silvestro in Capite em Roma é a de João Batista, descoberta pela segunda vez, [ verificação falhada ] como também sustentado pelo Papa Bento XVI em agosto de 2012. [10]
  • A tradição islâmica afirma que a cabeça de São João Batista foi enterrada na outrora chamada Basílica de São João Batista em Damasco . O Papa João Paulo II visitou o túmulo de João Batista na Mesquita Umayyad durante sua visita à Síria em abril de 2001. Consequentemente, os muçulmanos também acreditam que Jesus Cristo retornará a este local na Segunda Vinda .
  • Na época medieval, havia rumores de que os Cavaleiros Templários tinham a posse da cabeça, e vários registros de sua Inquisição no início do século 14 fazem referência a alguma forma de veneração à cabeça. [11]
  • A Catedral de Amiens reivindica a cabeça como uma relíquia trazida de Constantinopla por Wallon de Sarton quando ele estava voltando da Quarta Cruzada .
  • Alguns acreditam que está enterrado na Antioquia turca ou no sul da França. [9]
  • A Igreja Ortodoxa Grega de João Batista em Jerusalém exibe um fragmento da Caveira de João Batista. Diz-se que foi encontrado durante uma reforma da igreja feita em 1890.
  • Acredita-se [ por quem? ] que um pedaço de seu crânio está preso no skete Prodromos romeno no Monte Athos .
  • Um relicário no Residenz em Munique, Alemanha, está rotulado como contendo o crânio de João Batista. [12]

Acredita-se que várias outras relíquias de João Batista também existam, incluindo as seguintes:

  • Segundo a tradição, o Evangelista Lucas foi à cidade de Sebaste, de onde tirou a mão direita do Precursor (a mão que batizou Jesus) e a trouxe para Antioquia , sua cidade natal, onde fez milagres. É relatado que a relíquia seria trazida e mostrada aos fiéis na festa da Exaltação da Cruz (14 de setembro). Se os dedos da mão estivessem abertos, era interpretado como um sinal de um ano abundante; se a mão estivesse fechada, seria uma colheita ruim (1º de setembro era o início do ano litúrgico e a época da colheita).
  • Em 7 de janeiro, a Igreja Ortodoxa celebra a Festa da Transferência da Mão Direita do Santo Precursor de Antioquia para Constantinopla em 956 e o ​​Milagre de São João, o Precursor, contra os Hagarines em Chios .
  • Em 1204, após o saque de Constantinopla pelos cruzados , o imperador franco Balduíno deu um osso do pulso de São João Batista a Ottonus de Cichon, que por sua vez o deu a uma abadia cisterciense na França.
  • Diz-se que o braço de João Batista e um pedaço de seu crânio podem ser encontrados no Palácio de Topkapi em Istambul , Turquia .
    • Na época de Mehmed, o Conquistador , o crânio foi mantido em Topkapi, enquanto após sua morte, sua madrasta Mara Branković , uma princesa sérvia, o trouxe para a Sérvia . Em seguida, foi mantido por um tempo no mosteiro de Dionísios no Monte Athos , depois o fragmento de crânio foi enviado para uma ilha próxima a fim de evitar o surto de uma praga; no entanto, a frota otomana apreendeu-o e entregou-o a Hasan Paxá da Argélia , que o manteve em sua casa até sua morte. Em seguida, foi devolvido a Topkapi. O crânio é mantido em uma placa dourada decorada com faixas de ouro com joias e inscrições do antigo sérvio. A placa em si é armazenada em uma caixa de cristal de rocha do século XVI. [13]
