São quantos dias de período fértil

O primeiro passo para engravidar é garantir que o óvulo e o esperma possam se encontrar, o que pode ser mais complicado do que parece. Afinal, se você está quer ter um filho, o momento em que você e seu parceiro têm relações sexuais é crítico. Isso porque, ao contrário da crença popular, você não pode engravidar todos os dias do seu ciclo. Na verdade, há um pequeno número de dias do ciclo menstrual de uma mulher em que é possível conceber. Estamos falando do período fértil, que é justamente o espaço de tempo em que a mulher tem mais chances de engravidar.

O que significa período fértil?

Enquanto o homem produz espermatozoides o tempo todo, a mulher só libera um ou dois óvulos uma vez por mês. Por isso, o período fértil corresponde aos dias no ciclo menstrual em que a gravidez é possível, sendo o momento ideal para a mulher engravidar. É neste período o momento da concepção. O óvulo maduro sai do ovário para as trompas de Falópio em direção ao útero, e pode ser penetrado por um espermatozoide, dando início a uma gravidez. Como a sexualidade feminina ainda é considerada um tabu para muitas pessoas, é comum que as mulheres ainda tenham muitas dúvidas em relação ao período fértil e ao ciclo menstrual, como por exemplo:

Como funciona o ciclo menstrual?

O ciclo menstrual começa no dia em que o fluxo menstrual se inicia e termina no dia que antecede o primeiro dia do próximo ciclo. Os folículos ovarianos começam a crescer nesse início do ciclo, até que um folículo cresce mais que os outros, atingindo a dominância, e se rompe, fenômeno conhecido como ovulação. Ao romper, o óvulo é liberado e é então capturado pelas tubas uterinas, e é nas tubas que esse óvulo encontra o espermatozoide e é fertilizado.

A fertilização acontece se, ao ser capturado pela tuba, esse óvulo encontrar ali um espermatozoide. E o tempo de sobrevivência dos óvulos e espermatozoides é um fator determinante desse período fértil. O espermatozoide vive por aproximadamente 5 dias, enquanto o óvulo pode ser fertilizado pelo espermatozoide por cerca de 24 horas depois de sua ovulação, fazendo com que a gestação só seja possível se a relação sexual ocorrer nos 5 dias antes da ovulação ou no dia dela.

No entanto, vale dizer que a maior probabilidade de gravidez acontece se a relação sexual ocorrer nos dois dias que antecedem a ovulação e no dia dela. Ocorrendo a fertilização, o embrião é formado e em 5 a 6 dias ele vai migrando até chegar no útero, onde ele então implanta. Caso a fertilização não aconteça, aproximadamente 14 dias após a ovulação a mulher menstrua.

Quando ocorre o período fértil e quantos dias dura o período fértil?

Essas dúvidas sobre o período fértil são bastante frequentes para às mulheres que querem engravidar. No que diz respeito à quando ocorre o período fértil, as regras básicas antigas indicam que a ovulação ocorre na metade do ciclo. No entanto, o tempo de ovulação pode diferir muito de mulher para mulher e até de ciclo para ciclo, dependendo da duração e consistência do ciclo e de quaisquer influências externas, como estresse ou desnutrição.

Por exemplo, supondo um ciclo menstrual de 28 dias perfeitamente regular, a ovulação ocorrerá 14 dias após a menstruação. Contudo, a grande maioria das mulheres não possui ciclos de 28 dias completamente previsíveis, e a ovulação pode ocorrer a qualquer momento durante um ciclo, precisando olhar além dos dados do período para entender quando ocorre a ovulação. Em relação a quantos dias dura o período fértil, é sabido que ele compreende os cinco dias antes da ovulação e o dia da ovulação, totalizando, então, 6 dias de duração.

São quantos dias de período fértil

Como calcular o período fértil?

Para conseguir calcular o período fértil é importante determinar a duração do ciclo menstrual. A duração normal do ciclo menstrual varia entre 21 e 35 dias. Novamente, o primeiro dia do fluxo menstrual é considerado o primeiro dia do ciclo, e a ovulação ocorre 14 dias antes da próxima menstruação. O período fértil abrange 5 dias antes e o dia da ovulação.

Vamos a um exemplo. Se você apresentar ciclos de 30 dias, é esperado que sua ovulação ocorra no 16º dia do ciclo. Logo, o período fértil irá do dia 11º ao 16º dia do ciclo. Esse cálculo funciona bem se a mulher apresenta ciclos regulares. Entretanto, para as mulheres que apresentam os ciclos irregulares, tentar predizer o período fértil não é fácil. Se em um mês a mulher apresenta ciclos de 24 dias e no outro de 35 dias, como saber qual será a duração desse mês? Se você apresentar ciclos irregulares, fazer o cálculo não vai te ajudar muito. Melhor é que consiga detectar a ovulação.

Quem toma anticoncepcional tem período fértil?

