O que estudar em historia para o enem

O que estudar em historia para o enem

O que estudar em historia para o enem

Apesar de existirem muitos conteúdos para serem cobrados nas provas do Enem e dos vestibulares, há sempre os preferidos pelas bancas. No estilo de questões do Exame Nacional do Ensino Médio, que são ‘interdisciplinares’, estes conteúdos clássicos podem ser articulados com assuntos atuais. 

Confira os 10 temas mais frequentas nas provas de história

1 – Revolução Industrial: o cotidiano nas fábricas 

2 – Brasil Colonial: as missões jesuíticas

3 – O Ciclo do Ouro no Brasil : a Guerra dos Emboabas

5 - Sociedade Mineradora: uma sociedade diversificada

6 - Iluminismo: a valorização da razão

7 - A economia açucareira do Brasil colonial

8 - Mineração: o controle português sobre o ouro colonial

9 - Martinho Lutero: A Reforma Protestante e a Igreja católica

10 - Os movimentos religiosos da Idade Média

Veja os resumos dos temas no Blog do Enem, parceiro do NSC Total.

Leia também

Quem está se preparando para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) geralmente possui uma rotina de estudos e um cronograma com as disciplinas ou tipos de atividades que costuma realizar para aprofundar seus conhecimentos antes da prova.

No dia de estudar história, algumas dúvidas podem surgir, já que o conteúdo é amplo e pode abordar diversos temas, desde a Pré-História à Idade Contemporânea, passando por diversas civilizações, questões políticas e muitos outros assuntos.

A disciplina de história está dentro da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, aplicada no primeiro dia do Enem. A fim de ajudá-los a prepararem-se para essa prova, listamos, a seguir, algumas dicas importantes para seus estudos. Confira!

Leia mais: Faça aqui um simulado gratuito e on-line para o Enem

Não dá para saber quais são os temas que cairão na prova, mas alguns deles são mais frequentes nos exames. Dar atenção a eles já é um bom começo para começar os seus estudos sobre história.

Nos últimos anos, alguns temas foram muito cobrados no Enem, como:

No entanto, mesmo dedicando-se aos temas mais frequentes, não deixe de estudar os outros assuntos. Lembre-se de que no Enem é comum encontrar questões interdisciplinares e relacionadas ao cotidiano.

Praticar é muito importante para testar o aprendizado. Após estudar os conteúdos, resolver exercícios é muito bom para fazer uma autoavaliação dos pontos em que você precisa melhorar. Você pode fazer atividades variadas sobre o conteúdo, mas também optar por refazer as provas anteriores do Enem a fim de adquirir familiaridade com o nível das questões.

Converse com seu professor de história quando tiver dúvida na resolução de algum exercício. Caso o professor não esteja disponível, você pode consultar livros e o conteúdo do História do Mundo.

Outra alternativa é buscar por correções comentadas do Enem. Às vezes, você pode ter respondido uma questão de forma errada, mas não consegue encontrar o erro. Nesse caso, as correções comentadas ajudam a ter uma melhor definição sobre o porquê de aquela ser a resposta correta, auxiliando você na hora de mensurar seu grau de aprendizado.

Leia também: Veja as provas e correções comentadas do Enem

A leitura é um excelente estímulo para quem procura adquirir conhecimento e melhorar a capacidade de raciocínio e argumentação. Leia temas relevantes e variados, em artigos científicos ou até mesmo opinativos, que vão te ajudar a explorar um pouco mais o senso crítico.

Essa alternativa pode ajudar o estudante a tornar-se mais pensativo e criativo, além de auxiliar na apreensão de mais conteúdo, aumentar a bagagem cultural e contribuir até mesmo na hora de fazer a redação.

Veja opções de leituras sobre temas de história:

Acompanhar jornais, ler noticiários e portais de notícias, estar atualizado sobre os principais acontecimentos é muito importante para todo estudante. Os fatos que acontecem tanto no país quanto no mundo são relevantes para ajudar a entender o contexto de diversas situações históricas, ajudando quem quer sair-se bem na prova de história e também nas demais disciplinas.

Leia também: Atualidades para o Enem

Após você ter-se dedicado em várias formas de estudo, resolvido exercícios, verificado os comentários de provas e feito suas leituras, uma das melhores formas de testar se você está pronto para a prova é fazendo simulados.

Por meio dos simulados, você pode aproximar-se de como seria a situação da prova, colocar para si questões similares às exigidas e ainda cronometrar seu tempo gasto para a resolução. É uma estratégia para testar-se e ver em quais aspectos ainda precisa melhorar até o dia da prova.

O foco principal das provas de História do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o Brasil.

A disciplina aparece dentro das "Ciências Humanas e suas Tecnologias" que englobam Geografia, Sociologia, Filosofia e Artes.

