O que steve jobs estudou

Apresentamos a biografia de Steve Jobs, um dos fundadores da Apple Inc. ao lado de Steve Wozniak e Mike Markkula, e um dos criadores do “Macintosh”, “iPhone”, entre outros aparelhos da Apple.

Ícone para profissionais da geração Z (nascidos a partir da década de 1990), Steve Jobs, por meio de suas ideias criativas e gestão arrojada, deixou um legado imenso para todos que gostam de tecnologia.

“Inovação distingue um líder de um seguidor”. Com frases de efeito como esta, a história de vida do empreendedor é uma inspiração. No texto a seguir, falamos sobre a sua infância, educação, formação, projetos em tecnologia, empresas, filmes, frases e livros.

Se liga neste material bacana que preparamos pra você! Está dividido da seguinte forma:

  • Quem foi Steve Jobs
  • Formação de Steve Jobs
  • Apple Computer Inc.
  • Filme Jobs
  • Frases de Steve Jobs

Steve Jobs

Steven Paul Jobs nasceu no dia 24 de março de 1955 em São Francisco, Califórnia. Filho de Joanne Schieble Jandali Simpson e Abdulfattah Jandali, foi adotado por Paul Reinhold Jobs e Clara Hagopian Jobs e mudou-se para Palo Alto.

A adoção ocorreu por questões religiosas. Os avós maternos de Jobs não aceitam o relacionamento da filha Joanne com Abdulfattah. Dessa forma, o bebê vai à adoção.

Entretanto, com todo cuidado, a mãe de Steve Jobs acompanha o processo e exige que os pais adotivos garantam a educação para o filho, visto que os mesmos não possuem formação superior.

O pai adotivo era mecânico e foi uma grande influência para Steve Jobs começar a se interessar por eletrônica. O jovem Jobs passava os dias conversando com vizinhos que trabalhavam na mesma área, afinal a região do Vale do Silício já vinha tornando-se polo tecnológico e muitos profissionais atuavam com componentes eletrônicos.

Um destes vizinhos era o engenheiro Larry Lang, que futuramente iria lhe conseguir um emprego para trabalhar na HP – Hewlett-Packard.

Foi nesta década que conheceu Steve Wozniak, estudante de eletrônica e engenheiro especialista em circuitos integrados na HP. Os dois tornaram-se grandes amigos.

Formação de Steve Jobs

No ano de 1972, Steve Jobs ingressou no curso de Física na Universidade Reed College, em Oregon – Portland, Estados Unidos. Estudou apenas o primeiro semestre e não chegou a concluir a formação.

O gosto por componentes eletrônicos fez com que Jobs torna-se um jovem inventor. Ele passava horas procurando sucatas de eletrônicos para juntar peças que pudessem ser reaproveitadas.

  • Bill Gates, o fundador da Microsoft

Apple Computer Inc.

Dessa forma, em 1976 ao lado de Wozniak fundou a Apple Computer Inc.

Batizado de “Apple I”, com apenas uma placa mãe, passaram a vender o primeiro protótipo de computador pessoal do mundo. E logo venderam as primeiras máquinas custando US$ 500 cada.

Com o capital da venda do primeiro lote de computadores pessoais, os jovens investiram e montaram uma verdadeira fábrica de computadores em uma garagem.

No ano seguinte, em 1977, a equipe lançou o “Apple II”, mais moderno, incluindo mouse e um disco rígido interno. Steve Jobs tinha sempre o desafio de tornar o protótipo cada vez menor em tamanho, com mais eficiência tecnológica.

Macintosh

Finalmente em janeiro de 1984 é lançado o “Macintosh” competindo com os computadores pessoais da IBM. Foi nesta época que por desavenças internas, Steve Jobs deixa a Apple.

A partir daí, todos já conhecem o sucesso dos produtos desenvolvidos pelo time da Apple, liderado por Steve Jobs até 1985, quando deixou a companhia por desavenças internas. Na ocasião, a Apple havia acabado de lançar o “Macintosh”, competindo com os computadores pessoais da IBM.

Em 1997, Jobs retornou à Apple, tornando-se CEO. Permaneceu no cargo até 2009 quando passou a liderança da empresa para Tim Cook para cuidar da saúde.

Neste segundo momento na companhia, Steve Jobs passa a desenvolver cada vez mais produtos inovadores, como o iPod, o iPhone e o iPad. Todo esforço valeu a pena, e a Apple que estava em crise, consolidou-se com uma empresa de ponta.

Jobs gostava de dizer que os computadores pessoais e outros acessórios eletrônicos deveriam ser simples o suficiente para que qualquer pessoa pudesse tornar-se usuário.

O empreendedor de fato construiu uma visão de simplicidade no mercado tecnológico. Como Steve Jobs gostava de dizer e repetir “it just works” (ou simplesmente funciona).

  • Larry Page, um dos fundadores do Google

Morte de Steve Jobs

Steve Jobs foi diagnosticado com um câncer raro no pâncreas em 2004 e veio a falecer em 5 de outubro de 2011.

Jobs teve 4 filhos – Lisa Jobs, com sua primeira namorada Chrisann Brennan, e Erin Jobs, Eve Jobs e Reed Jobs com Laurene Powell Jobs, sua esposa, com quem se casou em 2011.

Filme Jobs (2013)

Frases de Steve Jobs

“Design não é apenas o que parece e o que se sente. Design é como funciona”

“Eu quero colocar uma marca no universo”

“Inovação distingue um líder de um seguidor.”

