Que darei eu por todos os benefícios

"Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito"? (Salmos 116, 12) Imaginem o salmista pensando: O que darei eu ao Pai da Eternidade, ou seja, aquele que criou a Eternidade? O que darei ao Dono do ouro e da prata? O que darei ao Senhor que rege as estrelas e o espaço? O que darei ao Senhor que sonda a nossa mente e coração, e sabe o que estamos pensando? O que darei ao Senhor que é Dono de Tudo? O que darei ao Senhor, que sabe desde que a terra foi criada, quantos homens e mulheres já passaram por ela? O que darei ao senhor, que restaura e traz o homem fazendo-o ser uma nova criatura ? Pense agora você? O que você vai dar ao Senhor por tudo que Ele já te beneficiou, segundo a graça D'Ele? Agora pense de novo: Ele nos enviou Seu Filho para dar a vida eterna aos que pela fé crêem. Quer benefício maior que esse? (PR. Daniel ) "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".

(João 3, 16)

Pr. Daniel Vieira da Silva

Que darei eu ao SENHOR

Tema: O TESOURO ESCONDIDO É TUDO QUE PODEMOS DAR A DEUS COMO GRATIDÃO

“Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR.”
Salmos 116:12 e 13

“Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.”
Mateus 13:44

INTRODUÇÃO

A verdade é que durante toda a história do homem, o homem nunca conseguiu retribuir a Deus tudo que Deus lhe fez. Nunca encontrou nada em que pudesse dizer: “Achei algo em que posso retribuir a Deus.” Veja a pergunta do salmista: Não é simplesmente dar. Dar por dar, mas dar por todos os benefícios que me tem feito. O homem conseguiu achar o que dar? Não.

O Senhor tirou o povo de Israel mas o povo sempre reclamou no Deserto. Deus disse que daria uma terra boa ao povo, não só isso, mas uma terra que mana leite e mel, mas o povo reclamou dos gigantes que havia na terra.

Nos livros dos profetas (Isaías cap. 1), vemos o povo oferecendo sacrifícios que não agradavam a Deus. O coração do homem não era reto, o pecado do homem o impossibilitava de retribuir a Deus. Sua oferta não chegava a Deus. O que dar a Deus? Algo precisava ser descoberto .

DESENVOLVIMENTO

A pergunta do salmista é a pergunta do homem que percorreu toda a história da humanidade.

E é a pergunta para nós respondermos neste mês da Dedicação. Que daremos ao Senhor por tudo que Ele tem nos feito?

Só Jesus poderia dar ao homem, através do seu sangue, a condição de ser grato a Deus. Só Ele levou um povo a encontrar a mesma resposta do salmista: Um tesouro escondido . Há 2 relações da resposta do salmista com a parábola do tesouro escondido.

1º relação: Tomarei o cálice da Salvação – um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu, e pelo gozo dele
O ato é tomar o cálice. Quando achamos este tesouro e escondemos, tomamos o cálice da Salvação e fomos cheios do Gozo. O Espírito Santo encheu o nosso coração de gozo. Ele é este Gozo. Porque só o Gozo nos faz vencer, lutar, batalhar. Foi o Gozo que fez aquele homem ir.

2º relação: Invocarei o nome do SENHOR – Vende tudo quanto tem, e compra aquele campo
O processo é invocar o nome do Senhor. É um futuro. O nosso gozo nos faz ter um compromisso com Deus de hoje em diante. Só estamos invocando o nome do Senhor se nos desfizermos de tudo desta vida e adquirirmos este campo. Se deixarmos para trás a velha vida, o pecado, os velhos valores. É um processo.

CONCLUSÃO

Se o homem se desfizer de tudo que tem e comprar este campo, aí sim ele invocou o nome do Senhor.
Ser grato ao Senhor não é só achar este tesouro, é se desfazer de tudo que tem e adquirir este campo que é a Obra do Espírito .

Mas, voltando a pergunta, que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? O salmista não escreveu o que podia dar a Deus porque o homem não pode dar nada de si mesmo ou desta vida para retribuir a Deus. O salmista não disse que tinha achado algo que pudesse dar.

Que darei eu por todos os benefícios

Mas ele encontrou uma resposta, e a sua resposta, profeticamente, apontava para uma profecia que levaria uma igreja a achar um tesouro escondido (tomar o cálice), e pelo gozo dela (O gozo é o Espírito Santo), ir e se desfazer de tudo quanto tem e comprar aquele campo (invocar o nome do Senhor).

Que nome? Qual o nome do Senhor que invocamos? Quando é que invocamos o nome do Senhor?