Portanto, o que você aprender na aula de Sociologia vai servir para responder uma questão de História e vice-versa.

Apesar do Brasil ser o tema mais cobrado, não convém esquecer-se de revisar temas como Revolução Francesa, Revolução Industrial, ideologias como o fascismo e o comunismo, pois também costumam cair no Enem.

Igualmente, tópicos de História da África bem como de história e historiografia têm aparecido nos exames.

Preparamos um pequeno roteiro para você saber quais são as matérias que costumam ser cobradas e os pontos fortes que devem ser estudados. Vamos começar?

História do Brasil no Enem

História do Brasil é o tópico mais cobrado no Enem e praticamente todos os períodos são contemplados com uma questão.

Geralmente, as questões de história trazem textos ou imagens. Por isso, leia primeiro o enunciado para direcionar o seu olhar e procurar a resposta.

O que estudar em historia para o enem
O que estudar em historia para o enem

É preciso usar a capacidade interpretativa para responder bem as perguntas e relacionar o período histórico com as informações que encontramos no texto.

Caso não entenda alguma palavra, não se preocupe. Procure entender o contexto geral da mensagem e não o específico.

Brasil Colônia no Enem

O período colonial costuma abordar questões relativas à organização social, escravidão indígena e negra, além da economia.

Economia açucareira, rebeliões nativas, invasão holandesa e as tentativas de independência também costumam aparecer.

No entanto, mais que datas, tenha sempre presente o quadro geral, o contexto histórico de cada período e assim, o conteúdo ficará mais claro.

Não deixe de clicar aqui e saber mais sobre os temas:

Brasil Império no Enem

O período do Brasil Império vai da proclamação da Independência de 1822 até o Golpe Republicano em 1889.

O Enem costuma abordar conceitos políticos da formação nacional, cidadania e as lutas entre as diferentes forças que emergiam para dominar o país.

Características da Constituição de 1824, a Guerra da Cisplatina e a manutenção da escravidão após a emancipação política podem aparecer nas provas.

Algumas questões podem trazer comparações com o processo de independência dos países da América Latina e do Brasil. Então, na hora de estudar este tópico, use linhas do tempo e quadros comparativos a fim de melhorar sua compreensão sobre o assunto.

Gostaria de saber mais ?

Tema O que estuda
Brasil Império Formação política e administrativa do período imperial.
Independência do Brasil Processo de emancipação política do Brasil e seus diferentes projetos.
Primeiro Reinado Características políticas, econômicas e culturais do Primeiro Reinado no Brasil.
Constituição de 1824 Desenvolvimento e aspectos da primeira Carta Magna brasileira.

Cada vez mais a problemática da escravidão e da formação da identidade afro-brasileira tem sido cobrada no Enem.

Fique ligado na atualidade do movimento negro, nas manifestações e reivindicações deste coletivo. Atualmente, o candidato deve saber relacionar um fato do passado com os acontecimentos presentes.

Características do reinado de Dom Pedro II como a Guerra do Paraguai ou o início da industrialização no Brasil também podem gerar boas questões no Enem.

Você poder se interessar e estudar por aqui:

Período Republicano no Enem

O Enem se concentra em vários aspectos da história republicana como as oligarquias estaduais, o governo de Getúlio Vargas e a ditadura militar.

As transformações sociais e econômicas do Brasil são abordadas assim como a luta do operariado por melhores condições de trabalho. Revoltas sociais como a Guerra de Canudos, a Revolta da Vacina, a Guerra do Contestado e muitas outras, podem ser utilizadas para fazer o candidato pensar no contexto sócio-político brasileiro.

Não deixe de fazer conexões com as aulas de sociologia e os debates das aulas de filosofia que ajudam muito a responder este tipo de questão.

Da mesma forma, os movimentos artísticos são utilizados para abordar temas desta época como a criação da identidade nacional. A Semana de Arte Moderna e escolas artísticas do século XX costumam ser cobradas desta maneira.

Entenda mais sobre este tópico:

Tema O que estuda
Primeira República Características políticas e revoltas populares ocorridas no período.
Estado Novo O governo Vargas e seu aspecto anti-democrático, as leis trabalhistas e o Brasil na Segunda Guerra.
Era Vargas As mudanças trazidas com a Revolução de 30 e o deslocamento das elites regionais do centro político brasileiro.

Ditadura Militar (1964-1985) no Enem

O período militar tem um espaço importante no Enem.

As questões podem comentar tanto o golpe de Estado quanto os mecanismos de permanência dos militares no poder.

Concentre suas leituras nas modificações trazidas por este regime ao Brasil, nas lutas pela redemocratização do país, nas relações da arte com censura, e na política econômica dos militares.

Quer saber mais? Clique nesta lista:

Hoje se olha a disciplina de História com um olhar mais crítico.

