O que é um carro alienado

Você já parou para pensar no que fazer ao comprar um carro não quitado pelo dono original? O termo usado para isso é “veículo alienado” e diz respeito às situações em que o automóvel é dado como garantia na hora do financiamento.

O que fazer nessa hora? Vamos explicar ao longo do post, contando quais são os riscos envolvidos, como funciona a alienação fiduciária e alguns fatos pertinentes sobre o assunto. Confira!

O que são os veículos alienados?

A alienação diz respeito à transferência de um bem para a empresa para qual você deve, seja um banco ou uma instituição financeira. No caso do veículo alienado, o carro fica como garantia até que as parcelas sejam quitadas e a dívida extinguida.

Quais são os riscos de se comprar um carro alienado?

Nem sempre comprar um carro alienado significa lidar com riscos. Ainda assim, você precisa ficar de olho no tamanho da dívida, no contrato e na documentação, para conferir a não existência de irregularidades.

Como funciona a alienação fiduciária do veículo?

Toda instituição que fornece empréstimos lida com riscos de inadimplência, não é? Boa parte dos juros são calculados com base nas chances de calote. A alienação dá garantias de que a empresa não vai sair no prejuízo caso a pessoa que deve não cumpra com o acordo — permitindo a oferta de melhores condições de pagamento.

Como saber se um carro está alienado?

Você vai precisar olhar o histórico do carro para saber se há dívidas pendentes. Como fazer isso? Basta acessar o site do Detran do seu estado e digitar algumas informações documentais, como a placa e o código Renavam.

É possível vender ou comprar carro alienado?

Sempre existe a possibilidade de negociar um carro alienado, desde que a outra parte saiba exatamente qual o tamanho da dívida ao assumi-la. A possibilidade mais comum, ainda assim, é a de antecipar as parcelas para diminuir o valor final na hora da venda.

Quais os cuidados que devem ser tomados?

Se você está na posição de comprador, procure ficar sempre com uma pulga atrás da orelha. Isso porque uma dívida leva em conta fatores como tempo, número de parcelas, taxa de juros e por aí vai. Não deixe de pôr tudo na ponta do lápis.

O ideal é fazer comparações e ver se o valor do carro com a dívida compensa. Isso porque uma boa fatia do preço original pode precisar ser abatida para que o negócio seja viável. Caso você esteja na posição de vendedor, veja se antecipar parcelas não é uma ideia mais rentável antes de fechar negócio.

Como você viu, comprar ou vender um veículo alienado é uma decisão que envolve uma certa dose de cuidado. Se for feita do jeito certo, a negociação pode ser um meio de fugir dos juros dos bancos e ainda conseguir um carro com um preço mais adequado à sua carteira.

Se a dívida for um financiamento do carro, ainda é possível fazer a portabilidade de crédito para outras instituições financeiras. Assim, você passa a conhecer outras opções de taxas e condições para quitar o que deve.

O que acha de fazer consultas confiáveis para análise de crédito e se proteger contra a inadimplência? Então, entre em contato com a gente!

O que é um carro alienado
Powered by Rock Convert

Ao contratar financiamentos ou empréstimos colocando um carro como garantia, é possível dizer que até o fim do pagamento o veículo será um carro alienado.

Desta forma, para lidar com a questão do carro alienado, é preciso utilizar conceitos de educação financeira, evitando dívidas e altos juros.

O que é um carro alienado?

Através de uma alienação fiduciária, o consumidor pode realizar um empréstimo ou financiamento para comprar um carro, que será um carro alienado até o fim do pagamento do débito.

Um carro alienado é posto como garantia para a instituição financeira, que é a proprietária do veículo até o fim do pagamento do empréstimo, mesmo que quem esteja usufruindo do carro seja o consumidor.

Coloque suas finanças em ordem! Baixe gratuitamente nossa planilha e aprenda a planejar todas as etapas da sua vida financeira da melhor forma!

Essa estratégia é normalmente usada como tentativa de redução dos juros dos empréstimos e financiamentos.

Quando há a alienação do carro, o banco possui o veículo como garantia em caso de inadimplência do consumidor.

Se o consumidor que contratou inicialmente o financiamento do veículo perceber que não conseguirá arcar com os pagamentos, é possível transferir a divida de carro para outra pessoa que deseje comprar o carro alienado.

Como vender um carro alienado?

Para vender um carro alienado, o comprador inicial tem normalmente 2 opções:

  • Quitar as parcelas restantes e realizar a venda;
  • Transferir a dívida para um novo comprador.

Quem optar por quitar as parcelas restantes de forma adiantada, acaba economizando no pagamento dos juros à instituição financeira responsável pela alienação fiduciária.

Por outro lado, o processo de transferência de dívida é um pouco mais burocrático.

Neste caso, será necessário ir à instituição financeira que realizou o financiamento junto ao novo comprador, para que possa ser feita uma análise de crédito do novo proprietário.

Caso o banco aprove o crédito, o veículo e suas respectivas dívidas serão passadas para o nome do novo comprador.

Para o vendedor, é indispensável constatar que a transferência foi executada completamente.

Caso contrário, se o novo comprador deixar de pagar alguma parcela do veículo, por exemplo, a cobrança será direcionada para o nome do antigo dono.

Cuidados necessário para a compra de um veículo alienado

Na hora de comprar um carro é necessário ter uma série de cuidados, como saber se o veículo está alienado, por exemplo. Claro, o fato de ser um veículo alienado não representa diretamente um risco para o novo comprador.