“Ser o homem mais rico do cemitério não me interessa. Ir para a cama à noite dizendo que fizemos algo maravilhoso, isso importa para mim.”

“Às vezes, a vida bate com um tijolo na sua cabeça. Não perca a fé.”

“É melhor ser pirata do que entrar na Marinha.”

“As coisas não precisam mudar o mundo para serem importantes.”

“Trocava toda a minha tecnologia por uma tarde com Sócrates.”

“Se tu o desejas, podes voar, só tens de confiar muito em ti.”

O que steve jobs estudou

Tem sido consistentemente demonstrado que os graduados universitários são obrigados a ganhar mais do que aqueles sem graduação.

Mas, ao mesmo tempo, a faculdade se tornou mais cara do que nunca, principalmente nos EUA. A dívida de empréstimos estudantis atingiu um recorde de quase US $ 1,5 trilhão no final de 2018, segundo dados do banco federal de reservas de Nova York.

Alguns empresários ricos e famosos que alcançarão tudo que tem mesmo sem um diploma são Mark Zuckerberg e Bill Gates, mas os fundadores do Facebook e da Microsoft não são os únicos executivos influentes que subiram ao topo sem terminar a faculdade. De acordo com o ranking 2017 da Forbes das 400 pessoas mais ricas da América, 17,5% das pessoas na lista – 70 pessoas – nunca se formaram na faculdade.

Os fundadores e CEOs de outras empresas de tecnologia de prestígio – incluindo TwitterFitbitWhatsAppTumblr e Square – também previram o ensino superior para enfrentar o mundo da tecnologia, e suas apostas de alto risco valeram a pena.

Confira a lista de mais CEOs que não concluíram a faculdade:

1 – Mark Zuckerberg – co-fundador e CEO do Facebook

Zuckerberg nunca completou nenhum de seus dois cursos principais (psicologia e ciência da computação). Ele lançou “thefacebook.com” enquanto estudava na Universidade de Harvard, mas abandonou o segundo ano para se mudar para Palo Alto e trabalhar em sua empresa em tempo integral.

2 – Matt Mullenweg – fundador do WordPress

Mullenweg desenvolveu o software de código aberto para a plataforma de blogs WordPress como um calouro de 19 anos na Universidade de Houston, onde estudava filosofia e ciência política. No início de seu primeiro ano, ele deixou a faculdade para um trabalho na CNET em San Francisco.

3 – James Park – co-fundador e CEO da Fitbit

Como muitos magnatas de tecnologia de sucesso, Park abandonou Harvard em 1998.

4 – John e Patrick Collison – cofundadores da Stripe

Os irmãos Collison cresceram na Irlanda e ambos vieram para Boston para a faculdade : Patrick Collison no MIT, John Collison em Harvard. Mas depois criaram uma empresa milionária.

5 –  Dorsey – cofundador e CEO do Twitter e Square

Dorsey abandonou duas vezes a faculdade. Ele primeiro se matriculou na Universidade de Missouri mas ele se transferiu para a NYU depois de dois anos. Ele supostamente pensou na ideia para o Twitter enquanto estava na NYU, onde abandonou um semestre antes de se formar e se mudou para a Costa Oeste para trabalhar com uma empresa de tecnologia.

6 – Larry Ellison – co-fundador da Oracle

Quando criança, em Chicago, Ellison planejava frequentar a faculdade de medicina da USC, se casar e ter filhos, e se mudar para Los Angeles para trabalhar como médico. No entanto, isso nunca aconteceu. Ele tentou obter um diploma de graduação duas vezes – uma na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (por dois anos) e novamente na Universidade de Chicago (onde durou apenas um semestre).

7 – Steve Jobs – co-fundador e ex-CEO da Apple

Jobs frequentou o Reed College, em Portland, Oregon, uma universidade particular que ele disse em um discurso de formatura “quase tão cara quanto Stanford”. Ele desistiu depois de um semestre , mas ficou na área e assistiu a aulas que o interessavam. Uma dessas aulas foi a caligrafia, ministrada por um monge trapista chamado Robert Palladino, que mais tarde Jobs creditou a ele, ensinando-o sobre tipos de letra que depois acrescentou ao computador pessoal Mac que ele desenvolveu.

Depois de desistir pela segunda vez, Ellison mudou-se para a Califórnia em meio à crescente cena tecnológica. Ele foi um dos mais ricos do mundo!

8 – Travis Kalanick – cofundador e ex-CEO da Uber

Kalanick, um nativo da Califórnia, matriculou-se na UCLA para estudar engenharia da computação. Através da Computer Science Undergraduate Association da escola, ele conheceu dois colegas chamados Michael Todd e Vince Busam. Kalanick trabalhou com outros quatro estudantes fora do dormitório de Busam para desenvolver um mecanismo de busca peer-to-peer chamado Scour.

Kalanick abandonou a escola em 1998 para trabalhar na Scour em tempo integral e sobreviveu coletando o desemprego enquanto a empresa procurava obter financiamento.

9 – Richard Branson – fundador da Virgin Group

Quando adolescente, crescendo em Londres, Branson lutava contra a dislexia e se saía mal na escola. O diretor de sua escola uma vez disse a Branson que ele acabaria na prisão ou se tornaria um milionário.

Como um estudante de 15 anos ainda na escola secundária, Branson produziu uma revista chamada Student e abandonou a escola para trabalhar no projeto. Embora a revista tenha fracassado, ele encontrou sucesso em um lado da venda de registros de pedidos pelo correio e transformou o negócio em uma empresa de sucesso chamada Virgin Records.

Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! xD

Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.