Quando tomadas todos os dias no mesmo horário, as pílulas anticoncepcionais são mais eficazes na regulação do seu ciclo menstrual. Com isso, quem faz uso do método contraceptivo dessa forma, não tem período fértil e, portanto, não ovula, diminuindo a chance de engravidar. Isso porque, como não existe um óvulo maduro, este não pode ser fecundado.

E como saber se estou ovulando?

Saber quando você vai ovular pode ajudá-la a planejar o momento mais apropriado para ter relação sexual. Acima expliquei como calcular seu período fértil. No entanto, há outras formas de se detectar o período próximo da ovulação, e as principais são:

Mudança no muco que sai pela vaginal

O muco que sai pela vagina é o muco cervical, do útero. Conforme vai chegando próximo à ovulação, o muco vai se tornando mais abundante, elástico, transparente, como a clara do ovo. Esse muco começa a surgir 5 a 6 dias antes da ovulação e atinge um pico 2 a 3 dias antes dela. Esse muco tem por finalidade principal facilitar o trajeto do espermatozoide pelo trato genital da mulher. O período em que esse muco aparece é um bom momento para ter relação sexual, pois costuma corresponder ao período fértil.

Dor da ovulação

Outro sintoma da ovulação é a dor em baixo ventre. Esse não é um sintoma que todas as mulheres apresentam, e as que apresentam podem não ter em todos os ciclos, mas quando presente e precedida do muco, ela pode ser útil na identificação do final do período fértil.

Kit de ovulação

Na farmácia podemos encontrar kits que detectam a ovulação. Esses kits contêm fitas de testes de urina que devem ser utilizadas diariamente alguns dias antes de quando se espera que ovule. A fita detecta o pico de LH, hormônio que desencadeia a ovulação 36 horas após seu pico. Detectando o pico na fita, o casal deve ter relação sexual.

Qual deve ser a frequência das relações sexuais?

Há alguns anos acreditava-se que a abstinência sexual ideal para uma boa qualidade do sêmen era de 2 a 5 dias. Hoje em dia, os estudos mostraram que a abstinência maior que 5 dias talvez piore os parâmetros do sêmen, mas a ejaculação mesmo que diária não compromete a qualidade. A chance de gravidez aumenta com o aumento da frequência das relações sexuais, sendo máxima quando as relações sexuais acontecem a cada 1 ou 2 dias. No entanto, sabemos que é difícil exigir uma frequência alta de relações sexuais. Temos que considerar que isso representaria uma pressão grande para o casal e poderia apenas causar mais ansiedade e desgaste. Portanto, uma orientação mais razoável seria manter pelo menos duas relações sexuais por semana e tentar aumentar a frequência nos dias próximos ao período fértil.

Recomendações gerais

Para quem quer engravidar, é muito importante que se atente ao seu corpo, aos seus ciclos, aos sinais da ovulação. A mudança do muco para um padrão semelhante à clara de ovo é um bom sinal de ovulação. Na dúvida, os kits de ovulação podem ser utilizados. Para ajudá-la a aprender mais sobre seus ciclos, anote todos as observações sobre ele em um diário ou aplicativo. Anote a data de início e término do fluxo menstrual, quando começou a aparecer muco, se teve dor em baixo ventre e qualquer outro sintoma que lhe parecer importante.

Quanto mais tempo você tiver de ciclos registrados, mais o padrão se evidenciará. E se você apresentar ciclos irregulares, fique atenta aos sinais de ovulação. Ciclos irregulares estão associados a ciclos anovulatórios, ou seja, ciclos em que a ovulação não ocorre e, consequentemente, a gestação se torna praticamente impossível. É recomendado que você procure um especialista se está apresentando dificuldade para engravidar e ciclos irregulares.

Para engravidar ou evitar uma gravidez indesejada, a mulher deve ficar atenta ao seu período fértil. É durante essa fase que acontece a fecundação, com o encontro entre o gameta masculino (espermatozoide) e o gameta feminino (óvulo). O período fértil está diretamente ligado à menstruação e, assim como o fluxo menstrual, acontece todos os meses. Veremos agora quanto tempo depois da menstruação o corpo permanece apto para gerar um bebê.

Período fértil, ciclo menstrual e menstruação: o que tem a ver?

O ciclo menstrual é o intervalo entre uma menstruação e outra e começa a ser contado a partir do primeiro dia da menstruação daquele mês até o primeiro dia da menstruação seguinte.

Algumas mulheres têm ciclos regulares, com dias certos entre as menstruações. Outras não apresentam esse intervalo de forma rigorosa. Possuem ciclos irregulares, com intervalos que variam bastante sem seguir uma média.

Até aqui, você viu que o ciclo menstrual e a menstruação estão interligados. E o que tem a ver o período fértil com esses dois termos? Tem tudo a ver. O período fértil acontece, quase sempre, na metade do ciclo menstrual. Se a mulher tem um ciclo de 28 dias, o período fértil acontece por volta do 14º dia do ciclo. 

Mulheres que não têm certeza sobre o seu ciclo devem anotar em um calendário o primeiro dia da menstruação e o primeiro dia da próxima menstruação, durante uns 6 meses. Assim, ela terá mais certeza sobre a regularidade do seu ciclo.

Então, o ciclo menstrual é o tempo entre uma menstruação e outra. Enquanto o período fértil é quando a menstruação já foi embora e o corpo está pronto para liberar o óvulo e, caso esse óvulo seja fecundado, gestar um lindo bebê.

Se o período fértil acontece depois da menstruação, quantos dias após o fluxo menstrual ele começa? Para visualizar melhor essa pequena conta, sugiro usar um calendário e anotar o primeiro dia da sua penúltima menstruação e o dia seguinte da sua última menstruação, ou da próxima, caso você saiba certinho quando ela deverá chegar.

Vamos lá. Normalmente, o período fértil da mulher acontece por volta da metade do ciclo menstrual, como já vimos no tópico anterior. Então, basta contar entre 10 e 14 dias após o primeiro dia da menstruação e você terá um momento propício para engravidar.

É uma conta simples, mas que pode confundir um pouco, principalmente quando a mulher não tem um fluxo menstrual bem definido ou quando o seu ciclo é bagunçado, o que é bem comum. Mesmo assim, é importante usar esse número de dias para ter um parâmetro pelo qual se basear.

São quantos dias de período fértil

É possível engravidar durante a menstruação?

Não é possível e para entender isso vamos definir a menstruação. O sangue menstrual que a mulher libera todos os meses acontece justamente porque não houve gravidez. 

O período fértil não é apenas a liberação do óvulo. É também a preparação completa do útero para acomodar e gerar uma criança. 

O corpo da mulher se programa para este evento. Quando isso não acontece, o endométrio (camada que reveste a parede interna do útero) se desprende e é liberada junto com outros tecidos uterinos, originando a menstruação.

Qual a probabilidade de engravidar após o período fértil?

Essa também é uma dúvida muito comum entre as mulheres. Na verdade, a mulher só engravida durante o período fértil porque é quando há a liberação do óvulo. Agora, o que pode acontecer é o ato sexual antes do período fértil, resultando em uma gravidez, às vezes, indesejada.

Explico: o espermatozoide tem uma sobrevida de até 4 dias dentro do útero da mulher. Caso ela mantenha relações sexuais alguns dias antes de entrar no período fértil, é possível que o seu óvulo encontre aquele espermatozoide circulando por ali e gere uma gravidez.

Engravidar depois do período fértil também pode acontecer desta forma. Supondo que você tenha certeza de que está no seu último dia fértil e, então, no dia seguinte mantém relações sexuais sem preservativo.

Caso o seu óvulo tenha sido liberado justamente no último dia fértil, ele permanecerá vivo por cerca de 24 horas e poderá encontrar o espermatozoide, liberado após o ato sexual sem camisinha. 

Também pode ser que a mulher não saiba que está dentro do período fértil e acabe engravidando. É muito comum quando ela tem um ciclo irregular ou quando se engana na hora de fazer o cálculo dos seus dias férteis.

É importante lembrar que o nosso organismo não funciona como um relógio, com exatidão de acontecimentos. Inúmeras variações e alterações podem acontecer até mesmo com mulheres que possuem ciclos regulares.

Como eu sei que estou no período fértil?

Para identificar melhor os dias em que está no período fértil ou não, temos algumas dicas que, juntas, aumentam a eficácia dessa informação. O que você deve observar:

  • A vagina libera um muco mais grosso e gelatinoso, sem cor e sem cheiro. Esse muco deixa o ato sexual mais agradável;
  • O seu apetite sexual aumenta;
  • A vontade de comer doces e frituras também fica mais forte;
  • Você sente seu corpo mais quente do que nos outros dias;
  • Você fica mais irritada, aborrecida sem motivo;
  • É possível que você sinta alguma pontada na região do ventre, como uma pequena cólica passageira;
  • Seu rosto fica mais oleoso, fazendo com que cravos e espinhas surjam com facilidade.

Algumas mulheres associam estes sintomas a uma possível tensão pré-menstrual (TPM) antecipada. Mas, na verdade, é o corpo que está se preparando para liberar o óvulo, receber o espermatozoide, realizar o encontro entre eles e iniciar uma gravidez.

Lembra que dissemos que o organismo da mulher se prepara para este evento? Todos esses sinais são resultado das funções biológicas do corpo, do gasto de energia e da ação dos hormônios, todos envolvidos nesse processo que acontece todos os meses.

E, quando não acontece, a menstruação desce, como também já explicamos anteriormente. 

É muito importante saber todas essas informações sobre o seu corpo. Apesar de serem conceitos básicos, ainda são muito envoltos em dúvidas, preconceito e desinformação, principalmente por causa da resistência da sociedade em falar sobre o assunto. 

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre esta ou outra questão envolvendo a sua intimidade ou fertilidade, não deixe de consultar o seu ginecologista.