No entanto, é sempre importante ter uma série de cuidados, como:

  • Saber o tamanho real da dívida do antigo dono do veículo;
  • Documentos atualizados do veículo;
  • Checar se o pagamento dos impostos do veículo estão em dia;
  • Checar o estado de conservação do veículo.

É possível ver que os cuidados são praticamente idênticos aos que se deve ter em qualquer compra de veículo de terceiros.

Além disso, é importante ressaltar que a compra de um carro alienado pode apresentar algumas vantagens para o novo comprador, já que o preço costuma estar mais baixo que o valor de mercado do carro

É importante lembrar que, sempre ao comprar um veículo, é importante checar se este está alienado. Para isso, basta entrar no site do Detran e inserir a placa e o número do Renavam do carro. Ao fazer isso, você também poderá checar se consta multas e impostos atrasados.

Esse artigo te ajudou a entender o que é um carro alienado? Deixe comentários e dúvidas no espaço abaixo.

Uma opção bastante popular para a compra de um veículo é o financiamento. O que muitas pessoas não sabem é que há uma modalidade de financiamento que barateia ainda mais o valor do carro. 

Essa modalidade é o contrato de carro alienado, que ocorre quando um comprador financia um veículo por meio de banco ou instituição financeira, escolhendo o próprio veículo como garantia de pagamento da dívida.

Ao alienar seu carro, você está dando uma garantia que a dívida será paga. Por isso, a instituição financeira terá mais segurança para oferecer condições de pagamento mais vantajosas, reduzindo o valor do financiamento. 

A grande vantagem da alienação fiduciária é mostrar que você será um bom pagador, o que vai te dar mais possibilidades de negociação e flexibilidade. É importante que as parcelas sejam pagas em dia, caso contrário, o banco pode tomar o seu veículo. 

O que é um carro alienado

Posso vender um carro alienado?

Caso você esteja pensando em vender um carro alienado, há alguns detalhes que devem ser levados em consideração. O ideal é que todas as parcelas sejam pagas antes da venda, para desalienar o veículo. 

Mesmo que você queira vender o veículo, o contrato de alienação fiduciária permanece ativo. Em outras palavras, você ainda possui uma dívida ativa com a instituição financeira. Para se livrar dessa dívida há duas soluções: 

  1. Pagar todas as parcelas e quitar o financiamento; 
  2. Encontrar um novo comprador disposto a assumir a dívida e que queira pagar tudo ou assumir as próximas parcelas. 

Nessa última opção, é necessário que a transferência seja aprovada pelo banco ou financeira credora. Esse acordo se trata de uma assunção de dívida, e você pode saber mais sobre o assunto aqui. 

Caso encontre um novo comprador disposto a assumir a dívida, entre em contato com o banco ou financeira para saber se a transferência do financiamento do seu veículo está liberada e quais são os próximos passos.

O mais esperado é que o novo comprador tenha que passar por uma análise de crédito, como se estivesse adquirindo um novo veículo.

Como saber se um carro está alienado?

Para descobrir se o veículo que deseja comprar é um carro financiado, você vai precisar da placa do carro e do número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Essas informações podem ser encontradas no documento do automóvel.

 Leia também:  11 dicas para economizar no seguro de carro

Com essas informações em mãos, entre no site do Detran da sua cidade. Clique na aba “Veículos” e depois em “Pesquisar débitos e restrições em veículos”. Então é só inserir a placa e o número do Renavam. 

Essa checagem vai te poupar muitas dores de cabeça no futuro, já que vai informar se o veículo está envolvido em outras dívidas que o atual proprietário omitiu, como multas ou impostos em atraso, por exemplo. 

Contudo, você não terá acesso ao valor das parcelas restantes. Para saber isso, entre em contato com a instituição que fez o empréstimo. É uma maneira de facilitar seu planejamento antes de finalizar a compra.  

Posso comprar um carro alienado?

Caso você esteja pensando em comprar um carro alienado, é preciso tomar alguns cuidados. Primeiro, é preciso ter uma noção do seu orçamento e ver se você será capaz de assumir essa dívida. 

Para fazer uma escolha responsável, é importante saber o tamanho real da dívida. O ideal seria que o vendedor do carro quitasse as parcelas restantes para desalienar o carro, contudo sabemos que às vezes isso não é possível. 

Por isso, antes de assumir a dívida é importante saber seu valor real. Isso implica não só em saber o valor do financiamento, mas também se o carro possui mais dívidas. Por isso, verifique se o IPVA está em dia e se não há multas em aberto. 

Para isso, peça um comprovante do valor que foi pago até o momento e tente confirmar as informações com a empresa credora. O contrato de compra e venda do carro alienado é indispensável para a segurança do vendedor e do comprador.

 Saiba mais sobre: Diferenças entre empréstimo, leasing e financiamento

Para comprar o carro alienado mais rápido, prefira negociar a quitação do financiamento com o vendedor. Ou seja, negocie com ele o pagamento das parcelas restantes do carro. E quando ele estiver desalienado, façam a transferência da documentação para o seu nome.

Entenda a diferença entre as operações de crédito (empréstimo, financiamento e leasing) na tabela do Banco Central – BC:

O que é um carro alienado

Crédito da imagem: Banco Central do Brasil

Agora você já sabe o que é um carro alienado e suas vantagens e desvantagens. Que tal se planejar para comprar seu primeiro veículo? 

Um empréstimo pessoal pode facilitar e acelerar a compra de um carro usado. O Bom Pra Crédito foi criado  para facilitar o acesso à crédito, por meio da intermediação entre mais de 30 instituições financeiras parceiras e o consumidor. 

Você pode dar uma olhada no site para conferir as opções de financiamento pessoal existentes para comprar seu primeiro carro. 

O que é um carro alienado