Um sistema pode ser definido como um conjunto de partes coordenadas

SEÇÃO 1

O que é Sistema?

A teoria dos sistemas foi formulada pelo biólogo alemão Ludwing Von Bertanffy, publicado em 1968.

Veja como ele definiu sistema:

"Um sistema pode ser definido como um complexo de elementos em interação."

Após sua formulação, outros autores formularam outras Teorias dos Sistemas.

Observe as outras definições de sistema a seguir:

  • “sistema é um conjunto de partes coordenadas, que concorrem para a realização de um conjunto de objetivos”
  • “sistema é um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo”;
  • “sistema é um conjunto de componentes e processos que visam transformar determinadas entradas em saídas”.

São conceitos aplicados a inúmeras situações do mundo. São úteis e genéricos o bastante para definir sistemas orgânicos, sociais, econômicos, políticos, matemáticos, físicos e outros. A funcionalidade desse sistema depende da necessidade, problema, que precisa ser solucionada.

As atividades de um sistema

Todo sistema é composto por entradas, mecanismos de processamentosaídas e a realimentação (feedback), conforme ilustrado na figura.

Um sistema pode ser definido como um conjunto de partes coordenadas

FIGURA 1.1 - ATIVIDADES DE UM SISTEMA FONTE: Rebouças de Oliveira, 1993, p. 24


Um sistema pode ser decomposto em partes menores?

Um sistema pode ser dividido em subsistemas. Cada subsistema tem sua funcionalidade, sendo requisitado quando necessário. Um sistema pode ser uma união de subsistemas, formando um sistema completo. Essa visão de sistemas e subsistemas contribui para que sistemas grandes possam ser melhor compreendidos quando seus subsistemas são estudos separadamente.

E uma organização, pode ser considerada um sistema?

Uma organização é uma estrutura social formal e estável, que emprega recursos do ambiente e os processa para produzir saídas. Toda organização tem entradas, trabalho, processamentos e saídas, produtos ou serviços que serão consumidos por agentes.

Abaixo temos uma tabela que exemplifica esse sistema em vista na organização:

QUADRO 1.1 - EXEMPLOS DE SISTEMAS ORGANIZACIONAIS

Um sistema pode ser definido como um conjunto de partes coordenadas


Após uma definição de sistema, veja a seguir a definição e caracterização de um sistema de informações.

SEÇÃO 2

Quais as características de um sistema de informações?

Sistema de informação é um conjunto de componentes inter-relacionados, desenvolvidos para coletar, processar, armazenar e distribuir informação, uma combinação estruturada de informação, recursos humanos, tecnologias de informação e práticas de trabalho, organizado de forma a permitir o melhor atendimento dos objetivos da organização. São exemplos de SI: Sistemas de informação de clientes, sistemas de informações acadêmicas, sistemas de informações de recursos humanos, sistema de gestão de estoques, etc. As atividades de um sistema, são definidas como: entrada, processamento, saída e realimentação.

A entrada refere-se em captar e juntar dados primários, Independentemente do sistema envolvido, o tipo de entrada é determinado pela saída desejada do sistema.

O processamento envolve a conversão ou transformação dados nas saídas úteis e desejadas pelo usuário.

A saída envolve a etapa na qual a informação propriamente dita é emitida, é a etapa que realmente interessa ao usuário do sistema.

A realimentação (feedback) é uma saída usada para fazer ajustes ou modificações nas atividades de entrada ou no processamento. A realimentação também ocorre quando o sistema gera saídas que demandam uma tomada de decisão que provocará uma nova entrada no sistema.