    • O braço de João foi trazido de Antioquia para Constantinopla na época de Constantino VII . Foi conservado na capela do imperador no século XII, depois na Igreja da Virgem do Faros , depois na Igreja de Peribleptos na primeira metade do século XV. O enviado espanhol Clavijo relatou que viu duas armas diferentes em dois mosteiros diferentes durante uma visita a Constantinopla em 1404. Com a queda de Constantinopla , os otomanos tomaram posse dela. Em 1484, Bayezid II enviou os cavaleiros de Rodes , enquanto eles mantinham seu irmão Cem cativo em troca. Em 1585, Murad III mandou trazer as armas do castelo de Lefkosia para Constantinopla (doravante conhecida como Istambul). O braço é guardado em um relicário de prata adornado com ouro. Existem várias inscrições no braço: "O amado de Deus" no dedo indicador, "Esta é a mão do Batista" no pulso e "pertence ao (monge) Dolin Monahu" na faixa acima do cotovelo. [13]
  • No ano de 1484, a mão direita do Precursor foi dada pelo filho do Sultão Bayezid II aos Cavaleiros Hospitalários na ilha de Rodes para ganhar sua boa vontade. Os Cavaleiros mais tarde trouxeram a relíquia com eles quando mudaram a Ordem para Malta . Quando Napoleão conquistou Malta em 1798, foi um dos poucos tesouros que o Grão-Mestre Ferdinand von Hompesch teve permissão de remover da ilha. [14] Em 12 de outubro de 1799, após a renúncia de Hompesch, foi entregue, juntamente com os outros tesouros de Malta - o ícone da Madona de Filermos e uma lasca da Verdadeira Cruz - ao imperador russo Paulo I , eleito o novo Grão-Mestre da Ordem de Malta , e levado para a capela do Palácio do Priorado [15] em Gatchina na Rússia. Após a morte de Paulo em 1801, a relíquia foi transferida para o Palácio de Inverno em São Petersburgo e sobreviveu ao ataque ao Palácio de Inverno durante a Revolução Bolchevique de 1917, porque estava na igreja de Gatchina, junto com as outras relíquias dos Cavaleiros , para uma celebração em sua homenagem em 12 de outubro. [14] A relíquia acabou indo para o mosteiro Ostrog em Montenegro e de lá para sua localização atual no Mosteiro Cetinje, também em Montenegro. [16]
  • A mão direita também tem a reputação de ser mantida no mosteiro Dionysiou no Monte Athos .
  • Diz-se que as relíquias de João Batista estão na posse do Mosteiro Copta Ortodoxo de São Macário, o Grande, em Scetes , Egito . [17]
  • Em julho de 2010, um pequeno relicário foi descoberto sob as ruínas de um mosteiro do século V na Ilha de São Ivan , na Bulgária . Arqueólogos locais abriram o relicário em agosto e encontraram fragmentos de ossos de um crânio, uma mão e um dente, que eles acreditam pertencer a João Batista, com base em sua interpretação de uma inscrição grega no relicário. O bispo ortodoxo búlgaro que testemunhou a abertura especulou que as relíquias podem ter sido um presente de uma igreja do século 11 na ilha possivelmente dedicada ao santo. [18] Os restos mortais foram datados por carbono do primeiro século. [ citação necessária ]
  • Um relicário com o dedo de São João Batista está no Museu de Arte Nelson-Atkins em Kansas City, Missouri. [19]
  • Em 29 de agosto de 2012, durante uma audiência pública televisionada no palácio de verão de Castel Gandolfo , o Papa Bento XVI mencionou a inauguração de uma cripta em Sebaste, Samaria, onde o chefe do Batista era venerado desde meados do século IV. [10] Além disso, o Pontífice também observou que a festa religiosa comemora particularmente a transferência desta relíquia , agora consagrada na Basílica de San Silvestro in Capite, em Roma .

