Como comparar uma unidade com uma fração

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Comparar frações significa olhar para duas frações e descobrir qual é a maior. Para comparar frações, tudo o que precisa fazer é deixá-las com o mesmo denominador e ver qual tem o maior numerador, assim você dirá qual é maior. A parte mais difícil é saber como ter certeza que as frações têm denominadores comuns, mas não é tão complicado assim. Se quiser saber como comparar frações, siga os Passos abaixo.

  1. 1

    Veja se as frações têm os mesmos denominadores. Esse é o primeiro passo para compará-las. O denominador é o número de baixo da fração e o numerador, o de cima.[1] X Fonte de pesquisa Ir à fonte Por exemplo, as frações 5/7 e 9/13 não têm o mesmo denominador porque 7 não é igual a 13. Dessa forma, você precisar fazer algumas coisas para compará-las.[2] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Se o denominador das frações for o mesmo, você só precisa olhar o numerador para saber qual é maior. Por exemplo, com as frações 5/12 e 7/12, você sabe que 7/12 é maior que 5/12 porque 7 é maior que 5.

  2. 2

    Encontre um denominador comum para saber qual fração é maior.[3] X Fonte de pesquisa Ir à fonte Para somar e subtrair frações, você deve encontrar o menor denominador comum entre elas, mas como está só comparando-as, pode cortar o caminho e multiplicar os denominadores das duas frações para descobrir um denominador comum.

    • 7 x 13 = 91, portanto o denominador comum entre essas duas frações será 91.

  3. 3

    Altere os numeradores das frações.[4] X Fonte de pesquisa Ir à fonte Agora, você precisará alterar os numeradores para que os valores das frações continuem os mesmos. Para fazer isso, você precisará multiplicar o numerador de cada fração pelo mesmo número que multiplicou o denominador para chegar a 91.

    • Com a fração original 5/7, você multiplicou 7 por 13 para chegar no denominador 91, portanto precisará multiplicar 5 por 13 para ter o novo numerador. Basicamente, você estará multiplicando o numerador e o denominador da fração por 13/13 (que é igual a 1). 5/7 x 13/13 = 65/91.
    • Com a fração original 9/13, você multiplicou 13 por 7 para chegar no denominador 91, portanto precisará multiplicar 9 por 7 para ter o novo numerador. 9 x 7 = 63, portanto a nova fração é 63/91.

  4. 4

    Compare os numeradores das frações. A fração com o maior numerador é a maior.[5] X Fonte de pesquisa Ir à fonte Portanto, 65/91 é maior do que 63/91 porque 65 é maior que 63. Isso significa que a fração original, 5/7, é maior do que 9/13.

O wikiHow é uma "wiki"; ou seja, muitos de nossos artigos são escritos em parceria com várias pessoas. Para criar este artigo, autores voluntários trabalharam para editá-lo e melhorá-lo desde seu início. Este artigo foi visualizado 118 964 vezes.

Categorias: Matemática

Esta página foi acessada 118 964 vezes.

As frações possuem o objetivo de representar partes de um inteiro através de situações geométricas ou numéricas. Podemos comparar frações utilizando a representação numérica através de algumas técnicas e propriedades. Comparar significa analisar qual representa a maior ou menor quantidade ou se elas são iguais.

1º situação

Quando os denominadores são iguais, basta compararmos somente o valor dos numeradores. Observe a comparação entre as frações

Como comparar uma unidade com uma fração
 .

Note que os denominadores são iguais, dessa forma, vamos comparar os numeradores:

4 > 2 (quatro é maior que dois), então 

Como comparar uma unidade com uma fração
 .

Veja outra comparação envolvendo as frações

Como comparar uma unidade com uma fração
 .


Os denominadores também são iguais, assim basta identificarmos qual dos numeradores é maior. Percebemos que 15 é maior que 7 (15 > 7), portanto
Como comparar uma unidade com uma fração
 .

2ª situação

Quando os denominadores são diferentes, devemos realizar operações no intuito dos denominadores se tornarem iguais. Quando eles se tornam iguais aplicamos as definições da 1ª situação. O processo que irá transformar os denominadores em valores iguais é chamado de redução e consiste em descobrir um número pelo qual iremos multiplicar os membros de uma fração para que os denominadores assumam o mesmo valor. Observe:

Como comparar uma unidade com uma fração

As frações dadas possuem denominador 6 e 3, respectivamente. Vamos multiplicar os membros da 1ª equação por 3 e multiplicar os membros da 2ª equação por 6. Veja:

Note que

Como comparar uma unidade com uma fração
 , portanto
Como comparar uma unidade com uma fração
 . Observe que multiplicamos os membros da 1ª equação pelo denominador da 2ª equação e os membros da 2ª equação pelo denominador da 1ª equação. Veja mais um exemplo:

Vamos comparar as frações

Como comparar uma unidade com uma fração
 .

Vamos aplicar as reduções nas frações utilizando a regra prática já enunciada.

Observe que

Como comparar uma unidade com uma fração
 , dessa forma temos que
Como comparar uma unidade com uma fração
 .

Por Marcos Noé Graduado em Matemática

Equipe Brasil Escola

Fração - Matemática - Brasil Escola