Este tema pode aparecer abordando temas de história do Brasil quanto de história geral. Por isso, reflita sobre a importância de preservar construções antigas, o que significam símbolos como a bandeira e o hino de um país.

De igual importância é o uso das narrativas para privilegiar um lado da história e negar o outro. O candidato deve se posicionar quanto ao tipo de lado que foi privilegiado numa narrativa histórica.

Neste tipo de questão, o mais importante será sua capacidade interpretativa.

História Geral no Enem

Os temas de História Geral ocupam cerca de 20% das questões de história, um número nada desprezível, pois cada ponto é decisivo para alcançar o sonho de ingressar na universidade.

Portanto, oriente seus estudos para temas que trouxeram grandes mudanças para a humanidade como a conquista de direitos na Roma Antiga ou a luta pela igualdade durante a Revolução Francesa.

O que estudar em historia para o enem

Outro tema importante é a Revolução Industrial, pois foi um largo processo que trouxe importantes mudanças socioeconômicas em todo planeta.

História da América e História da África também sempre comparecem com ao menos uma questão. Não deixe de estudá-las, pois isso pode significar a diferença entre ingressar na faculdade ou não.

Confira abaixo como são cobrados estes temas no Enem

Roma Antiga no Enem

Tradicionalmente, a maioria dos vestibulares brasileiros não contemplava questões de história antiga. O Enem tampouco é diferente.

Entretanto, em algumas provas caíram as características socioeconômicas do Império Romano. Igualmente, estude com atenção a arte neste período, pois a banca gosta de usar este tema para suas perguntas.

Estude mais sobre este assunto:

Tema O que estuda
Roma Antiga Formação do reino, república e império romano.
Império Romano Aspectos econômicos, políticos e conquistas territoriais do Império Romano.
Arte Romana Pintura e escultura desenvolvidos pelo romanos.

Feudalismo no Enem

A sociedade feudal e a transição para a Idade Moderna costumam ser um tema pedido dentro das questões de História Geral.

Procure aprender seus aspectos culturais e políticos mais importantes, a transição da economia feudal para o capitalismo e a centralização do poder.

Continue a estudar:

Revolução Francesa no Enem

Este tópico é um dos mais cobrados do Enem. Vale a pena dedicar-se aos acontecimentos e consequências sociopolíticos trazidos por este evento.

Também o Iluminismo sempre é lembrado nas provas. Pensadores como Rousseau e Montesquieu já foram tema de questões onde se pedia para relacionar suas ideias com os fatos desenrolados na França revolucionária.

Não deixe de clicar aqui e saber mais sobre os temas:

Revolução Industrial no Enem

As causas e consequências deste modo de produção permitem o aluno refletir sobre vários temas: surgimento da classe operária, consumismo, destruição de recursos naturais, novos meios de transporte e dentre outros.

Portanto, este assunto pode ser contemplado em diferentes aspectos. Trata-se de um tópico muito abordado também na Geografia e convém redobrar a atenção nas aulas para extrair o máximo de informações sobre isso.

Leia mais sobre esses temas:

Ideologias Políticas no Enem

Em tempos de mudanças políticas como o atual, convém saber o que foi fascismo, comunismo, socialismo, nazismo, anarquismo e outras ideologias surgidas com a organização dos operários no final do século XIX e começo do XX.

Abuse de quadros comparativos e assista filmes sobre o tema. A ficção ajuda a fixar conceitos que podem parecer difíceis num primeiro momento, além de ser um modo de relaxar.

Para saber mais, leia aqui:

Tema O que estuda
Fascismo Aspectos da ideologia de direita surgida na Itália no século XX.
Comunismo Características do comunismo e suas principais correntes.
Nazismo Particularidades do nazismo e sua ascensão na Alemanha no século XX.
Anarquismo Política, economia e sociedade segundo o ponto de vista anarquista.
Socialismo A sociedade segundo os ideias socialistas e seus principais pensadores.

As questões de história da América versam, principalmente, sobre o processo de colonização e emancipação da América Latina.

Igualmente, as ditaduras militares e os movimentos sociais podem vir acompanhados de comparações com a história do Brasil.

Por isso, faça resumos e leia sobre os dois temas na mesma semana para facilitar seu entendimento sobre o mesmo.

Pesquise sobre este assunto:

História da África no Enem

A história do continente africano tem encontrado cada vez mais espaço. Temas como colonização, descolonização, identidade cultural, diáspora africana são tópicos bastantes requisitados.

Como já foi mencionado é um tema que aparece ligado com a história do Brasil e por isso, convém estudar ambos os assuntos de maneira simultânea.

Aproveite as aulas de Geografia para absorver o máximo possível de informações, pois estes temas também são dados nessa disciplina.

Comece seu estudo por aqui:

Tem mais sobre o Enem para você: