Quais os principais personagens e os fatos mais marcantes da descoberta das máquinas térmicas

A raiz do termo ciência vem da palavra em latim scientia, que significa erudição, conhecimento desenvolvido a respeito de algo. A ciência não deve ser interpretada como a técnica desenvolvida pelo homem, mas, sim, como o conhecimento teórico profundo a respeito de determinado fenômeno oriundo de experimentos e linguagem matemática.

Evolução da Física

A Física começou a se desenvolver como ciência a partir do momento em que o homem deixou de analisar os fenômenos naturais como obras de divindades e passou a entendê-los como naturais. O início do desenvolvimento do pensamento científico pode ser considerado a partir da atuação dos filósofos gregos, como Aristóteles, que se dedicou à obervação da natureza e à compreensão de seus fenômenos.

Por meio de Aristóteles e de muitos outros filósofos, inúmeros fenômenos foram explicados e mostrados para o mundo. Mesmo que as explicações dadas pelos filósofos pareçam absurdas para nós hoje, precisamos entender que a ciência trabalha com a verdade estabelecida no momento. Para a realidade daqueles homens, dizer, por exemplo, que objetos mais pesados chegam ao chão primeiro que objetos mais leves quando lançados da mesma altura era a verdade absoluta.

Desenvolvimento da Física a partir do século XVI

Com o passar do tempo, novos homens e mulheres foram contribuindo para a construção do saber científico, sempre fundamentados nos acertos ou erros de seus antecessores. Um momento muito importante para a ciência foi o advento do método científico, em que os fenômenos deveriam ser analisados por meio de experimentos e explicados por meio de um padrão matemático. Com isso, os possíveis erros cometidos nas explicações seriam evitados. Galileu Galilei é considerado o precursor do método científico, pois, a partir dele, no século XVI, a ciência começou a trabalhar com o “ver para crer”.

Johannes Kepler é outro grande nome da Física. O astrônomo alemão, contemporâneo de Galileu, a partir de dados astronômicos obtidos após anos de observações, descreveu de forma inédita o movimento dos planetas ao redor do Sol. As leis de Kepler revolucionaram a Astronomia e a forma do homem de entender o universo.

Outro personagem extremamente importante para a história da Física é Isaac Newton, que desenvolveu as chamadas Leis de Newton, a base da Mecânica. Newton desenvolveu ferramentas de cálculo integral e diferencial, além de potencializar equipamentos como lunetas e telescópios.

No século XVIII, os estudos em Termodinâmica foram cruciais para que houvesse a Revolução Industrial. A Termodinâmica propõe o estudo do funcionamento e rendimento de máquinas térmicas.

Era do Eletromagnetismo

Foi no século XIX que a Física voltou-se para a compreensão e consequente desenvolvimento de tecnologias fundamentadas em fenômenos elétricos e magnéticos. Nessa época, destacaram-se as contribuições de Michael Faraday, Nikola Tesla e James Maxwell.

Era moderna

Um dos maiores nomes da ciência do século XX é, sem dúvidas, Albert Einstein. A teoria da relatividade e a explicação do efeito fotoelétrico são as maiores contribuições desse físico alemão, que também marcou a história por meio de seus exemplos de humanidade.

Atualmente, os principais estudos de Física trabalham com assuntos extremamente complexos, geralmente envolvendo Mecânica Quântica e a tentativa de uma mais perfeita compreensão da formação do universo.

Existem muitos outros personagens que de algum modo geraram mudanças profundas na História da Ciência e na História da Física. Logo mais abaixo você encontrará textos mais específicos sobre a trajetória e as principais contribuições dos Grandes Nomes da Física. Bons estudos!

As máquinas térmicas são dispositivos capazes de converter energia térmica em energia mecânica, sendo utilizadas principalmente como meios de transporte e nas indústrias. Podemos citar como exemplo os veículos automotores, a máquina a vapor e a turbina a vapor. É impossível imaginar nossa vida sem esses dispositivos, que a cada dia estão mais aprimorados.

O primeiro dispositivo que utilizava esse mesmo princípio de funcionamento foi a máquina de Herón, no século I d.C. Em 1698, Thomas Savery criou a primeira com utilidade prática, que era usada para retirar água das minas. Posteriormente, por volta de 1712, essa máquina de Savery foi aperfeiçoada por Thomas Newcomen e passou a ser utilizada também para elevar cargas.

No entanto, as máquinas térmicas obtiveram destaque de fato apenas no século 18, quando James Watt (1736 – 1819), em 1763, criou uma máquina que possuía maior eficiência do que as que eram até então conhecidas. Assim, elas passaram a ser utilizadas na indústria e em larga escala, o que foi de enorme contribuição para a Revolução Industrial.

Foi em 1804 que as máquinas a vapor passaram a ser utilizadas para locomoção. A locomotiva a vapor, construída por Richard Trevithick, era capaz de transportar 450 pessoas a uma velocidade de 24 km/h, velocidade bem menor que a que estamos acostumados atualmente. Depois da locomotiva, vieram os carros, o primeiro foi produzido em 1885, pelo Engenheiro Alemão Karl Benz, e possuía motor a gasolina.

Mapa Mental: Máquinas Térmicas

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

As máquinas térmicas foram fundamentais para o desenvolvimento tecnológico da humanidade, a começar pela Revolução Industrial, os meios de transporte e a produção de energia. Atualmente é impossível imaginar nossas vidas sem esses dispositivos, que, a cada dia, estão sendo mais aprimorados, contribuindo, assim, para a nossa qualidade de vida.

* Mapa mental por Me. Rafael Helerbrock

Por Mariane Mendes

Graduada em Física