Cenas dos eventos em torno da morte de João foram um assunto extremamente comum no tratamento de João Batista na arte , inicialmente mais frequentemente em pequenas cenas de predela , e mais tarde como um assunto para obras independentes maiores. A lista a seguir não tenta ser completa, mas começa com trabalhos com seus próprios artigos, depois inclui muitas das representações mais conhecidas em ordem cronológica (para ver cada trabalho, siga o link através da nota de rodapé): [20]

Com artigos
  • Banquete de Herodes , Donatello , 1427
  • A decapitação de São João Batista , Giovanni di Paolo , 1455–1460, Art Institute of Chicago
  • Salomé com a Cabeça de São João Batista , Ticiano , c. 1515, Galleria Doria Pamphilj , Roma
  • Salomé com a Cabeça de João Batista , Caravaggio , c. 1607–1610, National Gallery , Londres
  • Salomé com a Cabeça de João Batista , Caravaggio , c. 1609, Palacio Real, Madrid
  • A decapitação de São João Batista , Caravaggio , 1608, Valletta Co-Catedral, Malta
  • Festa de Herodes com a decapitação de São João Batista , Bartolomeu Strobel , c. 1630-43, Prado
Outro
  • Festa de Herodes , Mosteiro Daurade, c. 1100, Musée des Augustins , Toulouse .
  • Morte de João Batista , Gilabertus, Catedral de Saint-Etienne, 1120-1140, Musee des Augustins , Toulouse
  • Festa de Herodes , Giotto di Bondone , 1320
  • A Festa de Herodes e a Decapitação do Batista , Mestre da Vida de São João Batista, c. 1300–1330, Museu Metropolitano de Arte
  • Tombamento do Batista , Andrea Pisano , 1330
  • São João Evangelista e histórias de sua vida , Giovanni del Biondo , 1360-70
  • Festa de Herodes , Spinello Aretino , 1385
  • O Banquete de Herodes , Lorenzo Monaco , c. 1400
  • A decapitação de São João Batista , Masaccio , 1426
  • Banquete de Herodes , Masolino da Panicale , 1435
  • Banquete de Herodes , Fra Filippo Lippi , 1452-65
  • A cabeça de João Batista trazida a Herodes , Giovanni di Paolo , 1454, National Gallery , Londres
  • A Festa de Herodes e a Decapitação de São João Batista , Benozzo Gozzoli , 1461-62, Galeria Nacional de Arte
  • A Cabeça de São João Batista , Giovanni Bellini , 1464-68
  • A decapitação de São João Batista , Lieven van Lathem , 1469, Museu J. Paul Getty
  • Festa de Herodes , Heydon, Norfolk , c. 1470, pintura de parede em uma igreja paroquial inglesa
  • Retábulo de São João , Hans Memling , 1474-79
  • Decapitação de João Batista , Andrea del Verrocchio , 1477-80
  • Salomé com a Cabeça de São João Batista , Sandro Botticelli , 1488, Uffizi , Florença
  • Salomé com a Cabeça de João Batista , Cornelis Engelbrechtsz , c. 1490, Museu J. Paul Getty
  • A Cabeça de São João Batista, com Anjos de Luto e Putti , Jan Mostaert , início do século 16, Galeria Nacional , Londres
  • Retábulo de São João (ala esquerda), Quentin Massys , 1507–08
  • A Decapitação de São João , Albrecht Dürer , 1510, Seminário Teológico Cristão , Indianápolis
  • A filha de Herodias , Sebastiano del Piombo , 1510, National Gallery , Londres
  • Salomé , Tilman Riemenschneider , 1500-1510
  • Salomé , Casare da Sesta, 1510–20, National Gallery , Londres
  • Salomé , Giampietrino , c. 1510–30, National Gallery , Londres
  • A Cabeça de São João Batista Trazida a Herodes , Albrecht Dürer , 1511
  • Salome , Alonso Berruguete , 1512–16, Galeria Uffizi , Florença
  • Salomé com a Cabeça de João Batista , Ticiano , c. 1515
  • Chefe de João Batista , Hans Baldung Grien , 1516, Galeria Nacional de Arte
  • Salomé com o chefe de João Batista , Jacob Cornelisz van Oostsanen , Rijksmuseum , Amsterdã
  • Herodias , Bernardino Luini , 1527–31
  • Salomé , Lucas Cranach, o Velho , c. 1530
  • Decapitação de João Batista , Vincenzo Danti , 1569–70
  • Salomé , Giovanni Battista Caracciolo , 1615–20
  • A Festa de Herodes , Frans Francken, o Jovem , c. 1620, Museu Estatal Hermitage
  • Chefe de São João Batista , Juan de Mesa (ca. 1625) Catedral de Sevilha
  • Herodias com a Cabeça de São João Batista , Francesco del Cairo , c. 1625–30
  • A decapitação de João Batista , Matthaeus Merrian, o Velho , 1625–1630
  • Decapitação de St. John , Desconhecido britânico, século 17, Tate Gallery
  • Salomé dançando antes de Herodes , Jacob Hogers, c. 1630–55, Rijksmuseum
  • Salomé apresentada com o chefe de São João Batista , Leonaert Bramer , década de 1630
  • A decapitação de São João Batista , Massimo Stanzione , c. 1634
  • Salomé recebe a cabeça de João Batista , Guercino , 1637, Museu de Belas Artes de Rennes , página da Wikipedia francesa
  • Salomé com a cabeça de João Batista , Guido Reni , 1639-1640
  • The Beheading of John the Baptist , Rembrandt , 1640, The Fine Arts Museums of San Francisco
  • A decapitação de João Batista , Rombout van Troyen , década de 1650, Museu Hermitage
  • St John Reproaching Herodes , Mattia Preti , 1662-66
  • São João Batista antes de Herodes , Mattia Preti , 1665
  • Decapitação de St John , Escola Britânica, século 17, Tate Gallery
  • João Batista Decapitado , Julius Schnorr von Carolsfeld , 1851–1860, Coleção Mundial de Missões
  • A Filha de Herodias Recebendo a Cabeça de João Batista , Gustave Doré , 1865
  • Chefe de São João Batista , Jean-Baptiste Chatigny  [ fr ] , 1869, Museu J. Paul Getty
  • A decapitação de João Batista , Pierre Puvis de Chavannes , c. 1869, National Gallery , Londres
  • Salome , Henri Regnault , 1870, Metropolitan Museum of Art
  • Gustave Moreau :
    • Salomé Dançando antes de Herodes , 1874-76
    • A aparição , 1874-76
    • Salomé , 1876
  • Hérodias , Gustave Flaubert , 1877
  • James Tissot , 1886-96:
    • A filha de Herodias dançando
    • Rei herodes
    • A cabeça de João Batista em uma bandeja
  • Salomé , Franz von Stuck , 1906
  • Salome , Nikolai Astrup
  • Salomé com a cabeça de João Batista , Aubrey Beardsley ,
  • Cronologia de jesus
  • Mensageiros de João Batista