Deixando claro que não necessitamos de um computador para ter um sistema de informações, um simples arquivo com fichas em ordem alfabética pode ser considerado como um sistema de informações. No passado, quando os computadores começaram a ser utilizados para dar suporte a sistemas de informação, a abordagem de sistemas era essencialmente técnica. Era essa uma época em que o indivíduo deveria adaptar-se ao que a máquina era capaz de fazer. A principal preocupação dos profissionais de tecnologia estava em como programar computadores de modo a levá-los a processar dados e informações. Ao usuário restava a oportunidade de poder usar o que o computador era capaz de oferecer. Hoje, essa perspectiva, apesar de importante, é insuficiente para que se possa garantir que o sistema seja bem-sucedido. Um sistema de informações é um produto de três componentes: tecnologia, organizações e pessoas. Essa visão mais abrangente dos sistemas de informação é conhecida como abordagem sociotécnica.

Acompanhe a Figura 1.2 e mais adiante o detalhamento de cada um desses componentes

Um sistema pode ser definido como um conjunto de partes coordenadas

FIGURA 1.2 - COMPONENTES DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES


As organizações podem ser vistas como uma grande coleção de processos operacionais e administrativos. Os processos operacionais são aqueles que criam, produzem e entregam os bens e serviços que são consumidos pelo mercado, enquanto os processos administrativos são responsáveis pelo planejamento e controle da condução dos negócios. Esses processos seguem uma série de procedimentos que podem estar formalizados e escritos, ou compor práticas de trabalho informais. Muitos desses procedimentos organizacionais são incorporados aos sistemas de informação

As pessoas são os usuários efetivos, que usam as informações de um sistema para executar seu trabalho. São as pessoas que possibilitam as entradas no sistema, utilizam suas saídas, enfim, tornam o sistema produtivo.

tecnologia é o meio pelo qual os sistemas de informação podem ser implementados. Deve ser vista como ferramenta e não ter um fim em si mesma. A tecnologia envolve o computador propriamente dito e demais equipamentos (hardware), os programas de computadores (software), as tecnologias de armazenamento para organizar e armazenar os dados (bancos de dados) e os recursos de telecomunicações que interconectam os computadores em rede.

Para finalizar, lembramos que o estudo de sistemas de informação deve sempre contemplar as três diferentes perspectivas sugeridas pela abordagem sociotécnica: organizações, pessoas e tecnologias. Dessa forma haverá melhores condições para garantir o sucesso dos sistemas de informação nas organizações.

SEÇÃO 3

Como avaliar se um sistema de informações é bem-sucedido?

Os sistemas bem-sucedidos devem proporcionar ganhos que, no mínimo, devem equivaler aos esforços despendidos. Deve-se então ter a preocupação com o desempenho dos sistemas de informação.

 Veja a seguir uma forma de realizar essa avaliação por meio de alguns indicadores de sucesso:

  • rentabilidade – existe quando os benefícios do sistema ultrapassam seus custos;
  • desempenho – ocorre quando o sistema melhora a qualidade das decisões de seu usuário;
  • áreas de aplicação – um sistema é bem-sucedido quando é aplicado aos problemas de maior importância na organização. Isso contribui significativamente para justificar seu custo;
  • satisfação dos usuários – como o sistema é um instrumento de auxílio ao usuário, sua satisfação indica que as funções esperadas pelo usuário são atendidas. Mesmo sendo uma avaliação subjetiva, essa pode ser considerada válida se estiver associada a outros indicadores de sucesso;
  • utilização generalizada – o fato de o sistema ser amplamente utilizado é um indicador de sucesso na medida em que possui a aprovação de várias pessoas.

Essas características são, em sua maioria, de difícil mensuração. Entretanto, se elas puderem ser observadas, objetiva ou intuitivamente, serão indicadoras de um sistema bem-sucedido.

Referência < Unidade 1 - Apostila Fundamentos para Sistemas de Informação pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Universidade do Sul de Santa Catarina. Pag. 13-29 >

Questionário da apostila neste link -> https://sites.google.com/site/introducaoti/fundamentos-para-sistemas-de-informacao/unidade-1-conceitos-fundamentais-de-sistemas-de-informacao/questionarios