Como estudar coreano sozinha

Como estudar coreano sozinha

Olá pessoas, tudo bem com vocês? Bom faz um tempinho que eu queria trazer um post aqui para vocês, mas não fazia ideia do que falar! Eis que surge um site chamado "De prosa na Coréia" ( http://deprosanacoreia.com/ ) que estava com um projeto, e deu algumas dicas junto com o Mike do coreano para brasileiros ( https://m.facebook.com/CoreanoparaBrasileiros/ ). Então decidi trazer para vocês um pouquinho do que aprendi com eles e com muitos outros sites.

1. Tire um tempo para o Hangul:

Nem que seja apenas por cinco minutinhos, mas sempre que poder (o ideal seria todos os dias) tire um tempinho para revisar o alfabeto, sua fonética, sua escrita... assim na medida que você for avançando não corre o risco de esquecer do que já aprendeu e sua leitura irá evoluir cada vez mais.

Como estudar coreano sozinha

2. Esqueça a romanização:

É costume, na hora de aprender o hangul, utilizarmos a chamada "romanização", que nada mais é do que transformar os caracteres nas letras do nosso alfabeto. Gente isso só acaba atrapalhando, e muito, o aprendizado! No começo eu até compreendo, pois são um monte de desenhinhos difíceis de entender, mas a partir do momento que você já vai se acostumando e consegue assimilar o som ao desenho da letra, a romanização já não é necessária, pois acabamos por nos acostumarnos a utiliza-la e não nos focamos no que realmente interessa: aprender o que cada símbolo significa e qual é a sua fonética.

Como estudar coreano sozinha

3. Registre o seu progresso de aprendizado:

Utilize várias formas de registros! Faça vídeos, grave a sua voz, anote em um caderno o que aprendeu no dia tal, etc. Desta forma você pode acompanhar seu progresso na língua e pode comparar a forma como você pronunciava determinada palavra no início do aprendizado e como a pronuncia a mesma depois de um tempo.

4. Pesquise:

Deixe sua curiosidade te guiar e pesquise. Entre em sites, procure em dicionários, livros, revistas... busque por novas palavra. Assim você irá aumentar ainda mais seu vocabulário, afinal uma palavra liga a outra, que liga outra e outra e assim por diante.

Como estudar coreano sozinha

5. Anote:

Pegue aquela palavra nova que você pesquisou ou que ouviu em algum lugar e anote-a em seu caderno, assim você pode sempre ir lá da uma olhada no que já aprendeu e relembrar sua pronúncia, escrita e etc.

Como estudar coreano sozinha

8. Faça cartas de vocabulário:

Outra forma de relembrar as palavras que você aprendeu é fazer os chamados "Flash cards", nele você escreve as palavras, faz um bloquinho, e sempre que quiser é só ir lá dar uma olhada. É possível usar os "post its", use eles para colar em determinados lugares que correspondem as palavras (exemplo: "cama", cole-o na cama), sempre que olhar na direção do objeto vai assimilar.

7. Diversifique seu material:

Como já disse anteriormente, você deve pesquisar! Pesquise em todos os lugares que for preciso e anote.

8. Ouça músicas e veja vídeos:

É claro que se você está por aqui, você é um (a) kpopper de primeira, mas já parou para dar uma olhada nas letras das músicas? Não estou falando das traduções não, mas sim da letra em coreano mesmo, olhar os desenhinhos? Se não, então comece, isso vai ajudar muito na sua leitura. E quanto aos vídeos? Bem, os doramas são ótimas opções ! Além de divertidos, abrem novos horizontes sobre a cultura, e até mesmo te ajuda na pronúncia das palavras!

Como estudar coreano sozinha

9. Faça amigos coreanos:

Entrar em contato com as pessoas fluentes é uma ótima maneira de se acostuma com a língua, então utilize de apps, chats online e muitos outros, para conhecer novas pessoas e fazer amigos. (Um App muito famoso é o "kakaotalk")

10. Se divirta!

É claro que aprender uma nova língua não é fácil. A gramática muitas vezes é chata, você fica cansado, às vezes não tem muito apoio dos familiares, ainda mais quando se está aprendendo sozinho! Mas tente deixar isso de lado e SE DIVIRTA. Descubra o melhor método de estudo para você e foque nele, ouça músicas, jogue jogos, treine, veja vídeos, se desafie....