Quando dizemos: Maranata! O Senhor Jesus vem!

Bruno Rocha
Maceió/AL

Que darei eu por todos os benefícios
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais conteúdo

Jesus a grande pedra de testemunho – Josué 24:26-27a

Um coração sincero e generoso – II Reis 10:15-16

O servo que luta na revelação vencerá – I Samuel 17:38-45

Carta à Igreja de Sardes – Apocalipse 3:1-6

Efésios 3:17-19 – Amor de Deus

Simão, o Cireneu – Lucas 23:26

O Pardal solitário – Salmos 102:7

Ester 4:16 – Se perecer, pereci

Que darei eu ao Senhor? – Salmo 116:12–14

Gênesis 19:17 – Abraão e Ló

  • Que darei eu por todos os benefícios
    08 de julho de 2010
  • Visualizações: 224811
  • Que darei eu por todos os benefícios
    comente!
  • +A
  • -A
  • Que darei eu por todos os benefícios
    compartilhar

"Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito?" (Sl 116.12). Vemos neste texto, o salmista preocupado e perguntando a si mesmo, o que daria ao Senhor pelos benefícios recebidos. Enquanto muitos estão querendo ser agradados; é bom preocuparmos em agradar ao Senhor. O sentido real de culto e adoração é entregar, oferecer, doar ao Senhor. A primeira vez que o verbo adorar aparece na bíblia é em Gênesis 22.5, quando Abraão ia entregar o seu filho Isaque. Ele estava subindo para sacrificá-lo ao Senhor; estava oferecendo a Deus o que tinha de melhor. Isso sim, é adorar; isso sim, é cultuar ao Senhor; e não somente pedir. Muitos crentes ao sair de casa para irem ao culto dizem: "hoje quero receber algo" e realmente estamos sempre recebendo algo da parte do Senhor, pois isso é bíblico (Mateus 7.8). Entretanto, não podemos inverter as prioridades; primeiro "[...] o reino de Deus e sua justiça", depois as nossas necessidades (Mateus 6.33). "Ninguém apareça de mão vazias perante mim", essa era a exigência em Êxodo 23.15. O Senhor está sempre pedindo algo de nós. Feliz aquele que está sempre pronto a oferecer. Tomarei o cálice da Salvação – O salmista estava assumindo um compromisso de viver uma vida comprometida com o reino de Deus. A expressão ‘tomar o cálice’, mostra que ele bem sabia que isso implicaria em uma renúncia total ao mundo e seus deleites. Não obstante, muitos tentarem facilitar o caminho para o céu através de atalhos e outros artifícios, ainda existem aqueles que estão dispostos a atentar para uma tão grande salvação (Hebreus 2.3). Invocarei o nome do Senhor – Mesmo quando muitos se fiam em socorros terrestres, o Senhor se alegra daqueles que confiam em seu nome e reconhece que é vão o socorro do homem; enquanto muitos confiavam em carros e cavalos, os que confiam no Senhor jamais farão da carne o seu braço forte (Jeremias 17.5), mas invocarão o nome do Senhor. Isso fala de uma vida de fé, que realmente agrada a Deus (Hebreus 11.6). Pagarei os meus votos – Certamente havia alguns votos que estavam no esquecimento, mas agora nascia um sentimento verdadeiro que fazia com os votos não cumpridos fossem lembrados. É bom não esquecermos de cumprir nossos votos. No momento da tormenta e da dor, fazemos votos que são facilmente esquecidos quando tudo se faz bonança. Faça uma introspectiva e veja se existe algum voto por cumprir com aquele que sempre atende aos nossos pedidos. Creio que ao ler essas linhas, o Espírito Santo toca em você e te comunica algo que Ele está esperando de ti. Não sei o que o Senhor te pede nesta hora, mas tenho certeza que alguma coisa você precisa entregar ao Senhor. Talvez não seja o Isaque, como no caso de Abraão, ou metade das riquezas, como no caso do jovem rico; talvez seja apenas os cinco pães e dois peixes, mas certo é, ele te pede algo. “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti [...]” (Miquéias 6.8).

vidacristavitoriosa.blogspot.com

Que darei eu por todos os benefícios

Cleosmar Berto Machado

Cuiaba - MT
Textos publicados: 18 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

  • Que darei eu por todos os benefícios
    08 de julho de 2010
  • Visualizações: 224811
  • Que darei eu por todos os benefícios
    comente!
  • +A
  • -A
  • Que darei eu por todos os benefícios
    compartilhar

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.

Que darei eu por todos os benefícios


Que darei eu por todos os benefícios