  1. ^ ‹Ver Tfd› Mateus 14: 1–12 , ‹Ver Tfd› Marcos 6: 14–29 , ‹Ver Tfd› Lucas 9: 7-9
  2. ^ Flavius ​​Josephus. Antiguidades judaicas arquivadas em 19/04/2007 na Wayback Machine XVIII, v, 2.
  3. ^ Harmonia dos Evangelhos, Comentário do Novo Testamento do Povo
  4. ^ "Bíblia Online - Nova Versão Internacional" . Biblehub.com . 2011 . Página visitada em 8 de fevereiro de 2021 .
  5. ^ Flavius ​​Josephus , Jewish Antiqities 18. 5. 2. (Tradução por William Whiston). Grego original .
  6. ^ "O Calendário" . 16 de outubro de 2013.
  7. ^ ‹Ver Tfd› Lucas 8: 3
  8. ^ História Eclesiástica de NicephorusI, ix. Ver Patrologia Graeca , cxlv.-cxlvii.
  9. ^ a b Lost Worlds: Knights Templar , documentário de vídeo do 10 de julho de 2006 no History Channel , dirigido e escrito por Stuart Elliott
  10. ^ a b "Bento XVI, Audiência Geral, 29 de agosto de 2012" . Vatican.va. 29 de agosto de 2012. Arquivado do original em 18 de julho de 2014 . Retirado em 25 de dezembro de 2014 .
  11. ^ Sean Martin, os cavaleiros Templários: A história & os mitos da ordem militar legendária , 2005. ISBN  1-56025-645-1
  12. ^ Hooper, Simon (30 de agosto de 2010). "São estes os ossos de João Batista?" . Rede de notícias a cabo. Turner Broadcasting System, Inc . Retirado em 31 de agosto de 2011 .
  13. ^ a b Aydın, Hilmi (16/02/2010). The Sacred Trusts: Pavilion of the Sacred Relics, Museu do Palácio de Topkapi. p. 150. ISBN 9781932099720.
  14. ^ a b Grima, Noel (25 de julho de 2010). "Restabelecendo uma conexão perdida há muito tempo" . Malta Independent . Arquivado do original em 15 de março de 2012 . Página visitada em 24 de junho de 2011 .
  15. ^ Hamer, Galina Puntusova, David. "História do Palácio do Priorado" . history-gatchina.ru .
  16. ^ "Cetinje - A Antiga Capital Real de Montenegro | Relíquias" . A cidade de Cetinje. Arquivado do original em 9 de outubro de 2011 . Página visitada em 24 de junho de 2011 .
  17. ^ "O Mosteiro de São Macário, o Grande" . www.stmacariusmonastery.org .
  18. ^ Restos mortais de João Batista encontrados, afirmam os arqueólogos arquivados em 06/08/2010 na máquina de Wayback , 3 de agosto de 2010
  19. ^ “Relicário com o Dedo de São João Batista - Museu Nelson-Atkins” . Flickr .
  20. ^ Página da web intitulada "Links para imagens de Salomé / Herodes / a morte de João Batista" no site The Text This Week , acessado em 11 de fevereiro de 2007

  • Decapitação do Ícone Precursor e Sinaxarion da festa (Ortodoxa Oriental)
  • A decolação de São João Batista da Lenda Dourada (1275)
  • Decapitação de São João Batista do Prólogo de Ochrid
  • Primeira e segunda descoberta da cabeça do precursor
  • Terceira descoberta do chefe do precursor
  • 7 de janeiro Sinaxia de João, o Precursor - relatos de várias relíquias

Decapitação de João Batista

Vida de Jesus : Ministério

Precedido pela
rejeição de Jesus
Ministério de Jesus

Eventos do Novo Testamento
Sucedido por
Trazer um Ministério de Espada
de Jesus

Por que joão batista foi decapitado