E o mais importante: NÃO DESISTA! Desistir nunca foi uma opção e essa palavra não deve existir no seu vocabulário!

Como estudar coreano sozinha

Bommmmmmm, então foi isso amores! Espero ter ajudado e espero que tenham gostado! Só lembrando que eu NÃO sou fluente na língua estou passando para vocês o que eu sei a respeito e essas são apenas coisas que eu faço que podem te ajudar. Aconselho a dar uma olhada nos sites e canais postos la em cima que tem conteúdos bem bacanas e se tiverem alguma dúvida ou querem mais posts a respeito é só pedir! 언녕 ! :smile: :heart:

Aprender coreano tem se tornado algo que muitas pessoas têm como objetivo. Mais ainda após o boom do K-pop, a música popular com grupos coreanos femininos e masculinos e também artistas solos. Mais do que isso, a cultura da Coreia é muito rica e apaixonante. Aprender coreano pode dar grande vantagem competitiva no mercado de trabalho também, mas também por simples gosto de aprender um novo idioma.

Veja algumas dicas para aprender coreano!

1. O alfabeto coreano

Ao tentar aprender o básico ou entender o alfabeto coreano, você já terá uma base de como o idioma coreano funciona. Você pode ter certeza de que ao gostar da ideia de aprender esse idioma, tudo ficará mais simples ainda. Isso porque o alfabeto coreano é um dos mais simples de aprender por ser considerado um dos alfabetos asiáticos mais fáceis.

Tente memorizar o alfabeto hangul com a ajuda de cartões ou mesmo com vídeos no YouTube, por exemplo.

2. Assista os doramas / dramas coreanos

A TV coreana tem inúmeros títulos de séries coreanos que são como pequenas novelas com temas variados, que vão desde romances (em sua maioria), até dramas voltados a temas como ficção científica, por exemplo.

Na Netflix é possível encontrar uma variedade de títulos de dramas coreanos. Assistindo-os, você acaba assimilando muitas palavras e pode colocá-las em seus estudos do idioma e ainda melhor: se divertindo!

Como estudar coreano sozinha

Drama: Pousando no Amor, disponível na Netflix.

3. Assista vídeos no YouTube

No YouTube, é possível encontrar inúmeros vídeos para aprender coreano rápido, com didática lúdica. É possível, por exemplo, encontrar vídeos sobre o alfabeto, sobre palavras, verbos e muito mais! Tudo isso pode complementar seus estudos. Tente adaptar isso à sua rotina de estudos e quando você perceber, seu aprendizado estará bem natural.

Veja por exemplo, esse vídeo de 100 palavras coreanas utilizadas no dia a dia no país:

Se músicas agitadas e empolgantes te agradam, certamente o K-pop vai ganhar seu coração. O estilo musical ganhou o mundo e faz muito sucesso até então. Sabemos que para assimilar algumas palavras, cantá-las pode tornar tudo mais fácil e o k-pop pode te ajudar.

Como estudar coreano sozinha

Também existem outros estilos musicais coreanos que não são K-pop que podem te ajudar a aprender coreano. Por exemplo, se você gosta de uma música mais indie rock, pode gostar de conhecer uma banda chamada “The Black Skirts”.

Se você prefere um estilo mais Hip Hop, também é possível encontrar grupos com esse estilo musical! Veja aqui alguns estilos musicais da Coreia.

5. Escolha um curso focado nos seus objetivos

Se você realmente tem como objetivo aprender coreano e tem interesse em adquirir um curso que possa te ajudar a alcançar isso, pesquise um curso que realmente possa te ajudar.

Existem cursos que focam muito em materiais físicos e que demoram mais a fazer você alcançar seu objetivo.

Existem também cursos focados em conversação e cursos que podem te ajudar a alcançar a fluência mais rápido. Além disso, você também pode encontrar cursos online de autoestudo, onde você mesmo comanda seu tempo e pode focar no que é mais importante pra você.

O importante é que você possa alcançar o seu aprendizado em coreano da melhor maneira possível e aproveitando o que esse belo idioma tem a oferecer.